Autor Tópico: Terremoto arrasa Japão  (Lida 44758 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #175 Online: 16 de Março de 2011, 14:19:56 »
Primeiro: uma chapa de raio-x expõe você a uma dose de ~80 µSv. Não há gradação aí -- são 80 µSv e pronto.

Segundo: a radiação vazada pela usina até agora, pelos registros oficiais, foi medida à taxa de 12 mSv/h por alguns minutos, sendo atenuada para níveis próximos ao normal algum tempo depois (fonte: http://www.mutantfrog.com/2011/03/15/radiation-safety-update/). Coincidiu com o incêndio de ontem. Isso é sério, muito sério, mas não é catastrófico. Ainda.

Terceiro: o governo japonês não controla aquela usina, que é particular. Jornais americanos e europeus começam a sugerir que a Tokyo Power Company esteja começando a esconder dados. Acho possível, mas considero improvável que não haja um monitoramento independente já sendo feito nas vizinhanças.

O que quero dizer é o seguinte: há muita desinformação circulando, muitos interesses e lobbys antinucleares se aproveitando da histeria do momento, mas até agora não há nada que se compare a Chernobyl. Pode ser que chegue lá, se ninguém conseguir controlar os malditos reatores. Mas ainda não chegou.


Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #176 Online: 16 de Março de 2011, 14:24:20 »
Só pra corrigir uma falha no meu post: Guizmodo: MIT Researcher Is Not a Nuclear Scientist, Radioactivity Claims Debunked

Não tem um tópico só pra discutir a história da usina nuclear?
« Última modificação: 16 de Março de 2011, 14:27:13 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #177 Online: 16 de Março de 2011, 14:30:11 »
Tem um discutindo o futuro da energia nuclear em geral, acho pertinente manter as discussões sobre a evolução da usina de Fukushima aqui.

... e a propósito, já tem gente sugerindo jogar a toalha: http://www.nature.com/news/2011/110316/full/news.2011.164.html

Se o articulista estiver fornecendo dados corretos, a coisa pode realmente estar fora do controle  :ooh:

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #178 Online: 16 de Março de 2011, 15:47:07 »
Fabi, entendo seu ceticismo, mas acho que não tem nada a ver com o fato desses países estarem perto ou não, mesmo porque são os países mais importantes do mundo hoje, em termos econômicos.
Só o Japão é importante economicamente. O resto é resto. Acha que alguém vai se importar se a China tiver contaminada por radiação? Aquela China que polui o mundo, que escraviza seu povo, que apóia ditaduras comunistas.

Eu sinceramente acho que a OMS e Estados Unidos descontam uns 5 pontos naquela escala por causa da localização do Japão. Queria ver se fosse na Alemanha, aposto que o sarcófago já tava pronto há 3 dias.

A China é o atual motor econômico do mundo. Segunda economia, já passou o Japão, além de ser a maior credora dos EUA e do próprio Japão. Só em títulos do governo Americano a China possui mais de 700 bilhões de dólares, o que é maior do que o PIB de 90% dos países. A China e a Índia são responsáveis por mais da metade do crescimento mundial, entre outros fatores. Como Dbhor disse é melhor se informar.

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #179 Online: 16 de Março de 2011, 17:53:27 »
Se o articulista estiver fornecendo dados corretos, a coisa pode realmente estar fora do controle  :ooh:
O problema é esse. Ninguém tem dado nenhum (oficial), só rumores e atitudes incoerentes com uma situação que está sob controle*. :? Nó temos uma foto de satélite de como ficou o reator 3 depois que explodiu.

A China é o atual motor econômico do mundo. Segunda economia, já passou o Japão, além de ser a maior credora dos EUA e do próprio Japão. Só em títulos do governo Americano a China possui mais de 700 bilhões de dólares, o que é maior do que o PIB de 90% dos países. A China e a Índia são responsáveis por mais da metade do crescimento mundial, entre outros fatores. Como Dbhor disse é melhor se informar.
Mas ninguém gosta da idéia né? A China escraviza a população (mão de obra baratíssima) e vende seus produtos para o resto do mundo que não tem esse regime de escravidão. Se você não tem custo com mão de obra, seu produto é bem mais barato.

Você quer que eu cite mais razões para os EUA não se importar com a população da China? Se a China não se posiciona(questionando) sobre a situação no Japão (eles são vizinhos). Os EUA não vão fazer isso por eles, muito menos a Europa. 

To falando isso porque se isso tivesse acontecendo em Portugal (olha lá portugal no mapa mundi) a atitude da OMS seria diferente. Eles já tinham entrado em pânico, estaria todo mundo malhando Portugal, e classificado o acidente num nível muito acima de Chernobyl. A localização e os ventos em portugal já não colaboram tanto....

*Os estados unidos já afastou seus navios da costa e recomendou aos moradores americanos que fiquem 80 km longe de Fukushima.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #180 Online: 16 de Março de 2011, 18:02:58 »
Radiação na área de Fukushima é extremamente alta, alertam EUA
A piscina de armazenamento de combustível usado no reator 4 da usina nuclear japonesa Fukushima não tem mais água, o que gera níveis de radiação "extremamente altos", disse o chefe da Comissão Reguladora Nuclear americana (NRC) nesta quarta-feira.

"Nós acreditamos que a região do reator possua altos níveis de radiação", disse o diretor da comissão, Gregory Jaczko. "Será muito difícil que trabalhadores de emergência consigam chegar até o local. As doses [de radiação] às quais eles podem ser expostos seriam potencialmente letais em um período curto de tempo", acrescentou. No entanto, Jaczko ressaltou que a NRC tem "acesso limitado" ao que está acontecendo no Japão, e se recusou a especular mais sobre o assunto.

Mais cedo, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou que houve danos nos núcleos dos reatores 1, 2 e 3 do complexo. A agência não detalhou a gravidade dos danos, mas afirmou que não se pode dizer ainda que a situação esteja "fora de controle".

"A situação evoluiu e é muito séria", disse, em Viena, Yukiya Amano, diretor-geral da AIEA. Ele afirmou que a empresa operadora da usina, a Tokyo Electric Power Co., "está fazendo o máximo para restaurar a segurança dos reatores".

A preocupação é que o reator 3 é o único da usina que usa plutônio como combustível. (aquele mesmo que a gente viu destruído naquela foto?:?)Segundo pesquisas do governo norte-americano, o plutônio é muito tóxico para os seres humanos, e uma vez absorvido na corrente sanguínea, pode permanecer por anos na medula óssea ou no fígado e até mesmo causar câncer.

PREOCUPAÇÃO

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, também expressou preocupação com a crise. "A situação é muito grave nessa usina nuclear. Estamos muito preocupados, oferecemos ajuda ao Japão e temos especialistas auxiliando e avaliando informações de forma independente", afirmou.

Segundo especialistas, a evaporação da água da piscina de combustíveis reciclados --que está quase ao ar livre-- poderia liberar dejetos radioativos da mesma intensidade que Tchernobil, na Ucrânia, em 1986.

As barras (varetas) de combustíveis usados, que continuam liberando muito calor, se encontram em uma piscina situada na parte superior do reator parado para manutenção desde bem antes do terremoto de magnitude 9 e do tsunami da sexta-feira (11).

Após dois incêndios no prédio que comporta o reator, a piscina ficou "quase ao ar livre" e uma grande radiação escapa do local, destacou também um dirigente do Instituto francês de Radioproteção e Segurança Nuclear (IRSN), Thierry Charles.

A temperatura da água também começou a subir. Ao invés de registrar cerca de 30ºC de costume, o tanque atingiu os 80ºC. O risco, com a evaporação, é de que as varetas, ainda um pouco isoladas do exterior pelo líquido, deixem de estar submersas. Se mais água de resfriamento não for colocada rapidamente, as barras de combustíveis vão se desgastar e emitir dejetos muito radioativos diretamente na atmosfera.

Com o combustível em fragmentos, diretamente ao ar livre, "estaríamos no mesmo nível de exposição que em Tchernobil", afirmou o especialista.

O possível cenário "catastrófico" se definirá em 48 horas. "Uma evaporação completa do reator poderia acontecer daqui a um dia ou dois dias, com enormes emissões já no dia seguinte", explicou Charles.

Diante da situação crítica, as autoridades japonesas cogitam utilizar um caminhão-pipa com canhão de água para molhar o reator, após uma tentativa frustrada de recorrer a um helicóptero. Logo acima da piscina, a dose de radioatividade já estaria muito elevada até mesmo para o piloto.

Na pior das hipóteses, se o combustível degradado se encontrar ao ar livre, a radiação seria tanta que "seria necessário interditar o acesso ao lugar em seguida, incluindo a entrada dos outros seis reatores ao redor", disse Charles.

RETIRADA

Preocupada com a potencial exposição à radiação, o Exército dos Estados Unidos não vai permitir que soldados entrem em um raio de 80 km que circunda a usina nuclear de Fukushima, segundo informou o porta-voz do Pentágono, David Lapan, nesta quarta-feira.

A embaixada dos EUA em Tóquio também está aconselhando aos cidadãos norte-americanos para que evacuem a área, caso isso seja possível.

Mesmo com a determinação de distância mínima dos reatores nucleares da usina, operadores de helicópteros do país norte-americano estão tomando as primeiras doses de iodeto de potássio, a fim de ajudar a proteger a glândula tireoide de uma possível exposição à radiação.

O porta-voz disse ainda que o governo japonês não pediu para que os EUA enviassem soldados a fim de ajudar a conter o superaquecimento nos reatores da usina. Caso o pedido fosse feito, entretanto, Washington consideraria uma exceção e ultrapassaria a zona de exclusão.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/889572-radiacao-na-area-de-fukushima-e-extremamente-alta-alertam-eua.shtml
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #181 Online: 16 de Março de 2011, 18:14:38 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #182 Online: 16 de Março de 2011, 18:33:54 »
Fabi, entendo seu ceticismo, mas acho que não tem nada a ver com o fato desses países estarem perto ou não, mesmo porque são os países mais importantes do mundo hoje, em termos econômicos.

Depende.

Se for em termos de PIB certamente que o Japão e a China são importantes. Mas os demais países são pequenos ou irrelevantes. A situação muda de figura se voce considerar a "bacia do Pacífico", pois neste caso pode-se incluir o EUA e o Canadá.


Só o Japão é importante economicamente. O resto é resto. Acha que alguém vai se importar se a China tiver contaminada por radiação? Aquela China que polui o mundo, que escraviza seu povo, que apóia ditaduras comunistas.

Eu sinceramente acho que a OMS e Estados Unidos descontam uns 5 pontos naquela escala por causa da localização do Japão. Queria ver se fosse na Alemanha, aposto que o sarcófago já tava pronto há 3 dias.

A China é o atual motor econômico do mundo.

Junto com o consumo do EUA.


Segunda economia, já passou o Japão, além de ser a maior credora dos EUA e do próprio Japão. Só em títulos do governo Americano a China possui mais de 700 bilhões de dólares, o que é maior do que o PIB de 90% dos países.

A China ultrapassou o Japão em novembro de 2010. Ela é credora do Japão? Eu acho que esta informação está errada. E ambos tem mais de 700 bilhões de dólares em títulos públicos do EUA, sendo que os nipônicos são os maiores credores do EUA desde fevereiro de 2010.


A China e a Índia são responsáveis por mais da metade do crescimento mundial, entre outros fatores. Como Dbhor disse é melhor se informar.

Sim, eu concordo.
« Última modificação: 16 de Março de 2011, 21:00:25 por Geotecton »
Foto USGS

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #183 Online: 16 de Março de 2011, 18:58:14 »

A China ultrapassou o Japão em novembro de 2010. Ela é credora do Japão? Eu acho que esta informação esta errada. E ambos tem mais de 700 bilhões de dólares em titulos publicos do EUA, sendo que os niponicos sao os maiores credores do EUA desde fevereiro de 2010.

Geo se tem razão, onde eu disse que a China é credora do EUA e de o próprio Japão, leia junto com o próprio Japão.



Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #184 Online: 16 de Março de 2011, 20:55:58 »

Não to entrando em pânico. Eu só to p* porque o japão tá mentindo. O que a gente vê não condiz com o que o governo japonês diz.


Eu também penso assim

Mesmo porque, no dia de hoje, os informes de países comos EUA, França e Inglaterra surgem num tom que demonstram que a situação é bem mais grave do que o governo japonês está tentando vender.

Para mim, estão escondendo o jogo, a pretexto de não gerar pânico. Não concordo com isso, tem que ter transparência total numa situação dessas.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #185 Online: 16 de Março de 2011, 21:07:56 »
Mapa em tempo real dos níveis de radiação no Japão: http://www.targetmap.com/viewer.aspx?reportId=4870

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #186 Online: 16 de Março de 2011, 22:19:28 »

Não to entrando em pânico. Eu só to p* porque o japão tá mentindo. O que a gente vê não condiz com o que o governo japonês diz.


Eu também penso assim

Mesmo porque, no dia de hoje, os informes de países comos EUA, França e Inglaterra surgem num tom que demonstram que a situação é bem mais grave do que o governo japonês está tentando vender.

Para mim, estão escondendo o jogo, a pretexto de não gerar pânico. Não concordo com isso, tem que ter transparência total numa situação dessas.

Sei. População em choque, passando frio e fome, não tendo onde recolher as 40 milhões de pessoas que vivem a 200Km do desastre, que provavelmente iriam entrar em pânico... Não existe uma solução simples, e não gerar pânico antecipado é algo muito importante nesses casos.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #187 Online: 16 de Março de 2011, 22:34:00 »
No link que postei acima tem uma pergunta interessante. Considerando o problema de limitação de espaço, onde o Japão coloca o seu lixo radioativo?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #188 Online: 16 de Março de 2011, 22:37:31 »
No link que postei acima tem uma pergunta interessante. Considerando o problema de limitação de espaço, onde o Japão coloca o seu lixo radioativo?

Dado o tempo necessário para reduzir a atividade do combustível nuclear a níveis seguros, acho que eles os mantém nas usinas de resfriamento e não deve der havido tempo de a atividade diminuir a ponto de poder removê-lo da água.

Além disso, parece que parte do combustível nuclear é concentrado para voltar a níveis úteis de atividade.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #189 Online: 16 de Março de 2011, 22:50:09 »
No link que postei acima tem uma pergunta interessante. Considerando o problema de limitação de espaço, onde o Japão coloca o seu lixo radioativo?

Ele é reprocessado na França ou no Reino Unido e depois é acondicionado em depósitos em Rokasho, na província de Aomori.

O maior problema dos japoneses é que todo o território deles é instável sob o ponto de vista da Geologia Estrutural. Seja onde for que eles armazenarem, eles sempre terão um elevado risco de rompimento do depósito.
Foto USGS

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #190 Online: 16 de Março de 2011, 22:56:09 »
No link que postei acima tem uma pergunta interessante. Considerando o problema de limitação de espaço, onde o Japão coloca o seu lixo radioativo?

Ele é reprocessado na França ou no Reino Unido e depois é acondicionado em depósitos em Rokasho, na província de Aomori.

O maior problema dos japoneses é que todo o território deles é instável sob o ponto de vista da Geologia Estrutural. Seja onde for que eles armazenarem, eles sempre terão um elevado risco de rompimento do depósito.

Que sinuca... :?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #191 Online: 17 de Março de 2011, 00:18:37 »
E eles não tem muitas condições para manter outros tipos de usinas de força (ou, pra agradar o Geo Kraftwerke):
  • Hidrelétrica nem pensar
  • Carvão tem o problema da poluição e da importação de  combustível. Óleo e gás acho que tem problemas semelhantes. Alémd e que oleodutos e gasodutos no Japão são tão sensíveis a atividade sísmica quanto qualquer outra estrutura
  • Eólica tem o problema da área, se bem que na Holanda têm usado com algum sucesso, não sei como é a atmosfera no japão
  • Solar tem o problema do alto custo e do inverno a grandes latitudes que diminui bastante a insolação...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #192 Online: 17 de Março de 2011, 00:57:32 »

Não to entrando em pânico. Eu só to p* porque o japão tá mentindo. O que a gente vê não condiz com o que o governo japonês diz.


Eu também penso assim

Mesmo porque, no dia de hoje, os informes de países comos EUA, França e Inglaterra surgem num tom que demonstram que a situação é bem mais grave do que o governo japonês está tentando vender.

Para mim, estão escondendo o jogo, a pretexto de não gerar pânico. Não concordo com isso, tem que ter transparência total numa situação dessas.

Sei. População em choque, passando frio e fome, não tendo onde recolher as 40 milhões de pessoas que vivem a 200Km do desastre, que provavelmente iriam entrar em pânico... Não existe uma solução simples, e não gerar pânico antecipado é algo muito importante nesses casos.

Pois bem, que não tem solução simples, isso é óbvio e ninguém diz o contrário.

Porém, a maior fonte de pânico é o desencontro de informações e a convicção de que a parte mais responsável não está sendo transparente.

Estamos no século XXI, a informação flui com facilidade.

O que o governo japonês está cavando é a perda de credibilidade, e aí sim, estará instalado o pânico total.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #193 Online: 17 de Março de 2011, 10:09:44 »
Acho que eles estão agindo de maneira correta, realizado evacuações de acordo com a evolução do problema. Eles não estão deixando o povo no escuro sem fazer nada, estão agindo nas áreas de interesse imediato e mantendo a calma nas regiões onde o problema ainda não alcançou proporções preocupantes.

Se disserem "Fudeu", não terão como controlar o pânico dos habitantes do sul e isso só geraria mais problemas.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #194 Online: 17 de Março de 2011, 10:23:07 »
Hsette e Fabi, mas será que falta tanta transparência assim? Eu começo a duvidar... pois os relatórios que vem dos EUA e Europa são totalmente alarmantes -- a ponto de me fazer acreditar que a situação estava fora do controle ontem. Só que todos os dias a situação nem melhora, nem evolui para a catástrofe soviética que a CNN está anunciando desde o terremoto.

Temos que lembrar que aparentemente a instrumentação lá dentro da usina foi perdida, então tudo o que se tem são as estimativas do exterior e as medidas ambientais à distância. On site (de novo, aparentemente) até mesmo os técnicos da usina estão tendo que trabalhar por estimativa.

Outra coisa suspeita: o tempo todos se fala que "os níveis de radiação estão muito mais altos do que os da média segura". Bem, sim... mas ninguém está falando que eles sobem e descem conforme vapor é eliminado. No mapa exposto acima não temos acesso a Fukushima, Tokyo ou Sendai, mas Ibaraki mostra algo da ordem de 1 µGy/h -- isso sendo o pico máximo registrado.

(1 gray é quase sempre igual a 1 sievert e a unidade de ambos é joule/ kg. Só que o gray é uma medida de dose para objetos inanimados e o sievert é para organismos vivos. É preciso multiplicar a escala em grays por um "fator de qualidade" para obter a dose equivalente humana).

Em resumo: todo mundo da mídia no lado de cá está reportando com base no achismo. Qualquer um que não seja um técnico diretamente envolvido nos trabalhos de lá não tem como saber o que está se passando -- e dado os problemas com a instrumentação precária, nem mesmo eles.

Que não haja uma grande nuvem radioativa se espalhando pelo Japão e pelo Pacífico agora é sinal que o Apocalipse Radioativo ainda não ocorreu. E parece que tem muita gente torcendo pra isso nos jornais, PQP.

Offline Mahul

  • Nível 17
  • *
  • Mensagens: 486
  • Sexo: Masculino
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #195 Online: 17 de Março de 2011, 13:26:27 »
Que os deuses (principalmente os nipônicos) te ouçam, Dbohr! :ok: Eu, por enquanto, só vou continuar na platéia, isto é, sem comentar nada e torcendo muito para que essa tragédia termine o mais rápido possível, sem maiores (e piores) consequências.
PS- Um comentário inevitável: HSette e Fabi tem questionado a falta de transparência nas informações do governo japonês. Bem, para quem é brasileiro e já tem uma certa idade (49 anos no meu caso), falta de transparência em mentiras informações de governos não é exatamente nenhuma novidade! :umm: Só para citar um caso: o (des)governo do Picolé de Chuchu alardeou há alguns meses a queda da criminalidade no Estado de São Paulo. Mas, infelizmente, essa coisa chata chamada realidade está desmentindo vigorosamente essa "informação". :no:
Não gosto da direita porque ela é de direita e não gosto da esquerda porque ela também é de direita - Mestre Millôr

Deus seria reprovado em qualquer escola de engenharia - Paulo Francis

Só vou acreditar em socialismo no dia em que todo mundo puder morar em Ipanema - Grande Tom Jobim

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #196 Online: 17 de Março de 2011, 13:57:28 »
Os 50 de Fukushima, os novos heróis do Japão

Os 50 trabalhadores que permaneceram nas instalações da central de Fukushima para resfriar os reatores danificados e o material irradiado são os novos heróis do Japão, os homens dispostos a sacrificar suas vidas para salvar a nação.
Em um ambiente contaminado pelos altos níveis de radiação, estes funcionários da companhia Tokyo Electric Power (Tepco) tentam resolver os problemas provocados pelo colapso dos sistemas de resfriamento e alimentação elétrica da central.

Este colapso já causou a fusão parcial de três dos reatores da central e a exposição das barras de combustível, que também ameaçam entrar em fusão, ao ar livre, liberando na atmosfera quantidades consideráveis de elementos radioativos.

Estes últimos trabalhadores presentes na central, após o terremoto seguido de tsunami da última sexta-feira, foram retirados do local brevemente na quarta-feira, quando o nível de radioatividade aumentou de maneira alarmante.

“Estas pessoas que estão trabalhando nas centrais enfrentam (o problema) sem titubear”, comentou Michiko Otsuki, funcionária da central Fukushima 2, situada a 12 km de Fukushima 1, onde estão os reatores danificados.

“Só posso rezar pela segurança de todos eles… Não esqueçam que estão trabalhando para nos proteger, a cada um de nós, em troca de suas próprias vidas”, escreveu Michiko na rede social japonesa Mixi.

O primeiro-ministro Naoto Kan também elogiou os esforços e a coragem destes homens.

“Na Tepco e nas empresas associadas, eles se esforçam neste momento para injetar água (nos reatores), estão fazendo todo o possível sem sequer pensar no perigo”, disse Kan.

Quando a Tepco recrutou mais 20 homens para participar das operações, foi procurada por vários funcionários que haviam sido retirados no começo da crise, segundo a agência Jiji.

Entre estes novos voluntários está um homem de 59 anos, que estava a um ano e meio da aposentadoria, anunciou sua filha em uma mensagem no site Prayforjapan.jp, conectado ao Twitter desde a catástrofe.

“Não pude deixar de chorar quando soube que meu pai seria enviado amanhã (…). Em minha casa, meu pai parece um tanto nervoso, mas nunca estive tão orgulhosa dele”, indicou.

Segundo David Brenner, diretor do centro de pesquisa radiológica de Columbia Service, os trabalhadores de Fukushima 1 estão expostos a um “risco significativo” dados os altos níveis de radioatividade aferidos no local.

“Eles já são heróis… Vão suportar exposições muito elevadas à radiação”, disse Brenner à BBC.

Na terça-feira, um nível de radioatividade de 400 millisieverts por hora foi observado perto do reator 3. Se uma pessoa permanece por uma hora em um local como este, receberá uma dose de radiação ionizante 20 vezes maior que o permitido aos trabalhadores do setor nuclear na França.

Mesmo assim, a gratidão dedicada aos 50 “liquidadores” japoneses – que lembra o sentimento despertado pelos homens que se sacrificaram para limpar o estrago provocado pelo colapso de Chernobyl, na Ucrânia, há 25 anos – não impede as críticas à forma como foram organizadas as operações de contenção de crise, tanto pela Tepco quanto pela Agência de Segurança Nuclear japonesa.
Houve críticas inclusive do ministério da Defesa japonês, depois que soldados envolvidos nas operações ficaram feridos e talvez tenham sido expostos à radiação, quando uma explosão fez voar pelos ares parte do edifício externo do reator 3, indicou o jornal Yomiuri.

Japão alerta sobre risco de blecaute em Tóquio hoje

O governo japonês alertou sobre o risco de um possível grande blecaute nesta quinta-feira na região de Tóquio em decorrência dos problemas de provisão elétrica causados pelo terremoto seguido de tsunami da última sexta-feira (11), que danificaram várias usinas nucleares.

Por isso, foi pedido que as operadoras de trem da área de Tóquio suspendam o serviço na parte da tarde e que as empresas reduzam o consumo, segundo o ministro da Indústria japonês, Banri Kaieda, citado pela agência local Kyodo.

A situação se complicou ainda mais com o aumento do consumo de eletricidade devido à forte queda das temperaturas desde a noite de quarta-feira, o que gerou o temor de que durante o dia de hoje a demanda supere a oferta.

Nesta quinta-feira, a quatro dias do início da primavera, prevê-se que a temperatura em Tóquio fique próxima a 0ºC à noite, como já ocorreu ontem.

O devastador terremoto da última sexta-feira, que deixou mais de 14 mil vítimas entre mortos e desaparecidos no nordeste do Japão, ocasionou problemas em várias usinas nucleares, sobretudo na central de Fukushima, onde as autoridades lutam desde sábado para conter a deterioração de seus reatores.

Este panorama fez com que duas operadoras de eletricidade japonesas tenham passado a aplicar cortes de luz com duração entre três e seis horas em parte do território, além de pedir que os japoneses reduzam o consumo, algo que havia sido alcançado, embora o frio tenha chegado e prejudicado este esforço.

As principais operadoras de trem da região de Tóquio, a JR East e a Tokyo Metro, haviam indicado que reduziriam seus serviços a partir das 17h desta quinta-feira (5h de Brasília).

A temperatura caiu desde a noite de ontem nas regiões abastecidas pela Tepco (Tokyo Electric Power), operadora da usina de Fukushima.

Há quatro dias a empresa está empreendendo cortes de luz na região de Kanto, na qual se encontra Tóquio, para tentar impedir grandes blecautes.

A área metropolitana de Tóquio é habitada por mais de 30 milhões de pessoas, que utilizam os trens para chegar a seus locais de trabalho, mas, desde a crise gerada pelo terremoto, muitas pessoas optaram por trabalhar de casa.

A ministra de Reforma Administrativa, Murata Renho, solicitou à população maior esforço na economia de luz, já que a demanda por energia pode superar o que a Tepco pode fornecer no caso de os atuais níveis se manterem.

Cerca de dez milhões de lares serão afetados hoje pelos planos de cortes de energia da Tepco, segundo a agência local “Kyodo”.

http://www.forte.jor.br/2011/03/17/os-50-de-fukushima-os-novos-herois-do-japao/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #197 Online: 17 de Março de 2011, 17:10:35 »
A situação no Japão está preta mesmo... Mas vou fazer uma previsão: será lançado um filme em Hollywood sobre o acontecido.

Sobre a situação de controle dos reatores: não seria interessante o desenvolvimento de robôs para ação neste tipo de crise?

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #198 Online: 17 de Março de 2011, 17:30:52 »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #199 Online: 17 de Março de 2011, 18:17:08 »
Ou como esse: http://en.wikipedia.org/wiki/Asimo

Mas a ideia é essa mesmo. Evitaria o perigo da radiação e se faria os reparos e controle de danos por telepresença. Mas, qual a ação da radiação sobre os circuitos desses robôs e qual a interferência nos controles deles?

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!