Autor Tópico: Terremoto arrasa Japão  (Lida 44759 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Terremoto arrasa Japão
« Resposta #200 Online: 17 de Março de 2011, 18:18:48 »
Pra uma partícula beta ou alfa flipar um bit num circuito integrado é facinho.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 17 de Março de 2011, 18:33:10 »
Mas podem ser blindados?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 17 de Março de 2011, 18:34:14 »
Podem, mas acho que o tipod e evento catastrófico que destroi os sistemas de arrefecimento de emergência ultrarredundantes de uma usina nuclear podem detonar um robô humanoide cheio de sensores delicados bem mais fácil...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 17 de Março de 2011, 20:46:09 »
Hsette e Fabi, mas será que falta tanta transparência assim? Eu começo a duvidar... pois os relatórios que vem dos EUA e Europa são totalmente alarmantes -- a ponto de me fazer acreditar que a situação estava fora do controle ontem. Só que todos os dias a situação nem melhora, nem evolui para a catástrofe soviética que a CNN está anunciando desde o terremoto.

Tomara que seja eu mesmo que esteja exagerando.

Aliás, pelo menos acompanhando o que a mídia diz, e mais as declarações de Agências Internacionais (que como alguém já disse aí em cima têm uma boa dose de chutometria), parece que a situação está clareando um pouco mais.

Torço para que tudo se resolva o mais rápido possível, e sem maiores danos, além dos que já foram enormes.

Mas daqui para frente acho que o uso da Energia Nuclear vai ficar sob forte crítica. Eu, particularmente, não vejo alternativa, e acho também que os riscos são fartamente compensados pelos benefícios.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #204 Online: 17 de Março de 2011, 21:50:47 »
Só não entendi porque todo esse alarde da comunidade européia com a energia nuclear... Quer dizer, os reatores da usina japonesa não explodiram sozinhos, houve um senhor terremoto pra causar tal estrago... Por acaso as usinas européias ficam localizadas em áreas de terremotos?
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #205 Online: 17 de Março de 2011, 23:58:06 »
Podem, mas acho que o tipod e evento catastrófico que destroi os sistemas de arrefecimento de emergência ultrarredundantes de uma usina nuclear podem detonar um robô humanoide cheio de sensores delicados bem mais fácil...

Aconteceu em Chernobyl. Para retirar os resíduos radioativos (pedaços de grafite contaminado) sobre o telhado das instalações do reator (muita radiação mesmo - um único pedaço emitia radiação suficiente para matar um homem em menos de uma hora) começaram a usar robôs (eram basicamente grandes "carrinhos de controle remoto" com câmera que empurravam os detritos lá de cima). Só que estes "pifaram" ao longo de alguns dias (os circuitos eletrônicos paravam de funcionar - uma das máquinas quase se jogou do telhado). Usaram homens para terminar. Estes liquidadores eram soldados russos (reservistas de 20 a 30 anos de idade), que começaram a ser chamados naquela ocasião de "Bio-robôs". Uma sirene tocava e os homens acessavam o telhado às pressas em grupos alternados de 8 pessoas (em 10 dias usaram mais de 3000 pessoas - alguns subiram até 5 vezes). Cada homem só tinha tempo de retirar duas pás de detrito, 45 seg, e sair correndo enquanto se expunham a níveis inacreditáveis de radiação (7000 Roentgens/h). Nenhum homem tinha trabalhado em níveis tão altos de radiação até aqueles dias no telhado. Como a humanidade pode se esquecer de tais coisas tão facilmente?

feature=related (em 3:44)
e feature=related

« Última modificação: 18 de Março de 2011, 00:09:29 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #206 Online: 18 de Março de 2011, 02:36:39 »
Hsette e Fabi, mas será que falta tanta transparência assim? Eu começo a duvidar... pois os relatórios que vem dos EUA e Europa são totalmente alarmantes -- a ponto de me fazer acreditar que a situação estava fora do controle ontem. Só que todos os dias a situação nem melhora, nem evolui para a catástrofe soviética que a CNN está anunciando desde o terremoto.

Temos que lembrar que aparentemente a instrumentação lá dentro da usina foi perdida, então tudo o que se tem são as estimativas do exterior e as medidas ambientais à distância. On site (de novo, aparentemente) até mesmo os técnicos da usina estão tendo que trabalhar por estimativa.

Outra coisa suspeita: o tempo todos se fala que "os níveis de radiação estão muito mais altos do que os da média segura". Bem, sim... mas ninguém está falando que eles sobem e descem conforme vapor é eliminado. No mapa exposto acima não temos acesso a Fukushima, Tokyo ou Sendai, mas Ibaraki mostra algo da ordem de 1 µGy/h -- isso sendo o pico máximo registrado.

(1 gray é quase sempre igual a 1 sievert e a unidade de ambos é joule/ kg. Só que o gray é uma medida de dose para objetos inanimados e o sievert é para organismos vivos. É preciso multiplicar a escala em grays por um "fator de qualidade" para obter a dose equivalente humana).
O nível máximo (e ninguém deveria atingir esse nível) é de 2,4msv por ano num prazo de 30 anos.

Quando teve o acidente de Chernobyl foi o mesmo lero lero, ninguém falava nada, não se tinha dados e nem níveis de radiação e só tinha aquele raio de 30 km de isolamento ao redor da usina de Chernobyl. Até o presidente da época, olha só que doido, teve que mandar a KGB trazer dados e relatar tudo.

Hoje nós sabemos que por 10 dias vazou radiação de Chernobyl. Que aquela fumacinha, era uma fumacinha tóxica que vinha do derretimento do núcleo radioativo, e ninguém sabia. Tiveram que entrar no reator, mas ninguém podia chegar perto do reator, então tiveram que "bolar" um jeito de fazer isso.

Não existe transparência, não tem dados, e radiação é uma coisa invisível. 
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #207 Online: 18 de Março de 2011, 02:53:55 »
Sei. População em choque, passando frio e fome, não tendo onde recolher as 40 milhões de pessoas que vivem a 200Km do desastre, que provavelmente iriam entrar em pânico... Não existe uma solução simples, e não gerar pânico antecipado é algo muito importante nesses casos.
Expor pessoas a altas doses de radiação me parece ser a solução adequada, muito melhor que criar pânico.  :ok:

(Sério, parece que todo mundo esqueceu de Chernobyl e os efeitos da radiação. Esqueceram das amputações, mutações, cancêr, queimaduras... esqueceram tudo... :sleepy: )

Olha, radiação tem período de latência. O que é isso? É um período onde não vai aparecer sintoma nenhum, mesmo depois de altos níveis de radiação.

Depois que passa esse período, a pele desgruda do corpo, forma umas bolhas horríveis e a pessoa fica quase sem pele. Terrível. O cabelo cai, as unhas também, a pessoa fica sem sistema imunológico praticamente aí pega uma infecção e morre.  :? Esse é um dos jeitos de morrer por causa da exposição a altos níveis de radiação.

Tem outro, você pode absorver partículas radioativas, e ficar sem medula óssea e morrer por anemia aplástica. Ficar cheio de hematomas pelo corpo todo, e pegar uma infecção e morrer (mas sem perder a pele).

Você pode ficar com tumores pelo corpo todo, aí talvez você terá que amputar uma perna, um braço, retirar um órgão.

Esses sintomas podem aparecer entre dias, semanas, meses ou anos após a exposição a radiação. Então, por mais que seja um incomodo retirar essas pessoas, deve ser muito melhor do que morrer desse jeito.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #208 Online: 18 de Março de 2011, 03:15:11 »
O mais legal é os estados unidos "reposicionando" satelites espiões* que estão na coreia do norte, pra ver a situação em Fukushima e repassar essa informação para os japoneses (tiveram até autorização pra espiar). É a cara dos Estados Unidos fazer uma coisa dessas ::), pelo menos esses satélites vão ter uma boa utilidade. Será que foram eles que tiraram aquelas fotos por satélite da usina? :duvida: 

Vamos ver o que acontece. Os japoneses tão com uma idéia muito doida de reestabelecer a energia elétrica, e religar as bombas. Eu olhei para as fotos dos prédios e pensei "será que vai dar certo?" , o sistema não está danificado por causa das explosões?   :umm:

*que observam se a coréia tá construindo uma bomba atômica

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #209 Online: 18 de Março de 2011, 05:33:04 »
Fabi, sabe o que é muito mais útil que ficar criando teorias conpiratorias? Fazer algo pra ajudar. Tira a bunda da cadeira e faz alguma coisa  ou esquece o Japão e vai cuidar da sua vida. Pessoas e reporteres como voce estão apenas criando panico e cada vez mais problemas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 18 de Março de 2011, 08:37:37 »
Cara Fabi e Barata. Os dois estao parcialmente corretos.

Se os representantes do Estado japonês informarem incorretamente ou ficarem histéricos, certamente haverá pânico e muitas mortes. Mas o histórico de credibilidade dos governos não é favoravel, incluindo o japonês. Alem disto, as notícias estão desencontradas, mas ao que indica a situação se agravou muito nos ultimos 3 dias. E isto não pode ser ignorado por ninguem.
« Última modificação: 18 de Março de 2011, 14:44:03 por Geotecton »
Foto USGS

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #211 Online: 18 de Março de 2011, 10:03:06 »

Assiste um documentario sobre chernobyl muito interessante, onde mostrava o amadorismo e o heroismo ao mesmo tempo,  gente derretida, sem rosto estas coisas

Mas de la pra ca a coisa mudou muito

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #212 Online: 18 de Março de 2011, 14:38:46 »
Pessoas e reporteres como voce estão apenas criando panico e cada vez mais problemas.
Se você acha que morrer daquele jeito é melhor do que "criar" pânico. Cada um tem seu gosto e gosto não se discute.
Cara Fabi e Barata. Os dois estao parcialmente corretos.

Se os representantes do Estado japones informarem incorretamente ou ficarem histericos, certamente havera panico e muitas mortes. Mas o historico de credibilidade dos governos nao e favoravel, incluindo o japones. Alem disto, as noticias estao desencontradas, mas ao que indica a situacao se agravou muito nos ultimos 3 dias. E isto nao pode ser ignorado por ninguem.
Ontem eu ví um documentário sobre Chernobyl (que tristeza  :sleepy: ). Todos os erros de Chernobyl estão sendo repitidos em Fukushima. Desencontro de informações e vidas sendo colocadas em risco por causa disso.

E o grande problema da radiação, é que você não vê, e tem o período de latência. A maioria das pessoas que foram expostas a radiação em Chernobyl, morreram depois de 1 mês. Ainda não passou 1 mês desde o vazamento em Fukushima. Todos os pilotos que sobrevoaram Chernobyl jogando sacos pra conter o incêndio morreram.

E elementos radioativos tem meia vida de 50 anos até 10 mil anos. Se o governo mente, e a situação é mais grave do que dizem, quantas pessoas serão prejudicadas? Quantas vão morrer?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #213 Online: 18 de Março de 2011, 14:43:01 »
Mudou tanto que os Estados Unidos tiveram que mandar satélites espiões pra dizer ao governo japonês qual a gravidade da situação. ::)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #214 Online: 18 de Março de 2011, 14:46:06 »
Eu não entendo. O que você esta achando, Fabi? Que o Japão irá sumir do mapa e as autoridades estão escondendo a verdade? Que existem grandes chances de algum reator explodir e o Japão ficar inabitável, e ninguém está falando nada?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 18 de Março de 2011, 14:51:56 »
Mudou tanto que os Estados Unidos tiveram que mandar satélites espiões pra dizer ao governo japonês qual a gravidade da situação. ::)

Neste caso eu entendo que a resolução das câmaras fotográficas a bordo do KH 11 estão auxiliando os japoneses no sentido de que é possível fazer um reconhecimento visual sem expor as pessoas ao perigo da radiação.

Editado.

O satélite de codinome KeyHole é abreviado como KH 11.
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2016, 00:39:07 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #216 Online: 18 de Março de 2011, 15:15:43 »

Ontem eu ví um documentário sobre Chernobyl (que tristeza  :sleepy: ). Todos os erros de Chernobyl estão sendo repitidos em Fukushima. Desencontro de informações e vidas sendo colocadas em risco por causa disso.

Fabi, o governo japonês pode ter todos os seus defeitos, mas não chega a ser criminalmente negligente como o governo soviético. O que está acontecendo
em Fukushima não chega nem perto da gravidade do que aconteceu em Chernobyl - pode chegar, talvez, mas ainda não chegou. O reator de Chernobyl
não tinha vaso de contenção. Quando a explosão aconteceu, não havia nada que impedisse que a núvem radiativa escapasse. O núcleo do reator
ficou exposto. Um  dos motivos das informações desencontradas sobre o que está acontecendo em Fukushima se deve ao fato de que os técnicos japoneses
não estão podendo se aproximar o suficiente dos reatores para terem uma ideia do estrago - ao contrário dos soviéticos, que enviaram garotos para o meio
da zona quente para tentar apagar o incêndio.

E o grande problema da radiação, é que você não vê, e tem o período de latência. A maioria das pessoas que foram expostas a radiação em Chernobyl, morreram depois de 1 mês. Ainda não passou 1 mês desde o vazamento em Fukushima. Todos os pilotos que sobrevoaram Chernobyl jogando sacos pra conter o incêndio morreram.

Ver acima. É verdade que existe o período de latência, mas é fato também que é possível medir a dose de radiação recebida pela pessoa (é só usar
um dosímetro - fica preso como um crachá na sua roupa). Além disso, existem efeitos imediatos, como náusea e vômito.

E elementos radioativos tem meia vida de 50 anos até 10 mil anos. Se o governo mente, e a situação é mais grave do que dizem, quantas pessoas serão prejudicadas? Quantas vão morrer?

Os de meia vida mais alta são também os de menor atividade. Ou seja, são menos perigosos. Sinto, mas só existe uma forma de qualificar sua reação,
e é como histeria. A situação é séria, mas não há motivo para pânico.

Uma boa análise da situação foi feita no blog Cosmic Variance. Vou citar completamente abaix, grifo meu (inglês):

Japan is in the midst of a slow-motion nuclear meltdown. Each new day brings word of further problems. At this point three reactors have been flooded with seawater, and appear contained (at least for the time being). The news reports are incoherent and conflicting, and nobody seems to really know what’s happening. This may be because the information is not public. Or it could be because the situation on the ground is fundamentally incoherent. You can’t exactly walk up to reactor #2, open the door, and take a peek inside. Amazingly, the best up-to-date resource appears to be wikipedia (which incorporates the useful summary tables from the Japan Atomic Industrial Forum).

The earthquake happened at 2:26pm. Two minutes later, the Fukushima-Daiichi nuclear plant went into SCRAM mode, and shut down. The control rods were inserted. The diesel generators fired up. Everything worked to plan.

The Fukushima-Daiichi plants are boiling water reactors. In simplest terms, this is just a pile of radioactive material (generally uranium) which gets hot (literally hot, not just radioactive). You run water over it, generate superheated water and steam, drive a turbine, and produce electricity. Instead of burning coal, you use radioactive decay as the source of heat, but otherwise the basic mechanism is surprisingly similar to a conventional power plant. You turn off a nuclear reactor by inserting control rods, which absorb a lot of the neutrons, and inhibit further fission reactions. So, two minutes after the quake, the control rods were inserted, and the reactors were no longer undergoing nuclear fission. However, one of the peculiarities of nuclear power is that even after the reactor is shut “off” there is still a significant amount of residual radioactive material. This material continues to decay, generating significant heat (>10 megawatt; by now [almost a week later] it’s ~1 megawatt, enough to power a thousand homes). Thus, even after turning a reactor off, it still generates significant power for a few weeks, and the resulting heat needs to be removed and the radioactive core kept cool . And to do this, you need to pump in a lot of water (ideally thousands of gallons/min) at high pressure. And this requires a fair amount of power.

The plant was working perfectly for roughly 30 minutes after the earthquake. The tsunami was on its way, but the plant operators were blind to it. Had they known, they could have depressurized the nuclear cores in anticipation. But they were focused on riding out the earthquake, which they did admirably. And then the tsunami hit. Just a few years ago, after the tsunami in the Indian Ocean, the Fukushima-Daiichi plant was upgraded to deal with a worst-case, 5.3 meter tsunami. The wave that hit the plant last Friday was roughly 10 meters high. It swamped the diesel generators, as well as the fuel tanks and the switching station. The system was “live” because of the SCRAM, and the local electrical grid got fried. Fortunately there were backup batteries, which lasted another 9.5 hours. At around midnight the batteries ran out of power, and the plant was no longer able to cool its reactor cores. At this point, the Troubles began.

As the core starts to heat up, it boils off the surrounding water. Eventually the fuel rods are exposed to the air. This causes the core to heat up even faster, and also causes a reaction with the zirconium cladding (which holds the uranium fuel pellets in place), generating hydrogen gas. Without any cooling, the fuel gets hot (> 1500 K/2200 F), and starts to melt. The hydrogen gas collects, and eventually explodes (think Hindenberg). This happened in reactor #1 on Saturday, blowing the roof off of the reactor building, but leaving the containment vessel (which is ~1 meter thick steel) intact. On Monday a similar explosion happened to #3, and on Tuesday there was an explosion at #2. Both of their containment vessels were probably compromised. Rupturing a containment vessel is very bad. So long as most of the radioactive material is contained, the damage to the outside world is similarly contained (modulo venting of various radioactive gas, which has been happening, but not at profoundly dangerous levels). Once a containment vessel is ruptured, the radioactive material can end up anywhere; the sky’s the limit. Chernobyl did not have a containment vessel.

The current situation seems to be that seawater is being pumped into all three broken reactors (#1–3), and they are in thermal control. It seems likely that all three sets of fuel rods are partially melted and damaged. It also seems likely that the containment vessels in #2 and #3 have been compromised, although probably not severely. There are some concerns about spent fuel rods in pools near reactors #3 and #4. So long as the rods are covered in sufficient water, they are stable. If the rods are exposed, they heat up. And when they get hot, they start to burn through their cladding, and emit radioactive material. These pools are not within containment vessels, and therefore they are potentially even more dangerous than the cores of active reactors. Their radioactive emission goes directly into the surroundings. But so long as there is water in the pools, they should be fine. The latest claim (by the Chairman of the United States Nuclear Regulatory Commission) is that the storage pool at the #4 reactor has little to no water. If true, this is a very ominous development.

This is by far the most dire situation on the planet at the moment. It has the world’s attention. We’ve had almost a week. Why can’t we just fix it? There are a number of serious complications. First, there’s the issue of radiation. People are unable to walk up to most of the buildings and see what’s going on, lest they get immediate and severe radiation poisoning. There are remote sensors and cameras, but fundamentally everyone is guessing as to what’s happening inside. Even if we knew exactly how things looked, it’s still a major engineering feat to get the appropriate amount of water running through these highly complex systems to do the cooling. There have been explosions, there are stuck valves, there are broken pumps, there are ongoing fires. The world’s resources are focused on this problem. Millions of lives potentially depend upon the outcome. And, thus far, progress has been haphazard and halting, despite heroic efforts on the part of the Japanese crew. The engineering challenges may simply be too great.

The worst-case scenario for the Daiichi reactors plays out something like this: 1. the storage pool at #4 is indeed dry. Because it’s uncontained, the radiation levels in the area get very high. Everyone needs to evacuate the complex. 2. Without anyone manning the cooling systems, the cooling stops. Everything overheats. 3. There are various explosions, resulting in a breach to a containment vessel. 4. There is a subsequent steam explosion, and a plume of radioactive material is generated. 5. Wind carries the plume in the direction of Tokyo (world’s largest metropolis), a mere 140 miles (225 km) away. We can’t even contemplate trying to evacuate and treat a city of 35 million people. As far as I can tell, things do not appear to be headed in this direction. But such an outcome is unfortunately not outside the realm of possibility, and just contemplating this should freak you out. But, to reiterate, it’s very unlikely, and a lot of things would have to go catastrophically wrong. I’d love to quantify just how unlikely, but cannot. My guess is that nobody can, since there are too many uncertainties, and we’re fundamentally in uncharted territory.

The best-case scenario, and probably most likely, is that the Fukushima-Daiichi plant will limp along, but without any catastrophic events (such as a major Chernobyl-style radioactive explosion and fire). The fuel will continue to cool, the fires will be put out, the amount of radiation will subside, and eventually the entire site will be entombed and become a testament to human hubris.

fonte: http://blogs.discovermagazine.com/cosmicvariance/
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 18 de Março de 2011, 15:26:43 »

Neste caso eu entendo que a resolução das câmaras fotográficas a bordo do KH 11 estão auxiliando os japoneses no sentido de que é possível fazer um reconhecimento visual sem expor as pessoas ao perigo da radiação.

Quando o Katrina arrasou New Orleans, o povo japones fez doações maciças a Cruz Vermelha e outras instituições para ajudar, e o governo japones doou de cobertores até geradores de energia para os esforços de ajuda humanitária.
Imaginaria que os americanos estão tentando retribuir o favor.
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2016, 00:39:58 por Geotecton »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #218 Online: 18 de Março de 2011, 15:42:54 »

Neste caso eu entendo que a resolução das câmaras fotográficas a bordo do K11 estão auxiliando os japoneses no sentido de que é possível fazer um reconhecimento visual sem expor as pessoas ao perigo da radiação.

Quando o Katrina arrasou New Orleans, o povo japones fez doações maciças a Cruz Vermelha e outras instituições para ajudar, e o governo japones doou de cobertores até geradores de energia para os esforços de ajuda humanitária.
Imaginaria que os americanos estão tentando retribuir o favor.

eu entendo que os americanos estão em todo lugar que precisa de ajuda humanitária, mesmo porque estão em todos os lugares mesmo...

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #219 Online: 18 de Março de 2011, 16:08:52 »

Se nao me engano o Japao nao tem satelites miliares porque é vedado pela constituiçao

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #220 Online: 18 de Março de 2011, 16:10:03 »
Os de meia vida mais alta são também os de menor atividade. Ou seja, são menos perigosos.Sinto, mas só existe uma forma de qualificar sua reação, e é como histeria. A situação é séria, mas não há motivo para pânico.
E porque disseram(naquele documentário de Chernobyl) que tinha um plutônio com meia vida de 64 mil anos? :duvida:
E só to entrando em pânico com isso:parede: (que droga de conta matemática que só dá o resultado errado)
eu entendo que os americanos estão em todo lugar que precisa de ajuda humanitária, mesmo porque estão em todos os lugares mesmo...
Essa parte que é engraçada, eu ri muito quando os americanos sabiam "mais" que os japoneses... É bem a cara dos estados unidos espionar os outros...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 18 de Março de 2011, 16:31:17 »
Essa parte que é engraçada, eu ri muito quando os americanos sabiam "mais" que os japoneses... É bem a cara dos estados unidos espionar os outros...

Faz parte da atribuição de uma superpotência. A única, diga-se de passagem.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #222 Online: 18 de Março de 2011, 16:50:01 »

Única ?!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #223 Online: 18 de Março de 2011, 16:58:51 »

Única ?!

Existe alguma outra?

Qual seria?
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #224 Online: 18 de Março de 2011, 17:05:55 »

Única ?!

Existe alguma outra?

Qual seria?
Antes especifiquem se estão falanda da atribuição ou da superpotência.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!