Autor Tópico: Qual pseudo ciência é a mais ridícula?  (Lida 23951 vezes)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Qual pseudo ciência é a mais ridícula?
« Resposta #25 Online: 17 de Março de 2011, 13:16:17 »
Se.

Tá, mas aí não é uma questão de crença. Os caras vão na televisão e dizem que se alimentam de luz e tal e coisa, levam umas magrelas que dizem o mesmo. É fácil comprovar cientificamente. É só acompanham estas pessoas por um período de tempo e constatar. Tipo "pegue a mulher que se alimenta de luz e acompanhe ela por uma semana em suas exposições ao sol, se alimentando pelos olhos (acho que é assim que eles dizem que se alimentam de luz)." Pronto! Dá pra ver se é mentira ou não.
Isso já foi feito com uma delas. O resultado é que o experimento teve que ser interrompido pelo médico responsável porque a pessoa já estava se encaminhando para um estado crítico. Não obstante, ela continuava acreditando e afirmando que "estava bem" e estava se nutrindo de luz...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Março de 2011, 13:27:17 »
Eu sempre me perguntei por que os céticos acham que homeopatia é enganação. Respondam as minhas perguntas, por favor:

1 - Não é certo que pequenas quantidades de substâncias, tomadas por muito tempo, resultam em algum efeito? Tipo, chupar uma laranja todo dia previne gripe! Não seria a mesma coisa?
2 - Crianças, por serem menos acostumadas aos remédios convencionais não seriam mais sensíveis à homeopatia? Pô, minha mulher vivia dando essas pilulinhas pros meus filhos e dava certo! Eu ficava de deboche, mas daí ela dava as bolinhas que os pediatras passavam e o moleque melhorava!

Agora, esperar um resultado rápido, como o do remédio convencional, realmente não dá.
1- Tirando o fato de que é questionável se doses extra de vitamina C de fato previnem gripe (vitamina C é hidrossolúvel e o excesso que não é usado pelo organismo é simplesmente eliminado na urina), a homeopatia parte do princípio de que o remédio é mais forte quanto maior a diluição.

Então eles costumam diluir até não sobrar na prática nenhuma molécula do princípio ativo na solução e alegam que a água guarda a "memória" da substância e é isso que faz efeito.

Além de ser totalmente nonsense do ponto de vista da química e da física e nunca ter sido demonstrado experimentalmente em 250 anos de homeopatia, ainda por cima esse "princípio" nasceu de uma interpretação completamente errada e falta de conhecimento do Hahnemann sobre o mecanismo de ação do quinino na malária.

Tenho que sair agora, na volta discorro mais sobre o parágrafo acima e respondo o segundo ponto.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #27 Online: 17 de Março de 2011, 13:28:50 »
Se.

Tá, mas aí não é uma questão de crença. Os caras vão na televisão e dizem que se alimentam de luz e tal e coisa, levam umas magrelas que dizem o mesmo. É fácil comprovar cientificamente. É só acompanham estas pessoas por um período de tempo e constatar. Tipo "pegue a mulher que se alimenta de luz e acompanhe ela por uma semana em suas exposições ao sol, se alimentando pelos olhos (acho que é assim que eles dizem que se alimentam de luz)." Pronto! Dá pra ver se é mentira ou não.

Você acha que os cientistas não fazem porque estão com medo de terem que rever tudo que achavam que sabiam sobre biologia, ou porque é algo tão idiota que não vale nem a pena perder tempo?

Claro, isso se já não fizeram ou se propuseram. Geralmente esse pessoal inventa mil e uma condições que impossibilita uma verificação eficaz.

EDIT: O Angelo foi mais rápido.

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Março de 2011, 13:50:04 »

... a homeopatia parte do princípio de que o remédio é mais forte quanto maior a diluição.

Então eles costumam diluir até não sobrar na prática nenhuma molécula do princípio ativo na solução e alegam que a água guarda a "memória" da substância e é isso que faz efeito.
Viagem mesmo... Eu não sabia disso... Eu achava que a concentração era apenas um pouco menor que a dos remédios convencionais. Mas isso aí... se é assim como vc fala... é loucura mesmo. Sem condições.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #29 Online: 17 de Março de 2011, 15:22:38 »

Tem uns programas da NatGeo que eles fizeram isso, não me lembro bem o resultado mas aquele budista que dizem ser reencarnação do Buda, filmaram ele em meditação por período suficiente para que morresse caso não se alimentasse... mas ele estava encostado numa árvore pode estar tomando algum tipo de soro ou algo assim, sei lá.
/------------------/--------------------/

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 17 de Março de 2011, 15:37:23 »

Tem uns programas da NatGeo que eles fizeram isso, não me lembro bem o resultado mas aquele budista que dizem ser reencarnação do Buda, filmaram ele em meditação por período suficiente para que morresse caso não se alimentasse... mas ele estava encostado numa árvore pode estar tomando algum tipo de soro ou algo assim, sei lá.
Imagino que seja possível reduzir o metabolismo ao máximo, através de técnicas de concentração, de modo a se "durar" mais tempo sem se alimentar.
Snipers militares aprendem uma tecnica dessas, para baixar o rítmo cardiaco e aumentar a precisão do tiro.
Bom, talves seja uma possibilidade.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #31 Online: 17 de Março de 2011, 15:59:11 »
Tá, mas aí não é uma questão de crença. Os caras vão na televisão e dizem que se alimentam de luz e tal e coisa, levam umas magrelas que dizem o mesmo. É fácil comprovar cientificamente. É só acompanhar estas pessoas por um período de tempo e constatar. Tipo "pegue a mulher que se alimenta de luz e acompanhe ela por uma semana em suas exposições ao sol, se alimentando pelos olhos (acho que é assim que eles dizem que se alimentam de luz)." Pronto! Dá pra ver se é mentira ou não.

O cara tava com um canudinho sugando uma sopinha ali por detrás.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #32 Online: 17 de Março de 2011, 16:36:38 »
Medalha de ouro para a UFOLOGIA por aderir à Teoria da Conspiração

Medalha de prata para a PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA, que só convence pelo nome engana-trouxas com cara de ciência

Medalha de bronze para aquela do filme "Quem somos nós", que só convence pela verborragia engana-trouxas com cara de ciência.
« Última modificação: 17 de Março de 2011, 16:42:45 por Acolon »
8-)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 17 de Março de 2011, 16:40:35 »
Alguem já falou do "O Segredo"? Aquele bullshit do universo conspirar para o que voce quer e outras pérolas...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #34 Online: 17 de Março de 2011, 17:18:54 »

Imagino que seja possível reduzir o metabolismo ao máximo, através de técnicas de concentração, de modo a se "durar" mais tempo sem se alimentar.
Snipers militares aprendem uma tecnica dessas, para baixar o rítmo cardiaco e aumentar a precisão do tiro.
Bom, talves seja uma possibilidade.

Em 6 mêses ?
http://www.oarquivo.com.br/portal/option=com_content&view=article&id=423:meditando-a-seis-meses-menino-e-tido-como-o-novo-buda-&catid=74:curiosidades&Itemid=428
Apesar, que ele poderia comer enquanto ninguém via, e ter usado essa técnica enquanto o filmavam...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 17 de Março de 2011, 17:26:33 »
Imaginei algo do tipo.  Afinal, o estudo deveria ser feito em ambiente controlado e não em local de escolha do estudado.

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #36 Online: 17 de Março de 2011, 17:27:55 »
Imaginei algo do tipo.  Afinal, o estudo deveria ser feito em ambiente controlado e não em local de escolha do estudado.

Sim claro, tanto que a família não deixou analisarem ele, mas eu entendo, o cara ta meditando por meditar, não para provar nada à ninguém... tanto que fugiu para ficar longe de holofotes.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 17 de Março de 2011, 22:05:39 »

... a homeopatia parte do princípio de que o remédio é mais forte quanto maior a diluição.

Viagem mesmo... Eu não sabia disso... Eu achava que a concentração era apenas um pouco menor que a dos remédios convencionais. Mas isso aí... se é assim como vc fala... é loucura mesmo. Sem condições.

Sim, esse é um dos princípios fundamentais da homeopatia. Os remédios são graduados de acordo com a diluição em D (decimais) ou mais comumente CH (centesimais).

Uma diluição 1D significa que a solução original do princípio ativo foi diluído em água na proporção 1:9, ou seja, uma parte de princípio ativo para 9 de água. Uma diluição 1CH significa o mesmo para a proporção 1:99. Claro, após cada diluição a solução é chacoalhada 100 vezes para "dinamizar"...

Como eles acreditam que quanto mais diluído, maior o efeito, geralmente costumam usar no mínimo na diluição 6CH (o mesmo processo de diluição 1:99 repetido 6 vezes) e acima, como 12CH, 30 CH ou até mesmo tão "potentes" quanto 200 CH...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #38 Online: 18 de Março de 2011, 02:22:58 »
Medalha de ouro para a UFOLOGIA por aderir à Teoria da Conspiração

Medalha de prata para a PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA, que só convence pelo nome engana-trouxas com cara de ciência

Medalha de bronze para aquela do filme "Quem somos nós", que só convence pela verborragia engana-trouxas com cara de ciência.
O pior da "programação neurolingüística" é o nome.
Existe uma ciência chamada Neurolingüística, que não tem merda nenhuma a ver com ela. E que o povo não leva a sério por causa do nome. :/
Latebra optima insania est.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #39 Online: 18 de Março de 2011, 11:42:33 »

Sim, esse é um dos princípios fundamentais da homeopatia. Os remédios são graduados de acordo com a diluição em D (decimais) ou mais comumente CH (centesimais).

Uma diluição 1D significa que a solução original do princípio ativo foi diluído em água na proporção 1:9, ou seja, uma parte de princípio ativo para 9 de água. Uma diluição 1CH significa o mesmo para a proporção 1:99. Claro, após cada diluição a solução é chacoalhada 100 vezes para "dinamizar"...

Como eles acreditam que quanto mais diluído, maior o efeito, geralmente costumam usar no mínimo na diluição 6CH (o mesmo processo de diluição 1:99 repetido 6 vezes) e acima, como 12CH, 30 CH ou até mesmo tão "potentes" quanto 200 CH...

Se estou entendendo, isso daí são aquelas soluções pra beber de gotinha. E as bolinhas?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #40 Online: 18 de Março de 2011, 11:45:10 »

...Apesar, que ele poderia comer enquanto ninguém via, e ter usado essa técnica enquanto o filmavam...

Ele guardava um lanchinho oculto na pochete e comia escondido no banheiro. Bandido...
« Última modificação: 18 de Março de 2011, 13:00:50 por famado »

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 18 de Março de 2011, 12:01:57 »
A neurolinguistica ganhou um apelido bem legal, graças aos exageros*: neurolinguiça!

* não dos pesquisadores, claro. Algo similar acontece com a mecânica quântica.
« Última modificação: 18 de Março de 2011, 12:06:10 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #42 Online: 18 de Março de 2011, 15:14:24 »
A neurolinguistica ganhou um apelido bem legal, graças aos exageros*: neurolinguiça!

A Neurolingüística ou a Programação Neurolingüística? Porque tem uma diferença abissal.
« Última modificação: 18 de Março de 2011, 15:20:21 por Acolon »
8-)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 18 de Março de 2011, 15:21:50 »
Se estou entendendo, isso daí são aquelas soluções pra beber de gotinha. E as bolinhas?
Variação do mesmo placebo, mas nas bolinhas acho que vai açúcar tambem.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #44 Online: 18 de Março de 2011, 15:30:07 »
Alguém sabe como a homeopatia conseguiu a aprovação de órgãos responsáveis pela regulação da prática da medicina em vários países do mundo?
Falando sério, apesar de não tem bases científicas, os médicos homeopatas conseguiram estabelecer junto a comunidade médica um protocolo para a aplicação. Como a credibilidade da medicina oficial é grande, por tabela eles herdam um pouco dessa credibilidade perante a população.
Neste ponto de eles estabelecerem procedimentos bem definidos para a atuação dos médicos homeopatas, até que tem lá o seu mérito.
Claro que não apoio a homeopatia pq pelo que sei eles se recusam a fazer testes científicos de sua eficácia. Mas pelo menos eles tentam se adequar a um critério mínimo de credibilidade, segurança e responsabilidade. Eles pelo menos se preocupam, ou parecem que se preocupam, que suas maluquices não causem males diretos a saúde, como por exemplo, eles parece que recomendam que a alopatia não seja interrompida.

Não sei se isso é bom ou ruim no final das contas.
Ruim pq estimula que outras crendices sejam toleradas como procedimentos em instituições oficiais.
Bom pq de alguma forma mostra como crendices podem procurar adotar procedimentos mais respeitáveis para uma prática menos danosa.
Tô em dúvida.
« Última modificação: 18 de Março de 2011, 15:48:41 por gilberto »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #45 Online: 18 de Março de 2011, 15:49:00 »
E acupuntura? Tem confirmação científica ou é puro sadismo e sacanagem dos chinas e japas (que deveriam se limitar a vender pastel)?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #46 Online: 18 de Março de 2011, 15:55:21 »
Famado,

Pelo pouco que sei, zero de comprovação científica. Não digo que é sacanagem, mas misticismo.
Mas esse talvez seja um mérito do cientificismo forte, pq se formos tolerar oficialmente e financiar todo tipo de crendice que existe, voltamos a idade média.

Um outro motivo de querermos que o DI e o criacionismo fique longe das aulas de ciências, já que vc ou alguém tinha perguntado não sei se aqui ou no gospelbrasil.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 18 de Março de 2011, 16:34:05 »
E acupuntura? Tem confirmação científica ou é puro sadismo e sacanagem dos chinas e japas (que deveriam se limitar a vender pastel)?

Hehehehehehehehehe.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 18 de Março de 2011, 16:43:38 »
Famado,

Pelo pouco que sei, zero de comprovação científica. Não digo que é sacanagem, mas misticismo.
[...]

Pode até ser. Mas eu estou em dúvida e considero-a razoável.

Há cerca de 7 anos, quando estava em férias no litoral, eu tive um problema no ombro esquerdo , cujo nome técnico eu não me lembro, e fiquei com dores atrozes.

Retornei para Curitiba e fui tomar uma injeção de um analgésico, recomendado pelo médico pelo telefone celular durante o caminho. Este remédio não teve o efeito desejado e o próprio médico me recomendou fazer acupuntura para aliviar a dor. Dito e feito.

Como posso explicar isto? Sugestão? Eu acho que não, pois eu considerava, até então, a acupuntura uma prática charlatã.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 18 de Março de 2011, 16:50:04 »
Famado,

[...]

Pode até ser. Mas eu estou em dúvida e considero-a razoável.

Há cerca de 7 anos, quando estava em férias no litoral, eu tive um problema no ombro esquerdo , cujo nome técnico eu não me lembro, e fiquei com dores atrozes.

Retornei para Curitiba e fui tomar uma injeção de um analgésico, recomendado pelo médico pelo telefone celular durante o caminho. Este remédio não teve o efeito desejado e o próprio médico me recomendou fazer acupuntura para aliviar a dor. Dito e feito.

Como posso explicar isto? Sugestão? Eu acho que não, pois eu considerava, até então, a acupuntura uma prática charlatã.
Lembro de ter vido um comentário de que um estudo teria ligado a estimulação de certos nervos pelas agulhas com a atividade em áreas específicas do cérebro, que "poderiam" dar uma base a acupuntura.
Dei uma pesquisadarápida mas não consegui localizar isso.
Mas mesmo que tal efeito seja real seria uma distancia enorme para afirmar que se trata de uma comprovação científica.
Se for verdade, seria o caso da possibilidade de que alguns "pontos" de acupuntura sejam realmente efetivos para algumas disfunções, mas claro que não por causa do alegado equilibrio de energias yin e yang...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!