Autor Tópico: Qual pseudo ciência é a mais ridícula?  (Lida 23953 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Qual pseudo ciência é a mais ridícula?
« Resposta #75 Online: 22 de Março de 2011, 15:36:40 »
Fiquei lá, tentando ignorar a dor... mas foi um sofrimento do cacete. Cara, sem brincadeira, sinto dor nesse dente até hoje e ele não tem nada. Isso tem uns dois anos.
Pelo menos vc é um crente empírico ... hehe

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 22 de Março de 2011, 15:52:49 »
Cara, eu vi um documentário sobre umas pessoas que treinavam, via hipnose, pra não sentir dor. Daí, iam ao dentista e não sentiam nada. Eu fui fazer o mesmo (minha esposa é dentista). Era uma simples troca de obturação de amalgama por resina. Ela aplicou um pouco de anestesia e eu pedi que não aplicasse mais, pra ver se eu agüentava. Fiquei lá, tentando ignorar a dor... mas foi um sofrimento do cacete. Cara, sem brincadeira, sinto dor nesse dente até hoje e ele não tem nada. Isso tem uns dois anos.

:histeria:

Hipnose ao contrário ou hipfamadose.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #77 Online: 22 de Março de 2011, 22:31:52 »
[...]
Uma prima uma vez me perguntou se eu não acreditava em medicina "alternativa", e eu disse que se um dia eu tivesse uma doença alternativa, como desequilibrio de energias ou vibração desarmonica com o universo e outros bullshits, então eu procuraria a medicina alternativa. Mas enquanto eu tiver doenças "convencionais" eu procuro a medicina convencional  mesmo.

Hehehehehehe.
Eu já respondi uma vez que quando tivesse problemas num fígado alternativo procuraria medicina alternativa.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #78 Online: 22 de Março de 2011, 22:36:23 »
Chás: quebra pedra para os rins, boldo para o fígado, erva doce para acalmar, chá verde pra prisão de ventre, Santo Daime pra sei lá o que... Acho que alguns funcionam.
Alguns sim, mas não tanto quanto se imagina.
É comum aquela frase, "esse chá é ótimo pro fígado, faz 30 anos que só uso isso".
Faz trinta anos e ainda não se curou?

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #79 Online: 22 de Março de 2011, 22:38:27 »
Chás: quebra pedra para os rins, boldo para o fígado, erva doce para acalmar, chá verde pra prisão de ventre, Santo Daime pra sei lá o que... Acho que alguns funcionam.
A maioria desses chás possuem princípio ativo. Antigamente se fazia cha de casca de salgueiro para curar dor de cabeça, então isolaram o princípio ativo da planta (ácido acetilsalicílico) e fizeram um medicamento mais efetivo e com menos efeitos colaterais.Falo da aspirina.
Na casca do salgueiro (gênero Salix) existe ácido salicílico, que acaba com dor de cabeça mas também pode arruinar com o estômago. A reação deste príncípio ativo com ácido acético forma o ácido acetilsalicílico, que agride menos o estômago.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 22 de Março de 2011, 23:04:25 »
A maioria desses chás possuem princípio ativo. Antigamente se fazia cha de casca de salgueiro para curar dor de cabeça, então isolaram o princípio ativo da planta (ácido acetilsalicílico) e fizeram um medicamento mais efetivo e com menos efeitos colaterais.Falo da aspirina.
Na casca do salgueiro (gênero Salix) existe ácido salicílico, que acaba com dor de cabeça mas também pode arruinar com o estômago. A reação deste príncípio ativo com ácido acético forma o ácido acetilsalicílico, que agride menos o estômago.
Sim, foi o que eu quis dizer. A alopatia "pega" o principio ativo e potencializa e "modifica" para torná-lo mais efetivo.

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 22 de Março de 2011, 23:09:45 »
[...]
Uma prima uma vez me perguntou se eu não acreditava em medicina "alternativa", e eu disse que se um dia eu tivesse uma doença alternativa, como desequilibrio de energias ou vibração desarmonica com o universo e outros bullshits, então eu procuraria a medicina alternativa. Mas enquanto eu tiver doenças "convencionais" eu procuro a medicina convencional  mesmo.

Hehehehehehe.
Eu já respondi uma vez que quando tivesse problemas num fígado alternativo procuraria medicina alternativa.
Existe tambem casos de desonestidade entre homeopáticos. Minha esposa toma o famoso remédio "homeopático" complexo 46! Fui dar uma olhada na bula e tem vários elementos em diluição DH e CH mais picossulfato de sódio, sem indicação de dosagem deste ultimo.
Hora, o picossulfato de sódio é o elemento ativo de remédios "de verdade" para o funcionamento do intestino. Certeza que esse elemento ativo não está diluido homeopáticamente no "medicamento", e se bobear a concetração deve ser aproximada da de remédios de verdade.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 23 de Março de 2011, 00:33:23 »
Existe tambem casos de desonestidade entre homeopáticos. Minha esposa toma o famoso remédio "homeopático" complexo 46! Fui dar uma olhada na bula e tem vários elementos em diluição DH e CH mais picossulfato de sódio, sem indicação de dosagem deste ultimo.
Hora, o picossulfato de sódio é o elemento ativo de remédios "de verdade" para o funcionamento do intestino. Certeza que esse elemento ativo não está diluido homeopáticamente no "medicamento", e se bobear a concetração deve ser aproximada da de remédios de verdade.

Os complexos Almeida Prado de homeopáticos só tem o nome. Todos eles usam os mesmos princípios ativos e dosagens dos "alopáticos".

O curioso desse complexo 46 é que antigamente usava a fenolftaleína como princípio ativo, o mesmo do antigo lactopurga. Você podia usar qualquer um dos dois para experimentos de química.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #83 Online: 23 de Março de 2011, 09:04:58 »
Cara, de fato, tem uns que dão resultado rápido, porque na verdade são remédios convencionais. Tá na cara. Matou a charada.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #84 Online: 23 de Março de 2011, 09:15:49 »
Voltando à hipnose. No artigo que o Gigaview postou, fala de involuntariedade. Quero dizer, por hipnose, o cara consegue que o hipnotizado faça coisas que não quer. Para mim, lançar mão de explicações naturais para isso é muito difícil, considerando que é apenas sugestionamento. É incrível.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 23 de Março de 2011, 20:28:49 »
Voltando à hipnose. No artigo que o Gigaview postou, fala de involuntariedade. Quero dizer, por hipnose, o cara consegue que o hipnotizado faça coisas que não quer. Para mim, lançar mão de explicações naturais para isso é muito difícil, considerando que é apenas sugestionamento. É incrível.

Não é bem assim...na verdade é possível, mas muito dificil (exige muitas sessões e pessoas com perfil psicológico muito bem definido) e raro. Reza a lenda que agentes poderiam ser "disparados" através de sugestões pós-hipnóticas para eliminarem até familiares se fosse necessário no contexto da missão. Existem estórinhas não confirmadas que a hipnose poderia ser associada ao uso de drogas para as pessoas cometerem atos contra a vontade. Acho bobagem, pois nada disso foi confirmado e não existe base científica para esse tipo de alegação.
--------

Hypnosis and will Hypnotic procedures are not in themselves able to cause people to commit acts against their will. However, the demands of the context in which the procedures take place may exert pressure on the subject to comply with the hypnotist’s instructions.

Aside from studies on the coercive nature of the psychological experiment itself, evidence for the above assertions comes from studies on hypnosis by Levitt et al. (1975), O’Brian & Rabuck (1976) and Orne & Evans (1965).

It follows that any allegation that hypnosis caused a person to engage in activities against his or her will must be assessed from a careful consideration of non-hypnotic influences present in the context (Heap, 1995a; Hoëncamp, 1989; Orne, 1972).

fonte: http://www.bps.org.uk/downloadfile.cfm?file_uuid=A7AF6617-1143-DFD0-7E14-10B42D589040&ext=pdf
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #86 Online: 23 de Março de 2011, 21:08:43 »
Homeopatia pode não ser a mais ridícula pseudo-ciência, mas é certamente a mais perniciosa. Como é um "tratamento" avalizado por autoridades da saude, faz parte até do sistema público de saude, as pessoas desinformadas (e ingênuas) recorrem à homeopatia com resultados estatisticamente semelhantes aos do efeito placebo. O lado pernicioso é que muita gente fica gravemente doente e até morre por não recorrer a tratamentos convencionais, na ilusão de que a homeopatia vai fazer efeito. Eu não sei como os médicos homeopatas conseguem botar a cabeça no travesseiro à noite e dormir com a consciência leve.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #87 Online: 23 de Março de 2011, 22:46:31 »
As que se aproveitam da palavra "quântica".

certamente essas são as de longe as mais ridiculas... (há de incluir ai tambem palavras como magnetica, radioativa, etc)

(não sei pq mas me parece que o espiritismo faz certa força para entrar nessa classe...)
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 23 de Março de 2011, 23:10:04 »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 23 de Março de 2011, 23:13:17 »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 23 de Março de 2011, 23:17:50 »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 23 de Março de 2011, 23:20:02 »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 23 de Março de 2011, 23:20:54 »
Xenu, deus judaico-cristão... Difícil saber qual a estorinha mais tosca...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 23 de Março de 2011, 23:22:40 »
Ô Giga "pentelho dos espiritas" View, num tem como diminuir isso não?

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #94 Online: 23 de Março de 2011, 23:29:03 »
E acupuntura? Tem confirmação científica ou é puro sadismo e sacanagem dos chinas e japas (que deveriam se limitar a vender pastel)?

Minha namorada teve ótimos resultados com acupuntura, ela tinha dores terríveis nas costas.
E foi recomendação do ortopedista e da fisioterapeuta.
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 23 de Março de 2011, 23:30:31 »

1. Quem? Eu?  :vergonha:
2. Não. Sorry.
---
Ps. Até tem mais dá muito trabalho... :P

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #96 Online: 23 de Março de 2011, 23:36:38 »
Acupuntura tem uma base científica relativamente sólida e trabalhos com resultados signficativos.

Para separar a acupuntura "mística" se usa o termo acupuntura médica ou acupuntura veterinária, onde se usa os processos que se mostraram válidos mediante estudos e casos clínicos.

Uma das coisas já claramente comprovada é o efeito "relaxante" das sessões, que contribui ativamente para o tratamento de lesões crônicas musculares.

mais info:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acupuntura_m%C3%A9dica
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 23 de Março de 2011, 23:36:51 »

1. Quem? Eu?  :vergonha:
2. Não. Sorry.
---
Ps. Até tem mais dá muito trabalho... :P

Contaí,
O povo qué sabê,
Cê já foi espirita?
Ou seu sonho de infância era ser um Caça Fantasmas? :P

Offline Erictex

• Nível 12
  • *
« Resposta #98 Online: 23 de Março de 2011, 23:37:07 »
E sobre pseudo-ciência, eu acho que a mais ridícula é a dos colchões magnéticos e com pastilhas de infravermelho.
O pai da minha ex namorada fabricava isso, e era uma sacanagem gigante.
"A ciência é, portanto, uma perversão de si mesma, a menos que tenha como fim último, melhorar a humanidade"

Nikola Tesla

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 23 de Março de 2011, 23:37:41 »
E acupuntura? Tem confirmação científica ou é puro sadismo e sacanagem dos chinas e japas (que deveriam se limitar a vender pastel)?

Minha namorada teve ótimos resultados com acupuntura, ela tinha dores terríveis nas costas.
E foi recomendação do ortopedista e da fisioterapeuta.

Será que foi mesmo a acupuntura? Qual a certeza disso?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!