Autor Tópico: Qual pseudo ciência é a mais ridícula?  (Lida 23955 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Qual pseudo ciência é a mais ridícula?
« Resposta #125 Online: 16 de Abril de 2011, 15:04:57 »
Contini pelo que li do link acima nao se trata de uma terceirizada.

Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC) exige que a Amway rotule seus produtos com a mensagem de que 54% dos recrutados pela Amway não ganha nada, e o restante ganha uma média de US$ 65 por mês
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 16 de Abril de 2011, 15:27:02 »
Quando eu morava em Goiás teve uma febre de Amway na cidade onde eu residia, teve amigo meu que ficou meio obcecado, só falava no que ia fazer quando virasse "diamante", o que ia comprar, que ia dar rasante de jatinho em cima da casa de quem duvidava dele  :P...

Eu cheguei a ver uns vídeos que ele tinha, de uns congressos da Amway, é uma coisa bem parecida com cultos religiosos de massa mesmo, tremenda lavagem cerebral. Se a pessoa for sugestionável, está ferrada...
"Deus prefere os ateus"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 16 de Abril de 2011, 15:31:31 »
Contini pelo que li do link acima nao se trata de uma terceirizada.

Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC) exige que a Amway rotule seus produtos com a mensagem de que 54% dos recrutados pela Amway não ganha nada, e o restante ganha uma média de US$ 65 por mês
Numa das reuniões que fui com a ex o cara falou que havia uma empresa que "explorava" esse sistema, pelo jeito era só mais uma enganação para desassociar o produto do sistema de venda... Aliás, as vezes dava a impressão que o produto era menos importante do que formar sua "rede".
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #128 Online: 18 de Abril de 2011, 18:24:51 »
... homeopáticos ...
Angelo, só botei a citação acima para retomar o tema que vc tinha abordado. Caso vc esteja acompanhando, vai uma pergunta.

Uma curiosidade e dúvida minha é se muitas pessoas procuram a homeopatia pq há carência de investimento em medicina preventiva, ou outra forma de procedimentos médicos "menos invasivos", traduzindo, menos efeitos colaterais e de administração contínuada.

Ou seja, será que se tivesse mais incentivo e investimento em medicina preventiva, medicina "familiar" (médico de família), etc, as pessoas que tem necessidade de atendimento mais pessoal e menos "hard" (como aparenta ser a prática médica para muitas pessoas), que atualmente recorrem a homeopatia e afins, não poderiam ter as suas vontades de tratamento mais "amigável" atendidas sem serem vítimas da picaretagem?

Desculpe o texto confuso, mas eu já sou confuso, e to com preguiça de arrumar ....  :vergonha:

PS. isso pq vi que na Inglaterra tem parlamentar argumentando que a homeopatia serve como medicina preventiva ... claro que não concordo ... mas aí essa idéia de que a homeopatia aproveita do "vácuo" de medicina preventiva existente.

PS 2. isso dá tese de doutorado facim facim ... se é q já não tem
« Última modificação: 18 de Abril de 2011, 18:32:01 por gilberto »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 18 de Abril de 2011, 18:35:18 »
Projeto Vênus
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 18 de Abril de 2011, 18:45:40 »
Projeto Vênus
Não poria como a mais ridícula, mas está no ranking.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fred General

• Nível 12
  • *
  • Enquanto a chuva cai, pra onde é que a gente vai?
« Resposta #131 Online: 20 de Abril de 2011, 18:44:30 »
ufologia?
Vamos até o fim-do-mundo, só pra poder variar?
Se os pés ficarem cansados, pararemos num bar... Enquanto a chuva cai!!

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 20 de Abril de 2011, 22:12:30 »
ufologia?

É que ufologia nem tenta se passar por ciência. É religião MESMO.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 22 de Abril de 2011, 11:14:53 »
O tópico foi dividido. As mensagens com a discussão sobre o que é ciência e a validade do método científico foram movidas para este tópico.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 22 de Abril de 2011, 11:49:03 »
[...] Uma curiosidade e dúvida minha é se muitas pessoas procuram a homeopatia pq há carência de investimento em medicina preventiva, ou outra forma de procedimentos médicos "menos invasivos", traduzindo, menos efeitos colaterais e de administração contínuada.

Ou seja, será que se tivesse mais incentivo e investimento em medicina preventiva, medicina "familiar" (médico de família), etc, as pessoas que tem necessidade de atendimento mais pessoal e menos "hard" (como aparenta ser a prática médica para muitas pessoas), que atualmente recorrem a homeopatia e afins, não poderiam ter as suas vontades de tratamento mais "amigável" atendidas sem serem vítimas da picaretagem?[...]

Em parte sim, com certeza uma medicina mais preventiva, de qualidade, mas também mais acessível - "satisfatória" - por assim dizer, no conceito popular, aumentaria a confiança no sistema de saúde, nos médicos e nos métodos da medicina, diminuindo a busca por métodos alternativos, não apenas a homeopatia, mas também outras vendas de "cura milagrosa".

Mas existem outros fatores que, ao meu ver, pesam mais. A homeopatia propaga alegações de que "a doença é só um desequilíbrio das energias do indivíduo", de que "ao reequilibrar as energias sutis, a doença desaparece" e de que "ao absorver a energia potencializada dos princípios ativos na água, a causa da doença e não apenas os sintomas são combatidos", sendo portanto uma medicina sem agressividade e efeitos colaterais.

Para quem tem um pingo de ceticismo, essas afirmações não fazem o mínimo sentido, mas para os 99% restantes da população, exercem um enorme atrativo e fascínio místico, praticamente impossível de ser combatido pela razão. Basta ver que muitos dos que usam e defendem a homeopatia são de classes mais abastadas, teoricamente mais bem informados e com maior acesso a medicina de qualidade.

Some-se isso ao fato de que, realmente, os homeopatas costumam por dar uma atenção bem maior ao paciente do que um médico (uma pessoa fragilizada tanto fisicamente quanto emocionalmente vai criar um vínculo de confiança muito maior com alguém que conversa amigavelmente com ela e lhe dá atenção, mesmo que não saiba nada de medicina, do que com alguém que a vê apenas como resultados de exames), um paradigma da visão do paciente que só recentemente tem começado a mudar nas melhores faculdades de medina (aliás, o próprio termo paciente vem da noção de que ele é o agente passivo da ação médica), mas dado o ritmo da "produção em linha" que é exigido atualmente, ainda vai demorar para ser posto em prática totalmente.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #135 Online: 22 de Abril de 2011, 12:34:31 »
O tópico foi dividido. As mensagens com a discussão sobre o que é ciência e a validade do método científico foram movidas para este tópico.

Justo. ::)
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #136 Online: 22 de Abril de 2011, 12:52:49 »
Some-se isso ao fato de que, realmente, os homeopatas costumam por dar uma atenção bem maior ao paciente do que um médico (uma pessoa fragilizada tanto fisicamente quanto emocionalmente vai criar um vínculo de confiança muito maior com alguém que conversa amigavelmente com ela e lhe dá atenção, mesmo que não saiba nada de medicina, do que com alguém que a vê apenas como resultados de exames), um paradigma da visão do paciente que só recentemente tem começado a mudar nas melhores faculdades de medina (aliás, o próprio termo paciente vem da noção de que ele é o agente passivo da ação médica), mas dado o ritmo da "produção em linha" que é exigido atualmente, ainda vai demorar para ser posto em prática totalmente.

Dawkins que o diga. Este efeito potencializa ainda mais o efeito placebo, e concordo que, a julgar pela história da civilização, é um tipo de prática que dificilmente vai morrer em um futuro distante. Mas o que é um chute no saco, para mim, é o fato de que alguns médicos estudem tanto tempo aspectos que andam tão perto do conhecimento científico para endossar uma prática cujos benefícios são facilmente explicados e poderiam ser facilmente reproduzidos por maneiras menos esotéricas e mais objetivamente pragmáticas-racionais, como sugerido por você (embora eu seja pessimista em relação a uma provável diminuição da prática homeopática). Das tantas pseudo-ciências que exitem, parece-me que a homeopatia tem uma potencialidade perniciosa mais aflorada, ao ser endossada por profissionais e órgãos governamentais relacionados à saúde pública. E, parece-me, é a única pseudo-ciência onde existe um batalhão de pessoas com nível superior esbravejando por sua eficácia e direito de subsistir como CIÊNCIA. É Kafka de mais para mim.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #137 Online: 22 de Abril de 2011, 13:41:09 »
Claro, não confundir "batalhão" com "maioria". Tenho fé de que a comunidade médica, em sua maioria, é mais sensata do que o que este "batalhão" sugere.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #138 Online: 22 de Abril de 2011, 16:10:46 »
... E, parece-me, é a única pseudo-ciência onde existe um batalhão de pessoas com nível superior esbravejando por sua eficácia e direito de subsistir como CIÊNCIA...
É isso que me deixa curioso com a homeopatia ... ela conseguiu se estabelecer como um instituição oficial junto a vários governos. As religiões estão querendo algo parecido com a turma do DI.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #139 Online: 23 de Abril de 2011, 21:44:48 »
... E, parece-me, é a única pseudo-ciência onde existe um batalhão de pessoas com nível superior esbravejando por sua eficácia e direito de subsistir como CIÊNCIA...
É isso que me deixa curioso com a homeopatia ... ela conseguiu se estabelecer como um instituição oficial junto a vários governos. As religiões estão querendo algo parecido com a turma do DI.

E o motivo é fácil de imaginar: homeopatia tem custo baixíssimo (água, álcool, farinha) e dá uma impressão (falsa) de que o poder público está se importando com os seus doentes. Quando, na verdade, está ajudando a matar alguns deles, por darem aval a práticas ineficientes e protelatórias de tratamento. Mas tudo o que é bom politicamente é atrativo pra governos em geral, o que explica a popularidade da homeopatia entre sistemas de saude de vários países.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #140 Online: 23 de Abril de 2011, 22:16:55 »
Ai vc juntou a fome com a vontade de comer:
- os governos querendo dar curas milagrosas a população
- e a população querendo ter curas milagrosas do governo

fechou a conta
« Última modificação: 23 de Abril de 2011, 23:02:23 por gilberto »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Qual pseudo ciência é a mais ridícula?
« Resposta #141 Online: 27 de Novembro de 2012, 21:19:04 »
NLP: Neuro-linguistic Programming
Is Neuro-linguistic Programming really a scientific psychotherapy breakthrough, or just a New Age self-help trend?

http://skeptoid.com/episodes/4155

Hypnotism: Hijacking Your Brain?
The facts and the fiction of one of the most intriguing psychological phenomena.

http://skeptoid.com/episodes/4330

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 27 de Novembro de 2012, 21:28:16 »

Dawkins que o diga. Este efeito potencializa ainda mais o efeito placebo, e concordo que, a julgar pela história da civilização, é um tipo de prática que dificilmente vai morrer em um futuro distante. Mas o que é um chute no saco, para mim, é o fato de que alguns médicos estudem tanto tempo aspectos que andam tão perto do conhecimento científico para endossar uma prática cujos benefícios são facilmente explicados e poderiam ser facilmente reproduzidos por maneiras menos esotéricas e mais objetivamente pragmáticas-racionais, como sugerido por você (embora eu seja pessimista em relação a uma provável diminuição da prática homeopática). Das tantas pseudo-ciências que exitem, parece-me que a homeopatia tem uma potencialidade perniciosa mais aflorada, ao ser endossada por profissionais e órgãos governamentais relacionados à saúde pública. E, parece-me, é a única pseudo-ciência onde existe um batalhão de pessoas com nível superior esbravejando por sua eficácia e direito de subsistir como CIÊNCIA. É Kafka de mais para mim.

Há alguns médicos que fazem algumas propostas que acho que podem ser positivas para ajudar a dar um fim nisso, seria em parte mais ou menos dar um jeito de que os tratamentos tradicionais fizessem uso de alguns desses recursos desengatadores de efeito "placebo". Efeito placebo não é "nada", parece ser um componente importante até mesmo dos tratamentos tradicionais. Recentemente li ou ouvi sobre um estudo que concluiu que 50% do efeito da morfina como anestésico é "apenas" placebo.

[...] Ornish is known for his lifestyle-driven approach to the control of coronary artery disease (CAD) and other chronic diseases. Beginning in 1977, he directed a series of clinical research studies proving, for the first time, that comprehensive lifestyle changes could not only stop the progression of CAD, but could actually reverse it. These lifestyle changes included a whole foods, plant-based diet, smoking cessation, moderate exercise, stress management techniques including yoga and meditation, and psychosocial support. He has acknowledged his debt to Swami Satchidananda for helping him develop this holistic perspective on preventive health.

This result was demonstrated in a randomized controlled trial known as the Lifestyle Heart Trial, with one-year data published in the Lancet in 1990, and five-year data published in the Journal of the American Medical Association, which recruited test subjects with pre-existing coronary artery disease.[2][3] Not only did patients assigned to the above regimen fare better with respect to cardiac events than those who followed standard medical advice, their coronary atherosclerosis was somewhat reversed, as evidenced by decreased stenosis (narrowing) of the coronary arteries after one year of treatment. Most patients in the control group, by contrast, had narrower coronary arteries at the end of the trial than the start. Other doctors have claimed similar results with similar methods, for example: Caldwell Esselstyn,[4] and K. Lance Gould.[5]
This landmark discovery was notable because it had seemed physiologically implausible, and it suggested cheaper and safer therapies against cardiovascular disease than invasive procedures such as coronary artery bypass surgery, angioplasty, and stents. [...]

http://en.wikipedia.org/wiki/Dean_Ornish

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 27 de Novembro de 2012, 22:24:35 »
NLP: Neuro-linguistic Programming
Is Neuro-linguistic Programming really a scientific psychotherapy breakthrough, or just a New Age self-help trend?

http://skeptoid.com/episodes/4155

Hypnotism: Hijacking Your Brain?
The facts and the fiction of one of the most intriguing psychological phenomena.

http://skeptoid.com/episodes/4330

Heap also found that when he asked colleagues about NLP, they generally hadn't even heard of it. Whatever else you want to say about NLP, the fact is that it is not part of mainstream psychology. That doesn't make it wrong or useless; it just means that it's not part of established, practiced science.

Parece que os criadores da NPL estavam mais interessados em ganhar dinheiro do que pesquisar e compartilhar conhecimentos. Isso afastou a NLP do mainstream da psicologia devido às evidências sugestivas de picaretagem.

Em relação ao hipnotismo, a abordagem do mesmerismo ainda é muito popular entre espíritas e ocultistas que ainda acreditam no magnetismo animal.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #144 Online: 28 de Novembro de 2012, 12:06:18 »
E quanto ao "coaching"? Alguém sabe me dizer?

Sou concurseiro e isso está crescendo muito na área de concursos. Posso estar errado, mas assisti uma palestra sobre e tudo me pareceu a velha autoajuda com nova roupagem.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 28 de Novembro de 2012, 12:11:32 »
Sempre é autoajuda. :nao3:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #146 Online: 06 de Janeiro de 2013, 13:26:31 »
Para mim nenhuma pseudo ciencia é pior que a Biomedicina Nazista, que usava pesquisas para classificar seres humanos judeus, negros, ciganos e não-arianos como "inferiores" até mesmo a animais, justificar chacina de milhões de pessoas não-arianas pois elas tornavam o sangue "impuro".

Para mim, não importa o quão absurdo sejam as ideias das outras pseudo ciencias, elas podem gerar desinformação, mas essa justificou genocidio, não vejo nada mais absurdo que isso.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!