Autor Tópico: Qual pseudo ciência é a mais ridícula?  (Lida 23952 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Qual pseudo ciência é a mais ridícula?
« Resposta #50 Online: 18 de Março de 2011, 16:57:44 »
Lembro de ter vido um comentário de que um estudo teria ligado a estimulação de certos nervos pelas agulhas com a atividade em áreas específicas do cérebro, que "poderiam" dar uma base a acupuntura.
Dei uma pesquisadarápida mas não consegui localizar isso.

Foi exatamente a explicação que o fisioterapeuta (o acupunrista) forneceu. Ele informou que havia uma estimulação para produzir endomorfina.

Mas mesmo que tal efeito seja real seria uma distancia enorme para afirmar que se trata de uma comprovação científica.

Não afirmei isto. Mas dado o meu conhecimento científico, eu avalio que a minha narrativa é mais do que uma evidência anedótica.

Se for verdade, seria o caso da possibilidade de que alguns "pontos" de acupuntura sejam realmente efetivos para algumas disfunções, mas claro que não por causa do alegado equilibrio de energias yin e yang...

O tal do 'equilibrio de energias yin e yang' é somente um blá-blá-blá esotérico. Mas, no meu caso, o efeito da técnica foi real.
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #51 Online: 18 de Março de 2011, 17:05:00 »
Eu não nego que algumas dessas técnicas possa ter algum efeito benéfico, placebo ou não. Mas pelo pouco que sei ninguém que pratica acupuntura, homeopatia, etc, já procurou fazer estudos sérios da eficácia de tais propostas. Ou os poucos que fizeram encontraram eficácia zero.
Se fizerem, demonstrarem eficácia, e essa eficácia for contínuamente comprovada em testes futuros, como é feito na medicina tradicional, para mim beleza. Mesmo que inicialmente não se tenha um fundamento científico para tal efeito.
Acho que vários medicamentos já foram descobertos, sendo que o seu princípio ativo e/ou mecanismo metabólico só tenha sido desvendado depois. Talvez ainda temos alguns medicamentos onde não se sabe exatamente muitos detalhes de sua atuação.

Veja que a massagem foi amplamente utilizada antes da medicina moderna, e agora já se sabe os seus efeitos benéficos, em situações bem limitadas, mas reais e comprovados cientificamente (pelo que sei). Então nada contra a contribuição de técnicas de origem não científica, desde que testadas.

O principal problema que vejo é que essas "medicinas alternativas" não se sujeitam a testes clínicos. O que para mim é fatal.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 18 de Março de 2011, 17:05:46 »
Não afirmei isto. Mas dado o meu conhecimento científico, eu avalio que a minha narrativa é mais do que uma evidência anedótica.

Nem passou pela minha cabeça que voce tivesse considerado isso. Apenas quiz dizer que a acupuntura "pode" funcionar em certos casos, através da estimulação de áreas do cérebro a produzir endorfinas (Ou algo assim, não sou muito bom em biologia/fisiologia). Mas isso não prova a acupuntura e seus princípios como um todo.

Diz a lenda que um sábio se espetou acidentalmente com um espinho e percebeu que uma dor que ele tinha diminuiu imediatamente, daí começou a se desenvolver o tratamento.
Parece razoável que eles tenham percebido a relação entre alguns pontos de "aplicação" e certos problemas e em cima disso criado todo uma "explicação" exotérica para isso e com essa "explicação" extendido o tratamento para milhares de males.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 18 de Março de 2011, 17:09:24 »
O principal problema que vejo é que essas "medicinas alternativas" não se sujeitam a testes clínicos. O que para mim é fatal.
Pois é, penso assim tambem, só ainda não "fechei" o assunto quanto a acupuntura, por mais desconfiado que eu seja em relação a ela.

Uma prima uma vez me perguntou se eu não acreditava em medicina "alternativa", e eu disse que se um dia eu tivesse uma doença alternativa, como desequilibrio de energias ou vibração desarmonica com o universo e outros bullshits, então eu procuraria a medicina alternativa. Mas enquanto eu tiver doenças "convencionais" eu procuro a medicina convencional  mesmo.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #54 Online: 18 de Março de 2011, 17:16:44 »
Pois é, penso assim tambem, só ainda não "fechei" o assunto quanto a acupuntura, por mais desconfiado que eu seja em relação a ela.
Acho que vc tá certo. Afinal acho que a massagem antiga pode ter dado muitas contribuições para a fisioterapia, e talvez ainda continua contribuindo.
Se a acupuntura procurar se estabelecer realmente testando a sua eficácia, talvez ganhe um status semelhante.
Mas como não tive a experiência de vcs, sou mais cético  :?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 18 de Março de 2011, 17:29:38 »
[...]
Uma prima uma vez me perguntou se eu não acreditava em medicina "alternativa", e eu disse que se um dia eu tivesse uma doença alternativa, como desequilibrio de energias ou vibração desarmonica com o universo e outros bullshits, então eu procuraria a medicina alternativa. Mas enquanto eu tiver doenças "convencionais" eu procuro a medicina convencional  mesmo.

Hehehehehehe.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 18 de Março de 2011, 17:38:23 »
Nem passou pela minha cabeça que voce tivesse considerado isso. Apenas quiz dizer que a acupuntura "pode" funcionar em certos casos, através da estimulação de áreas do cérebro a produzir endorfinas (Ou algo assim, não sou muito bom em biologia/fisiologia). [...]

Desculpe Contini, é que eu me expressei mal.

O que eu quis dizer é que a minha avaliação considera o fato de que eu tive uma experiência pessoal positiva com a acupuntura. Mas isto não significa que eu endosse as premissas dela, em especial as esotéricas.

O caso da acupuntura pode ser análogo ao dos medicamentos caseiros e indígenas à base de ervas e extratos vegetais. Em muitos destes 'remédios' há um componente químico ativo e que realmente tem efeito no corpo humano.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 18 de Março de 2011, 17:48:42 »
O caso da acupuntura pode ser análogo ao dos medicamentos caseiros e indígenas à base de ervas e extratos vegetais. Em muitos destes 'remédios' há um componente químico ativo e que realmente tem efeito no corpo humano.

Pois é! Me lembrou aquela estória:
Tem uma simpatia muito boa pra dor de cabeça. Pegue um copo d´água, segure um cristal por cima dele e entoe o "OHMM" (mantra indiano). Depois ponha uma aspirina na boca e beba a agua do copo "energizado"! Funciona que é uma beleza...

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #58 Online: 18 de Março de 2011, 18:50:18 »
Achoh que ninguém citou numerologia...
/------------------/--------------------/

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 18 de Março de 2011, 19:35:12 »
Se estou entendendo, isso daí são aquelas soluções pra beber de gotinha. E as bolinhas?
São feitas de açucar, ao qual é misturado o "remédio" homeopático e prensadas na forma de bolinhas.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 18 de Março de 2011, 19:49:11 »
Alguém sabe como a homeopatia conseguiu a aprovação de órgãos responsáveis pela regulação da prática da medicina em vários países do mundo?

Por meio de muito lobby político. Por exemplo, nos EUA os medicamentos homeopáticos são os únicos que não precisam passar pela aprovação do FDA para serem lançados no mercado. Isso graças a uma lei de um político que era simpatizante ou praticante da homeopatia, não lembro agora os detalhes.

[...]Não sei se isso é bom ou ruim no final das contas.[...]

Olha, eu acho que faz mais mal do que bem. No mínimo desperdiça recursos que poderiam ser bem melhor utilizados na melhoria de qualidade do serviço de saúde pública oferecido. Sem contar que nem todos os homeopatas aconselham seguir a alopatia. Alguns mais radicais são contra até mesmo a vacinação de crianças e alguns que fazem tratamento exclusivamente homeopático podem complicar uma situação que a princípio seria inócua e facilmente resolvida com a medicina de verdade.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 18 de Março de 2011, 20:34:21 »
E acupuntura? Tem confirmação científica ou é puro sadismo e sacanagem dos chinas e japas (que deveriam se limitar a vender pastel)?
Acupuntura é um pouco diferente.

Em primeiro lugar é preciso descartar toda a explicação da medicina tradicional chinesa sobre qi, 5 elementos e canais de energia. Também você descarta cerca de 99% dos supostos efeitos da acupuntura. O que sobra basicamente é analgesia.

Sobre essa aplicação, existem estudos tentando provar sua eficácia e outros procurando justificar sua suposta ação por meio de bloqueio das vias da dor (ou seja, a introdução da agulha atuaria nas fibras nervosas responsáveis pela transmissão da dor liberando neurotransmissores que bloqueiam o impulso doloroso).

Embora eu saiba que existam estudos que supostamente demonstram aumento do limiar da dor em animais submetidos a acupuntura (nunca os li), também sei que existem vários estudos com pacientes que não conseguiram nenhum efeito além do placebo. Mas ao contrário da homeopatia, pelo menos a acupuntura pode ter uma base fisiológica real para a sua ação (se de fato existir alguma ação).

Agora, existem outros métodos que me parecem derivados da acupuntura, sendo que no entanto não correspondem a sua aplicação tradicional e que parecem funcionar. É o caso por exemplo do agulhamento seco, técnica usada por médicos fisiatras para tratamento de dor miofacial, em que agulhas de acupuntura são usadas para estimular pontos-gatilho miofaciais. Outro caso é na dor ciática provocada pela compressão do nervo pelo músculo piriforme, em que uma agulha longa é introduzida até esse músculo buscando provocar o seu relaxamento e diminuir assim a dor. Nesse caso a explicação é baseada inteiramente em conhecimento moderno de anatomia e não em "equilíbrio dos canais de energia por onde circula o qi" e por isso mesmo não sei até que ponto essas aplicações podem ser mesmo consideradas acupuntura.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #62 Online: 18 de Março de 2011, 21:06:30 »
... nos EUA os medicamentos homeopáticos são os únicos que não precisam passar pela aprovação do FDA para serem lançados no mercado.
sacanagem ...

Sem contar que nem todos os homeopatas aconselham seguir a alopatia. Alguns mais radicais são contra até mesmo a vacinação de crianças e alguns que fazem tratamento exclusivamente homeopático podem complicar uma situação que a princípio seria inócua e facilmente resolvida com a medicina de verdade.
irresponsabilidade gritante ...

obrigado Angelo Melo, boas informações.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 18 de Março de 2011, 21:28:28 »
Obrigado Angelo.

Era mais ou menos essa a idéia que eu tinha de acupuntura, agora entendi melhor.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #64 Online: 18 de Março de 2011, 22:09:57 »
Chás: quebra pedra para os rins, boldo para o fígado, erva doce para acalmar, chá verde pra prisão de ventre, Santo Daime pra sei lá o que... Acho que alguns funcionam.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 18 de Março de 2011, 22:27:51 »
Chás: quebra pedra para os rins, boldo para o fígado, erva doce para acalmar, chá verde pra prisão de ventre, Santo Daime pra sei lá o que... Acho que alguns funcionam.
A maioria desses chás possuem princípio ativo. Antigamente se fazia cha de casca de salgueiro para curar dor de cabeça, então isolaram o princípio ativo da planta (ácido acetilsalicílico) e fizeram um medicamento mais efetivo e com menos efeitos colaterais.Falo da aspirina.
O chá do Santo D'aime possui princípios ativos que tem o efeito alucinógeno. e toda a mitologia em torno dele já é mais de cunho religioso, não sei se poderíamos dizer que é pseudo-científico.

Offline Lightman

• Nível 10
  • *
« Resposta #66 Online: 21 de Março de 2011, 19:18:43 »
Eu sempre me perguntei por que os céticos acham que homeopatia é enganação. Respondam as minhas perguntas, por favor:
1 - Não é certo que pequenas quantidades de substâncias, tomadas por muito tempo, resultam em algum efeito? Tipo, chupar uma laranja todo dia previne gripe! Não seria a mesma coisa?
2 - Crianças, por serem menos acostumadas aos remédios convencionais não seriam mais sensíveis à homeopatia? Pô, minha mulher vivia dando essas pilulinhas pros meus filhos e dava certo! Eu ficava de deboche, mas daí ela dava as bolinhas que os pediatras passavam e o moleque melhorava!
Agora, esperar um resultado rápido, como o do remédio convencional, realmente não dá.
1- Não, não seria porque na homeopatia o princípio ativo é diluido demais a ponto de não fazer qualquer efeito exceto o placebo.

2- O garoto melhoraria sozinho nesse caso, não foram as pílulas e sim o sistema imunológico dele.
"Seja você a mudança que quer ver no mundo." Gandhi

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 21 de Março de 2011, 21:13:00 »
Programação Neuro-Linguistica não é nem ciência nem pseudociência.

Neuro-Linguistic Programming (NLP) is a method of communication and personal development that place distinctive emphasis on the role of internal imagery, language and thought process. (http://www.surrey.ac.uk/management/research/centres/cmld/npl/)

E parece que o esse método tem dado certo:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20920803?dopt=Abstract
http://jtd.sagepub.com/content/3/2/140
http://www.routledge.com/books/details/9781560240020/

A PNL tem dose elevada de bullshit, principalmente quando vendida como panacéia, mas tal como a hipnose (e ela usa muito a auto-sugestão) existem coisas que funcionam e ainda não entendemos bem porque funcionam.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #68 Online: 22 de Março de 2011, 08:23:46 »
E hipnose? Custo a acreditar que alguém possa ser controlado por outra pessoa, que perca o controle de si mesmo, sei lá... Como se dá exatamente o fenômeno? Isso não é PSI?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 22 de Março de 2011, 08:48:51 »
E hipnose? Custo a acreditar que alguém possa ser controlado por outra pessoa, que perca o controle de si mesmo, sei lá... Como se dá exatamente o fenômeno? Isso não é PSI?
Quem pode te responder com propriedade é o Gigaview, mas existem muitas crenças atribuidas a hipnose que não são verdadeiras ou são exageradas.
Hipnose não se trata de controlar outra pessoa, já que é impossível fazê-la cometer algum ato contra a sua vontade, mas tem a ver com sugestionamento.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #70 Online: 22 de Março de 2011, 08:59:49 »
Escrevi no tópico do Adriano, mas vou repetir aqui:
O estado psicológico de uma pessoa afeta o estado imunológico. Já tive essa experiência. Logo qualquer pseudo-ciência, religião, auto-ajuda, mantra, costume, etc, pode funcionar como placebo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 22 de Março de 2011, 09:56:03 »

Famado, você já fez essa pergunta em outro tópico e indiquei várias textos. Você leu? Isso deve ter uns dois anos...
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #72 Online: 22 de Março de 2011, 10:30:26 »
Eu não. Mas diga-me em rápidas palavras. Se não puder, posta os links aí novamente, por favor.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 22 de Março de 2011, 13:29:40 »
Eu não. Mas diga-me em rápidas palavras. Se não puder, posta os links aí novamente, por favor.

Não existe consenso em relação à natureza da hipnose. Alguns pensam que a hipnose é um “estado alterado de consciência”, mas os cientistas  discordam sobre uma definição precisa de consciência, o que complica a utilização deste argumento.  De uma forma geral a hipnose está associada a um estado de relaxamento, atenção focalizada, estado de transe, ou a coisas interessantes e surpreendentes que as pessoas podem fazer quando estão hipnotizadas, como não sentir dor ou experimentar alucinações. No meu ponto de vista, a hipnose é um fenômeno psicológico que pode ser induzido por um hipnotizador com a colaboração do hipnotizado onde a mente interpreta temporariamente a imaginação como realidade.

Leitura básica: The Nature of Hypnosis - A report prepared by a Working Party at the request of The Professional Affairs Board of The British Psychological Society - http://www.bps.org.uk/downloadfile.cfm?file_uuid=A7AF6617-1143-DFD0-7E14-10B42D589040&ext=pdf

Os capítulos iniciais deste livro também são interessantes: International Handbook of Clinical Hypnosis:  http://www.scribd.com/doc/3183234/International-Handbook-of-Clinical-Hypnosis

Este livro explica algumas performances dos números de hipnose do  ilusionista Derren Brown, mostrados abaixo. Veja a técnica Handshake. http://www.scribd.com/doc/2582117/Mind-Control-NLP-Hypnosis

Alguns vídeos interessantes:
http://video.google.com/videoplay?docid=-7679285894741420315&q=derren+bronw&ei=6q9QSPfmEJPg-wG2n-S4DA
http://video.google.com/videoplay?docid=2346373489326834562&q=derren+bronw&ei=6q9QSPfmEJPg-wG2n-S4DA
http://video.google.com/videoplay?docid=4346935556222828719&q=derren+bronw&ei=6q9QSPfmEJPg-wG2n-S4DA
http://video.google.com/videoplay?docid=-971319480760072384&q=derren+bronw&ei=6q9QSPfmEJPg-wG2n-S4DA
http://video.google.com/videoplay?docid=7432104521038025528&q=derren+bronw&ei=gbBQSOH6Do2w-wGXmp3LDA
http://video.google.com/videoplay?docid=-1838382603721669559&q=hypnosis+ericksonian&ei=ALFQSMb3A4iY-wGH3a3HDA

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #74 Online: 22 de Março de 2011, 14:33:18 »
Cara, eu vi um documentário sobre umas pessoas que treinavam, via hipnose, pra não sentir dor. Daí, iam ao dentista e não sentiam nada. Eu fui fazer o mesmo (minha esposa é dentista). Era uma simples troca de obturação de amalgama por resina. Ela aplicou um pouco de anestesia e eu pedi que não aplicasse mais, pra ver se eu agüentava. Fiquei lá, tentando ignorar a dor... mas foi um sofrimento do cacete. Cara, sem brincadeira, sinto dor nesse dente até hoje e ele não tem nada. Isso tem uns dois anos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!