ByteCode, por que você acha que, após a humanidade ter passado pelas seguintes etapas...
Escambo => mercadoria-moeda => metalismo => moeda-papel => papel-moeda => moeda escritural => moeda virtual...
...deveríamos retornar ao escambo e por quê?
Por que o sistema atual não está dando muito certo?
Você acha que o uso da moeda não está "dando certo"???!!!
Elabore mais isso aí.
Confesso sinceramente que estou muito curioso para saber. Eu não lia uma (aparente) sandice desse naipe há muito tempo.
Para pensar em um exemplo simples, já parou para imaginar o funcionamento de uma feira livre sem moeda?
Eu tenho muito feijão, mas estou precisando de arroz, você acha que é melhor que eu dependa de encontrar uma pessoa na situação oposta à minha (que tenha muito arroz e precise de feijão) ou que eu possa vender feijão e comprar arroz com qualquer pessoa em troca de moeda?
Mas esta troca, este escambo, no caso de uma economia baseada em recursos, não se daria entre os cidadãos..
Então o comércio seria abolido?? As pessoas não poderiam mais trocar, comprar e vender coisas entre si???
e nem com coisas pequenas em pouca quantidade.
Não haveria mais o comércio "varejista"?? As compras teriam que ser apenas no atacado??
A troca de recursos seria entre regiões do mundo, onde algo sobra em um e falto no outro. Além de ser em grande quantidade. A distribuição aos cidadãos seria feita por outros meios, com locais de entrega e com um autissimo grau de informatização para o controle e evitar o desperdicio.
Pelo que entendi, você está dizendo que as pessoas perderiam o direito de comprar, vender e trocar os seus bens. Elas teriam que entregá-los a alguma entidade, que faria o comério por elas?
Ex: eu preciso comprar creme dental. Pegaria um saquinho de arroz, entregaria à entidade. Ela pegaria o meu saco de arroz, entregaria a alguém, que em troca lhe daria ou o creme dental ou alguma outra mercadoria que poderia ser trocada com outro por creme dental. Ao final, ela me entregaria o creme dental.
Ou seja, ao invés de eu ir sozinho vender meu arroz, obter dinheiro e sozinho comprar meu creme dental, eu teria que passar por todo esse processo.
A entidade que distribuiria os bens passaria a ser a "moeda". A única diferença é que os indivíduos não fariam mais as trocas uns com os outros livremente, mas dependeriam da intermediação dos indivíduos da entidade distribuidora.
É mais ou menos isso?