Autor Tópico: Projeto Venus  (Lida 29751 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Projeto Venus
« Resposta #200 Online: 22 de Abril de 2012, 08:01:47 »
[...]
Em primeiro lugar,  um motivo óbvio é que existem países , então é óbvio que se fosse adotada uma organização mundial  que eliminasse a existência dos países diversos , seria impossível continuarmos a termos guerras entre países .  O que deveria ser feito para que isso ocorresse já é outra linha de reflexão/discussão;  mas   não há nada de impossível nesta tarefa, ela seria apenas uma tarefa grande, mas não impossível.

É óbvio que os conflitos humanos ocorrem por causa dos... seres humanos. Logo se os eliminássemos não mais existiriam problemas deste tipo.  :) :P

Novamente, a guerra entre tribos/povos/nações/países é uma atividade social , é uma atividade socialmente aprendida e socialmente organizada.

Alguns aqui estão querendo argumentar que a guerra entre povos/tribos/nações/países  é algo inerente a biologia do homem e que  não é  uma atividade  socialmente aprendida . Isto é completamente falso , a guerra entre povos/tribos/nações/países é uma atividade socialmente aprendida e socialmente executada, e que portanto depende da organização social existente.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 22 de Abril de 2012, 08:14:25 »
Deixa eu ver se entendi: acabando com os países acabarão as guerras entre países? Sério? :stunned:

De forma semelhante a que  a unificação e criação de Estados nacionais  acabaram com as guerras entre  cidades,  uma  forte  unificação  mundial  que eliminasse os atuais Estados nacionais acabaria com as guerras entre os atuais países.

Brincadeiras à parte, os países são só um reflexo do comportamento grupal do ser humano. Na verdade eu não diria os países, mas as nações cumprem esse papel de mega bandos (lembrando que país e nação tem definições diferentes, embora se busque sempre fazer com que países sejam formados apenas por uma nação por questão de estabilidade.)

Acabar com os países seria até bem fácil dado que eles são bastante artificiais, mas eu tenho sérias dúvidas se seria possível acabar com o sentimento nacionalista ou tribal do ser humano com tanta facilidade. É esse sentimento que leva aos conflitos.

Não seria fácil acabar com o sentimento nacionalista, isto levaria algumas decádas, mas seria possível .

A própria Europa já poderia ter dado melhores passos nessa direção , para isso a  União Européia deveria deixar a  fracassada ideologia multiculturalista de lado e adotar medidas que unificassem verdadeiramente os povos da Europa, só para começo de conversa deveriam criar uma língua única  e  programar a extinção de todas as outras línguas ,  isto geraria muita oposição dos nacionalistas , mas seria muito importante para criar uma verdadeira , forte e eficaz União Européia.

.
« Última modificação: 22 de Abril de 2012, 08:18:06 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #202 Online: 22 de Abril de 2012, 08:25:10 »
Os motivos da guerra são os mesmos motivos das brigas entre indivíduos, porém em uma escala maior e coletiva.

Para se evitar uma guerra (ou uma briga), é necessário o seguinte:

1- Que haja alguma autoridade ou instância maior capaz de mediar pacificamente as disputas;

Um Estado único, e um governo mundial.

Eu sei que para isso seria necessário reduzir ao máximo as diferenças culturais . E uma diferença cultural  fundamental  entre os povos/nações/países são as diferentes línguas, daí um passo muito importante nesta direção seria criar uma língua única de mais fácil aprendizagem possível e programar a extinção de todas as outras.  Isto seria uma grande tarefa, mas não uma tarefa impossível,  desde que se tenha  vontade e poder político para isso.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 22 de Abril de 2012, 09:30:35 »
Os motivos da guerra são os mesmos motivos das brigas entre indivíduos, porém em uma escala maior e coletiva.
Para se evitar uma guerra (ou uma briga), é necessário o seguinte:

1- Que haja alguma autoridade ou instância maior capaz de mediar pacificamente as disputas;

Já comentei no outro post  acima.

2- Na ausência de 1, que as consequências esperadas da guerra (ou briga) sejam muito piores do que a concessão parcial ou total na disputa.

Neste item se encaixa a doutrina de Mútua Destruição Assegurada, MAD , que diminui as chances de guerra entre países,  que tenham poder mais ou menos equilibrado de se destruirem mutuamente. Mas tal doutrina não impede que um país mais bem armado ataque  outro país menos bem armado e com baixa capacidade de retaliar.

*Uma pessoa com um alto padrão de vida tem mais a perder e mais motivação para evitar envolvimento em guerras do que uma em condições precárias.

Essa motivação só existirá se houver medo de que  a guerra vá lhe trazer morte/destruição/ e ou grandes prejuízos para si mesmo ou para seus amigos.

Se o rico/poderoso achar que  a relação custo/benefício  da guerra lhe será suficientemente favorável ,  ele será a favor da guerra . 

.

« Última modificação: 22 de Abril de 2012, 09:32:36 por JJ »

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #204 Online: 22 de Abril de 2012, 11:07:04 »
Mas dizer que os conflitos humanos são todos  de origem cultural e social é, pra ser bem generoso, extremamente questionável. Suplantar desse processo o papel genético e instintivo é um reducionismo muito grande da questão.

Em que você se baseia pra afirmar que é tudo uma questão de cultura?
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 22 de Abril de 2012, 15:28:07 »
Mas dizer que os conflitos humanos são todos  de origem cultural e social é, pra ser bem generoso, extremamente questionável. Suplantar desse processo o papel genético e instintivo é um reducionismo muito grande da questão.

Eu não afirmei que todos os conflitos humanos são de origem cultural. Primeiramente eu repito que minhas referencias são primordialmente a guerras entre povos/tribos/nações e mais especialmente entre países.

Eu sei perfeitamente que o homem tem pulsões agressivas, entretanto da mesma forma que dentro de um Estado nacional nós temos instituições que diminuem as possibilidades de manifestações dessas pulsões agressivas entre as pessoas e grupos residentes nesse Estado, de forma semelhante , um governo mundial e um Estado único, somado com as devidas ações que possam reduzir ao mínimo as diferenças culturais nessa nova sociedade mundial, teria as instituições e o monopólio da força , de modo que não teríamos mais a atual anarquia entre Estados com forças militares diversas , e que de vez em quando vão à guerra.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #206 Online: 22 de Abril de 2012, 15:47:24 »

Tudo, 100% , certamente que não, mas a maior parte , certamente que sim, e eu me baseio em alguns conhecimentos de psicologia.  Um ser da espécie Homo sapiens, geralmente nasce com potencial de se tornar um ser humano, mas este potencial só se realiza se houver as devidas interações sociais. A maior parte dos nossos comportamentos são socialmente aprendidos.

.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #207 Online: 22 de Abril de 2012, 17:45:43 »
Tudo, 100% , certamente que não, mas a maior parte , certamente que sim, e eu me baseio em alguns conhecimentos de psicologia.  Um ser da espécie Homo sapiens, geralmente nasce com potencial de se tornar um ser humano, mas este potencial só se realiza se houver as devidas interações sociais. A maior parte dos nossos comportamentos são socialmente aprendidos.
Citation Needed...

Quem fala essa baboseira geralmente é a sociologia, e se pensar que as pessoas de sociologia se baseiam em autores como Marx e Engels....Olha aí no que dá.

JJ você tem duas escolhas: ou você aceita a realidade, ou você não aceita e fica sonhando. A vantagem de se aceitar a realidade é que como ela é real, ela produz resultados reais.

Essa história de que o homem tem necessidade de fazer guerra, e que não é simples imposição social, foi estudada por psiquiatras como Freud e Jung. Essa coisa deexternalizar conflitos que na verdade são internos, o homem é craque em fazer isso...E não é nenhum ser inanimado que chamado sociedade que faz.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #208 Online: 22 de Abril de 2012, 17:48:44 »
Citation Needed...

Quem fala essa baboseira geralmente é a sociologia, e se pensar que as pessoas de sociologia se baseiam em autores como Marx e Engels....Olha aí no que dá.

Fabi,

Gostaria de saber se você estaria disposta a ter um filho e fazer uma experiência científica na qual ele fosse totalmente isolado de qualquer contato social com humanos (poderia ter contato com alguns animais) desde o primeiro dia de nascimento até uns 9 anos de idade.

Seria que você  estaria disposta ? Você realmente acha que ele  adquiriria comportamentos humanos  ?   

JJ você tem duas escolhas: ou você aceita a realidade, ou você não aceita e fica sonhando. A vantagem de se aceitar a realidade é que como ela é real, ela produz resultados reais.

Organização social é algo mutável no tempo , o que hoje você considera  in-crível  no futuro poderá se tornar realidade. 

E felizmente tanto para mim , como para você, pessoas e grupos no passado , por ex. na Idade Média, sonharam com um mundo diferente , caso contrário até hoje estaríamos num mundo controlado pela ICAR .

Essa história de que o homem tem necessidade de fazer guerra, e que não é simples imposição social, foi estudada por psiquiatras como Freud e Jung. Essa coisa deexternalizar conflitos que na verdade são internos, o homem é craque em fazer isso...E não é nenhum ser inanimado que chamado sociedade que faz.

Eu conheço um pouco das idéias de Freud, sei perfeitamente que o homem tem pulsões agressivas, mas a guerra entre países não é nem de longe uma atividade de um indivíduo . A guerra é uma atividade social altamente organizada e motivada por interesses de uma parcela da sociedade que detem o poder nas mãos ( e que diga-se de passagem  não vai para a frente de batalha ) .

.
« Última modificação: 22 de Abril de 2012, 18:15:19 por JJ »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #209 Online: 22 de Abril de 2012, 19:34:15 »
Com um título de tópico como esse, não poderia haver outra coisa que não concentração de delírios fantasiosos. Quando alguém profere tolices a respeito da instituição soberana e sagrada da guerra eu penso na máxima: meu reino por uma guerra!

O ser humano tem a tendência em se agrupar com "semelhantes" e hostilizar os "diferentes". Primeiro em famílias, depois em clãs, tribos, etc. Países são tribos sofisticadas e enormes.
É justamente por esta questão de hostilizar os diferentes , que alguns tipos de diferenças  deveriam ser eliminadas, e  um tipo de diferença  que poderia ser eliminada seria a diferença de nacionalidades ,  e outra muito importante seria as diferenças liguísticas.
Nacionalidades, culturas, histórias inteiras... vamos lá acabar com tudo isso! Guerr... hrm hrm ...fim a tudo isso!

Claro! Ótima ideia! Eu opto por todos nos normalizarmos por um Estado islâmico extremista fundamentalista planetário. Você não vai querer fazer guerra a mim por isso, certamente. Podemos todos adotar a língua árabe também. Comece a aprender já! Vamos pôr mãos à obra e deixar essa conversa vazia de que guerra não tem solução para aqueles que ficam a debater trivialidades sem rumo! Criemos o PEPPJ (Programa Expresso Para o Paraíso Já) e... vamos em frente à luta... (...não, não, luta não) ...marcha (...marcha não... ...lembra coisa de soldado... dá uma ajuda aí!) companheiros!

Se pararmos de nos organizarmos em países, vamos guerrear por religiões diferentes, raças diferentes, e até times de futebol diferentes. Aliás, já fazemos isto, nem sempre guerras acontecem entre países diferentes.
Religiões diferentes num Estado único , podem ser um fator de separação entre as pessoas, mas sem o apoio de uma força militar , e pelo contrário  com a supervisão de um Estado  único e laico, e que obviamente tenha o monopólio da força ,  elas não poderiam  originar guerras internas.
Assim como não acontecem guerras entre quadrilhas de mafiosos, traficantes rivais, gangs de rua, etc.? É mesmo... verdade!

Só acho estranho esse negócio de "monopólio da força". Isso soa tão... belicoso... Não tem outro brilhante jeito não?

E obviamente  existindo um Estado único , seria impossível a existência de guerras entre Estados/países, o que afinal de contas é o problema que eu coloquei de início:  as guerras entre países/Estados  diferentes.
Brilhante!!! É uma extraordinária manobra semântica! E... semanticamente, funciona mesmo!!! Que legal!!!

Pode se que em algum ponto do desenvolvimento humano cheguemos ao ponto de sermos uma "aldeia global", o que na minha opinião seria o ideal. Mas estamos muito longe disto, e nem sei se algum dia chegaremos lá.
Concordo que estamos longe, afinal de contas nem a União Européia  chegou a tal ponto de unificação ( mas porque ainda não quiseram, e não porque seja impossível), e como já disse, seria uma grande tarefa.  Entretanto o que reafirmo é que é possível.
Afirmativa extraordinária! Poderia demonstrar a viabilidade apresentando um projeto de implantação passo a passo? Estou curiosíssimo...

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 22 de Abril de 2012, 20:05:26 »
Com um título de tópico como esse, não poderia haver outra coisa que não concentração de delírios fantasiosos. Quando alguém profere tolices a respeito da instituição soberana e sagrada da guerra eu penso na máxima: meu reino por uma guerra!

Faça melhor do que pensar, experimente ir para uma frente de batalha na qual tenha balas de fuzis e metralhadoras voando na sua direção, granadas e bombas explodindo  próximas de você , e se sobreviver,  volte para nos contar as emoções da sagrada atividade guerra, a qual merece ser preservada.   :hihi:

.

« Última modificação: 22 de Abril de 2012, 20:09:06 por JJ »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #211 Online: 22 de Abril de 2012, 20:33:55 »
E não é o que estou aqui fazendo?!

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #212 Online: 24 de Abril de 2012, 12:09:40 »

De palavras para balas e estilhaços de granadas reais , e ondas de choque  e fogo  de  bombas reais , a diferença é enorme.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 17 de Maio de 2014, 06:08:05 »
Melhor caprichar no colírio, pelo jeito a maioria tem a mesma opinião...

E desde quando ser maioria significa estar com a razão? Se fosse assim Deus já estaria mais do que provado.

Excelente resposta. É muito interessante  ver um ateu usar um argumento que religiosos usam quando é necessário defender uma ideia que ele ama.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #214 Online: 17 de Maio de 2014, 06:19:57 »
Marx também tinha uma utopia tosca, e levaram a sério, colocaram em prática. Deu no que deu.

Bem, muitas coisas que antigamente eram consideradas utopias hoje em dia são pura realidade e dão muito certo.

Imaginemos que o sistema atual fosse outro, que não o capitalismo monetarista e alguém chegasse com uma proposta de livre mercado, demanda... enfim, Capitalismo. Certamente muitos iriam achar uma utopia também, que só daria certo na teoria. Realmente, na teoria o Capitalismo é lindo, mas na prática basta assistirmos televisão e ler jornais pra ver que está bem longe da perfeição ou sequer do razoável.

Você Rhyan, que defende tanto a liberdade plena, não acha que em um sistema onde não haja pressão por lucro, carga de trabalho de oito horas ou mais, nem instituições manipuladores etc... a liberdade não seria muito mais próxima de algo que possamos chamar de PLENA?

A liberdade que os anarco capitalistas defendem é a liberdade do capital, é a liberdade total para o  capitalista deitar, rolar e e explorar ao máximo as pessoas com menos recursos. É a liberdade do proprietário de meio de produção , propriedade esta que é uma fonte de poder, o qual é tanto maior quanto maior for este meio de produção. No nosso sistema capitalista que impera no mundo atual quanto maior a propriedade privada de meio de produção, maior  tenderá a ser  o poder de seu proprietário.

E poder é uma palavra chave para entender toda a patifaria que impera na imunda  sociedade do Homo sapiens sapiens. Uma sociedade onde a mentira, a falsidade, a hipocrisia são as bases dos jogos de poder, que por sua vez são as bases que direcionam a maioria das relações entre os Homo sapiens sapiens.

.

« Última modificação: 17 de Maio de 2014, 06:56:22 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 17 de Maio de 2014, 06:44:10 »
ByteCode, só tenho uma coisa a dizer e nada mais:

Se é verdade que já temos tecnologia suficiente para que TODAS as nossas necessidades de bens e serviços possam ser satisfeitas por máquinas e não precisemos mais trabalhar, investir, e comercializar, pois receberemos de graça as coisa que precisarmos. Então eu CONCORDO que o Projeto Vênus é viável e acrescento que é um paraíso e que DESEJO que ele seja implantado o mais rápido possível.   :ok:

Se todas as necessidades foi utilizado aqui no mesmo sentido de  os todos os desejos, então temos um argumento completamente absurdo, pois nenhum sistema atual, passado ou futuro fez ou fará isso,  pois a maioria das pessoas tem desejos infinitos (ou pelo menos gigantescos, e de qualquer forma basta que uma pessoa tenha desejos infinitos, para que torne impossível que qualquer sistema econômico atenda a TODOS os desejos/necessidades).

E para lembrar aos amantes  e apologistas do sistema atual,  que parecem sofrer de visão seletiva,  o sistema atual não atende sequer as necessidades básicas de um bom percentual dos habitantes do mundo.

.
« Última modificação: 17 de Maio de 2014, 07:01:26 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 17 de Maio de 2014, 06:52:36 »

E aí Cientista, tá rolando uma guerra na Síria e outra na África,  porque você não vai lá para a frente da batalha, ficar no caminho de balas,  granadas e bombas para mostrar o seu apreço pela valorosa atividade guerra.

Apologistas de guerras são muito interessantes, defendem a "sagrada" atividade desde que sejam outros que estejam no caminho das balas, granadas e bombas.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 18 de Maio de 2014, 05:11:17 »
E simplesmente não há o que discutir. Se as máquinas poderão mesmo produzir todos os nossos bens e serviços, ponto final.

Nenhuma questão econômica se faz necessária.

O maior obstáculo para uma grande mudança social como essa não é algum aumento no desenvolvimento da tecnologia, o maior obstáculo é político. O maior obstáculo tem a ver com as estruturas de PODER existentes.  Quem já conquistou boas posições de PODER no sistema atual dificilmente terá algum interesse em ajudar a mudá-lo. Mas é justamente quem tem mais PODER é que teria as melhores condições para dar início às mudanças necessárias .

O problema é primordialmente político, o problema é principalmente uma questão de  Jogos de Poder.

.
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, 05:19:04 por JJ »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!