Com um título de tópico como esse, não poderia haver outra coisa que não concentração de delírios fantasiosos. Quando alguém profere tolices a respeito da instituição soberana e sagrada da guerra eu penso na máxima: meu reino por uma guerra!
O ser humano tem a tendência em se agrupar com "semelhantes" e hostilizar os "diferentes". Primeiro em famílias, depois em clãs, tribos, etc. Países são tribos sofisticadas e enormes.
É justamente por esta questão de hostilizar os diferentes , que alguns tipos de diferenças deveriam ser eliminadas, e um tipo de diferença que poderia ser eliminada seria a diferença de nacionalidades , e outra muito importante seria as diferenças liguísticas.
Nacionalidades, culturas, histórias inteiras... vamos lá acabar com tudo isso! Guerr... hrm hrm ...fim a tudo isso!
Claro! Ótima ideia! Eu opto por todos nos normalizarmos por um Estado islâmico extremista fundamentalista planetário. Você não vai querer fazer guerra a mim por isso, certamente. Podemos todos adotar a língua árabe também. Comece a aprender já! Vamos pôr mãos à obra e deixar essa conversa vazia de que guerra não tem solução para aqueles que ficam a debater trivialidades sem rumo! Criemos o PEPPJ (Programa Expresso Para o Paraíso Já) e... vamos em frente à luta... (...não, não, luta não) ...marcha (...marcha não... ...lembra coisa de soldado... dá uma ajuda aí!) companheiros!
Se pararmos de nos organizarmos em países, vamos guerrear por religiões diferentes, raças diferentes, e até times de futebol diferentes. Aliás, já fazemos isto, nem sempre guerras acontecem entre países diferentes.
Religiões diferentes num Estado único , podem ser um fator de separação entre as pessoas, mas sem o apoio de uma força militar , e pelo contrário com a supervisão de um Estado único e laico, e que obviamente tenha o monopólio da força , elas não poderiam originar guerras internas.
Assim como não acontecem guerras entre quadrilhas de mafiosos, traficantes rivais, gangs de rua, etc.? É mesmo... verdade!
Só acho estranho esse negócio de "monopólio da força". Isso soa tão... belicoso... Não tem outro brilhante jeito não?
E obviamente existindo um Estado único , seria impossível a existência de guerras entre Estados/países, o que afinal de contas é o problema que eu coloquei de início: as guerras entre países/Estados diferentes.
Brilhante!!! É uma extraordinária manobra semântica! E... semanticamente, funciona mesmo!!! Que legal!!!
Pode se que em algum ponto do desenvolvimento humano cheguemos ao ponto de sermos uma "aldeia global", o que na minha opinião seria o ideal. Mas estamos muito longe disto, e nem sei se algum dia chegaremos lá.
Concordo que estamos longe, afinal de contas nem a União Européia chegou a tal ponto de unificação ( mas porque ainda não quiseram, e não porque seja impossível), e como já disse, seria uma grande tarefa. Entretanto o que reafirmo é que é possível.
Afirmativa extraordinária! Poderia demonstrar a viabilidade apresentando um projeto de implantação passo a passo? Estou curiosíssimo...