Espiritualidade, enquanto forma mais profunda de relacinamento comigo mesmo, com os demais e com o meio ambiente que vivo é algo significativo sim. Mas a espiritualidade que vê dentro de nós um fatasminha ou uma consciência que sobrevive à morte, é apenas uma visão retrógrada e supersticiosa da vida que só leva à estagnação da evolução social.
Depende de como encaramos a espiritualidade fantasmagórica. Se fazemos disso uma espécie de bengala aos nossos problemas pessoais, daí sim é que é ruim. O problema todo é quando isso nos impede de investigar as coisas, daí sim é que isso dificulta o progresso. Mas acontece que eu sou do tipo de cara que quer desvendar os mistérios de deus, ou seja, sou do tipo espiritualista que quer investigar as coisas, seja por meio de evidências científicas, seja por meio de uma lógica bem elaborada, no lugar de fazer de uma crença específica uma bengala, pois que não sou assim. Para mim tudo faz parte da espiritualidade, seja este universo, outro paralelo ao nosso ou algo além disso...
Eu vi alguns vídeos do The Atheitst Experience e vendo-os aprendi que de fato não é seguro colocar suas felicidades numa crença específica, pois que quando chega alguém e te refuta, você começa a ficar desesperado e finalmente acaba por atacar o cético. Muitos terminam por ameaçá-los dizendo que estes vão para o inferno... Mas isso não faz sentido, porque em tese você não vai pro inferno por desobedecer uma autoridade divina idealizada, mas sim em função de seus pensamentos e atos. E mesmo que fosse ao inferno, pelo tipo de raciocínio que adoto, não se ficaria lá para sempre. Não se trata de um castigo, mas sim do reflexo do que você foi durante a vida, e seria como um estado passageiro de consciência.
Mas o importante aqui é que eu aprendi sim a colocar a minha felicidade no senso de investigação, e não numa crença estática. Apesar de eu adotar um raciocínio digamos... energista, não materialista, passei a questionar crenças que tinha anteriormente e que agora não mais acredito. E assim continuarei enquanto continuar colocando o meu raciocínio mais em função dos conceitos científicos e é isso o que vai me evitar a estagnação como normalmente ocorre em religiosos. Ou seja, sou do tipo de espiritualista que gosta de acompanhar a ciência, ao invés dos ortodoxos.
Sou a favor de um raciocínio energista ou espiritualista, porém sou contra as instituições religiosas de controle de massa. Esse é o ponto.
O Projeto Vênus não será perfeito, mas será melhor que sistemas como capitalismo, comunismo, fascismo, entre outros... Se for para haver uma nova ordem mundial, esta deveria ser como idealizada por este projeto.