Autor Tópico: Sobre o Ateísmo: Se pudesse escolher, você seria ateu?  (Lida 18037 vezes)

Offline Zam

• Nível 01
  • *
Sobre o Ateísmo: Se pudesse escolher, você seria ateu?
« Online: 07 de Maio de 2011, 21:55:39 »
Sabemos que a fé independe da vontade do indivíduo, ou se acredita em alguma coisa ou não. Mas se você pudesse simplesmente tomar a Pílula Azul e, do dia para a noite, passar a acreditar fielmente em alguma religião, sem questionamentos, esquecendo todo esse "papo de ateísmo". Você o faria? Se sim, qual religião você escolheria e por que?
"Quando se culpa os outros, renuncia-se à capacidade de mudar" (Douglas Adams)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Sobre o Ateísmo: Se pudesse escolher, você seria ateu?
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2011, 22:04:01 »
Não. Porque não faz sentido escolher ignorância se minha atual posição não me incomoda.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2011, 22:55:23 »
Sabemos que a fé independe da vontade do indivíduo, ou se acredita em alguma coisa ou não.

Se acredita é porque quer acreditar e querer é um ato de vontade logo a fé depende da vontade de acreditar. Uma pessoa que acredita, no entanto, não significa necessariamente que ela tenha fé pois a fé não permite a dúvida. Portanto a premissa não é verdadeira.

Mas se você pudesse simplesmente tomar a Pílula Azul e, do dia para a noite, passar a acreditar fielmente em alguma religião, sem questionamentos, esquecendo todo esse "papo de ateísmo". Você o faria? Se sim, qual religião você escolheria e por que?

Se acredita fielmente em alguma religião não há possibilidade de se escolher outra, simplesmente porque há vontade de acreditar sem questionamento, isto é, existe fé.

« Última modificação: 07 de Maio de 2011, 23:05:12 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2011, 00:09:49 »
Concordo, em linhas gerais, com as palavras do Gigaview.
Foto USGS

SenhorZen

• Visitante
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2011, 09:48:36 »
Não. Eu não vejo qual é o grande drama em ser ateu, sério.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2011, 09:53:00 »

Idem.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2011, 10:37:33 »
Como assim, "se eu pudesse escolher"? Eu escolhi ser ateu, depois de ler, estudar e debater muito; da mesma forma, poderia escolher continuando ser crente mesmo contra todas as evidências em contrário.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2011, 10:46:50 »
Sabemos que a fé independe da vontade do indivíduo, ou se acredita em alguma coisa ou não. Mas se você pudesse simplesmente tomar a Pílula Azul e, do dia para a noite, passar a acreditar fielmente em alguma religião, sem questionamentos, esquecendo todo esse "papo de ateísmo". Você o faria? Se sim, qual religião você escolheria e por que?
Eu escolheria a religião adventista, por considerar o amplo estudo doutrinário que esta tem e a fantástica maravilha que é o paraíso deles, algo sonhado por seus membros, como a realidade que nós não enxergamos. E tenho um grande conhecimento com o pessoal desta igreja, minha irmã tem uma forte participação e até mesmo aprendeu a respeitar o pensamento ateísta depois de muitos debates sérios que tivemos sobre deus, o teísmo e o ateísmo. Assim como eu estou demonstrando aqui o meu respeito e consideração pela crença dela  :lol:

Uma outra pírula azul, mas esta eu tomei mesmo (  :(  ) foi a do espiritismo. Mas confesso que foi muito divertido o sentimento de ser eterno e pesquisar a história como se fosse o meu passado individual, tentando encontrar as minhas outras vidas  :biglol:
Nesta situação eu descobri que reencarnei como Sócrates, Adam Smith e tive uma grande parceria com um outro grande espírito de nosso tempo, Karl Popper. Ele teria sido Platão (o qual ele discute profundamente em sua obra, batendo com as "técnicas conscienciológicas") e Stuart Mill, tendo estudado as "minhas" obras de economia. Assim teriamos uma grande parceria ao longo dos séculos, um evolução consciencial em conjunto. Megalomania pouca é bobagem  :D

Mas saindo da matrix e voltando a realidade, e a sua representação simbólica, a pírula vermelha, eu escolhi esta mesmo, desta cor, pois o meu ateísmo é também marxista, e enxergo a religião como o ópio do povo. Num sentido bem profundo de ateísmo, pois considera o sofrimento em relação ao mundo como muito danoso e portando esta droga, a crença num mundo melhor (pírula azul), que oferece a possibilidade de se anestesiar da dura realidade do mundo real através do acesso a um mundo perfeito, como são os paraísos das religiões.

Eu entendo que este é o drama religioso, pois fora da matrix conseguimos enxergar a realidade tecnológica que a ciência utiliza, algo muito distante dos baratos do ópio religioso  :ok:

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2011, 11:49:49 »

Nem eu...
"Deus prefere os ateus"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2011, 13:27:57 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2011, 19:04:56 »
Nesta situação eu descobri que reencarnei como Sócrates, Adam Smith e tive uma grande parceria com um outro grande espírito de nosso tempo, Karl Popper.

Caraca, te disseram mesmo que você foi Sócrates e Adam Smith em outra encarnação? É impressionante como eles dizem o que queremos ouvir. Estatisticamente falando, quais são as chances de algum de nós ter sido uma pessoa famosa em outra encarnação? Que dizer de duas? Será que ninguém foi escravo, servo, ladrão, puta?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2011, 19:17:59 »
Nesta situação eu descobri que reencarnei como Sócrates, Adam Smith e tive uma grande parceria com um outro grande espírito de nosso tempo, Karl Popper.

Caraca, te disseram mesmo que você foi Sócrates e Adam Smith em outra encarnação? É impressionante como eles dizem o que queremos ouvir. Estatisticamente falando, quais são as chances de algum de nós ter sido uma pessoa famosa em outra encarnação? Que dizer de duas? Será que ninguém foi escravo, servo, ladrão, puta?

:histeria:

Já reparou que a vida "atual" é sempre uma involução?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2011, 20:23:48 »
Como assim, "se eu pudesse escolher"? Eu escolhi ser ateu, depois de ler, estudar e debater muito; da mesma forma, poderia escolher continuando ser crente mesmo contra todas as evidências em contrário.
Mais ou menos como peruntar se voce preferiria voltar a aacreditar em papai-noel...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2011, 20:26:18 »

:histeria:

Já reparou que a vida "atual" é sempre uma involução?

Eu evolui... Em um "teste" que postaram aqui para ver qual foi sua vida passada, eu fui uma freira católica que foi candidata a santa... Aora sou en. de telecom, para mim foi uma puta meloria!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2011, 21:57:50 »
Se é para acreditar em alguma coisa, melhor sonhar com as 72 virgens do islão.

Nem eu...

3
Mais um que não vê.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 08 de Maio de 2011, 22:42:56 »

Não é que me disseram isto, mas a conscienciologia relaciona muitos traços, que eu descobri depois, relativos a supertotação com a própria "ciência conscienciologia". Um deles é a chamada síndrome do estrangeiro, que diz que o sentimendo de você ser direrente dos demais. Na psicologia da educação é chamado de assincronismo entre o indivíduo e a sociedade. O indivíduo necessita de muito mais informação e conhecimento que a média das pessoas. Na nossa cultura é muito associado ao nerdismo.

Já com relação ao espiritismo, o Waldo já assumiu publicamente, no último Globo Reporter, ser o espírito da verdade, denominado Zéfiro. Ou seja, aqueles espíritos evoluídos que falam um monte de baboseiras e asneiras para o Alan Kardec. Ele foi o líder deles  :lol:

A diferença do espiritismo do Chico com o do Waldo é o academicismo. A consciênciologia se "livrou" do estigma do charlatanismo com o uso de muitos médicos e psicólogos diplomados. O seu charlatanismo é epistemológico e cético. A descrença é o ponto forte de sua abordagem laboratorial empírica.

Tem um jornalista, o Alexandre Nonato, que também tive a oportinidade de conhecer, e que fala muito do Juscelino Kubitschek, o qual suspeito que imagina ter tido uma relação parecida, em outras vidas, com ele. Este espiritismo brasileiro, na figura do Waldo, se insere muito na publicação de livros, com uma editora específica para isto, e com o assédio de jovens com altas habilidades, com um discurso de que esta condição é derivada de cursos anteriores ao seu nascimento. O chamado curso intermissivo. Basta ver o vídeo de boas vindas aos "intermissivistas" na página das tertúlias.

E uma outra característica da conscienciologia é o agnosticismo. É praticamente um ateísmo leve, tem uma "doutrinação" ateísta mais leve. E como no nosso ceticismo, a descrença a embasa. Por isto eu correlacionei os dois no meu "uso da pírula azul" espírita.
« Última modificação: 08 de Maio de 2011, 22:45:14 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 09 de Maio de 2011, 11:36:39 »
Obrigado pela explicação, Adriano. Eu não acompanhei muito a sua fase conscienciológica.

Mas gente, vamos parar de falar em "pílula azul"? :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Maio de 2011, 11:40:37 »
Se é para acreditar em alguma coisa, melhor sonhar com as 72 virgens do islão.

Cuidado, em vez de 72 virgens, podem ser 72 uvas-passas bem branquinhas

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #18 Online: 09 de Maio de 2011, 13:39:01 »
Ainda não preciso de Pílula Azul para ir ao Céu e levar alguém comigo...  :D, daqui a uns anos não sei não... :umm:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Maio de 2011, 17:18:08 »
Às vezes penso que seria legal tomar a pílula azul, mas quando a mente se abre ela não volta pra uma ideia "menor".
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2011, 22:31:38 »
Às vezes penso que seria legal tomar a pílula azul, mas quando a mente se abre ela não volta pra uma ideia "menor".

Menor não, ingênua.

Offline Notlevire

• Nível 07
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Maio de 2011, 09:01:35 »
Para mim tanto faz ser ateu ou não. O que muda são os resultados na sociedade.
Eu gostaria de ver um mundo melhor.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Maio de 2011, 09:43:35 »
Para mim tanto faz ser ateu ou não. O que muda são os resultados na sociedade.

É difícil determinar em que medida é que esses resultados mudam..., até porque não há um tipo-ateu e um tipo-crente.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Notlevire

• Nível 07
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Maio de 2011, 10:12:10 »
Tipos espécificos modelados estão para todos os lados na sociedade e cada um revela seu estilo de vida. Os resultados influenciam na convivencia da sociedade.
Eu gostaria de ver um mundo melhor.

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #24 Online: 10 de Maio de 2011, 12:40:49 »

Nem eu...

3

Acho que ele tá se referindo aos benefícios da sugestão e autosugestão....Por exemplo, agora não posso mais rezar e pedir pra Deus interceder por mim, tenho que cuidar da minha própria vida.
Tem também a possibilidade dele voltar e dar uma lição sobre o amor, a misericórdia e todas essas coisas que os pregadores falam que existem na religião. Enfim, suspeito que o tópico seja proselitista.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!