Autor Tópico: Sobre o Ateísmo: Se pudesse escolher, você seria ateu?  (Lida 18041 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Sobre o Ateísmo: Se pudesse escolher, você seria ateu?
« Resposta #100 Online: 04 de Agosto de 2011, 16:14:53 »
Se eu pudesse escolher - escolhia ser um "deus"
Nem podíamos imaginar isso ... hehe

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #101 Online: 04 de Agosto de 2011, 18:15:10 »
gilberto - disse:

Era previsível, não? :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 04 de Agosto de 2011, 21:48:21 »
gilberto - disse:

Era previsível, não? :)

Um deus?

Nããããããooo. Sério?

Por esta eu não esperava! :biglol:
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #103 Online: 04 de Agosto de 2011, 23:11:04 »
Me confundiu. Já não somos todos deuses? Lusa, não faz isso! Eu vivi os últimos anos acreditando, por sua causa, que eu era um deus! Não tire isso de mim, não agora :'(
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #104 Online: 05 de Agosto de 2011, 01:41:53 »
:rola:

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #105 Online: 05 de Agosto de 2011, 04:59:50 »
Di Gaúcho - escreveu:

Me confundiu. Já não somos todos deuses? Lusa, não faz isso! Eu vivi os últimos anos acreditando, por sua causa, que eu era um deus! Não tire isso de mim, não agora :'(

É justamente - por já sermos todos deuses - que eu escolhia sê-lo. :) O que para tanto, na minha opinião, basta ser animal racional...

"(d)+EU+(s)" = animal racional.

artur
« Última modificação: 05 de Agosto de 2011, 05:29:32 por lusitano »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #106 Online: 06 de Agosto de 2011, 18:52:28 »
Pô, Di Gaúcho, essa fala era pra ser minha! Se bem que, no meu caso, foi só nos últimos meses. Eu andava até meio preocupado que o lusitano acabasse me convencendo, que a coisa me subisse à cabeça. Esse negócio de ser um deus parece bom pra caramba; a ideia agrada muito...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #107 Online: 07 de Agosto de 2011, 08:38:38 »

Cientista - escreveu:

«Di Gaúcho em 04 Ago 2011, 23:11:04

Me confundiu. Já não somos todos deuses? Lusa, não faz isso! Eu vivi os últimos anos acreditando, por sua causa, que eu era um deus! Não tire isso de mim, não agora

Pô, Di Gaúcho, essa fala era pra ser minha! Se bem que, no meu caso, foi só nos últimos meses. Eu andava até meio preocupado que o lusitano acabasse me convencendo, que a coisa me subisse à cabeça. Esse negócio de ser um deus parece bom pra caramba; a ideia agrada muito...

Sério? Então aproveite a embalagem e a hesitação, que eu estou vendendo muitíssimo barato!

Tal como disse Hermes a Esculápio: o homem, esse belo e magnífico animal, é um génio, digno de ser admirado... Comporta-se na natureza, como um autêntico deus :!:

artur

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #108 Online: 07 de Agosto de 2011, 10:31:58 »
Queria ter sido Budista ou Xintoísta.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re:Sobre o Ateísmo: Se pudesse escolher, você seria ateu?
« Resposta #109 Online: 16 de Janeiro de 2014, 13:54:37 »
"Sobre o Ateísmo: Se pudesse escolher, você seria ateu?"

Não.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #110 Online: 16 de Janeiro de 2014, 18:40:27 »
Difícil dizer.

Existem alguns momentos que é melhor ser ateu. Já em outros, teísta.
Em se tratando de viver a vida com base na realidade, obviamente é melhor ser ateu. Já, no que se refere a conforto, provavelmente ser teísta apresente vantagens em alguns pontos.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #111 Online: 16 de Janeiro de 2014, 19:26:58 »
A minha descrença nunca me trouxe aborrecimentos. O que me causa alguns aborrecimentos é a crença dos outros. Se eu pudesse escolher, todos seriam ateus.  :lol:

Offline FredLC

• Nível 10
  • *
« Resposta #112 Online: 17 de Janeiro de 2014, 07:44:57 »
Pergunta estranha.

Eu não prefiro ser ateu, eu prefiro estar do lado da verdade. Na improvável hipótese de um dia eu achar que deus existe, viro religioso sem problemas.

Não consigo enxergar isso como uma opção. Não tem nada a ver com o que eu "escolheria".
…There would be no atheism if there were no god…"

G.K. Chesterton.

"Deal"

FredLC

Links para minhas galerias de arte

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 17 de Janeiro de 2014, 09:38:07 »
A minha descrença nunca me trouxe aborrecimentos. O que me causa alguns aborrecimentos é a crença dos outros. Se eu pudesse escolher, todos seriam ateus.  :lol:

Concordo infinitamente porcento!!! :lol:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #115 Online: 17 de Janeiro de 2014, 14:35:58 »
Levando em conta a quantidade de neuroses induzidas por crenças religiosas ("oh noes, comi carne de porco sem saber!!" "Socorro, estão querendo me forçar a uma transfusão de sangue!" "Que tragédia, meu sobrinho não é batizado!" etc. etc.) prefiro o ateísmo mesmo. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 17 de Janeiro de 2014, 14:50:18 »
O que, vc não acredita que a jumenta falou? O quê, não acredita que a terra foi feita em 6 dias? O que, vc não concorda que deus pode ordenar assassinatos de mulheres, homens e crianças, e ainda oferecer as virgens deste local para os seus soldados? Etc, etc, etc, etc hehehehehehe

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #117 Online: 18 de Janeiro de 2014, 11:14:24 »
Lívre-arbítrio, eu escolhi! :)

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
  • Civilizador Psiconômico
    • Civilizadores Psiconômicos
« Resposta #118 Online: 18 de Janeiro de 2014, 14:08:50 »
Se eu pudesse escolher ser criado como ateu desde que nasci, eu preferiria isso do que ter que penosamente me "desconverter" depois por iniciativa própria!
"Nossos corpos existem, nossos 'eu mesmos' não, somos meras ficções orgânicas."

"O sábio maior ouve sobre o Sentido, sente-se obrigado a segui-lo;
O sábio em formação ouve sobre o Sentido, enche-se de dúvidas;
Os leigos ouvem sobre o Sentido, e caem na gargalhada,
Se não riem o suficiente, não trata-se do Sentido verdadeiro."
Tao Te King, capítulo 41

Visite os Civilizadores Psiconômicos!

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #119 Online: 19 de Janeiro de 2014, 13:57:12 »
Pergunta estranha.
A pergunta é "se pudesse escolher,.... Claro que ninguém pode, porque não há alternativa.

Estranho é esse post:
Se eu pudesse escolher ser criado como ateu desde que nasci, eu preferiria isso do que ter que penosamente me "desconverter" depois por iniciativa própria!
o qual desvirtua totalmente o sentido de ser ateu. Todos nascem ateus e, no máximo são criados *em ambientes em que outros creem* que o universo não é ateu. Ser descrente ou não é com cada um e nada tem de relação com criação familiar. Nenhum meio torna uma máquina nascida descrente, crente; e tenho chegado à conclusão de que o contrário também é totalmente válido.

Eu não prefiro ser ateu, eu prefiro estar do lado da verdade.
Bom saber...   ...mas, "verdade"(?????...)  ...bom saber também...

Na improvável hipótese de um dia eu achar que deus existe, viro religioso sem problemas.
Eu tenho a vantagem de, na mesma improvável hipótese de que exista algum deus ou deuses, prosseguir não sendo religioso.

Não consigo enxergar isso como uma opção. Não tem nada a ver com o que eu "escolheria".
É, se isso concatenasse com o resto...

Offline Rafael Barretão

• Nível 03
  • *
  • Civilizador Psiconômico
    • Civilizadores Psiconômicos
« Resposta #120 Online: 19 de Janeiro de 2014, 14:11:03 »
Estranho é esse post:
o qual desvirtua totalmente o sentido de ser ateu. Todos nascem ateus e, no máximo são criados *em ambientes em que outros creem* que o universo não é ateu. Ser descrente ou não é com cada um e nada tem de relação com criação familiar. Nenhum meio torna uma máquina nascida descrente, crente; e tenho chegado à conclusão de que o contrário também é totalmente válido.

Sim, compreendo que nasci ateu, mas também nasci ignorante disso e da realidade do mundo e fui bombardeado desde pequeno com crenças sobrenaturais com caráter de verdade absoluta e, por isso, digo por experiência própria que foi realmente difícil voltar a ser ateu.

Minha alegria é saber que não estou sozinho nessa e que Deus não é mais uma unanimidade, pois quando nos manifestamos ateus realmente temos que temer por nossa segurança física entre tantos crentes, medo de ser linchado mesmo.
"Nossos corpos existem, nossos 'eu mesmos' não, somos meras ficções orgânicas."

"O sábio maior ouve sobre o Sentido, sente-se obrigado a segui-lo;
O sábio em formação ouve sobre o Sentido, enche-se de dúvidas;
Os leigos ouvem sobre o Sentido, e caem na gargalhada,
Se não riem o suficiente, não trata-se do Sentido verdadeiro."
Tao Te King, capítulo 41

Visite os Civilizadores Psiconômicos!

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #121 Online: 19 de Janeiro de 2014, 23:53:43 »
Estranho é esse post:

Sim, compreendo que nasci ateu, mas também nasci ignorante disso e da realidade do mundo e fui bombardeado desde pequeno com crenças sobrenaturais com caráter de verdade absoluta e, por isso, digo por experiência própria que foi realmente difícil voltar a ser ateu.
Devo esclarecer que tomo o termo ateu etimologicamente, o modo correto e não degenerado, como entendo. Ateu é uma palavra estigmatizada, como ímpio, que, na mente crente de religiosos divinistas, é entendida como caracterizadora do mal. Descrente (em divindades, se preferir-se especificação) é ("mais") correto e menos estigmatizado.

Também, você jamais voltou a ser ateu -- jamais deixou de ser. No máximo, deixou de acreditar que é possível não ser.

E, sim, sua experiência própria é...  sua experiência própria.

Minha alegria é saber que não estou sozinho nessa e que Deus não é mais uma unanimidade,
Deus(es) jamais foi(ram) unanimidade. São e sempre foram, todavia, os crentes nele(s), esmagadora e poderosa maiora, como você:
pois quando nos manifestamos ateus realmente temos que temer por nossa segurança física entre tantos crentes, medo de ser linchado mesmo.
bem sabe. É, de fato, uma preocupação por um risco não zerado de forma alguma. Cresce, recrudesce, de fato.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #122 Online: 20 de Janeiro de 2014, 09:29:24 »
Estranho é esse post:

Minha alegria é saber que não estou sozinho nessa e que Deus não é mais uma unanimidade, pois quando nos manifestamos ateus realmente temos que temer por nossa segurança física entre tantos crentes, medo de ser linchado mesmo.

Uma pequena ressalva. Creio que nascemos agnósticos, e não ateus.
O grande problema é, realmente, o papel da desconversão.
É como voce teclar em um forum com uma loira dos olhos verdes, apaixonando-se, para daqui um tempo descobrir que era apenas um fake; um negão sarado. Olha que decepção, hem?! Ser ensinado que vai para um paraiso eterno quando morrer para depois concluir por conta propria que nada disso existe.
Confesso que, a principio, quase surtei [ Foi o maior trote que ja levei na vida]. Creio que a filosofia de vida de um cético deve ser viver intensamente o presente; cada dia seu dia. Viver o "real".
Creio que o autor desse tópico estava em um momento ruim quando lançou tal pergunta. Talvez um momento de depressão por temer seu futuro ou algo assim. Todos nós passamos por momentos assim quando adoecemos, quando perdemos um ente querido ou quando notamos que nossa morte se aproxima. MAs, se serve de consolo, um teísta passa igualmente por momentos ruins, quando, por exemplo, acaba de "bater uma", sendo levado a pensar que pode ir para o inferno por causa do que fez; medo que não sentimos...

« Última modificação: 20 de Janeiro de 2014, 09:37:37 por Novag »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #123 Online: 20 de Janeiro de 2014, 09:49:00 »
Eu acho que a gente não nasce nada, nem ateu, nem nada. A condição para ser ateu é saber que existe adoração por divindades e não adorá-las, e ao nascer essa condição não existe, não somos sabedores.

Num mundo hipotético onde não há e nunca houve religião e divindades, também não haveria ateus, se seguirmos a lógica.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #124 Online: 20 de Janeiro de 2014, 10:00:40 »
Já foi citada em algum post do tópico a pesquisa que diz que os religiosos são mais felizes?

Se já foi, desculpe.

Chato isso né.  :(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!