Autor Tópico: Sobre o Ateísmo: Se pudesse escolher, você seria ateu?  (Lida 18042 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re:Sobre o Ateísmo: Se pudesse escolher, você seria ateu?
« Resposta #125 Online: 20 de Janeiro de 2014, 11:06:55 »
Eu acho que a gente não nasce nada, nem ateu, nem nada. A condição para ser ateu é saber que existe adoração por divindades e não adorá-las, e ao nascer essa condição não existe, não somos sabedores.

Num mundo hipotético onde não há e nunca houve religião e divindades, também não haveria ateus, se seguirmos a lógica.
Concordo plenamento.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #126 Online: 20 de Janeiro de 2014, 11:07:33 »
Já foi citada em algum post do tópico a pesquisa que diz que os religiosos são mais felizes?

Se já foi, desculpe.

Chato isso né.  :(

Vi recentemente uma matéria em uma revista abordando tal tema (Acho que foi na Galileu)
A religião  exerce uma ação tipo “placebo-hipnótica” no indivíduo, mantendo a sua mente nos padrões necessários para que desenvolva em si o que chamamos de “felicidade”. Aqui tambem não podemos e nem temos o direito de avaliar o que é uma verdadeira ou uma falsa felicidade. Variável de pessoa para pessoa.

Também conheço muitos religiosos deprimidos/ansiosos. Dizer que são felizes por crerem em Deus, em muitos casos, pode ser um falso testemunho com fins de conquistarem mais fiéis. Como "ex-crente" falo isso com autoridade.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #127 Online: 20 de Janeiro de 2014, 11:25:50 »
Já foi citada em algum post do tópico a pesquisa que diz que os religiosos são mais felizes?

Se já foi, desculpe.

Chato isso né.  :(

Vi recentemente uma matéria em uma revista abordando tal tema (Acho que foi na Galileu)
A religião  exerce uma ação tipo “placebo-hipnótica” no indivíduo, mantendo a sua mente nos padrões necessários para que desenvolva em si o que chamamos de “felicidade”. Aqui tambem não podemos e nem temos o direito de avaliar o que é uma verdadeira ou uma falsa felicidade. Variável de pessoa para pessoa.

Também conheço muitos religiosos deprimidos/ansiosos. Dizer que são felizes por crerem em Deus, em muitos casos, pode ser um falso testemunho com fins de conquistarem mais fiéis. Como "ex-crente" falo isso com autoridade.

Esse tipo de dado deve ser analisado de forma mais crítica. Não tenho acesso aos dados dessa pesquisa, mas vamos supor que o "nível de felicidade"  dos dois grupos corresponda a distribuições normais (curva em forma de sino, em bom português). Para comparar os resultados, não basta ver a média dessas distribuições - o desvio padrão é importante também (ou seja, não basta ver onde está o pico do gráfico, mas quão 'gordo' ele é). Poderia acontecer de o grupo dos religiosos ter uma média mais alta, mas também ter um desvio padrão maior. Isso implicaria que, na média eles seriam mais felizes, mas que também existiria proporcionalmente um número maior de pessoas longe do valor médio: as Muito felizes, e as Muito infelizes. Enquanto que no caso dos ateus, com um desvio padrão menor, a maior parte estaria próxima do valor médio. Eu acho que isso seria um ponto positivo para o ateísmo: você seria em média um pouco menos feliz, mas teria menos chance de ser muito infeliz. :)

Claro, tudo isso é um exercício especulativo sem os dados da pesquisa.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 20 de Janeiro de 2014, 11:29:01 »
Claro, tudo isso é um exercício especulativo sem os dados da pesquisa.
E nem dá para ter... Quantas mulheres têm um péssimo casamento, filhos horríveis e ainda sim grita ao mundo que "é feliz em cristo". Puro desespero, e por pesquisas, ela seria considerada mais uma "feliz".

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #129 Online: 21 de Janeiro de 2014, 01:08:21 »
Nota de esclarecimento e remediação contra um aprendizado defeituoso a partir de coisas que "ensinei" por aqui:

Um mundo hipotético onde não há e nunca houve religião, religiosidade, é um mundo, de fato, hipotético, na melhor das hipóteses. Entretanto, um mundo onde não há nem nunca houve divindades não tem nada de hipotético, sendo exata e rigorosamente o mundo que E-XIS-TE!

Então, quando eu (já) expliquei antes, inclusive ilustrando com a anedota do esquimó que recebe a visita de um evangelizador, que para negar existência de divindade (qualquer coisa mágica) é preciso predisposição pela forjação imaginária (ainda que de outrem) de que existiria, já tinha concomitantemente esclarecido que o descrente, de fato, mínima ideia faz, realmente, do que o crente fala. Tudo o que o descrente conhece do que o crente fala é o que o crente fala, não o do que ele fala. Assim, já expus aqui algures que eu, em tenra idade dos meus 5 anos mais ou menos, quando "apresentado a deus", perguntei "cadê?". Diante da resposta (padrão) que tive, perguntei "como vocês sabem se nunca viram?" Seguiu-se mais triálogo patético que não vale reproduzir... Crer É uma predisposição individual, não há a menor dúvida disto.

O Rafael Barretão e cada máquina humana tem a "experiência própria" dele; eu tenho a minha, e sei bem qual é. O que tenho visto demais, muito muito especialmente por aqui, são crentes metamorfoseando crenças para adequá-las ao arcabouço conceitual que adquirem no processo vivo, não deixando de ser crentes. Um indivíduo que "deixou de acreditar" em qualquer deus mas acredita em coisas como...  Muitos Mundos, é o mesmo crente com nova roupagem e novo aspecto camuflado. Um indivíduo só pode ser descrente em condição afilosófica.

Sendo assim, a condição para ser ateu é que não haja divindades (claro que a palavra, composta que é, precisa de 'teu' para existir, mas aí a responsabilidade é de quem cunhou 'teu', não de quem eventualmente o anula com 'a', para restaurar a ordem linguística); a condição para ser descrente é ser afilosófico. Esta é a palavra que define uma máquina efetivamente descrente: afilosofia.

Por fim, se "serguirmos a lógica", absolutamente qualquer coisa poderá parecer possível, incluindo existência/inexistência (ambas perfeitamente logicamente "comprováveis") de deuses. O que extingue a bagunça é a evidência empírica, e esta só mostra que nenhum deus existe. Palavras absurdas são só artefatos espúrios do processo linguístico, com os quais tem-se que lidar.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 01:10:30 por Cientista »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 21 de Janeiro de 2014, 01:48:58 »
Acho que vocês estão muito presos ao conceito ocidental de "deus" nessa discussão.

Mas concordo que é preciso abandonar o amor à sabedoria para se tornar um descrente.

Se é que se pode dizer que isso acontece, uma vez que "crença" não é algo que existe realmente, mas apenas uma ilusão.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 21 de Janeiro de 2014, 09:17:23 »
Acho que vocês estão muito presos ao conceito ocidental de "deus" nessa discussão.

E qual deus nos é empurrado goela abaixo quando crianças? Geralmente é... Adivinha?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #132 Online: 21 de Janeiro de 2014, 09:32:20 »

E qual deus nos é empurrado goela abaixo quando crianças? Geralmente é... Adivinha?

Buda.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 21 de Janeiro de 2014, 09:33:44 »
É por isso que existem tantos centros de buda, e tão poucos centros de cristãos (Evangélicos, católicos, espíritas, macumbeiros e etc). Ta serto!

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #134 Online: 21 de Janeiro de 2014, 09:37:27 »
É por isso que existem tantos centros de buda, e tão poucos centros de cristãos (Evangélicos, católicos, espíritas, macumbeiros e etc). Ta serto!

Hmmm. Thor?!!  :hihi:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 21 de Janeiro de 2014, 09:49:43 »
Não, esse aí atacou recentemente até Jesus, então é bom não mexer...

Skorpios

• Visitante
« Resposta #136 Online: 21 de Janeiro de 2014, 10:33:36 »
Não, esse aí atacou recentemente até Jesus, então é bom não mexer...
:biglol:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #137 Online: 31 de Dezembro de 2018, 01:22:07 »
"Se eu pudesse" implica que só se pode o que é possível.  Sou descrente como resultado de não ser possível crer em algo, se fosse possível eu creria.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 01 de Janeiro de 2019, 09:35:42 »
"Se eu pudesse" implica que só se pode o que é possível.  Sou descrente como resultado de não ser possível crer em algo, se fosse possível eu creria.

Então, para você nada é verdade  ?  E também nada é falso ?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #139 Online: 01 de Janeiro de 2019, 11:00:38 »

Então, para você nada é verdade  ?  E também nada é falso ?
Não sei do que que você está falando.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #140 Online: 01 de Janeiro de 2019, 11:05:23 »
Eu disse que só se pode o que é possível, do que há possibilidade de poder.

Só é possível ao homem voar, fazer viagens aéreas, por uma série de fatores. O homem voa como resultado de ser factível o produto que o permite voar, se não fosse possível não voaria.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!