Autor Tópico: Evangélicos tentam no Congresso limitar direitos dos gays  (Lida 8674 vezes)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Evangélicos tentam no Congresso limitar direitos dos gays
« Online: 13 de Maio de 2011, 13:31:33 »
Numa ofensiva contra a decisão do Supremo Tribunal Federal de reconhecer a união civil entre homossexuais, a bancada evangélica do Congresso se articula para aprovar propostas que limitam os direitos dos gays.

Ontem, após protestos dos evangélicos, a Comissão de Direitos Humanos do Senado adiou a votação do projeto que criminaliza a homofobia.

Os religiosos argumentam que a decisão do STF fere a Constituição, que reconhece a união civil homem-mulher.

Vice-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) disse que o grupo pretende apresentar projeto de decreto legislativo para anular a decisão do Supremo.

"Pelo texto, o Legislativo poderá sustar atos normativos do Judiciário quando for verificada sua inconteste inconstitucionalidade", afirmou Garotinho.

Os evangélicos ainda querem apresentar projeto que sugere plebiscito a respeito.

Advogados constitucionalistas afirmam que, mesmo com novas iniciativas do Congresso, a decisão do Supremo não pode ser anulada.

"O STF entendeu que a discriminação contra uniões homoafetivas viola cláusulas pétreas da Constituição", diz o advogado Eduardo Mendonça. 'Se a decisão [do STF] for fundada em cláusulas pétreas, como os direitos e as garantias individuais, a alteração é impossível', afirma o advogado Cláudio de Souza.

Organizador de uma marcha contra a criminalização da homofobia, o pastor Silas Malafaia diz que tem contado com "o apoio e o entusiasmo" de diversos deputados e senadores para o evento, marcado para 1º de junho, em frente ao Congresso.

"É também uma resposta à decisão do STF. Temos de reagir", argumentou.

Para o militante gay Toni Reis, as iniciativas religiosas não vão "prosperar" no Congresso. "É um grupo pequeno, ninguém vai embarcar."

TUMULTO

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) e a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) trocaram insultos no Senado após o adiamento da votação do projeto contra a homofobia.

Relatora do projeto, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) concedia entrevista a emissoras de TV quando Bolsonaro se postou atrás da petista com panfletos "antigays" nas mãos, junto a outros deputados. Aos gritos, Marinor tentou tirar o grupo.

Ela entrou com representação contra o deputado na Procuradoria do Senado.

A comissão adiou a votação do projeto a pedido de Marta, que quer buscar consenso. Os evangélicos são contra o projeto por temer que pastores possam ser punidos se condenarem a homossexualidade nas pregações. Marta disse que vai incluir um artigo que protegerá os cultos da criminalização.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/915267-evangelicos-tentam-no-congresso-limitar-direitos-dos-gays.shtml

Offline demeter

• Nível 04
  • *
Re: Evangélicos tentam no Congresso limitar direitos dos gays
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2011, 13:37:26 »
E ainda se dizem honestos e humanizados estes sujeitos. Até pouco tempo atrás descriminar negros era coisa a ser feita e defendida e existiam locais separados, pribição de casamentos inter raciais e tudo mais, e foi necessária uma lei para proibir tais atos, e mesmo assim o racismo ainda impera em todos os cantos, imagine se apoiado pela lei?
Já passou da hora de votar o PL 222.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2011, 13:50:10 »
Achei curiosa também a forma de eles protestarem:
Relatora do projeto, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) concedia entrevista a emissoras de TV quando Bolsonaro se postou atrás da petista com panfletos "antigays" nas mãos, junto a outros deputados. Aos gritos, Marinor tentou tirar o grupo.

:nao3:

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2011, 14:03:17 »
Ontem vi na TV o Bolsonaro falando com um reporter sobre essa lei da homofobia. Minha impressão é que não dá pra levar o cara a sério, me parece que ele daqueles políticos que "fazem tipo" para aparecer. O Tiririca faz piada, Bolsonaro faz polemicas.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline demeter

• Nível 04
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2011, 14:08:49 »
120.000 votaram no J. Bolsonaro :(

Já ouvi/li de gente que se orgulha de votar nele porque o tal defende os direitos dos militares, mas que discorda dos seus ideais anti-gays.

para mim muitos que votaram nele olharam para o próprio bolso esperando boas pensões e espero que repensem esse conceito numa futura eleição.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2011, 14:12:12 »
Outro dia eu estava vendo comentários de reportagens no site da Folha e vários diziam coisas como "Bolsonaro, vou votar nesse cara. Quero que esses b* se f* ..."

Mas é bem o que o Enjolras disse:
O Tiririca faz piada, Bolsonaro faz polemicas.

Todo povo tem o governo que merece.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2011, 14:14:33 »
A manchete poderia ser "Evangélicos tentam no Congresso retirar privilégios concedidos a gays".

O Bolsonaro só faz o personagem dele como o Enéas fazia.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2011, 14:20:02 »
A manchete poderia ser "Evangélicos tentam no Congresso retirar privilégios concedidos a gays".

O Bolsonaro só faz o personagem dele como o Enéas fazia.
Não acho que dá pra chamar de privilégios. A lei só garante que eles sejam tratados como as demais pessoas. Tá certo que o ideal não é ficar criando uma lei pra cada minoria discriminada, mas já que parece o único jeito de as pessoas entenderem, que seja feito...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2011, 14:24:49 »
[...]
A comissão adiou a votação do projeto a pedido de Marta, que quer buscar consenso. Os evangélicos são contra o projeto por temer que pastores possam ser punidos se condenarem a homossexualidade nas pregações. Marta disse que vai incluir um artigo que protegerá os cultos da criminalização.
[...]

Quer dizer então que ela (Marta) quer dar salva-guardas para que as igrejas possam expor as suas opniões moralistas retrógradas sem serem importunadas pela Sociedade ou pelo Estado???

E aí cabe a pergunta: Porque somente elas (religiões) podem ter este "privilégio"?

É o 'fim da picada'...
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2011, 14:43:58 »
E aí cabe a pergunta: Porque somente elas (religiões) podem ter este "privilégio"?

É o 'fim da picada'...
Concordo, mas acho que vai ter esse privilégio para as religiões, eles são a maioria.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2011, 14:50:54 »
[...]
[...]

Quer dizer então que ela (Marta) quer dar salva-guardas para que as igrejas possam expor as suas opniões moralistas retrógradas sem serem importunadas pela Sociedade ou pelo Estado???

É o 'fim da picada'...
Porque a constituição garante liberdade de culto.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2011, 14:53:22 »
[...]
[...]

É o 'fim da picada'...

Também deveria garantir a liberdade de expressão...
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2011, 16:18:19 »
Também garante

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2011, 16:36:28 »
Não vejo nada demais nos religiosos condenarem o homosexualismo nas pregações, contanto que não incitem a violência.
Liberdade de expressão é isso ai.
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2011, 16:54:05 »

É o 'fim da picada'...
Concordo, mas acho que vai ter esse privilégio para as religiões, eles são a maioria.

Isto é faceta de uma "ditadura da maioria", e como tal eu não concordo que somente eles possam se expressar.

Ou todo mundo pode ou ninguém pode.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2011, 16:55:17 »
[...]
[...]

É o 'fim da picada'...

Li algo sobre a liberdade de dar esse tipo de opinião somente seria válida dentro das igrejas, mas assim mesmo é um negócio meio torto...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Maio de 2011, 16:58:03 »
[...]
[...]

É o 'fim da picada'...

E eu não me oponho a isto. O que eu não concordo é que, sob o véu da "liberdade de culto", as religiões possam emitir juízo de valor de pessoas que não comungam ou se enquadram em seus preceitos, sem sofrerem qualquer tipo de admoestação legal.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Maio de 2011, 17:00:36 »
[...]
[...]

É o 'fim da picada'...

Li algo sobre a liberdade de dar esse tipo de opinião somente seria válida dentro das igrejas, mas assim mesmo é um negócio meio torto...

Precisamente _Juca_.

Eles (religiosos) poderão exercer e destilar todo o seu rancor contra aquelas pessoas que não são "dignas" aos olhos deles e o farão sob a proteção de um direito constitucional chamado "liberdade de culto" em suas "embaixadas" (igrejas).
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Maio de 2011, 17:02:42 »

E onde começa uma e termina a outra?

Os limites de uma igreja, de tal modo que não importa o que os "malafaias-da-vida" falem?
Foto USGS

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Maio de 2011, 18:04:48 »
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Maio de 2011, 18:06:13 »

E onde começa uma e termina a outra?

Os limites de uma igreja, de tal modo que não importa o que os "malafaias-da-vida" falem?

Os Malafais deveriam poder falar o que quiserem dentro da propriedade deles.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Maio de 2011, 18:10:51 »
O problema, Geo, é que se você garante a liberdade de culto e dentro do sistema de práticas de determinada religião há um dogma que proíbe o homossexualismo e o trata como algo imoral (dentro de seu sistema de crença) como você pode proibir que um pastor suba ao púlpito e pregue contra os homossexuais? Seria o mesmo limitar a prática religiosa, ainda que de uma maneira restrita.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Maio de 2011, 18:11:15 »
Isto é faceta de uma "ditadura da maioria", e como tal eu não concordo que somente eles possam se expressar.

Ou todo mundo pode ou ninguém pode.
Assim caminha a humanidade.
Mas concordo que ideais como o que vc defende nos ajudam a caminhar com menos tropeços ... só estou sendo um pouco pessimista ... hehe

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Maio de 2011, 18:14:57 »
Se eu quiser montar uma associação ou religião contra uma raça ou etinia eu tb deveria ter a liberdade de poder propagar ideologias racistas? Idem para ideologias criminosas?
« Última modificação: 13 de Maio de 2011, 18:19:30 por gilberto »

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Maio de 2011, 18:28:19 »
Se eu quiser montar uma associação ou religião contra uma raça ou etinia eu tb deveria ter a liberdade de poder propagar ideologias racistas? Idem para ideologias criminosas?

Sim.
Benjamin Franklin

Voltaire

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!