Dei uma olhada na lista de prêmios nobéis de Física, Química e Medicina e Fisiologia. O resultado dos soviéticos está MUITO longe de indicar paridade e muito menos superioridade sobre os ocidentais. Obtiveram de 1917 a 1991 quatro nobéis em Física, dois em Química e nenhum em Medicina/Fisiologia.
Há países europeus ocidentais que devem ter obtido bem mais...
No meu entender, o prêmio Nobel não é o indicador mais adequado para se verificar a qualidade da produção científica soviética porque muitas áreas do conhecimento não são contempladas pelo referido prêmio.
Você se referiu às ciências BÁSICAS. O Prêmio Nobel contempla a maioria delas.
Eu não discordo que a quantidade de prêmios Nobel dadas aos soviéticos é muito baixa (pelo que eu sei são 5), mas voce deve lembrar que a política de isolacionismo soviética prejudicou muito o acesso ao conhecimento científico deles por parte dos ocidentais, incluindo os membros do comitê sueco.
De qualquer maneira, você poderia citar outros prêmios científicos (dados por entidades internacionais de credibilidade) onde a URSS teve destaque.
Por exemplo.
Eles tiveram 8 laureados com a
Medalha Fields, que os especialistas avaliam como sendo o equivalente a um Prêmio Nobel da Matemática, considerando o período daqueles que nasceram e ou se desenvolveram no período soviético. Os únicos países que tiveram mais laureados foram o EUA (13) e a França (10).
Na astrofísica eles tem o prêmio
Viktor Ambartsumian, que foi junto com Benjamin Markarian, dois prestigiados pesquisadores da Armênia soviética, reconhecidos mundialmente.
E quanto às ciências APLICADAS, é mais fácil ainda avaliar quem se desenvolveu mais, bastando olhar as tecnologias que cada país desenvolveu em todas as áreas...
Bem, eu entendo que as idiossincrasias de cada modelo de produção e sistema econômico tem de ser entendidas no seu devido contexto, pois no sistema capitalista, a sobrevivência empresarial exige desenvolvimento tecnológico.
De qualquer maneira, eu acho que os soviéticos estavam atrá dos principais países ocidentais, a despeito deles terem desenvolvido tecnologias que satisfizeram necessidades deles.
Acrescente-se os fatos de que as disputas ideológicas podem ter influenciado as indicações ao prêmio
Suécia??
Sim, ela pode ter sofrido "pressões". Mas quero ressaltar que isto era uma possibilidade, mas não tenho evidências de que isto tenha sido um fato.
Além disso, desconheço qualquer objeção do governo ou academia soviéticas ao processo de premiação do Nobel.
Também não conheço nada neste sentido.
e que as trocas de informações entre as academias científicas do Ocidente e da URSS eram muito precárias entre os anos 50 e 80.
A comunidade científica internacional, na área de ciências básicas, troca suas informações quase que automaticamente. Faz parte do processo científico escrever artigos e submetê-los à apreciação de seus pares no mundo inteiro, até mesmo pra evitar que alguém que descubra a mesma coisa publique primeiro e receba o mérito. 
Hoje é assim.
Mas de 1945 até o início dos anos 80 a situação era bem diferente. O acesso ao conhecimento científico soviético era muito restrito por imposição do PC da URSS, que via nos seus cientistas um dos pilares do regime e do seu planejamento geoestratégico, e temia perdê-los se os deixassem livres para se comunicarem com seus colegas ocidentais. Esta obsessão foi dimimuindo a partir do final dos anos 70.
Uma parte considerável do conhecimento geológico soviético, por exemplo, chegou ao Ocidente pela publicação de livros e revistas em espanhol, por influência de Cuba, a despeito deste país ser uma nulidade em termos de estudo e pesquisa de Geologia.