Pois é.. É comum essa regalia a funcionários públicos ou isso é algo brasileiro? Faz algum sentido a não ser uma proteção contra aqueles super funcionários públicos que vinham por indicação e queriam demitir a todos?
Fico pensando o que embasou essa decisão, e a partir de quando.
Fato real vivido no meu estágio na secretaria de higiene e saúde de Santos.
- O estágio está para terminar daqui a 60 dias... quem aqui vai votar no Capistano?
Digamos que meu contrato não foi renovado.

Aqui na Universidade tem alguns funcionários da época que não precisava de concurso (década de 70-80)... a diferença entre estes (muitos da mesma família) e os concursados é gritante.
Alguns já foram demitidos mesmo tendo estabilidade.

Outros (mesmo sendo concursados recentes) estão no "bico do urubu".
Esses funcionários que descreveu, que não trabalham e atrapalham o fazem sob as vistas dos chefes... que seriam justamente aqueles que iram cobrar e avaliar a eficiência.
Em contrapartida tenho um amigo cuja avaliação de desempenho teve de ser feita pela sub chefe porque a chefe SEMPRE fazia a pior avaliação possível de qualquer funcionário e o RH não aceitava mais as avaliações dela, pois toda vez que ela era chamada por causa da quase exoneração de um funcionário e ela vinha dizer que não precisava e que ela precisava do funcionário e que este correspondia ao esperado no trabalho (mas ela ficava em cima da vice para nunca dar avaliação superior a "satisfatório"

).
Como podem ver não é tão simples como o observado de fora.
Agora Agnóstico, estou meio confuso... você disse que mesmo os funcionários estando sobrecarregados com o grande volume de atendimentos o tratamento foi educado e atencioso.
Você acha isso ruim?
E se o departamento de águas e esgoto daí for igual ao daqui é quase certeza da pessoa que lhe atendeu ser um comissionado ou estagiário (sempre colocam eles para fazer o atendimento a população

).
E na boa o que relata vemos em inúmeros centros de atendimento (eletrodomésticos, cartões de crédito, revistas/editoras, concessionárias, lojas, etc) privados.
Acho que não é por aí.