Autor Tópico: Fotógrafo retrata contrastes do funcionalismo público no mundo  (Lida 9204 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Fotógrafo retrata contrastes do funcionalismo público no mundo
« Resposta #50 Online: 02 de Junho de 2011, 22:47:07 »
Derfel, não generalizo todo o serviço público. Posso dizer que o serviço público que eu tenho contato é péssimo

1- Fiscais me pedindo propina para fazer habite-se em um imovel regular
2- Serviço de abastecimento (agua) com atendimento horrendo caso haja problema
3- Detran é uma piada
4- Policia escrota. 8% de resolução de crimes no país. Ampla maioria despreparada gostando de pegar molecada e fazê-los mijar na calça, enquanto a violência come solta
5- Justiça uma merda. Processo trabalhista pode durar 10 anos por exemplo
6- Justiça (outras)... uma merda
7- SUS (graças a Gezuis que não uso)
8- Pago segurança para o condomínio
9- estradas...
10..........

quer mais??

Na verdade, você está pegando a exceção e tentando descaracterizar a crítica. Imagino que em RN não haja uma demanda muito forte para pegar passaportes.. venha a SP e espere dois meses para agendar, e temos em Shoppings, em prédios, em padarias, em todo lugar..

Sinto muito, mas em geral o serviço é uma merda. Com boas exceções
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 02 de Junho de 2011, 23:31:45 »
O SUS aqui na minha cidade até que funciona bem. Em alguns quesitos, funciona melhor até do que o atendimento particular na cidade em que eu morava antes.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #52 Online: 02 de Junho de 2011, 23:57:27 »
Não duvido. O hospital Albert Einstein é perto de casa e faço todos os atendimentos nele, inclusive questões de pediatria. Um dia fui lá e esperei 2 horas para ter meu filho atendido e comecei a pedir por explicações em "bom tom", no que fui seguido por outros pais.
A bem da verdade, antes de você fazer qualquer documento lá você passa por um atendimento para ver se o que você tem deve ser priorizado ou não, mas duas horas era demais. Problema registrado.. ação tomada.

Bom.. a outra vez que fui estava tudo normal.. atendimento rápido e bom. Outros hospitais que vou também são muito bons. Aí comparo com o que me conta minha empregada, que tem que levar alguém "de nível" para não ser enrolada e mal tratada..  em cinco minutos e sem atenção.

Eu sinceramente NÃO entendo como, na média, alguém pode defender nossos serviços. Não entra na minha cabeça que ao preço que pagamos, alguém possa querer defender algo que é claramente horrendo, noticiado ao extremo, e com exemplos nas nossa fuças.. quer falar de estradas? segurança? rapidez para abrir uma empresa? detran? saude? educação? saneamento básico? o que pode querer discutir Derfel se não alguns poucos casos isolados?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 03 de Junho de 2011, 09:30:20 »
O Poupatempo que fui algumas vezes em Osasco funciona mui bien... Funciona num Shopping e muitos serviços burocráticos estão ali juntados.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #54 Online: 03 de Junho de 2011, 12:22:01 »
Agnóstico como já colocaram aqui os serviços das empresas públicas e privadas não está tão longe uma da outra.
Falei que em bancos tive o mesmo “tratamento” (longas filas, indiferença, etc) em ambas linhas de empresa e quando em outros serviços que precisava de um serviço seja de telefonia, seja de cartão de crédito, seja de provedor de Internet, etc privados eu vi os mesmos os mesmos “vícios” (respostas padronizadas, falta de esforço, comodismo, apatia, etc) que se vê em qualquer repartição.

Talvez seja meio injusto avaliar duas situações iguais com valores diferentes.

Mas tanto o que vemos na esfera privada como na pública tem parte de culpa nossa.
Semana retrasada estava eu junto a uma professora na sala de aula e um aluno reclamando de outra professora (minha ex-chefe diga-se de passagem).
Todas as reclamações foram válidas e a professora arguiu como ele tinha respondido a ficha de avaliação dela (que vem no final de cada semestre).
Nem ele nem nenhum outro aluno havia feito uma avaliação ruim dela.

Da mesma forma que eu não havia reclamado na maioria dos locais que fui mal atendido (seja em empresa pública, seja em empresa privada) e conheço muita gente (e bota muita) que acha que não precisa avisar que tem um buraco no asfalto na frente da casa para a prefeitura saber.

Quando aconteceu comigo eu liguei para a SAAE e a telefonista perguntou se estava minado água.
Falei que não (mas não me limitei a isso e perguntei o motivo da pergunta).
Ela falou que o pessoal que faz o recapeamento e tapa buracos tinha uma lista de prioridade e os primeiros eram os mais antigos e os mais urgentes e haviam tido muitas ligações de quebra de encanamentos naquela semana.
Em uns 4 dias realmente estava tapado.

E como coloquei em outro tópico, se a parcela do imposto que nós (eu, você e outros) pagamos que fosse para educação/saúde/segurança/etc (e que não chega na totalidade, mas disso não nós importamos) fosse abatida na hora do pagamento do imposto caso usarmos escolas/planos/segurança/etc privadas eu até entenderia essa “exaltação” das empresas privadas, mas da mesma forma que não nós incomodamos de reclamar quando somos mal atendidos, também não lutamos para deixar de pagar por um serviço que não usamos (a menos que a coisa fique séria e a plano de saúde ou equivalente nos jogue para o alto e as empresas públicas se encarreguem de nos salvaguardar) e só damos valor a quem nos “sobretaxa” pelo mesmo serviço.

Ou seja, tanto a iniciativa privada como a pública tem seus méritos e suas pendências.
Não podemos fechar os olhos para uma para aplaudir a outra.

Minha preocupação é que não fique como em outro tópico que a visão clamada de imparcial é:

Se tiver concorrência da empresa privada com a empresa pública, esta não presta, pois atrapalha, já que a pública só pode ter serviços ruins e oferecer preços menores atrapalhando o lucro e os trabalhadores da empresa privada.
Se não tem concorrência na área por motivos de segurança ou desinteresse privado a pública é ruim, pois é monopólio.

Se a pública se envolve em novos campos ele não presta, pois está competindo com a iniciativa privada.
Se não se envolve ela não presta, pois não explora novos campos de desenvolvimento para o país.

Se contratar por concursos não presta, pois é elitista e tira talentos das empresas privadas.
Se não contratar não presta, pois é cabide de empregos e prova que baixa qualidade de todos funcionários públicos.

Se regular a concorrência de serviços para a população não presta, pois controla e é autoritária.
Se não regula não presta, pois não exerce sua função.

Se tem lucro não presta, pois não é função dela.
Se não dá lucro não presta, pois dá despesa.

Se puder demitir o funcionário para colocar o primo do prefeito ou coronel ligado ao partido que está no poder não presta, pois só se demite funcionário ruim (por isso as privadas não demitem funcionários).
Se tiver estabilidade não presta, pois é “privilégio” manter uma pessoa que passou por provas teorias e praticas demonstrando competência e conhecimento acima dos demais.

Se não tem produtividade não presta porque não tem cobrança.
Se cobrar produtividade não presta, pois precisa ficar cobrando.

Se o atendimento á população está cheio não presta, pois tem muita gente e não tem gerência.
Se o atendimento á população tem pouca gente, não presta, pois prova não ser necessário o serviço.

Se abrir concursos não presta, pois só seleciona pessoas vagabundas, corruptas e incompetentes.
Se não abre não presta, pois é um antro de gente vagabunda, corrupta e incompetente.

Se uma repartição pública não tem pessoal e dinheiro para fazer o serviço não presta, pois é mal gerenciada.
Se tiver não presta, pois está “inchada”.

Se for eficiente não presta, pois é pública.
Se não for eficiente não presta, pois é incompetente, corrupta e porque tem funcionários públicos.

Se abrir licitação não presta, pois deve ser tudo “carta marcada”.
Se não abrir não presta, pois não deve ter tido comissão para comprar por fora.

Se demitir o funcionário ruim não presta, pois é prova que todos são.
Se não demitir não presta, pois é coorporativismo e prova que todos são ruins.

Se demorar a entregar um serviço não presta, pois todos são preguiçosos, corruptos e incompetentes.
Se não demora não presta, pois não deve ter feito direito já que todos são corruptos, preguiçosos e incompetentes.

Se não atende bem não presta, pois são um bando de maleeducados, estáveis que deveriam arder no inferno.
Se atender bem não presta, pois poderia ter atendido melhor e bem... é funcionário público, basta isso para não prestar!!

Gente, se tem dinheiro (tem para muita barbaridade que vemos e ficamos calados) por que não se investir nos serviços para torna-los eficientes (como o citado poupatempo e o serviço no RN) ao invés de ter o dogmatismo acima?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 03 de Junho de 2011, 18:31:47 »
bom certamente há coisas que você disse que eu concordo. Mas não posso comparar o serviço de interface de um banco, uma telco, um hospital privado, etc.. com seus clientes que é o telemarketing/agencias/etc.. com o objeto da atuação desta empresa.

Ainda que não me agrade o serviço da NET de callcenter (mesmo sendo em 90% das vezes atendidos salvo pendengas comerciais e cancelamento), não posso falar que isso define a NET mais do que o objeto do ser serviço, que é passar um cabeamento de qualidade nas ruas e ter dar o sinal e programação. Da mesma forma um banco, uma telco, etc..

Para continuar a comparação: Eu entendo que eu fale com policiais e eles sejam despreparados para tratar com as pessoas, isto é, tratam mal etc.. mas que o objeto da existência deles mostre um índice de 8% de soluções de crimes é uma coisa bem distinta.

Não se compara vitor, o objeto da justiça é mal feito, as estradas são uma merda, a educação, saneamento, etc.. tudo ruim. Você está equivocado.

E dinheiro há.. pagamos muitos impostos e eu sei como é gerido a coisa pública no país. Projetos que não vão para frente, descaminhos, corporativismo, desperdício etc.. O fato de não haver dinheiro para base é apenas mais uma evidência do problema estrutural causado pela gestão pública.

Sua análise não bate com a realidade Vitor. Provavelmente você é de esquerda e defende o serviço público por definição de sua ideologia. Se estou errado, me desculpe. Mas não há como comparar a eficiência média de um órgão público com a média de uma empresa.

Trabalho em uma empresa, temos metas mensuráveis, contratadas. Cobram muito, demitem as pessoas que não atingem as metas.. treinam. Exigem especialização. Atendimento e satisfação ao cliente entram em nossa meta.

Não compare as coisas Vitor. Não faz sentido.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #56 Online: 04 de Junho de 2011, 14:28:09 »
Acho a generalização muito complicada. Pode-se dizer que na média o serviço público é ruim, mas pela minha experiência, o serviço privado também na média é ruim. Mas dizer que tudo que é público é ruim e que tudo que é privado é melhor do que o público é falácia.

Só como exemplo, minha mulher e eu decidimos por que ela faça todo o pré-natal pelo SUS apesar de podermos fazer pelo plano de saúde da empresa onde trabalho. Porque? Simples, o atendimento do SUS às gestantes é excelente aqui na minha cidade tudo centralizado em um hospital materno-infantil, onde ela realiza todos os exames e consultas, as funcionárias são muito atenciosas e a estrutura é boa.

O serviço público reflete o povo ao qual ele serve. No Brasil infelizmente as pessoas são submissas para com um serviço ineficiente. Em países com uma população mais consciente o serviço público é muito bom.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #57 Online: 05 de Junho de 2011, 10:48:17 »
Pois é.. É comum essa regalia a funcionários públicos ou isso é algo brasileiro? Faz algum sentido a não ser uma proteção contra aqueles super funcionários públicos que vinham por indicação e queriam demitir a todos?

Fico pensando o que embasou essa decisão, e a partir de quando.

O ponto é que a máquina estatal não pode ter seus funcionários a mercê de decisões políticas.

vamos supor que entrasse um presidente de oposição, como aconteceu com o lula e decidisse demitir todos os policiais federais e recontratar pessoas com histórico "de lutas trabalhistas" como fator positivo na análise curricular.

4 anos depois entraria um tucano, por exemplo, e demitiria os policiais petistas e contrataria policiais alinhados com suas ideologias e por aí vai.

a estabilidade do funcionário público existe primordialmente pór causa disto afinal "o patrão" (na verdade seria o gerente, já que o patrão é o povo) muda de tempos em tempos.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 05 de Junho de 2011, 16:52:25 »
Pois é.. É comum essa regalia a funcionários públicos ou isso é algo brasileiro? Faz algum sentido a não ser uma proteção contra aqueles super funcionários públicos que vinham por indicação e queriam demitir a todos?

Fico pensando o que embasou essa decisão, e a partir de quando.

O ponto é que a máquina estatal não pode ter seus funcionários a mercê de decisões políticas.

vamos supor que entrasse um presidente de oposição, como aconteceu com o lula e decidisse demitir todos os policiais federais e recontratar pessoas com histórico "de lutas trabalhistas" como fator positivo na análise curricular.

4 anos depois entraria um tucano, por exemplo, e demitiria os policiais petistas e contrataria policiais alinhados com suas ideologias e por aí vai.

a estabilidade do funcionário público existe primordialmente pór causa disto afinal "o patrão" (na verdade seria o gerente, já que o patrão é o povo) muda de tempos em tempos.

Como exemplo é o que acontece hoje com a precarização das relações de trabalho nas equipes da ESF. A maior parte dos municípios ainda contrata os profissionais sem concurso público, como um contrato de prestação de serviço. Com isso, o profissional muitas vezes não tem direito a férias (férias mesmo, não o 1/3, que também não tem), 13o. e ainda é mandado embora (não demitido, já que a demissão envolve algum processo como aviso prévio, por exemplo) a cada mudança de prefeito ou quando determinado vereador briga com o prefeito. Ou ainda, quando a filha/o de fulano acabou de se formar e precisa de sua vaga. A estabilidade no Serviço Público serve justamente para prevenir essas coisas.

Agora mesmo, minha chefe acabou exonerada (era um nome técnico e não político, por isso muito competente) porque não concordava com atitudes que vinham sendo tomadas na secretaria e que ela não compactuava. No seu lugar foi empossada uma enfermeira recém-formada, sendo esse seu primeiro emprego. Qual a qualificação dela? É filha de um prefeito e sobrinha de um deputado ou vereador. E ela só vai estar responsável por TODAS as políticas de Atenção Primária no estado e a coordenação de ESF em 167 municípios.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 05 de Junho de 2011, 16:55:04 »
Agnóstico, algumas vezes você confunde ações do Poder Público com o do Serviço Público. É o caso de buracos nas estradas. É uma falha do Poder Público não executar as obras, mas essas obras em si são executadas por empresas contratadas e não por servidores públicos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 05 de Junho de 2011, 19:27:23 »
E os dois são uma porcaria.

Derfel e quanto ao seu penúltimo post, só reforça o estro doso equivoco do modelo, o que demonstra que só devemos usar onde for estritamente necessário.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 05 de Junho de 2011, 19:29:27 »
[...]

O "patrão", funcionalmente falando, não é o povo, porque este não pode demitir ninguém.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 05 de Junho de 2011, 19:34:54 »
[...]
Como exemplo é o que acontece hoje com a precarização das relações de trabalho nas equipes da ESF. A maior parte dos municípios ainda contrata os profissionais sem concurso público, como um contrato de prestação de serviço. Com isso, o profissional muitas vezes não tem direito a férias (férias mesmo, não o 1/3, que também não tem), 13o. e ainda é mandado embora (não demitido, já que a demissão envolve algum processo como aviso prévio, por exemplo) a cada mudança de prefeito ou quando determinado vereador briga com o prefeito.
[...]

Para que o pessoal das equipes de ESF não tenham direito a férias, abono pecuniário e 13o, somente se eles foram contratados como PJ ou como autônomos. Do contrário basta eles irem à justiça e ganharão todos estes benefícios.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 05 de Junho de 2011, 19:36:11 »
E os dois são uma porcaria.

Derfel e quanto ao seu penúltimo post, só reforça o estro doso equivoco do modelo, o que demonstra que só devemos usar onde for estritamente necessário.

Exatamente, porque quando há a contratação e a estabilidade, o custo de pessoal torna-se uma despesa fixa e que deverá ser paga pelo contribuinte.
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #64 Online: 05 de Junho de 2011, 20:26:31 »
Acho a generalização muito complicada. Pode-se dizer que na média o serviço público é ruim, mas pela minha experiência, o serviço privado também na média é ruim. Mas dizer que tudo que é público é ruim e que tudo que é privado é melhor do que o público é falácia.

Perfeito: o serviço público no Brasil não é horrível por ser serviço público, é horrível por ser no Brasil; lá naquele modelo de liberalidade econômica e não intervenção estatal na economia (oi? onde foi que ouvi isso?) que é a Suécia, 30% dos trabalhadores (distriuidos em praticamente todos os setores da economia, inclusive fabricação de pinga) são servidores públicos e os serviços públicos são ótimos. Não acho que a estabilidade seja O problema, sempre a defendi desde muito antes de ser servidor público: também sempre defendi que houvesse avaliações individuais (mantendo a estabilidade mas alterando a remuneração em função da qualidade do serviço) mas na prática isto é muito mais complicado que na teoria, nossos vícios "culturais" não deixam. Este ano mesmo o Eduardo Paes instituiu um sistema de avaliação de grupo/individual que garantiria na prática um aumento de remuneração de até 14% para os melhores servidores/grupos de servidores. Meu julgamento em uma única palavra: fracasso.

Trabalho numa maternidade e realmente o serviço é exemplar: apesar de nossa clientela ser majoriatariamente de pessoas muito pobres é bem comum recebermos pessoas que (como você) poderiam ter tido seus filhos na rede privada mas que optaram pela pública porque receberam alguma indicação de conhecido e que em geral são as que saem elogiando com mais vontade mesmo (provavelmente porque são as únicas que tem como comparar e, portanto, como se surpreender).

Não digo que o serviço público no Brasil não tenha vícios imensos, mas os vícios não são pelo modelo econômico, acredito eu. As teles que o digam.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 05 de Junho de 2011, 20:45:44 »
Perfeito: o serviço público no Brasil não é horrível por ser serviço público, é horrível por ser no Brasil; lá naquele modelo de liberalidade econômica e não intervenção estatal na economia (oi? onde foi que ouvi isso?) que é a Suécia, 30% dos trabalhadores (distriuidos em praticamente todos os setores da economia, inclusive fabricação de pinga) são servidores públicos e os serviços públicos são ótimos.
[...]

Cuidado ao citar a Suécia, pois para os ultra-liberais ela somente chegou à atual situação de benesses sociais depois de um gigantesco crescimento com base em uma economia liberal e hoje está em declínio por causa da concessão de benesses em excesso.
Foto USGS

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #66 Online: 05 de Junho de 2011, 20:46:22 »
Acho que vocês estão esquecendo-se de alguma coisa: somos obrigados a pagar o serviço público! O serviço estatal deve ser, no mínimo, perfeito, se não for, que devolvam nossa grana e nos deixem decidir.

Acho possível uma competição entre o Estado e a iniciativa privada, desde que não haja obrigatoriedade no pagamento do Estado(p.ex:você pode escolher pagar o imposto da saúde e usar o SUS ou pode escolher não pagá-lo e usar um serviço privado).
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #67 Online: 05 de Junho de 2011, 20:47:50 »
modelo de liberalidade econômica e não intervenção estatal na economia (oi? onde foi que ouvi isso?) que é a Suécia
[...]

Cuidado ao citar a Suécia, pois para os ultra-liberais ela somente chegou à atual situação de benesses sociais depois de um gigantesco crescimento com base em uma economia liberal e hoje está em declínio por causa da concessão de benesses em excesso.
:)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 05 de Junho de 2011, 20:50:05 »
Acho que vocês estão esquecendo-se de alguma coisa: somos obrigados a pagar o serviço público! O serviço estatal deve ser, no mínimo, perfeito, se não for, que devolvam nossa grana e nos deixem decidir.

Acho possível uma competição entre o Estado e a iniciativa privada, desde que não haja obrigatoriedade no pagamento do Estado(p.ex:você pode escolher pagar o imposto da saúde e usar o SUS ou pode escolher não pagá-lo e usar um serviço privado).

Mas o atual modelo de Estado existe por causa dos impostos. Se houver esta desobrigação, como faze-lo competir?
Foto USGS

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #69 Online: 05 de Junho de 2011, 20:51:37 »
Perfeito: o serviço público no Brasil não é horrível por ser serviço público, é horrível por ser no Brasil; lá naquele modelo de liberalidade econômica e não intervenção estatal na economia (oi? onde foi que ouvi isso?) que é a Suécia, 30% dos trabalhadores (distriuidos em praticamente todos os setores da economia, inclusive fabricação de pinga) são servidores públicos e os serviços públicos são ótimos.
[...]

Que ultra-liberais?  :o

A Suécia não é o país socialista que a esquerda pinta, e o modelo escandinavo "oficial" foi abandonada na destruidora(e gloriosa) estagflação dos anos 70. Hoje em dia, nos países nórdicos, impera o "neoliberalismo"(ou pelo menos é o que acham os "paleosociais-democratas" de lá).
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #70 Online: 05 de Junho de 2011, 20:53:46 »

Mas o atual modelo de Estado existe por causa dos impostos. Se houver esta desobrigação, como faze-lo competir?

Se o serviço for bom, conseguirá renda. Seria possível uma hipotética auto-gestão das universidades públicas, ou serviço dos correios.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 05 de Junho de 2011, 20:55:28 »

Se o serviço for bom, conseguirá renda. Seria possível uma hipotética auto-gestão das universidades públicas, ou serviço dos correios.

Como evitar o uso da força política para não favorecer o empreendimento público?
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #72 Online: 05 de Junho de 2011, 21:05:31 »
O Serviço Público, as empresas públicas, podem ser boas ou ruins, na média ou abaixo delas, e concordo que eles tem muitas falhas na maior parte dos casos, mas acho complicado quando generalizamos e colocamos tudo num balaio só, como dizer que o serviço público é ruim por que é o Brasil ou o serviço público é ruim por natureza. Conheço muitos servidores públicos. Fiscais, policiais, investigadores, médicos, enfermeiras, burocratas, bancários, professores, etc e não consigo ver no serviços deles traços piores ou melhores em nenhum caso em relação aos seus colegas que estão na iniciativa privada ou não são servidores.

De fato, são profissionais em sua maior parte sérios e competentes e não menos capacitados e nem mais ( ou menos) competentes. O que vejo é que o serviço público, por vezes é mal gerenciado, e esses profissionais em muitos casos não tem o apoio necessário para fazer valer seu trabalho. Acho que pouco tem a ver com a cobrança, ou fato de não terem um "patrão", como no serviço privado. O fato é que lhes falta equipamentos, salários, logística, fiscallização e outras coisas que quando o serviço público tem, ele funciona a contento e satisfatoriamente bem.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 05 de Junho de 2011, 21:11:41 »
O problema de se escolher pagar ou não o SUS é que ele é universal, ou seja, independente se você paga ou não, possui o mesmo direito de atendimento.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #74 Online: 05 de Junho de 2011, 21:13:57 »

Como evitar o uso da força política para não favorecer o empreendimento público?

Da mesma forma que deveria-se combater a corrupção.
Benjamin Franklin

Voltaire

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!