Autor Tópico: Fotógrafo retrata contrastes do funcionalismo público no mundo  (Lida 9203 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Fotógrafo retrata contrastes do funcionalismo público no mundo
« Resposta #25 Online: 31 de Maio de 2011, 17:17:56 »
Com certeza. Mas será que esses direitos abusivos só existem aqui? To tentando achar na net

Pela minha experiência, é mais ou menos igual em outros países.
No resto eu não sei, mas no JP o serviço publico era muuuuito bom.

No japão têm estabilidade?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #26 Online: 31 de Maio de 2011, 18:49:35 »
Com certeza. Mas será que esses direitos abusivos só existem aqui? To tentando achar na net

Pela minha experiência, é mais ou menos igual em outros países.
No resto eu não sei, mas no JP o serviço publico era muuuuito bom.

No japão têm estabilidade?
Tanto quanto qualquer outro setor.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 31 de Maio de 2011, 21:11:11 »
Mas para ser demitido ele tem que assinar um documento que roubou algo? (ironia)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #28 Online: 31 de Maio de 2011, 21:44:35 »
Se forem mal educados basta uma reclamação e eles tem que se curvar na hora e pedir desculpas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 31 de Maio de 2011, 21:50:40 »
Nós funcionários públicos aqui no Brasil temos vantagens, como a citada estabilidade. Porém, existem desvantagens, como não ter direito a seguro desemprego nem indenização caso seja mandado embora.

Mas se há o dispositivo da estabilidade, como é que o funcionário público será mandado embora?

Somente nas hipóteses de justa causa, assim como no setor privado, o que não dá o direito nem ao seguro desemprego e nem à indenização.

Também, são poucos os empregos públicos que propiciam condições de crescimento profissional. Mas admito que as vantagens são em maior número do que as desvantagens.

São muiiito maiores.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 31 de Maio de 2011, 22:58:09 »
e a relação custo/benefício médio é um desastre

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #31 Online: 01 de Junho de 2011, 10:09:23 »

Mas se há o dispositivo da estabilidade, como é que o funcionário público será mandado embora?

Somente nas hipóteses de justa causa, assim como no setor privado, o que não dá o direito nem ao seguro desemprego e nem à indenização.

Vou falar de alguns casos daqui da Federal.

Teve um funcionário que era maratonista e pediu dispensa para realizar a prova.
Só que ele "emendou" três dias antes e a semana seguinte.
O chefe ligou (até preocupado) e o cara falou que estava na boa.
Eles discutiram ao telefone e o chefe levou para o RH.
By by minerinho.. by by...

O Zé Roberto ficava na secretaria do departamento de fisioterapia, e bateu boca com um professor (de palavão pesado) (década de 80).
O caso foi parar no RH e como foi um “bate boca equilibrado" e não teve testemunhas os dois levaram uma advertência e o Zé foi para outro departamento.
Ano passado ele abriu uma empresa de distribuição de panfletos e o caso foi levado os RH.

O salvavidas fez uma brincadeira colocando um boneco na cadeira de salva vidas.
Esqueceu o boneco no final de semana.
Levaram o caso ao RH, o chefe já havia reclamado dele por chegar atrasado e não fazer a manutenção correta das piscinas.

Teve outro que as alunas acusaram de ficar vendo-as no banho.
Acharam um buraco e mesmo ele negando.
By by minerinho... by by...

O vigilante foi encontrado com uma capívara no carro.

Mas na estrondosa maioria dos casos realmente não é demissão como os acima, o RH apenas orienta a entregar a carta de demissão.

O técnico de laboratório deixou queimar um destilador e alguns meses depois quase botou fogo no laboratório com uma estufa.
Cartinha....

Essa não é do meu tempo, mas um professor foi pego na sala com a faxineira.
Ela teve de escrever a cartinha e ele obrigado a se aposentar compulsoriamente.

Dois funcionários beberam além da conta na hora do almoço e brigaram.
Como foi fora do campus só foi solicitada a cartinha.

Outro foi pego roubando o vizinho.
Como não foi no campus só foi solicitada a cartinha.

Outro batia na mulher que era funcionária também.
Como foi fora do campus só foi solicitada a cartinha.

Um técnico de campo começou a produzir material de campo (telas/redes/dragas).
Outro tinha outro emprego de garçom á noite/FDS
O RH falou para pararem senão será solicitada a cartinha...

O técnico de campo ficava com o automóvel na casa dele nos FDS.
O RH foi notificado, mas o chefe falou que era por ordem dele.
Mas o RH aconselhou a não fazer mais isso e que vai “ficar de olho”.

Tem também o caso do administrador de edifico que bateu boca com alunos e deu em cima de uma aluna.
Os alunos deram queixa e o RH abriu sindicância (e parece que vai levar cartinha).

Eu acho que a única diferença entre um funcionário da pública e da privada é que da pública tem de haver reclamações, o funcionário ser informado do motivo da dispensa (tá legal...eu sei que é um absurdo), ter direito de defesa (heresia?!?) e não pode ter qualquer outro vinculo financeiro (excetuando-se com trabalhos ligados a educação) nem ter qualquer atitude reprovável (prisão, agressões, etc).
Há claro... e ter prestado um concurso e ter sido selecionado em provas escritas e práticas.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Junho de 2011, 10:14:41 »
E aparentemente só é demitido se for mineiro também...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #33 Online: 01 de Junho de 2011, 10:22:27 »
Acho que o pessoal tá mitificando demais essa questão da "estabilidade". Exonerar funcionário público incompetente/corrupto não é nada impossível. Se não me engano, a Receita é a que mais exonera funcionários públicos no nível federal e as polícias civil e militar, a nível estadual.

Isso quando os próprios não se demitem para não ter que enfrentar um processo administrativo que os impossibilitaria de prestar novos concursos no futuro. Sem contar que quando saem, não tem FGST nem nenhuma garantia dos regidos pela CLT, o que na teoria seria a motivação para o cara não fazer burrada.
« Última modificação: 01 de Junho de 2011, 10:40:08 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #34 Online: 01 de Junho de 2011, 10:34:02 »

Posso atestar que todos eram paulistas... mas lhe garanto que QUALQUER funcionário público de qualquer região do país seria demitido ou aconselhado a se demitir.
Aliás bem maniqueístas esses debates por aqui, heim. :vergonha:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 01 de Junho de 2011, 10:44:32 »

Posso atestar que todos eram paulistas... mas lhe garanto que QUALQUER funcionário público de qualquer região do país seria demitido ou aconselhado a se demitir.
Aliás bem maniqueístas esses debates por aqui, heim. :vergonha:

Eu entendo que o uiliníli não foi de modo algum maniqueísta, mas apenas fez um comentário bem-humorado de "demissão de mineiros" baseado na sua própria postagem:

Vou falar de alguns casos daqui da Federal.

Teve um funcionário que era maratonista e pediu dispensa para realizar a prova.
[...]

O Zé Roberto ficava na secretaria do departamento de fisioterapia, e bateu boca com um professor (de palavão pesado) (década de 80).
[...]

O salvavidas fez uma brincadeira colocando um boneco na cadeira de salva vidas.
[...]

Teve outro que as alunas acusaram de ficar vendo-as no banho.
[...]
By by minerinho... by by...

O vigilante foi encontrado com uma capívara no carro.
[...]
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 01 de Junho de 2011, 10:46:49 »
A piada foi ruim, mas como o Geo explicou, foi só uma piada.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #37 Online: 01 de Junho de 2011, 10:52:01 »
Acho que o pessoal tá mitificando demais essa questão da "estabilidade". Exonerar funcionário público incompetente/corrupto não é nada impossível.

Pois é. O que noto mesmo é uma enorme diferença entre funcionários contratados sem concurso e os concursados. Houve uma época em que
havia aqui uma funcionária na secretaria que não sabia ler! Hoje em dia temos secretários bem eficientes - todos concursados.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 01 de Junho de 2011, 12:21:29 »
Realmente nao tenho vivência.  Mas vejo casos de gente que comete crime (promotor), nao trabalha e fica ganhando salário. Juízes e deputados idem. Na justiça talvez seja mais comum, ou talvez demitam só os mineirinhos e nao os de mais alto nível

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #39 Online: 01 de Junho de 2011, 12:46:41 »
A piada foi ruim, mas como o Geo explicou, foi só uma piada.

Não estava me referindo a você, me desculpe.
Falei no geral que achava bem maniqueístas esses debates por aqui no fórum, onde se parte de um ideal de pensamento e tudo que não corresponder a imagem gerada está errado.

Por exemplo que todo funcionário público é ruim, que tudo que é privado é bom, que se der lucro ou seja economicamente favorável é justificável, que desde que não me afete tudo é permitido (inclusive tirar uma vida), etc.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #40 Online: 01 de Junho de 2011, 13:06:48 »
Realmente nao tenho vivência.  Mas vejo casos de gente que comete crime (promotor), nao trabalha e fica ganhando salário. Juízes e deputados idem. Na justiça talvez seja mais comum, ou talvez demitam só os mineirinhos e nao os de mais alto nível

Olha gente... na boa, cuidado ao generalizarem o executivo (rala buxo que rala prendendo bandido, operando aposentado, pegando carrapato no meio do mato fazendo pesquisa ou relatório de impacto ambiental, entre outros trabalhos "mão na massa") com o judiciário e o legislativo.

Não só no salário (e BOTA DIFERENÇA nisso), quanto nos benefícios (lembrando que estão AÍ os "cargos de confiança" e outros não concursados que ganham R$4.000,00 - R$ 5.000,00 por mês) que tem diferenças as vezes brutais (como o exemplo do promotor :o).

Já que gostam de comparar nós do executivo seríamos o "chão de fábrica".

E olha que o Judiciário ainda está bem (com investimentos inclusive) porque o legislativo ainda não encontrou uma forma de colocar a iniciativa privada lá (lembrando que não tem apenas o lobby ruralista no congresso, mas o da bancada dos planos de saúde, dos colégios/universidades particulares, das empresas de segurança, etc.. todas querendo um naco maior do mercado onde as estatais são referência ou tem papel regulatório).

Mas CLARO que no executivo devem haver corporativismos (duvido que entre um professor e um funcionário a corda estoure na mão do professor).
Tudo bem que a gente tem defeito, mas fazer um paralelo com os assessores do assessor de uma das secretárias da câmara dos deputados é forçar a amizade. :biglol:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 01 de Junho de 2011, 13:21:04 »
Mas Vitor, fora essas regalias maia ou menos acentuadas, ainda tem o serviço que na media é de péssima qualidade. Educação primaria, taxa de resolução de crimes menor que 8%, corrupção desmedida, tempos de atendimento horrendos e informações desencontradas... É f..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #42 Online: 01 de Junho de 2011, 14:02:30 »
Mas tudo que citou advêm não exatamente da má gerência (ou seja o dinheiro não é exatamente mal empregado), mas sim da falta de dinheiro.

Colocou o ensino público primário (vamos reconhecer que o superior é muito bom) ruim.
Mas nem sempre foi assim, alias antigamente (nem tanto assim) ele era de excelência e por falta de investimentos, sobrecarga de trabalho e baixos salários ele ficou como está hoje (e existe forte pressão para aproximar o ensino superior do nível de qualidade do atual ensino primário :hmph:).
E veja que antes também era gerência pública e funcionava.

E o que ocorreu com o ensino primário foi o mesmo que ocorreu nas demais áreas públicas.
Não seria mais lógico se empenhar em trazer esses serviços para o nível de outrora do que apenas execra-los e passa-los totalmente para a esfera privada que vai cobrar por um serviço que já pagamos no imposto?
Que hajam serviços privados paralelos como existem os bancos, escolas e planos de saúde, ninguém impede isso, mas que andem com as próprias pernas, pois mesmo os planos de saúde em caso um pouquinho mais graves já joga para o tão criticado serviço público de saúde que é tão ruim que tem de lidar com especialidades que os planos não conseguem (e não querem).

Quando digo que o dinheiro não é exatamente mal empregado, me refiro que muitas vezes o que vem não dá para pagar tudo ou só dá para pagar o mais urgente (descobrindo os pés para cobrir a cabeça) então muitas vezes fica um buraco no andamento do trabalho que só vai atravancando tudo e qualquer erro de planejamento tem um efeito muito maior do que o esperado (e aí sim pode-se dizer que foi mal empregado) e tubo vem "de cima para baixo" muitas vezes sob os olhos do planalto compostos de donos de plano de saúde, faculdades e outros serviços "concorrentes" (como a bancada ruralista para o Ibama).

E se formos ver esses tempos de atendimento horrendos e informações desencontradas não é exclusivo do serviço público, pois como contei eu e minha esposa ficamos meses ligando para o SAC da Istoé tentando cancelar a revista e também sempre tínhamos uma informação diferente (que o contrato era para mais 2 meses e não poderia ser interrompido ou que já havia sido cancelada a assinatura... quando não foi ou foi pedido novamente o número do cartão.... para RENOVAR ASSINATURA ou que teríamos de ligar para outro número, etc).
No Itaú fomos para a fila da gerência que encaminhou para a fila do caixa (onde as funcionárias ficavam conversando) que encaminhou para a caixa ao lado pois não sabia a senha do procedimento, que indicou a fila do caixa eletrônico que confirmou que O PROCEDIMENTO NÃO HAVIA SIDO REALIZADO, que nós fez voltar ao caixa... UFA!

E nem por isso posso dizer que o serviço privado é ruim ou que quem trabalha nele é incompetente.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #43 Online: 01 de Junho de 2011, 15:42:10 »
Mas tudo que citou advêm não exatamente da má gerência (ou seja o dinheiro não é exatamente mal empregado), mas sim da falta de dinheiro.

De onde tirar mais dinheiro?  :o

Colocou o ensino público primário (vamos reconhecer que o superior é muito bom) ruim.
Mas nem sempre foi assim, alias antigamente (nem tanto assim) ele era de excelência e por falta de investimentos, sobrecarga de trabalho e baixos salários ele ficou como está hoje (e existe forte pressão para aproximar o ensino superior do nível de qualidade do atual ensino primário :hmph:).
E veja que antes também era gerência pública e funcionava.

Antigamente, o número de alunos era demasiadamente menor. Não dá para comparar.

E o que ocorreu com o ensino primário foi o mesmo que ocorreu nas demais áreas públicas.
Não seria mais lógico se empenhar em trazer esses serviços para o nível de outrora do que apenas execra-los e passa-los totalmente para a esfera privada que vai cobrar por um serviço que já pagamos no imposto?

Qual é a lógica de privatizar, por exemplo, o serviço de coleta de lixo e ainda continuar pagando o imposto de tal serviço?

Que hajam serviços privados paralelos como existem os bancos, escolas e planos de saúde, ninguém impede isso

Os impostos te impedem de muita coisa. 50% do que tu ganha vai para o ineficiente serviço público. Isso não é algo que dê para "ignorar.

E se formos ver esses tempos de atendimento horrendos e informações desencontradas não é exclusivo do serviço público, pois como contei eu e minha esposa ficamos meses ligando para o SAC da Istoé tentando cancelar a revista e também sempre tínhamos uma informação diferente (que o contrato era para mais 2 meses e não poderia ser interrompido ou que já havia sido cancelada a assinatura... quando não foi ou foi pedido novamente o número do cartão.... para RENOVAR ASSINATURA ou que teríamos de ligar para outro número, etc).

Como eu cancelo meu serviço de saúde pública? Aonde eu pego meu dinheiro? Se puder, me diz aonde vendo minha parte de alguma estatal.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #44 Online: 01 de Junho de 2011, 16:13:44 »

Problemas das classes que se auto-regulam...
Tente fazer um médico incompetente perder CRM, por exemplo...

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #45 Online: 02 de Junho de 2011, 10:34:15 »
Liddell Heart, me preocupo em responder suas questões (e distorções) como me preocupo em responder a qualquer fundamentalista dogmático.
Nada que possa ser dito vá influienciar a forte fé que move seu coração.

Agnóstico, vamos usar seu caso como exemplo.

A repartição não estava lotada porque os funcionários queriam ficar sobrecarregados.
Imagino que essa repartição precisa-se para funcionar de R$1.000,00 mensais para compras de materiais, pagamentos de contas, etc e só recebesse R$250,00 e "fosse serviço" para 10 e 5 (ou menos) a tocavam.
Se a "lógica" apresentada que se não todo funcionário público, a estrondosa maioria é vagabunda e corrupta desses 5 deveriam "ficar de boa" (pelo menos) uns 3.
Com 3 tocando o trabalho de 5 (que deveriam ser 10) qualquer tipo de documento não demoraria meses, mas anos (mas o mais certo seria nunca ficar pronta).

Sobre monopólios, aqui na minha cidade ou se paga a unimed ou fica no sus, se se acha a passagem de ônibus cara, se anda a pé e como coloquie se é necessário qualquer contato o tratamento é o mesmo (ou até pior) do que o recebido por você.

Sobre "não vão as empresas que vão decidir, as pessoas decidem por mesmas o que querem", aqui em São Carlos a população (ou seja o conjunto de pessoas) ansiava por um shopping.
A associação comercial só permitia no máximo uma galeria, fez pressão e o shopping virou um U com lojas.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #46 Online: 02 de Junho de 2011, 16:25:31 »

De onde tirar mais dinheiro?  :o

../forum/topic=24922.0.html  (Financiamento público de campanhas eleitorais).
Engraçado que para dar dinheiro para pessoas comprarem estatais e para financiamentos mil sempre tem dinheiro. |(

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 02 de Junho de 2011, 18:05:34 »
No serviço privado temos opções, o serviço públio é um monopólo.
???? :o

Então existe opção de atendimento ao consumidor da marca Latina?

É proibido uma firma privada abrir um negócio em que o estado participe?
(pensei que as Universidade federais/estaduais fossem até parâmetro de qualidade para as escolas particulares alcançarem).

Dessas eu não sabia. :histeria:

Fazia quase 3 meses que estava tentando cancelar a assinatura da revista época ligando para o SAC da editora... se soubesse que tinha a opção de ligar para outra editora para cancelar não teria perdido tanto tempo. :?

O que tudo isso de opções e monopólio tem a ver com o assunto do tópico?
NADA.... :vergonha:
Foi apenas um proselitismo gratuito sobre o DEUS MERCADO.
Qual a opção que eu tenho um empresa de agua e esgoto?E eletricidade? E na obtenção de documentos, se o atendimento for ruim, o que acontece com o funcionario publico? Enquanto a telefonia era publica qual era a opção?
Se um serviço privado é ruim, sempre existe a concorrencia, voce pode trocar de revista, pode trocar de operadora de celular, pode trocar de provedor de acesso, ter descontos.....

qual a opção ao Detran, aquela merda que só funciona com dinheiro? E o tópico que abri sobre fiscais me pedirem pagamentos (bola)   para me dar o habite-se sendo que o imóvel não tem NENHUMA irregularidade?
E quando vou ser atendido pela burocracia da justiça? etc.... 

Para..

Agnóstico, você não deve generalizar TODO o serviço público por conta das suas próprias experiências. Aqui no RN (e em outros estados também) a maioria dos serviços como  Detran, expedição de CPF, RG, Carteira de Trabalho, pendências de impostos e demais serviços do estado e alguns do municípios são centralizados em Centrais que funcionam em Shopping Centers (em três daqui) e espalhados pela cidade. Quando precisei fazer o CPF de meu filho, cheguei, falei com a recepcionista que me entregou uma ficha e orientou qual o local a procurar. Cheguei e fui ao guichê e fiz o CPF. Não levou dez minutos entre a chegado ao shopping e ter o CPF em mãos. Renovação de carteira no Detran? Da mesma forma. E todos são funcionários públicos e todos atendem muito bem.

Barata, não sei como é em São Paulo, mas aqui a COSERN, a companhia de luz, é privada, do grupo espanhol Neoenergia. Em alguns estados também a companhia de água e esgoto também é privada. Houve melhora do serviço? No caso da COSERN, aparentemente, não.

Como disse o Diego, essa história de estabilidade do funcionalismo público já não é o que era. Não é impossível ser mandado embora (e conheço alguns dentistas que foram). Além disso existe uma avaliação de desempenho e metas a serem cumpridas e alcançadas. Existem problemas? sim. Existem maus funcionários? claro. Mas também os existem na iniciativa privada.

O problema que se tem no serviço público, a meu ver, são quatro: a burocracia interna, a possibilidade de se formar "feudos" pessoais (uma pessoa apenas detém uma informação que é crucial para o trabalho e não compartilha o conhecimento por causa do poder que ele dá), a ingerência política e os cargos comissionados.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #48 Online: 02 de Junho de 2011, 18:52:29 »
Derfel, esses problemas que voce apontou seriam resolvidos com a privatização. Não vejo necessidade de se manter um serviço estatal de baixa qualidade ou no maximo qualidade igual ao serviço privado.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 02 de Junho de 2011, 19:22:27 »
Derfel, esses problemas que voce apontou seriam resolvidos com a privatização. Não vejo necessidade de se manter um serviço estatal de baixa qualidade ou no maximo qualidade igual ao serviço privado.

Mas esses problemas também existem na iniciativa privada, principalmente em grandes corporações. Não sou contra privatizações, mas considero que existem serviços que deva existir a participação do estado como a saúde, a educação, a justiça (e não apenas em segurança como você disse). Alguns serviços também me parecem que a participação de uma estatal não é de todo má. É o caso de concessões onde não há concorrência, como o sistema elétrico e de águas e esgoto, por exemplo. Você não pode mudar de companhia de água ou esgoto e nem de seu servidor de energia elétrica.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!