Eu sempre trabalhei com uma equipe pequena, mas muito capaz. Quando ocorreu a sobra do INSS patronal pela mudança de regime de tributação (Presumido para o SN), eu optei por contratar mais funcionários e não por embolsar esta diferença.
Mas você contratou por que havia demanda, não? Ou estou errado, você simplesmente contratou para apenas beneficiar outras pessoas?
Naquele momento, não foi nenhum e nem outro motivo. Eu fiz a contratação em função do meu plano de expansão e como não está fácil achar mão-de-obra qualificada, eu optei por investir naquelas pessoas.
Quando eu contrato alguém, não está no meu planejamento estratégico demitir esta pessoa, a não ser em casos de grave indisciplina ou de uma degradação intensa na receita operacional. Tanto é fato que eu tenho 16 funcionários, sendo que mais da metade tem mais de 10 anos de "casa" e alguns tem mais de 20.
Eu também contrato pensando em manter o funcionário por mais tempo possível. Minha colocação foi no sentido de que se as empresas tem encargos trabalhistas mínimos e multas recisórias pequenas elas vão contratar com mais facilidade quanto houver demanda, e demitir com mais facilidade quando não houver, já fazem isso hoje, e empresas grandes, onde o custo está quase sempre acima da estratégia de manutenção de empregos ou da pessoa em si, isso certamente terá muita importância.
Eu particularmente nunca gostei desta política de redução de quadro funcional para aumentar lucros, a não ser em casos derradeiros, como um
downsizing específico. Em empresas pequenas, como é a minha, o sócio convive direta e diariamente com os seus funcionários, o que acaba por criar uma relação que vai além da esfera profissional. E antes que alguém escreva que isto é um "erro", eu reconheço: É um "erro"!
Por outro lado, há uma "indústria da indenização e chantagem" com a multa do FTGS, sendo este um dos motivos pelos quais eu sou a favor da eliminação deste "direito".
Não quer dizer que outros fatores possam influenciar a manutenção do emprego, mas os encargos não são decisivos quando se pensa exatamente como você, estrategicamente.
Em parte eu discordo. Eu tenho clientes que estão trabalhando 'no limite' inferior em termos de número de mão-de-obra e de margem de lucro, seja em função dos altos custos de encargos, seja dos impostos elevados, seja por causa de outras obrigações. Eles já deixaram claro para mim que se houvesse uma redução nos encargos e ou impostos, eles contratariam mais pessoas para diminuir as tarefas da atual equipe.
Para mim, a demanda por empregos, sempre está relacionada ao crescimento econômico, não ao custo empregatício.
Os dois fatores são importantes.