Autor Tópico: Condenado por contrabando não poderá NUNCA MAIS ser comerciante  (Lida 9349 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Condenado por contrabando não poderá NUNCA MAIS ser comerciante
« Online: 22 de Maio de 2011, 22:51:03 »
Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto 222/2011, que visa proibir, às pessoas condenadas pelo crime de contrabando, o exercício da profissão de comerciante. A sandice partiu do preclaro deputado Sandes Júnior, que justificou seu projeto da seguinte forma:

“…No curso dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de investigar fatos relacionados à pirataria de produtos industrializados e sonegação fiscal, verificou-se a grande amplitude que alcança a prática dos crimes de contrabando e descaminho e de receptação de bens, produtos ou mercadorias que entram irregularmente no País com vistas à respectiva comercialização, o que tem acarretado vultosos prejuízos ao erário e à economia formal.

Diante de tal realidade, buscou a aludida Comissão na oportunidade adotar medidas, inclusive na esfera legislativa, para propiciar um combate mais eficaz à prática de tais delitos, entre as quais se destacou a apresentação de um projeto de lei de sua autoria (identificado nesta Casa como Projeto de Lei no 3.967, de 2004) destinado a estabelecer a aplicação, cumulativa a penas privativas de liberdade previstas para os crimes de receptação e de contrabando e descaminho, de pena restritiva de direito a agentes desses delitos com vistas à perda do direito de exercer o comércio.

Ocorre que o referido projeto de lei não foi apreciado por qualquer dos órgãos legiferantes competentes desta Câmara dos Deputados (Plenário e Comissões) no curso da legislatura em fora proposto, o que motivou, em consonância com o disposto no art. 105 do Regimento Interno da Casa, o seu arquivamento definitivo.

Entretanto, dada a importância do conteúdo da iniciativa em comento, que teria o condão de agravar sensivelmente a situação econômica daqueles que cometem os crimes mencionados e, por conseguinte, desestimular, sob a ótica do direito penal, a respectiva prática, cumpre resgatá-lo sob a forma de uma nova proposta legislativa a ser oferecida para tramitar nesta Câmara dos Deputados.

Com esse intuito, ora propomos o presente projeto de lei, que cuida de alterar os artigos 180 e 334 do Código Penal. Certo de que a importância desta proposição e os benefícios que dela devem advir serão percebidos pelos meus ilustres Pares, esperamos contar com o apoio necessário para a sua aprovação.”

[...]

http://subjudice.net/2011/05/projeto-de-lei-22211-condenado-por-receptacao-ou-descaminho-nao-podera-mais-ser-comerciante-nunca-mais/

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Condenado por contrabando não poderá NUNCA MAIS ser comerciante
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2011, 23:00:29 »
Deveriam começar pelos deputados. Quem for pego fazendo algo ilegal, nunca mais poderá ser deputado
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2011, 23:04:33 »
Não é assim que vai funcionar o "ficha limpa"?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2011, 09:12:50 »
Não, a Constituição veda penas de caráter perpétuo. No caso, um sujeito condenado, passados cinco anos após o cumprimento da pena, volta a ser "ficha limpa".
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2011, 10:12:44 »
Quanto mais eu vejo coisas assim, mais eu acho que nossos ilustres candidatos a Congressistas deveriam passar numa prova antes de terem seu cadastro aceito nas eleições...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2011, 10:25:08 »
O que há de errado no contrabando?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2011, 10:55:10 »

É ilegal.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Rhyan

• Visitante
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2011, 10:59:27 »

É ilegal.

E dai? Então não deveria ser.

Se é ilegal deveria haver algo errado com o contrabando. Sua resposta é um argumento circular.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2011, 11:14:21 »

É ilegal.

Se é ilegal deveria haver algo errado com o contrabando. Sua resposta é um argumento circular.

Se você acha que não há nada errado com o contrabando, porque então perguntou o que há de errado com o contrabando?
Isso não faz sentido.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2011, 12:47:03 »
Eu acho que há nada de errado, quero saber a opinião de quem acha que há. O que há de errado?

Offline WTF

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
  • Conta excluída por solicitação do usuário.
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2011, 13:08:24 »
Eu acho que há nada de errado, quero saber a opinião de quem acha que há. O que há de errado?

O cara que contrabandeia pra vender leva uma vantagem desleal sobre o cara que importa legalmente, além de deixar de pagar impostos...
Conta excluída por solicitação do usuário.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2011, 13:15:18 »
Continuo sem ver nada de errado.

Que mundo maluco vivemos, cobrar imposto é algo legítimo enquanto não paga-los é algo criminoso. Inversão total de valores.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2011, 13:18:31 »
Não pra maioria das pessoas do mundo ::)
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2011, 13:21:42 »
Eu não vejo nada de errado com a idéia de impostos. O que eu acho uma pena é que, no Brasil, pelo menos, não funciona como deveria.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline WTF

• Contas Excluídas
  • Nível 10
  • *
  • Conta excluída por solicitação do usuário.
« Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2011, 13:22:58 »

Que mundo maluco vivemos, cobrar imposto é algo legítimo enquanto não paga-los é algo criminoso. Inversão total de valores.

Bem, fora a questão dos impostos, não sobra mais nada de errado no contrabando, já que ninguém pagaria e todos partiriam do mesmo preço. Mas como o imposto não é facultativo, rola uma concorrência desleal. Se pudessem não pagar, ninguém escolheria pagar.
Conta excluída por solicitação do usuário.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2011, 13:29:10 »
Não pra maioria das pessoas do mundo ::)

Argumentum ad Populum?

Não dá pra argumentar contra a máxima "Imposto é roubo!", é impossível.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2011, 13:32:25 »
Bem, fora a questão dos impostos, não sobra mais nada de errado no contrabando, já que ninguém pagaria e todos partiriam do mesmo preço. Mas como o imposto não é facultativo, rola uma concorrência desleal. Se pudessem não pagar, ninguém escolheria pagar.

Sim, a desleadade existe por causa dos impostos. Mas não devem punir os que não pagam, eles apenas contribuem com o acesso à produtos por pessoas de baixa renda. O certo é retirar esse fardo dos ombros dos demais.

Se não é voluntário, obviamente é um roubo, correto?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2011, 13:41:14 »
E o estado vai tirar o dinheiro para educação, saúde, segurança, manutenção de ruas, estradas, rodovias, etc, daonde, se não for dos impostos? Abolir os impostos é o mesmo que abolir o estado :P

Rhyan

• Visitante
« Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2011, 14:03:24 »
Jura?????? ai jesus....

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2011, 14:28:21 »

É ilegal.

Contrabando é você importar alguma mercadoria que é proibida no Brasil, como no caso de cigarros do Paraguai que não podem circular no Brasil por não terem o selo de controle de qualidade do órgão nacional responsável.

Importar produtos sem pagar os tributos é crime de descaminho. No caso o descaminho existe para proteger a arrecadação e também o mercado interno e a atividade econômica, já que este se sujeita a certa tributação e a concorrência seria desleal com a internalização de produtos estrangeiros com revenda interna sem a carga de tributos que os demais pagam nas operações internas.

De acordo com nosso ordenamento é justo sim. Agora para você anarquista, antes de defender a ilegalidade do contrabando, deveria defender uma nova constituição, pois sob o prisma da vigente, é totalmente legal.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 23 de Maio de 2011, 15:30:38 »

Uma analogia:

Você é bioquímico farmaceutico e desenlve um novo medicamento, porém, você precisou de recursos financeiros para a pesquisa e desenvolvimento cujo pagamento está atrelado ao lucro da patente.

Eu, que também tenho a mesma profissão que a sua, copio o SEU medicamento e começo a ganhar dinheiro... Você vai me processar pea violação da patente? Eu posso afirmar que você está invertendo totalmente os valores?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Maio de 2011, 15:46:58 »
Se o cara comprar lá fora sem pagar imposto, e não vender significativamente mais barato, mas embolsar o que seria para os impostos, aí deixa de ser considerado "concorrência desleal"?

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #23 Online: 23 de Maio de 2011, 17:30:16 »

É ilegal.

Contrabando é você importar alguma mercadoria que é proibida no Brasil, como no caso de cigarros do Paraguai que não podem circular no Brasil por não terem o selo de controle de qualidade do órgão nacional responsável.

Importar produtos sem pagar os tributos é crime de descaminho. No caso o descaminho existe para proteger a arrecadação e também o mercado interno e a atividade econômica, já que este se sujeita a certa tributação e a concorrência seria desleal com a internalização de produtos estrangeiros com revenda interna sem a carga de tributos que os demais pagam nas operações internas.

De acordo com nosso ordenamento é justo sim. Agora para você anarquista, antes de defender a ilegalidade do contrabando, deveria defender uma nova constituição, pois sob o prisma da vigente, é totalmente legal.

"De acordo com nosso ordenamento, matar judeus é justo sim. Agora para você "reacionário", antes de defender a vida dos judeus, deveria defender uma nova constituição, pois sob o prisma da vigente, é totalmente legal."

Só porque algo está na lei não significa que deva ser seguida, muito menos que é justa. E a tributação protege tanto nossa economia que está causando desindustrialização parcial.  :ok:

"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2011, 17:35:50 »
É a velha crítica ao "Dumping comercial". Desde quando oferecer produtos demasiadamente baratos prejudica alguém?
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!