e a proibição faz bem para para todos mas do que a legalização faria.. não sei de onde podemos afirmar isso tão categoricamene
Exato Agnóstico,
Mas o que mais me espanta, é algumas pessoas acharem que Leis são impostas! Será que estas pessoas não compreendem que as Leis não são arbitrárias? Todas, creio eu, foram elaboradas por representantes do povo no Governo, de forma legítima.
Nao vou entrar no mérito se nossos deputados representam os interesses da população ou mesmo agem em direecaona isso
A discussão para 90% dos que estão aqui se resume a: se você estivesse nos EUA durante a lei seca, você seguiria tomando cerveja, sim ou nao.
Caso diga sim, você nao aceita imposições do estado em algo que você considera razoável que seja feito.
Caso diga nao, sua filosofia demanda que todas as leis sejam seguidas, ainda que você as ache nao razoáveis.
Para os outros 10%, a discussão esta resumida a Álcool, drogas e os demais sao prejudiciais e é razoável que sejam proibidos. Algo comp pegar casos de mal uso do automovel para justificar sua proibição.
Para mim, é isso
Agnóstico, você com certeza não considerou o grupo ao que eu pertenço: eu definitivamente não acho que todas as leis devam necessariamente ser seguidas, e tampouco acho que faça o menor sentido a proibição da venda de drogas.
Exemplo que foge aos que você apresenta: nos Emirados Árabes Unidos é criminoso e punível com chibatadas o ato de fazer sexo fora do casamento, entretanto eu não acho que o ato
deste casal tenha nada de errado ou imoral; se, vivendo nos EAU, eu o cometeria é até uma questão a ser pensada: será que eu estaria disposto a enfrentar o risco? Mas com absoluta certeza não é um ato imoral para mim, e não é uma questão moral porque além de considerar a lei estúpida eu não consigo ver onde a transgressão de tal legislação poderia prejudicar DE FATO um terceiro ou um quarto indivíduo que não tivesse nada a ver com o ato.
O consumo de maconha ou qualquer outra droga para eu e muita gente aqui pelo que já li em outros debates só é imoral pelo fato prático e objetivo de que ele provoca claros e diretos resultados negativos sobre a coletividade em função,
eu sei, da imbecilidade da sua proibição.
Se eu decido fazer sexo com minha namorada nos malditos EAU ou em qualquer outro maldito território governado por malditos seguidores de um maldito porco com o maldito apelido de Allah eu não proporciono de fato qualquer risco ou dano efetivo a ninguém senão o risco da punição contra mim e a minha cúmplice e consente companheira.
Se eu decido fumar um baseado no Brasil (exceto na hipótese de eu mesmo ter cultivado o bendito pé de maconha num xaxim na minha varanda) então eu dei não sei quantos reais na mão de um fulano que eu sei com 100% de certeza que vai usar este dinheiro na compra de armas pesadas a fim de cometer crimes como sequestro, assalto e homicídio.
Então não, eu não me enquadro em nenhum dos 3 grupos aos quais você resumiu o cenário.