1- é um projeto de lei que acabou de entrar em tramitação: eu sei que órgãos de imprensa em busca desesperada por manchete costumam tratar projetos de lei como se fossem leis eminentes; sei também que projetos de lei (até mesmo os inexistentes ou arquivados) costumam servir como munição para a criação de
hoaxs alarmistas, sobretudo de ordem religiosa ou "política"(ou ambos de uma vez só)... mas até aqui, Brutus?
2- eu não encontrei o trecho que fala de perda "para sempre" do direito de ser comerciante. Ok que o texto atual do projeto não especifica o tempo da pena, mas do "alto do meu baixo" conhecimento em Direito eu aposto que qualquer juiz entenderia que a pena de restrição à atividade comercial duraria no máximo o tempo da pena de prisão previsto para o mesmo crime, até pelo choque constitucional já exposto (isto se a lei for aprovada e com este mesmo texto: a primeira hipótese já é bastante improvável; a segunda é, por motivos óbvios, mais improvável ainda)
3- não me passa pela cabeça como seria um mundo absolutamente isento de impostos e absolutamente isento de pena para quem não os pagasse. Tudo bem, admito, gosto mais da dupla Estados/Impostos que a média: mas não defendo que ninguém pague 100% do que recebe ao Estado. Isso soaria (até aos meus ouvidos) gritantemente ridículo.
Mas é que o inverso me soa tão gritantemente engraçado quanto: cada indivíduo asfaltando seu próprio trechinho de rua em função da largura de seu muro de frente, apenas na metade que lhe couber em relação à casa do vizinho da frente, é algo assim um mundo
totally tax free? Ou justiças/órgãos legislativos particulares, "eu vou ficar com aquele juiz da promoção" : "ahhh não, eu prefiro aquela juíza ali, que é de grife e gostosa pra caralho; mas deputadas eu até compro de segunda linha, quando vejo uma bonitinha na promoção: elas só servem para estipular leis mesmo", é algo assim?
Pagar pedágios à "administradora" da rodovia
é menos "pagar taxas" que pagar impostos ao órgão do Estado que controla as rodovias? Em qual religião?
Ou a gente ficaria com a opção polícias inexistentes, tribunais inexistentes, mobiliário público inexistente, pavimentação em logradouros públicos inexistente, salva-vidas inexistente? Éééééééééé... seria muito legal, no paraíso do MEV eu acho que não deverá haver nem Câmara, nem Tribunal, nem Polícia Militar, nem lamaceira, nem temporal (nem fome, nem doença, nem peste, nem analfabetismo... mas isso eu sei que são
preocupações muito Norueguesas e atrasadas 
).
Porque, realmente: defender as vantagens de mais ou menos impostos, mais ou menos Estado, pode ser intelectualmente
excitante, e até proveitoso. Mas neste nível dá uma
broxad...