Autor Tópico: Viagens Interestelares e Intergaláticas Rápidas.  (Lida 33181 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Viagens Interestelares e Intergaláticas Rápidas.
« Resposta #150 Online: 31 de Maio de 2011, 09:19:39 »
Será que nossa resistência a passar por um procedimento desses têm a ver com uma noção intuitiva de alma? Não estou dizendo que existe uma alma, apenas que talvez tenhamos um instinto dualista.

Pode ser sim, mas u me pauto pelo conceito de cópia. Cópia é outra coisa igual, idêntica, mas que não é você. Assim significa morte. Se a alma existe, em tese ela não seria transferida e o homem teria criado um ser sem alma. Se a alma é necessária para sobrevivermos e ela não fosse transferida, a cópia não funcionará.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 31 de Maio de 2011, 10:10:10 »
Pode ser sim, mas u me pauto pelo conceito de cópia. Cópia é outra coisa igual, idêntica, mas que não é você. Assim significa morte. Se a alma existe, em tese ela não seria transferida e o homem teria criado um ser sem alma. Se a alma é necessária para sobrevivermos e ela não fosse transferida, a cópia não funcionará.

O meu sentimento é que a cópia teria uma "alma", ou melhor, um tchu, diferente, que era igual ao seu no momento da criação dele, mas depois divergiu em função das novas experiências e do ponto de vista diferente.

Eu pensei uma coisa sobre viagens no tempo e sua relação com a consciência agora. Talvez viagens no tempo, inclusive para o passado, sejam possíveis, o problema é que quando nós imaginamos uma viagem de volta no tempo, nós imaginamos que nosso corpo e nossa mente se mantêm idênticos às suas versões do presente e o resto do universo muda. É como uma xícara de café que quebra às 8:45 da manhã e a fazemos voltar no tempo para as 8:44, queremos que uma xícara quebrada apareça aparentemente do nada ao lado da xícara boa, antes de quebrar. Mas e se ligar a máquina do tempo implicar necessariamente que a xícara quebrada vai se consertar? Da mesma forma, pode ser que a viagem no tempo de seres conscientes implique que nossos estados mentais vão voltar ao que era antes, que a matéria do nosso corpo vai voltar para de onde veio, se eu voltar para o tempo dos dinossauros, eu vou ser desmaterializado e meus átomos vão voltar para os lugares onde eles estavam naquela época. Assim sendo, pode ser que eu seja um viajante do tempo! Pode ser que em 2035 eu tenha inventado uma máquina do tempo e como experiência tenha voltado para este exato momento, mas eu não me lembro disso, porque eu voltei junto com o universo inteiro, eu não fiz o universo voltar e fiquei como estava.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 31 de Maio de 2011, 10:25:21 »

O meu sentimento é que a cópia teria uma "alma", ou melhor, um tchu, diferente, que era igual ao seu no momento da criação dele, mas depois divergiu em função das novas experiências e do ponto de vista diferente.

Eu pensei uma coisa sobre viagens no tempo e sua relação com a consciência agora. Talvez viagens no tempo, inclusive para o passado, sejam possíveis, o problema é que quando nós imaginamos uma viagem de volta no tempo, nós imaginamos que nosso corpo e nossa mente se mantêm idênticos às suas versões do presente e o resto do universo muda. É como uma xícara de café que quebra às 8:45 da manhã e a fazemos voltar no tempo para as 8:44, queremos que uma xícara quebrada apareça aparentemente do nada ao lado da xícara boa, antes de quebrar. Mas e se ligar a máquina do tempo implicar necessariamente que a xícara quebrada vai se consertar? Da mesma forma, pode ser que a viagem no tempo de seres conscientes implique que nossos estados mentais vão voltar ao que era antes, que a matéria do nosso corpo vai voltar para de onde veio, se eu voltar para o tempo dos dinossauros, eu vou ser desmaterializado e meus átomos vão voltar para os lugares onde eles estavam naquela época. Assim sendo, pode ser que eu seja um viajante do tempo! Pode ser que em 2035 eu tenha inventado uma máquina do tempo e como experiência tenha voltado para este exato momento, mas eu não me lembro disso, porque eu voltei junto com o universo inteiro, eu não fiz o universo voltar e fiquei como estava.

Se é possível voltar no tempo nós somos imortais, pois sempre estaremos vivendo em determinado período que sempre estará disponível.

Essa é uma possibilidade, na qual todo o universo regride junto. Mas é estranho, não necessário uma energia fantástica, impossível bem dizer, para conseguir isso???
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #153 Online: 31 de Maio de 2011, 10:28:46 »
Tenho outra tese também, sob sermos cópias infinitas de nós mesmos. Se o universo se comprimir novamente e explodir, não me parece existir razão para que o futuro universo não seja idêntico, em tudo, ao de hoje. Afinal, a compressão da matéria será sempre a mesma e a explosão vai direcionar absolutamente tudo, desde o tempo de Planc, em que cada partícula terá sem rumo certo e culminará com nossa existência.

Talvez sejamos nossa versão "geração 40 quatrilhões de quatrilhões e dois" de nos mesmos...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 31 de Maio de 2011, 10:33:50 »
Se é possível voltar no tempo nós somos imortais, pois sempre estaremos vivendo em determinado período que sempre estará disponível.

Se o tempo é uma dimensão em pé de igualdade com as dimensões espaciais, pode-se dizer que nosso tempo de vida extende-se por um comprimento. Assim como uma régua "acaba", ou seja, é limitada no espaço que ocupa, mas existe no espaço, a duração de nosso vida também é limitada, mas existe e está localizada na tempo.

Essa é uma possibilidade, na qual todo o universo regride junto. Mas é estranho, não necessário uma energia fantástica, impossível bem dizer, para conseguir isso???

No nosso imaginário, a gente já imagina que todo o universo regride junto e só nós é que não, então não há muita diferença nesse cenário que eu falei.

Tenho outra tese também, sob sermos cópias infinitas de nós mesmos. Se o universo se comprimir novamente e explodir, não me parece existir razão para que o futuro universo não seja idêntico, em tudo, ao de hoje. Afinal, a compressão da matéria será sempre a mesma e a explosão vai direcionar absolutamente tudo, desde o tempo de Planc, em que cada partícula terá sem rumo certo e culminará com nossa existência.

Talvez sejamos nossa versão "geração 40 quatrilhões de quatrilhões e dois" de nos mesmos...

Isso é determinismo, acho que à luz da mecânica quântica descartaríamos que o universo fosse ser exatamente igual a como é hoje, até as flutuações que criaram pontos do espaço ligeiramente mais densos, que por fim originaram os núcleos de galáxias e aglomerados de galáxias, seriam diferentes, a nossa Via Láctea nunca teria existido e cada galáxia do universo ocuparia um lugar diferente e conteria partículas diferentes. Mas, claro, que se o Big Bang ocorreu infinitas vezes, a probabilidade que ele tenha gerado dois universos exatamente iguais para todos os efeitos macroscópicos tende a um.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #155 Online: 31 de Maio de 2011, 10:39:25 »

Na verdade, tem gente que diz que, se o Universo for realmente infinito, é necessariamente verdade que
existam infinitas cópias de cada um de nós. Algo como uma versão maior (!) da Biblioteca de Babel do Borges.

Existe também a interpretação dos muitos mundos da Mecânica Quântica, que afirma existirem universos paralelos com
cópias idênticas de nós mesmos.

Alguns usam essas ideias para especular que na verdade todos somos imortais - se você morre em um acidente neste universo, uma cópia sua sobreviveu milagrosamente, com toda a sua memória e personalidade. Eu já argumentei aqui no passado que essa é
na verdade uma das ideias mais terríveis e plausíveis que alguem possa contemplar.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 31 de Maio de 2011, 10:46:09 »
Alguns usam essas ideias para especular que na verdade todos somos imortais - se você morre em um acidente neste universo, uma cópia sua sobreviveu milagrosamente, com toda a sua memória e personalidade. Eu já argumentei aqui no passado que essa é
na verdade uma das ideias mais terríveis e plausíveis que alguem possa contemplar.

Se eu dei uma topada na quina da porta ontem e está doendo neste universo, não é muito consolo saber que tenho uma cópia que está no bem bom e provavelmente comendo a Scarlett Johansson também.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 31 de Maio de 2011, 10:50:06 »

Se eu dei uma topada na quina da porta ontem e está doendo neste universo, não é muito consolo saber que tenho uma cópia que está no bem bom e provavelmente comendo a Scarlett Johansson também.

É muito pior que isso: o argumento garante que uma cópia sua vai sobreviver milagrosamente a uma hecatombe (porque ela
será você - ver o filme "O grande truque") porém, isso não vale para os seus amigos, parentes e esposos: haverá pelo
menos uma cópia de cada um que sobreviverá milagrosamente, mas em um Universo diferente. Esse argumento é no fundo
uma garantia de que cada um de nós está fadado a uma eternidade de solidão...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 31 de Maio de 2011, 11:10:17 »
Realmente... a existência de tudo é misteriosa e acho que não é descobrível em sua plenitude.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #159 Online: 04 de Junho de 2011, 14:53:41 »
Eu assisti a este vídeo há um tempão, estava procurando por ele de novo, mas não lembrava o nome do sujeito, Neil Tyson. Muito bom:

<a href="http://www.youtube.com/v/zfAzaDyae-k" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/zfAzaDyae-k</a>

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #160 Online: 05 de Junho de 2011, 12:51:25 »
Acabamos, pelos ultimos comentários, voltando à questão do Ser Humano 2.0. Talvez seja algo parecido conosco, mas a s versões 3.0 e 4.0 provavelmente nem se identificarão conosco mais do que identificamos os primatas como membros da mesma árvore genealógica. Um ser consciente baseado no nosso padrão de conhecimento e percepção poderia ser mecânico que ainda assim seria nosso descendente. E se estas descendências colonizassem o universo, teriamos tido um grande sucesso evolutivo.

mas eu acho que estamos fugindo da discussão do tópico. Seria possível vislumbrar, com a tecnologia atual, uma maneira de visitar um outro sistema solar com possibilidade de ser habitável no espaço de tempo de uma vida humana?
« Última modificação: 05 de Junho de 2011, 12:53:32 por Zeichner »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 05 de Junho de 2011, 16:01:13 »
mas eu acho que estamos fugindo da discussão do tópico. Seria possível vislumbrar, com a tecnologia atual, uma maneira de visitar um outro sistema solar com possibilidade de ser habitável no espaço de tempo de uma vida humana?

Não. Fim de tópico. :)

Alan Watts

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #162 Online: 05 de Junho de 2011, 22:22:30 »
Viajar não dá mas dar uma espiadinha....é possível...

A NASA tem um projeto Terrestrial Planet Finder que vai ser um telescópio capaz de bloquear a luz da estrela mãe e captar só a luz do exoplaneta.

E o ESA também tem um projeto que é a Sonda Darwin, que vai ser lançada em 2015 e também vai detectar detalhes de exoplanetas.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #163 Online: 25 de Junho de 2011, 09:32:17 »
EUA querem nave interestelar dentro de cem anos

Procura-se um projeto de nave interestelar cuja construção seja viável nos próximos cem anos.

Qualquer pessoa com uma ideia de como fazer isso acontecer - ou alguma objeção ética ou religiosa para não fazê-lo - tem até o dia 8 de julho para apresentar sua proposta.

O 100 Year Starship Study - estudo para uma espaçonave em 100 anos, em tradução livre - está sendo promovido pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançados dos Estados Unidos (DARPA)

Aonde ninguém jamais foi antes

O objetivo é explorar e pesquisar "todas as questões ligadas aos voos espaciais de longa distância e de longa duração."

Autores de ficção científica, engenheiros e biólogos trocaram ideias durante um simpósio preliminar realizado em Janeiro deste ano.

Durante o evento, o geneticista Craig Venter teria sugerido uma solução bem pouco emocionante para os candidatos a exploradores espaciais: enviar DNA humano fragmentado para remontagem em outro planeta.

Não consta que ele tenha indicado quem, ou o que, faria essa remontagem.

Será feita uma seleção dentre as novas ideias agora apresentadas, que serão discutidas em um simpósio a ser realizado, em Orlando, na Flórida, em setembro.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=projeto-nave-interestelar&id=010130110624
« Última modificação: 25 de Junho de 2011, 09:36:40 por ByteCode »

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #164 Online: 25 de Junho de 2011, 09:36:08 »
E tem gente que me critica ao levar a sério visões futuristicas sobre a tecnologia, baseado em fatos do presente. Se a própria DARPA leva isto tão a sério.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 25 de Junho de 2011, 09:37:40 »
E tem gente que me critica ao levar a sério visões futuristicas sobre a tecnologia, baseado em fatos do presente. Se a própria DARPA leva isto tão a sério.

Ter "visões do futuro" é uma coisa. Implementá-las é outra coisa. E bem diferente. :)
Foto USGS

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #166 Online: 25 de Junho de 2011, 09:44:21 »
Mas me parece que tais visões não são tão dificeis assim de serem implementadas, visto que entidades poderosas e respeitadas como a DARPA, GOOGLE, IBM, entre outras, levam tudo isto tão a sério e com planos de implementações de muitas destas coisas a médio e longo prazo. Não se tratam de um bando de loucos sem noção imaginando um conto de fadas hitech, mas sim de gente séria e muito bem embasada cientificamente.
« Última modificação: 25 de Junho de 2011, 09:48:21 por ByteCode »

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #167 Online: 25 de Junho de 2011, 09:59:24 »
Washington – O Departamento de Defesa primeiro propôs o Star Wars. Agora, quer Star Trek.

A DARPA, a agência de pesquisa do Pentágono que ajudou a popularizar a Internet, quer alguém para imaginar uma maneira de levar as pessoas às estrelas.

O vencedor irá ganhar meio milhão de dólares pela ideia. Este mês, 150 competidores responderam ao chamado inicial do governo federal para ideias cósmicas no setor privado. Oficiais dizem que alguns nomes de peso estão entre os interessados. O plano é tornar as viagens interestelares possíveis em cerca de um século.

O Departamento de Defesa é conhecido por grandes gastos e grandes ideias. Ele criou um sistema de mísseis para defesa especial em 1980 conhecido como  “Star Wars”. Já este novo projeto, chamado 100-year Starship Study, vem da Agência de Projetos Avançados de Pesquisa, DARPA. A Agência está gastando um total de US$1 milhão no projeto. Após as apresentações serem feitas no segundo semestre, em Orlando, a DARPA irá decidir em Novembro quem ganha o prêmio.

“O dinheiro seria uma “semente” para ajudar alguém a começar a pensar na ideia e tirá-la do papel no setor privado”, disse David Neyland, diretor do escritório de tecnologia tática da DARPA, durante uma teleconferência na semana passada.

“Não se trata de ir a um planeta próximo, como Marte. E não se trata de usar sondas robóticas, que não interessam ao Departamento”, disse Neyland.

Mas a estrela mais próxima do nosso Sol está a 25 trilhões de milhas de distância. O foguete humano mais rápido levaria mais de 4 mil anos para chegar lá. “Não se trata apenas de pensar em novos foguetes”, disse Neyland. “É sobre lidar com vida extendida no espaço, levantando questões de medicina, agricultura, ética e confiança”, disse.

Entre aqueles que mostraram interesse no projeto no início do ano está o cientista milionário Craig Venter, um daqueles que mapearam o genoma humano e agora trabalha com vida artificial e combustíveis alternativos.

“Queremos capturar a imaginação das pessoas”, disse Neyland. Nem todos concordam com gastar o dinheiro dessa forma. Steve Ellis, vice-presidente da Taxpayers for Common Sense, disse “Quando você olha para o universo – duplo sentido proposital – de coisas nas quais podemos gastar dinheiro, isso não pode estar no topo da lista de prioridades”.

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/pentagono-sonha-com-viagem-estilo-star-trek-21062011-24.shl

Trudeau

• Visitante
« Resposta #168 Online: 25 de Junho de 2011, 11:12:01 »
Washington – O Departamento de Defesa primeiro propôs o Star Wars. Agora, quer Star Trek.
Interessante. A DARPA já está organizando um simpósio sobre o assunto.

http://www.100yss.org/symposium.html

Um resumo em português da chamada:
Simpósio de Estudos Publicos de 100 Anos Sobre Nave Interestelar (2011-2111)
DARPA e NASA estão planejando conjuntamente o Simpósio de Estudos Publicos de 100 Anos Sobre Nave Interestelar, que será realizada de 30 de setembro a 02 de outubro de 2011 em Orlando, FL. O objetivo do simpósio é promover discussões que irá aproximar-nos de uma organização que pode desenvolver esforços para ajudar a alcançar vôo interestelar no próximo século. O simpósio deverá atrair cerca de 2.000 pessoas de todo os Estados Unidos, bem como de países estrangeiros. O simpósio público é um seguimento do Workshop de Planejamento Estratégico de janeiro.

Além de palestra e sessões plenárias, o simpósio terá um conjunto de sete sub-grupos em torno os seguintes tópicos:

* Soluções Distancia-Tempo
     * Educação, Social, Economia
     * Considerações Legais e Considerações Filosóficas e Religiosas
     * Biologia e Medicina Espacial
     * Habitats e Ciências Ambientais
     * Destinos
     * Comunicação da Visão

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
    • Programando na Madrugada
« Resposta #169 Online: 25 de Junho de 2011, 23:54:47 »
EUA querem nave interestelar dentro de cem anos

Procura-se um projeto de nave interestelar cuja construção seja viável nos próximos cem anos.

Qualquer pessoa com uma ideia de como fazer isso acontecer - ou alguma objeção ética ou religiosa para não fazê-lo - tem até o dia 8 de julho para apresentar sua proposta.

O 100 Year Starship Study - estudo para uma espaçonave em 100 anos, em tradução livre - está sendo promovido pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançados dos Estados Unidos (DARPA)

Aonde ninguém jamais foi antes

O objetivo é explorar e pesquisar "todas as questões ligadas aos voos espaciais de longa distância e de longa duração."

Autores de ficção científica, engenheiros e biólogos trocaram ideias durante um simpósio preliminar realizado em Janeiro deste ano.

Durante o evento, o geneticista Craig Venter teria sugerido uma solução bem pouco emocionante para os candidatos a exploradores espaciais: enviar DNA humano fragmentado para remontagem em outro planeta.

Não consta que ele tenha indicado quem, ou o que, faria essa remontagem.

Será feita uma seleção dentre as novas ideias agora apresentadas, que serão discutidas em um simpósio a ser realizado, em Orlando, na Flórida, em setembro.

A nave Destiny, do seriado Stargate Universe, não precisou ser construída, ela foi encontrada pronta pelos humanos, vagando pelo espaço - quando a tecnologia é pouca, a sorte talvez possa ajudar. [Imagem: Divulgação]
fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=projeto-nave-interestelar&id=010130110624
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #170 Online: 26 de Junho de 2011, 19:41:27 »
Caro quase chará, esta matéria já havia sido colocada aqui por mim no post número 163 deste tópico :D

E o Kernel é de que SO?

Offline Kernel Code

• Nível 07
  • *
  • Kernel Panic
    • Programando na Madrugada
« Resposta #171 Online: 26 de Junho de 2011, 23:14:39 »
Caro quase chará, esta matéria já havia sido colocada aqui por mim no post número 163 deste tópico :D

E o Kernel é de que SO?

Ops, foi mal....  :no:

E o kernel é do OSX  8-)
E o Byte Code ? Ja é do Java 7 ?  :hihi:
"Quando se abre a mente para o impossível, as vezes se encontra a verdade" Dr. Walter Bishop (Fringe)
Programando na Madrugada

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #172 Online: 27 de Junho de 2011, 00:16:56 »
Uma coisa que nunca entendi sobre esse assunto: por que eu não poderia considerar que todo o universo aceleraria contra o camarada, e portanto o camarada envelheceria muito mais rápido que o resto do universo? :stunned:
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #173 Online: 27 de Junho de 2011, 00:24:09 »
A viagem que eu faço ao pular pode ser uma viagem de qualquer nível desde o interplanetário ao inter galático se voce tiver uma ótica pessoal poderosa! O que leva a crer que mais sentido que fazer uma viagem dessas é saber a compreensão que temos do universo! Compreendemos a teoria do caos sem perceber-mos na sua totalidade sua extensão. Assim, se formos nos impossibilitando por restrições a nossos próprios recursos, ficaremos aonde já estamos, ou seja de volta do pulo!
« Última modificação: 27 de Junho de 2011, 00:44:41 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #174 Online: 27 de Junho de 2011, 07:24:11 »

E o Kernel é de que SO?

Ops, foi mal....  :no:

E o kernel é do OSX  8-)

Otima escolha!

E o Byte Code ? Ja é do Java 7 ?  :hihi:

Sim  :D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!