Washington – O Departamento de Defesa primeiro propôs o Star Wars. Agora, quer Star Trek.
A DARPA, a agência de pesquisa do Pentágono que ajudou a popularizar a Internet, quer alguém para imaginar uma maneira de levar as pessoas às estrelas.
O vencedor irá ganhar meio milhão de dólares pela ideia. Este mês, 150 competidores responderam ao chamado inicial do governo federal para ideias cósmicas no setor privado. Oficiais dizem que alguns nomes de peso estão entre os interessados. O plano é tornar as viagens interestelares possíveis em cerca de um século.
O Departamento de Defesa é conhecido por grandes gastos e grandes ideias. Ele criou um sistema de mísseis para defesa especial em 1980 conhecido como “Star Wars”. Já este novo projeto, chamado 100-year Starship Study, vem da Agência de Projetos Avançados de Pesquisa, DARPA. A Agência está gastando um total de US$1 milhão no projeto. Após as apresentações serem feitas no segundo semestre, em Orlando, a DARPA irá decidir em Novembro quem ganha o prêmio.
“O dinheiro seria uma “semente” para ajudar alguém a começar a pensar na ideia e tirá-la do papel no setor privado”, disse David Neyland, diretor do escritório de tecnologia tática da DARPA, durante uma teleconferência na semana passada.
“Não se trata de ir a um planeta próximo, como Marte. E não se trata de usar sondas robóticas, que não interessam ao Departamento”, disse Neyland.
Mas a estrela mais próxima do nosso Sol está a 25 trilhões de milhas de distância. O foguete humano mais rápido levaria mais de 4 mil anos para chegar lá. “Não se trata apenas de pensar em novos foguetes”, disse Neyland. “É sobre lidar com vida extendida no espaço, levantando questões de medicina, agricultura, ética e confiança”, disse.
Entre aqueles que mostraram interesse no projeto no início do ano está o cientista milionário Craig Venter, um daqueles que mapearam o genoma humano e agora trabalha com vida artificial e combustíveis alternativos.
“Queremos capturar a imaginação das pessoas”, disse Neyland. Nem todos concordam com gastar o dinheiro dessa forma. Steve Ellis, vice-presidente da Taxpayers for Common Sense, disse “Quando você olha para o universo – duplo sentido proposital – de coisas nas quais podemos gastar dinheiro, isso não pode estar no topo da lista de prioridades”.
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/pentagono-sonha-com-viagem-estilo-star-trek-21062011-24.shl