Autor Tópico: Dentre esses designs de anúncio, qual é o mais racista e qual é o menos racista?  (Lida 8563 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Se elas tirassem as toalhas... :P
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Eu não entendi muito bem o anúncio, pra falar a verdade. Me parece que as três mulheres são desnecessárias, se a comparação que vale é a dos painéis no fundo. Mas é claro que eu imagino a polêmica que seria se ordenassem as modelos da mais escura para a mais clara, como se fosse um creme de branqueamento de pele.

Na verdade nenhum dos designs é racista, eles só são meio confusos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
O design original/verdadeiro é o último.

Eu acho que mais provável que racismo é simplesmente não ter ocorrido essa interpretação, ou, se for "racismo", acho mais provável que seja uma espécie de racismo-troll para o anúncio ficar meio "viral" e ser mais visto/discutido.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *

Eu acho que mais provável que racismo é simplesmente não ter ocorrido essa interpretação, ou, se for "racismo", acho mais provável que seja uma espécie de racismo-troll para o anúncio ficar meio "viral" e ser mais visto/discutido.

Semelhante aos da Benetton em meados dos anos 90?
Foto USGS

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Eu não entendi muito bem o anúncio, pra falar a verdade. Me parece que as três mulheres são desnecessárias, se a comparação que vale é a dos painéis no fundo. Mas é claro que eu imagino a polêmica que seria se ordenassem as modelos da mais escura para a mais clara, como se fosse um creme de branqueamento de pele.

:biglol:
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *

Não me lembro do caso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *

Não me lembro do caso.

Eis uma:

Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
E a polêmica em torno disso se dava com base em que argumentação? :hein:

As fotos eram muito diversas. No caso da que eu mostrei era o fato de a) ser um casal interracial na combinação mais polêmica (branca e negro) e b) sugerir que eles tiveram (ou adotaram?) um filho oriental. Há muitas outras como uma negra segurando no peito um bebê branco, sugerindo uma amamentação.

Mas, como eu já escrevi, eram apenas para polemizar com vistas a fixar a marca.
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Dentre esses designs de anúncio, qual é o mais racista e qual é o menos racista?
« Resposta #10 Online: 29 de Maio de 2011, 23:38:04 »

Não me lembro do caso.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Dentre esses designs de anúncio, qual é o mais racista e qual é o menos racista?
« Resposta #11 Online: 15 de Junho de 2011, 23:09:43 »
Nova polêmica. O que acham desse mapa de um "universo alternativo" nos quadrinhos da DC:

A África controlada por macacos no caso é por macacos como esse:

Eu não conheço bem o personagem, mas é meio como "planeta dos macacos", um macaco inteligente. Imagino que hajam outros, não só um.

http://www.racialicious.com/2011/05/23/race-comics-dc-comics-monkeys-around-yet-again/

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Junho de 2011, 23:50:16 »
Dê um desconto, pois é da DC.

A propósito: O que é que aconteceu com a Europa Ocidental, a Groenlândia e o Norte da África?
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Junho de 2011, 23:56:35 »
E a polêmica em torno disso se dava com base em que argumentação? :hein:

As fotos eram muito diversas. No caso da que eu mostrei era o fato de a) ser um casal interracial na combinação mais polêmica (branca e negro) e b) sugerir que eles tiveram (ou adotaram?) um filho oriental. Há muitas outras como uma negra segurando no peito um bebê branco, sugerindo uma amamentação.

Mas, como eu já escrevi, eram apenas para polemizar com vistas a fixar a marca.
Não vivi nos anos 80/90 (estava vivo, mas ainda aprendendo a ler e escrever) e portanto não sei como as campanhas de Oliviero Toscani* foram de fato interpretadas na época, mas (acho que como a maioria) não as interpreto hoje como apenas uma tentativa de polemizar em torno dos temas e criar público, não... não nego de absoluto esta possibilidade, eram campanhas publicitárias, é óbvio que a finalidade era levar consumidores à grife em questão. Mas para mim a leitura geral era de um "esse povo bacana (não aideticofobico, não naziracista, não heteroxiita...) que consome Benneton contra aquele povo filho-da-puta racista homofóbico que TALVEZ consuma a concorrência":  talvez tenha sido o primeiro case de "valores da companhia".

No caso de Dove, bom, quando eu estiver melhor eu falo...

*

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Junho de 2011, 15:22:04 »
Eu não conheço bem o personagem, mas é meio como "planeta dos macacos", um macaco inteligente. Imagino que hajam outros, não só um.
Não vejo qual a polêmica nesse mapa em questão. Nas histórias da DC já existe na África a Cidade Gorila, habitada por gorilas que tiveram a mente superdesenvolvida por uma raça de aliens e que possui uma ciência mais avançada que a dos homens. Não soa forçado eles terem a capacidade de conquistar o continente.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Junho de 2011, 15:28:43 »
A propósito: O que é que aconteceu com a Europa Ocidental, a Groenlândia e o Norte da África?
Aparentemente foram destruídas na guerra.

It's an award I've won"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 16 de Junho de 2011, 15:34:59 »
("Uma cidade na África"? Isso é outra reclamação constante meio relacionada, falarem de África quase como um só país)

Eu acho que ainda que a história possa ser totalmente coerente com o universo, no mínimo deveriam ter tido mais cuidado com como colocaram nesse mapa.

Um dos comentários a isso foi algo como "pessoal da DC comics, arranjem alguns amigos negros. Sério. Não é tão difícil, podemos ser bastante amistosos".

Acho que a maior parte das pessoas não está vendo isso como "racismo" propriamente dito, mas mais como uma "falta de noção", de perceber que "África - dominada por macacos" poderia pegar mal.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #17 Online: 16 de Junho de 2011, 17:46:51 »
Um dos comentários a isso foi algo como "pessoal da DC comics, arranjem alguns amigos negros. Sério. Não é tão difícil, podemos ser bastante amistosos".

[marveísta]Algumas linhas editoriais têm compromisso com seu público.  ::)

[/marveísta]
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Junho de 2011, 20:01:43 »
Não vivi nos anos 80/90 (estava vivo, mas ainda aprendendo a ler e escrever) e portanto não sei como as campanhas de Oliviero Toscani* foram de fato interpretadas na época, mas (acho que como a maioria) não as interpreto hoje como apenas uma tentativa de polemizar em torno dos temas e criar público, não... não nego de absoluto esta possibilidade, eram campanhas publicitárias, é óbvio que a finalidade era levar consumidores à grife em questão. Mas para mim a leitura geral era de um "esse povo bacana (não aideticofobico, não naziracista, não heteroxiita...) que consome Benneton contra aquele povo filho-da-puta racista homofóbico que TALVEZ consuma a concorrência":  talvez tenha sido o primeiro case de "valores da companhia".
Eu também era pequena mas, pelo que lembro, era assim uma coisa como você diz, "pró-diversidade". E a Benneton era uma puta confecção. Tenho um jeans e um suéter de lá desde NOVENTA E CINCO que estão inteiraços (o jeans infelizmente tá apertado).
E mais ou menos na mesma época aqui em São Paulo tinha um outdoor que dizia "inveja é uma merda" e toda a sociedade se chocou também, vocês lembram?

Acho difícil ninguém ter pensado nisso. A gente ocidental se orienta da esquerda pra direita, tanto na leitura quanto no tempo. Se você coloca três figuras assim, o "natural" é que se interprete como uma progressão, como uma linha do tempo. E ainda tem uma ajudinha: as palavras BEFORE e AFTER no topo da imagem!!!

E reparem que a moça da esquerda não é só negra. Ela também é GORDA.

Pode isso, arnaldo? O creme embranquece e emagrece, ou é só impressão minha?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Junho de 2011, 20:06:22 »
("Uma cidade na África"? Isso é outra reclamação constante meio relacionada, falarem de África quase como um só país)
Fazem o mesmo com a América Latina, com o Oriente Médio e etc

It's an award I've won"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Junho de 2011, 20:14:51 »

Acho difícil ninguém ter pensado nisso. A gente ocidental se orienta da esquerda pra direita, tanto na leitura quanto no tempo. Se você coloca três figuras assim, o "natural" é que se interprete como uma progressão, como uma linha do tempo. E ainda tem uma ajudinha: as palavras BEFORE e AFTER no topo da imagem!!!

E reparem que a moça da esquerda não é só negra. Ela também é GORDA.

Pode isso, arnaldo? O creme embranquece e emagrece, ou é só impressão minha?

O que eu penso é que pode ter acontecido tudo "na correria". A coisa não é produto de uma mão só, um desenho bem deliberado e calculado, mas tem um monte de refações e alterações no decorrer da produção, e em meio a um monte de "tira a mulher sorrindo com a lupa na pele, está estranho, deixa a mulher sorrindo e tira a lupa", "agora não está claro o benefício do produto para a pele, não dá para por a pele num tipo de um gráfico? E em vez de uma mulher só, aproveite que ficou com mais espaço e ponha uma mulher negra também, é bom para essa coisa de diversidade", "ok, mas esse painel da pele ficou meio esquisito, ninguém vai entender, não era melhor talvez um antes-e-depois? E está sobrando muito espaço, põe mais uma mulher no meio", "agora está bom, dá para visualizar o efeito do sabonete. Está pronto quando, daqui a uma meia hora, já?", e corre para a gráfica.... dali a pouco, o pessoal olha um pouco mais, e então "d'oh!", mas aí já era tarde demais.

Mas eu não tenho como saber que foi isso, só acho que é uma possibilidade. Descuido, em vez de racismo subliminar deliberado.

Seria interessante se a própria equipe de criação se manifestasse nesses casos. Geralmente o que deve ocorrer é um pedido de desculpas da empresa que a contratou, no caso, Dove.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Julho de 2011, 16:06:47 »
Fotos como essas a seguir simbolizam ou trivializam o estupro?

A primeira é apenas para contextualização, se tratam de fotos que as pessoas tiram aparecendo junto a uma estátoa da Marilyn Monroe. Eu não encontrei nenhuma exatamente como as supostamente mais graves, usando ângulos para fingir estar lambendo ou agarrando seu traseiro, apenas a dos garotos fazendo "joinha" e dos homens sorridentes aí é que vi serem realmente apontadas como simbologia de estupro, embora imagino que as outras também "pudessem" ser igualmente.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #23 Online: 19 de Julho de 2011, 16:14:17 »
Nova polêmica. O que acham desse mapa de um "universo alternativo" nos quadrinhos da DC:

A África controlada por macacos no caso é por macacos como esse:

http://www.racialicious.com/2011/05/23/race-comics-dc-comics-monkeys-around-yet-again/

Um pouco de ciência quadrinhística. A imagem é do Gorila Grodd, inimigo do Flash.

Segundo a Wiki: Em algum lugar das florestas do Congo, na África, jaz a Cidade Gorila, onde símios tiveram suas faculdades mentais ampliadas por visitantes aliens. Os gorilas possuem uma ciência avançada, e mantém uma redoma ao redor da cidade que mantém ela invisível para seres humanos. O Flash é o único humano que conhece a localização. A Cidade é governada pelo bondoso Rei Solovar. Grodd já tentou tomar o poder na Cidade Gorila várias vezes.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #24 Online: 20 de Julho de 2011, 10:18:00 »
Não tem nada de racista... Só na mente de quem tem síndorme de perseguidinho.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!