O design original/verdadeiro é o último.
Eu acho que mais provável que racismo é simplesmente não ter ocorrido essa interpretação, ou, se for "racismo", acho mais provável que seja uma espécie de racismo-troll para o anúncio ficar meio "viral" e ser mais visto/discutido.
Acho difícil ninguém ter pensado nisso. A gente ocidental se orienta da esquerda pra direita, tanto na leitura quanto no tempo. Se você coloca três figuras assim, o "natural" é que se interprete como uma progressão, como uma linha do tempo. E ainda tem uma ajudinha: as palavras BEFORE e AFTER no topo da imagem!!!
E reparem que a moça da esquerda não é só negra. Ela também é GORDA.
Pode isso, arnaldo? O creme embranquece e emagrece, ou é só impressão minha?
O que eu penso é que pode ter acontecido tudo "na correria". A coisa não é produto de uma mão só, um desenho bem deliberado e calculado, mas tem um monte de refações e alterações no decorrer da produção, e em meio a um monte de "tira a mulher sorrindo com a lupa na pele, está estranho, deixa a mulher sorrindo e tira a lupa", "agora não está claro o benefício do produto para a pele, não dá para por a pele num tipo de um gráfico? E em vez de uma mulher só, aproveite que ficou com mais espaço e ponha uma mulher negra também, é bom para essa coisa de diversidade", "ok, mas esse painel da pele ficou meio esquisito, ninguém vai entender, não era melhor talvez um antes-e-depois? E está sobrando muito espaço, põe mais uma mulher no meio", "agora está bom, dá para visualizar o efeito do sabonete. Está pronto quando, daqui a uma meia hora, já?", e corre para a gráfica.... dali a pouco, o pessoal olha um pouco mais, e então "d'oh!", mas aí já era tarde demais.
Mas eu não tenho como saber que foi isso, só acho que é uma possibilidade. Descuido, em vez de racismo subliminar deliberado.
Seria interessante se a própria equipe de criação se manifestasse nesses casos. Geralmente o que deve ocorrer é um pedido de desculpas da empresa que a contratou, no caso, Dove.