A chamada "Democracia Ateniense" é aonde a maioria do sufrágio rege de maneira ilimitada, pelo menos é o que Platão dizia em sua crítica à democracia (que mais tarde retornou com Voltaire). E nossa "democracia" é uma democracia limitada, pois a constituição é soberana.
Platão era um inimigo extremo da democracia. Se você ler o tipo de sociedade que ele defendia em "A República" irá ter noção do tamanho dessa inimizade.
Sim, mas Platão era inimigo da "democracia plena" (poder ilimitado para a maioria), e não da "nossa democracia" (Democracia Liberal, aonde a constituição deve ser respeitada), que surgiu no final do séc.XVIII. E, em "A República", Platão se aproxima bastante dos Legalistas chineses.
Popper é tanto anti-marxista extremado como também anti-platonista extremado. Mas assim como dialóga com a obra de Marx, faz o mesmo com a de Platão e assim faz a sua "fama" política em torno desta discussão, não sem fazer boas críticas, apesar do exagero.
Platão preconizava uma sociedade liderada por filósofos, mediante a alienação existente na população e por isto o seu receio com a democracia. Mas ele considerava as qualidades individuais e a divisão social mediante estas, com uma distinção intelectual, fazendo as primeiras abordagens sobre as diferenças individuais, hoje chamadas de altas habilidades.
Assim os filósofos seriam os sábios da sociedade e o seu governo seria mediante este mérito individual. É como hoje, quando se criticam os políticos pela sua qualidade moral e não pela inadequação das instituições. A inovação de Popper é de valorização das instituições, em detrimento dos indivíduos, com estas limitando os abusos dos governantes.
Ao invés de perguntar quem deve governar, com Platão, para Popper a pergunta certa é esta: como se podem organizar as instituições políticas de tal modo que governantes ruins ou incompetentes não consigam causar maiores estragos?
Mesmo no Brasil podemos ver esta atuação institucional, com a mudança do PT, partido "baderneiro" e sem igual na oposição, mas que mudou totalmente sua atuação para lidar com a gerência estatal. E mesmo assim temos muitas falhas institucionais, ressaltadas pela corrupção existente.
E as ditaduras mostraram as falhas institucionais, seja com o nazismo, facismo ou comunismo, e os direitos humanos foram uma evolução do direito internacional, na tentativa de defender o povo do estado.