Autor Tópico: O que havia antes do Big Bang?  (Lida 25779 vezes)

Offline nernico

• Nível 00
  • *
O que havia antes do Big Bang?
« Online: 30 de Junho de 2011, 12:28:54 »
O que havia antes do Big Bang? Ouvi dizer que cosmólogos sugerem que havia o vácuo quântico, mas o que havia antes do vácuo quântico? Da onde surgiu o vácuo quântico? E porque existiu o vacuo quântico ao invés de não existir nada?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: O que havia antes do Big Bang?
« Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2011, 12:33:36 »
A minha resposta preferida, ou melhor a minha pergunta preferida é "O que não havia antes do Big Bang?"
Então, o que não havia antes do Big Bang?

Não havia tempo, não havia espaço, não havia matéria, não havia energia, não havia váculo, não havia coisa alguma que pudesse sustentar a propriedade de haver. O Big Bang é o início de tudo, o marco zero. Falar em antes do Big Bang não faz sentido, é como perguntar o que fica ao norte do Polo Norte.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2011, 12:40:54 »
Além disso, vácuo quântico é o nada. Dado um intervalo de tempo infinito, qualquer evento que não seja proibido por leis de conservação acaba ocorrendo. O que chamamos de vácuo quântico é o estado sem partículas, o que não impede que pares partícula-antipartícula surjam e se aniquilem em um intervalo de tempo tal que a relação de incerteza de Heisenberg %5CDelta_E+%5CDelta_t+%5Cleq+%5Cfrac%7B%5Chbar%7D%7B2%7D seja obedecida. No jargão dizemos que "tudo que não é proibido é obrigatório".

Se houuver uma quebra de simetria por alguma razão e a antiparticula for capurada e sua particula nao puder se aniquilar com ela, você observa uma particula "brotando do nada".

Algumas coisas parecem contraintuitivas, mas obedecem a leis que, até agora, descrevem bem o suficiennte o munndo que conhecemos.
« Última modificação: 30 de Junho de 2011, 12:43:38 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2011, 12:44:47 »
A proposito, nemico, seja bem-vindo e não deixe de passar no topico de apresentacoes.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2011, 12:54:43 »
Ola Uili,

"A minha resposta preferida, ou melhor a minha pergunta preferida é "O que não havia antes do Big Bang?"
Então, o que não havia antes do Big Bang?

Não havia tempo, não havia espaço, não havia matéria, não havia energia, não havia váculo, não havia coisa alguma que pudesse sustentar a propriedade de haver. O Big Bang é o início de tudo, o marco zero. Falar em antes do Big Bang não faz sentido, é como perguntar o que fica ao norte do Polo Norte."

Isto depende da teoria que vc está analisando. Se for alguma de universo cíclico, termos outro universo. De qqer maneira, todas elas acabam gerando algum "paradoxo". A do Big-Bang de como algo pode surgir do nada absoluto; cíclicos infinitos, como chegamos no momento atual? cíclicos finitos, a mesma do Big-bang.

Além do mais, o que vc pode falar é que não existia nada que faça sentido em uma análise feita por nós, seres deste uinverso, pois nosso conceito de existrência é dependente de espaço-tempo (claro que em fenômenos não locais, esta correlação - sua existência - independe disto. Será isto uma evidência de que podemos ter algum tipo de existência, fora do espaço-tempo? :biglol:)

Abs
Felipe

Abs
Felipe

Abs
Felipe

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2011, 12:59:02 »
Quanto à pergunta sobre por que existe alguma coisa em vez de nada, é possível existir nada? O nada é por definição a ausência de existência, logo o nada não pode existir, se existe a propriedade da existência, então o nada é uma impossibilidade em termos.

Offline nernico

• Nível 00
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2011, 13:01:48 »
Além disso, vácuo quântico é o nada. Dado um intervalo de tempo infinito, qualquer evento que não seja proibido por leis de conservação acaba ocorrendo. O que chamamos de vácuo quântico é o estado sem partículas, o que não impede que pares partícula-antipartícula surjam e se aniquilem em um intervalo de tempo tal que a relação de incerteza de Heisenberg %5CDelta_E+%5CDelta_t+%5Cleq+%5Cfrac%7B%5Chbar%7D%7B2%7D seja obedecida. No jargão dizemos que "tudo que não é proibido é obrigatório".

Se houuver uma quebra de simetria por alguma razão e a antiparticula for capurada e sua particula nao puder se aniquilar com ela, você observa uma particula "brotando do nada".

Algumas coisas parecem contraintuitivas, mas obedecem a leis que, até agora, descrevem bem o suficiennte o munndo que conhecemos.

Diz a teoria que o vacuo quântico não é um vacuo absoluto e contém uma quantidade miníma de energia, campos gravitacionais e eletromagnéticos e particulas interagindo entre si. O vácuo quântico não é nada pois ainda que em mínima quantidade existe algo.
E de onde surgiu esse algo? De onde veio essa quantidade mínima de energia? E porque não havia um vacuo absoluto?

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2011, 13:03:14 »
Quanto à pergunta sobre por que existe alguma coisa em vez de nada, é possível existir nada? O nada é por definição a ausência de existência, logo o nada não pode existir, se existe a propriedade da existência, então o nada é uma impossibilidade em termos.
O que invalida a sua resposta no post número dois não? "não havia coisa alguma que pudesse sustentar a propriedade de haver"
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2011, 13:03:26 »
Isto depende da teoria que vc está analisando. Se for alguma de universo cíclico, termos outro universo. De qqer maneira, todas elas acabam gerando algum "paradoxo". A do Big-Bang de como algo pode surgir do nada absoluto; cíclicos infinitos, como chegamos no momento atual? cíclicos finitos, a mesma do Big-bang.

A teoria que estou analisando é nenhuma menos que a famosa Teoria do Big Bang. É a teoria padrão aceita pela maior parte da comunidade científica. Claro, não é a única teoria, por isso mesmo eu iniciei meu post dizendo que era a "minha resposta preferida", não que é a única e definitiva resposta. É uma resposta que além de ter um sólido respaldo na comunidade acadêmica, no meu entender é extremamente satisfatória.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2011, 13:04:25 »
Ola Uili,

Não concordo. Isto é válido para "dentro" do nosso universo, e consequência da nossa prórpia linguagem e lógica. Por isso escrevi o último parágrafo.

Então, o surto de energia do Big-bang veio de um problema lógico? E, seguindo um pocuo mais, o q vc está dizendo levaria-nos a uma única possibilidade : universo eterno.

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2011, 13:06:04 »
Ola Uili,

Não é tão mais aceita assim. Existem muitos questionamentos e a maior parte já não é tão maior assim.

Abs
Felipe

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2011, 13:07:09 »
O que invalida a sua resposta no post número dois não? "não havia coisa alguma que pudesse sustentar a propriedade de haver"

Pelo contrário, pois eu não disse que em algum momento existiu o nada, eu disse que o nada nunca existiu. O nada não tem a propriedade de existir, então o nada nunca houve. O universo existe desde sempre, mesmo sendo finito em idade.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2011, 13:10:16 »
Quando você diz: "não havia coisa alguma que pudesse sustentar a propriedade de haver", você está dizendo que esse nada já existiu ué, "antes" do Big Bang. Eu particularmente não entendo essa visão de "nada" como vocês (ausência de tudo).

Offline nernico

• Nível 00
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2011, 13:27:26 »
Isso é apenas um jogo de palavras. O que você era digamos 1000 anos antes de você nascer? Você era nada. Se fosse segundo seu racíocinio nós existiriamos eternamente pois em nenhum momento poderiamos inexistir.
Você está afirmando que que o TODO infinito é ocupado infinitamente por algo?
Creio que além do nosso universo não há nada e ele se expande entre o nada.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2011, 13:39:48 »
Diz a teoria que o vacuo quântico não é um vacuo absoluto e contém uma quantidade miníma de energia, campos gravitacionais e eletromagnéticos e particulas interagindo entre si. O vácuo quântico não é nada pois ainda que em mínima quantidade existe algo.
E de onde surgiu esse algo? De onde veio essa quantidade mínima de energia? E porque não havia um vacuo absoluto?

É a solução da equação de estado, fazer o quê...

Além disso, você leu o que eu disse sobre " o que não é proibido é obrigatório"?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #15 Online: 30 de Junho de 2011, 13:45:41 »
Isso é apenas um jogo de palavras. O que você era digamos 1000 anos antes de você nascer? Você era nada. Se fosse segundo seu racíocinio nós existiriamos eternamente pois em nenhum momento poderiamos inexistir.
Você está afirmando que que o TODO infinito é ocupado infinitamente por algo?
Creio que além do nosso universo não há nada e ele se expande entre o nada.

Também penso que isto que o Uilinili escreveu aí é só um jogo de palavras, que não serve para a física, somente para a filosofia e lógica. Igual dizer que não faz sentido perguntar o que havia antes do Big Bang porque o antes do big bang não havia matéria, nem espaço e nem tempo. Existia algo sim, mesmo que este algo não faça sentido para a lógica do nosso universo baseado no trio matéria/espaço/tempo.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Junho de 2011, 13:54:42 »
Na verdade, o Uílli transformou num jogo de palavras e a discussão enveredou por essas bandas.

Enretanto, o Uílli tem raz"ao nos entido de que o Big Bang é uma teoria que surgiu quando se observou que o espaço-tempo encontra-se em expansão. "Tocando o disco ao contrário", algo em expansão, em algum instante, deveria ter sido infinitesimal. Ora, como é o próprio espaço-tempo em expansão, a dimensão temporal, quando do big bang, estaria também infinitamente comtraída, de forma que, não importa o quanto você tente " olhar apra o passado"  no instante do big bang, você não "sairia do lugar".  Então, estritamente, o que ocorreu antes do big bang foi o mesmo big bang.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Junho de 2011, 14:01:56 »
Eu considero "antes" o tempo 0 (ou até, quando o *tempo* não existia), e logo "depois", aí sim o Big  Bang. Algo de errado com isso?

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Junho de 2011, 14:02:11 »
O que não consigo entender é como partículas virtuais, fervilhantes no vácuo quântico, podem se tornar coisas reais e gerar matéria. Isto da nó no cérebro.

Na verdade, não entendo direito nem o que seriam "particulas virtuais", muito menos o fenômeno que causa a flutuação que as lançaria para a existência real.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Junho de 2011, 14:18:17 »
Eu considero "antes" o tempo 0 (ou até, quando o *tempo* não existia), e logo "depois", aí sim o Big  Bang. Algo de errado com isso?

Então, nessa sua " notação" a pergunta é a respeito de tempos t < 0.

A verdade é que não sabemos. Fiz algumas suposições ali em cima, baseado no que li e não entendi direito há muito tempo atrás. O Big Bang é uma singularidade gravitacional, em que consideramos que, dada a taxa de expansão, " tocar o disco ao contrário"   nos elva a enxergar o universo todo compactado em uma região de densidade e temperatura infinitas, sem que precisássemos ir infinitamente para trás no tempo.

O que acontece no caso do big bang é que não temos como saber, com o estado atual da ciência, o que ocorrera menos que 10-43s depois do big bang, pois nessa escala  temporal (o tempo de Planck), imaginando a forma com que o universo expandiu, os efeitos da quânticos de gravidade deviam ser consideráveis e nós não tempos uma teoria para isso.

Não sabermos o que causa algo (que é observado) não significa que aquilo não seja daquela forma.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Junho de 2011, 14:59:36 »
O que não consigo entender é como partículas virtuais, fervilhantes no vácuo quântico, podem se tornar coisas reais e gerar matéria. Isto da nó no cérebro.
Acontece que não existe um vácuo perfeito. O vácuo quântico tem um estado de energia mínimo maior que zero (do que me lembro do assunto), que pode dar origem a vários fenômenos.
Então o conceito tradicional de vácuo como sendo um vazio absoluto não existe.

Offline nernico

• Nível 00
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2011, 15:09:02 »
Acontece que não existe um vácuo perfeito. O vácuo quântico tem um estado de energia mínimo maior que zero (do que me lembro do assunto), que pode dar origem a vários fenômenos.

E de onde surgiu o vacuo quântico?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Junho de 2011, 15:10:36 »
Vácuo quântico é o nada. Você está perguntando de onde surgiu o nada.

De qualquer forma, a resposta é "não se sabe".
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Junho de 2011, 15:26:17 »
Well... first of all: a idéia de que "um antes" não se aplica ao Big Bang é relativamente antiga, de uns 15 ou 20 anos atrás. Como a imensa maioria dos trabalhos de divulgação científica (entre livros e documetários) não costuma estar em dia em muitos aspectos, não é de se estranhar que esta ainda seja uma visão comum. Hoje já se tem um mínimo de discernimento para não se fazer a alegada afirmação de que o Big Bang foi o início de tudo, inclusive do tempo. O que acontece é que o que sabemos a respeito da dinâmica de um universo em expansão nos leva para momentos incrivelmente pequenos em relação ao NOSSO universo ponderável, o que de modo algum é uma conclusão empedernida a favor da impossibilidade de um "antes".

Além dos teóricos de cordas (que admitem multiversos como consequência de colisões de branas, onde o nosso seria apenas um), um exemplo bastante ilustrativo vem de Roger Penrose, que domina como poucos as mais intrincadas peculiaridades da gravitação einsteniana:

Penrose teve Hawking como colaborador, e boa parte do que sabemos hoje, sobre a dinâmica dos buracos negros, teve importantes contribuições de sua cabecinha. Pois bem, Penrose era o cientista que te diria, há menos de dez anos atrás, que um antes não fazia sentido (tem aquela anedota de que, antes do Big Bang, há um inferno para onde vão todos os que fazem a pergunta do que havia antes). Pois bem, hoje ele tem uma posição bem diferente, colocando que, não só o Big Bang NÃO foi o início de "tudo" (e aqui cabem alguns pormenores), como é possível sondarmos seriamente outras possiblidades que nos levem a uma idéia diferente, de algo que sempre existiu ou, ao menos, que existe por um tempo indefinido. Se quiserem ouvir estas idéias dele mesmo e de outros grandes cosmólogos, muitos deles integrantes do que poderíamos chamar de "grupo de ponta" da cosmologia, sugiro uma olhada no recente documentário da BBC:

O "tempo" passa, e a ciência não pára.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Junho de 2011, 15:41:12 »

Pois é, e de onde surgiu este "estado de energia mínimo maior que zero"?

E o que faz ocorrer a flutuação/desiquilibrio/singularidade no vácuo quantico que desencadeia fenômenos que surgem do "nada" (vacuo quântico). Teoricamente um laser super pontente pode fazer isto.

O vacuo quântico já existia antes do big bang? O big bang originou o vacuo quantico? O big bang surgiu de flutuações deste vácuo quantico? São tantas as duvidas!!  :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!