Autor Tópico: O que havia antes do Big Bang?  (Lida 25787 vezes)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:O que havia antes do Big Bang?
« Resposta #200 Online: 27 de Fevereiro de 2015, 15:09:39 »
Que bom que você releu o parágrafo e dirimiu essa dúvida atroz.
:)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #201 Online: 01 de Março de 2015, 03:35:15 »
Não tenho muito exata a noção do que seja academicamente a teoria do Big Bang, mas a supor que de forma resumida seja a ideia de que o universo tenha sido em algum momento uma entidade de densidade absoluta, que tudo o que ele é hoje, como alguns dizem, tenha começado a partir da expansão de um ponto mínimo, ainda me sobrariam muitas perguntas, uma delas diz respeito à condição de infinitude do espaço(-tempo). Como algo que é infinito, num momento de densidade máxima pode ser encerrado num espaço mínimo?

Basta não haver o "lado de fora".
Tudo "é" do lado de dentro.
Acho que calha de dizer que o que agora é infinito, não tendo um "lado de fora" não poderia ser no começo, encerrado em um espaço qualquer mensurável, como num "Comprimento de Planck", por exemplo.
Meu caro, não caia nessas ninharias raciocinóides. Tens muito mais cérebro que isso. Pense nas in/consistências que puderes encontrar aqui, para começar de um ponto mais elevado:

../forum/topic=23019.175.html#msg570054

../forum/topic=23019.175.html#msg570140

../forum/topic=23019.175.html#msg571073

../forum/topic=23019.200.html#msg571230

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #202 Online: 01 de Março de 2015, 14:54:27 »
Não tenho muito exata a noção do que seja academicamente a teoria do Big Bang, mas a supor que de forma resumida seja a ideia de que o universo tenha sido em algum momento uma entidade de densidade absoluta, que tudo o que ele é hoje, como alguns dizem, tenha começado a partir da expansão de um ponto mínimo, ainda me sobrariam muitas perguntas, uma delas diz respeito à condição de infinitude do espaço(-tempo). Como algo que é infinito, num momento de densidade máxima pode ser encerrado num espaço mínimo?

Basta não haver o "lado de fora".
Tudo "é" do lado de dentro.
Acho que calha de dizer que o que agora é infinito, não tendo um "lado de fora" não poderia ser no começo, encerrado em um espaço qualquer mensurável, como num "Comprimento de Planck", por exemplo.
Meu caro, não caia nessas ninharias raciocinóides. Tens muito mais cérebro que isso. Pense nas in/consistências que puderes encontrar aqui, para começar de um ponto mais elevado:

../forum/topic=23019.175.html#msg570054

../forum/topic=23019.175.html#msg570140

../forum/topic=23019.175.html#msg571073

../forum/topic=23019.200.html#msg571230
Bons posts mesmo.
« Última modificação: 01 de Março de 2015, 14:57:26 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #203 Online: 02 de Março de 2015, 02:43:27 »
"Boooooons"??????? São obras do Cientista, meu caro! Nada do Cientista é simplesmente...   "bom".   Ora veja se posso com uma dessas?...    hahahahahahahahahahahah...

Mas... permita o Cientista tentar mais uma contigo... Você entende pela ininclusibilidade de inflacionismo ("já") na mecânica newtoniana? Explico-me melhor, em brevidade possível... Crê-se que uma solução de de Sitter, previamente a Lemaître, teria mostrado que a equação de Einstein revelaria um universo em expansão. PorÉm!...  tal não é feito senão pela inclusão de algumas condições arbitrariadas. Fica a impressão de que a natureza própria, intrínseca já na sua formulação de campo fundamental da RG, estaria a expansão lá sorrindo olhando para todos. Mas, e se o Cientista te disser, agora, que ela estaria, nas mesmas circunstâncias (condicionadas), lá na mecânica do grande Newton? Como farias para pensar a respeito? Hein?!    hahahahahahaha...

Tô rindo mas é serio!  Mesmo! Eu me lembro que uma vez perguntaste a mim sobre minhas impressões a respeito deste tema. Tento encontrar, agora, um caminho sintético para mostrar e fazer pensar. Vamos lá!

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #204 Online: 10 de Março de 2015, 02:14:39 »
Ué! Inda na Terra ('quanto o Cientista "projeta-se acelerado pelo infinito"), fião bão?! Problema na propulsão?...  hahahahahahahah... Fala aí o que falta!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #205 Online: 10 de Março de 2015, 12:42:14 »
Ué! Inda na Terra ('quanto o Cientista "projeta-se acelerado pelo infinito"), fião bão?! Problema na propulsão?...  hahahahahahahah... Fala aí o que falta!
Ué, eu cá tô debaixo dum Flamboiant, mordiscando um raminho de capim cidreira que é bão sô! Veno uma abeia posano numa flô, pensando o mel quela há di fazê...Lá vô ino, matutano nesses trem cocê iscreveu, bão dimais. Consistença, inconsistença... inda não, co tô nas completudi inda... Mais chegu lá...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #206 Online: 10 de Março de 2015, 22:12:19 »
Ué, eu cá tô debaixo dum Flamboiant, mordiscando um raminho de capim cidreira que é bão sô! Veno uma abeia posano numa flô, pensando o mel quela há di fazê...Lá vô ino, matutano nesses trem cocê iscreveu, bão dimais. Consistença, inconsistença... inda não, co tô nas completudi inda... Mais chegu lá...
Mas tá bom, tem uma coisa que é meio contra intuitivo, a ideia de um universo infinito inflacionário mais ou menos do mesmo modo que se tenta compreender como se mensura um universo inicial de um determinado tamanho se os tamanhos não são absolutos. Acho arbitrário.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #207 Online: 11 de Março de 2015, 04:14:39 »
Ué, eu cá tô debaixo dum Flamboiant, mordiscando um raminho de capim cidreira que é bão sô! Veno uma abeia posano numa flô, pensando o mel quela há di fazê...
Só sperando vê qui 'mel da'    ...beia(! hahahah) quisso vai dá?!  kkkkkkkkkk... Uai! Só oiá qui flô qui é essa que ela tá posano...   Num sô chegado in assa-pexe... Si fô, podi ficá cadoçura todin pocê!   hhahahahahahaha...

Lá vô ino, matutano nesses trem cocê iscreveu, bão dimais. Consistença, inconsistença... inda não, co tô nas completudi inda... Mais chegu lá...
!!!!!!!!  Mas intão tu já trapassô Cientista! Ele inda tá nas INcomplitudi!!! kkkkkkkkkk...

Mas tá bom, tem uma coisa que é meio contra intuitivo, a ideia de um universo infinito inflacionário mais ou menos do mesmo modo que se tenta compreender como se mensura um universo inicial de um determinado tamanho se os tamanhos não são absolutos. Acho arbitrário.
(O "contra intuitivo" é para aquele item que filósofo não usa.)

É arbitrário! E tu já expuseste este dilema que o "consome". hahahahaha

O problema é que a própria ideia de infinito é arbitrária. E a ideia da ideia, o mais importante! Além disso, pode-se "concretizar 'infinitização' " em sistemas por manobras geométricas. Einstein mesmo fez isso, para adendar circunstanciações (das que falei) em sua teorização. Mas, meu caro, vamos pelo lado possivelmente supostamente mais palatável daquilo que com que te desafiei a se desafiar. Pense que tipo de condições te fariam propor, dentro da mecânica newtoniana, uma inflação universal, uma força contragravitacional. Ao tempo de Newton, já se esbarrava (ele mesmo incluso) com a realidade das que vieram a ser entendidas como 'não-idealidades' da natureza, com a ideia da mutabilidade, das transformações. Mesmo dentro de uma paradigmação de uma realidade em que o momento seria perfeitamente conservado, todos os sistemas com momento poderiam assumir continuamente organizações variadas. Tome isso como partida.

E não se furte. Se quiser, podemos chegar ao ponto da compatibilização linguística, com os passos certos, as perguntas certas, o tempo certo. Vamos lá!

Eu gostaria de dizer muito mais, mas isso é bastante denso e o exato momento não é propício.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #208 Online: 11 de Março de 2015, 05:06:13 »
Ué, eu cá tô debaixo dum Flamboiant, mordiscando um raminho de capim cidreira que é bão sô! Veno uma abeia posano numa flô, pensando o mel quela há di fazê...
Só sperando vê qui 'mel da'    ...beia(! hahahah) quisso vai dá?!  kkkkkkkkkk... Uai! Só oiá qui flô qui é essa que ela tá posano...   Num sô chegado in assa-pexe... Si fô, podi ficá cadoçura todin pocê!   hhahahahahahaha...

Mas logo Assa-pexe, que dizem que é tão medicinal?

Lá vô ino, matutano nesses trem cocê iscreveu, bão dimais. Consistença, inconsistença... inda não, co tô nas completudi inda... Mais chegu lá...
!!!!!!!!  Mas intão tu já trapassô Cientista! Ele inda tá nas INcomplitudi!!! kkkkkkkkkk...

Você quer dizer,  "Ele já tá nas INcomplitudi!!!" ?

O problema é que a própria ideia de infinito é arbitrária. E a ideia da ideia, o mais importante! Além disso, pode-se "concretizar 'infinitização' " em sistemas por manobras geométricas. Einstein mesmo fez isso, para adendar circunstanciações (das que falei) em sua teorização. Mas, meu caro, vamos pelo lado possivelmente supostamente mais palatável daquilo que com que te desafiei a se desafiar. Pense que tipo de condições te fariam propor, dentro da mecânica newtoniana, uma inflação universal, uma força contragravitacional. Ao tempo de Newton, já se esbarrava (ele mesmo incluso) com a realidade das que vieram a ser entendidas como 'não-idealidades' da natureza, com a ideia da mutabilidade, das transformações. Mesmo dentro de uma paradigmação de uma realidade em que o momento seria perfeitamente conservado, todos os sistemas com momento poderiam assumir continuamente organizações variadas. Tome isso como partida.

E não se furte. Se quiser, podemos chegar ao ponto da compatibilização linguística, com os passos certos, as perguntas certas, o tempo certo. Vamos lá!
Pois é, capaiz que num há di sê pru oto mutivo co ia tá oianu pra quela abeinha lá...kkkkkkkkkkkk
(falá nissu, achu co mé é di caliptu...)

Eu gostaria de dizer muito mais, mas isso é bastante denso e o exato momento não é propício.
Já tens sido deveras proficiente, entretanto, obrigado!

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #209 Online: 12 de Março de 2015, 02:58:26 »

Mas logo Assa-pexe, que dizem que é tão medicinal?
I ondi qui remedi é pra nois si deliciá?! E quais istudo mostra qui as popriedá passa pru mel?

Você quer dizer,  "Ele já tá nas INcomplitudi!!!" ?
Acho que 'capintei' vossa visada e mensagi... o que nos vai levá a nois pruma questão incompleta... dexaprali!  hihihihihihihi...

Pois é, capaiz que num há di sê pru oto mutivo co ia tá oianu pra quela abeinha lá...kkkkkkkkkkkk
(falá nissu, achu co mé é di caliptu...)

Já tens sido deveras proficiente, entretanto, obrigado!
Naada!!!

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #210 Online: 05 de Março de 2018, 16:38:14 »
https://ionline.sapo.pt/602976

A pergunta de Neil deGrasse Tyson a Stephen Hawking.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!