Autor Tópico: O que havia antes do Big Bang?  (Lida 25783 vezes)

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
Re: O que havia antes do Big Bang?
« Resposta #100 Online: 13 de Julho de 2011, 09:19:37 »
Logicamente, é impossível que do nada tenha surgido alguma coisa - salvo aquela apreciação do forista (acho que é do uiulinili) que levanta que nunca experimentamos a criação, pois nada se cria em nosso meio, tudo se transforma. Pode-se dar o nome de vácuo, mas que tinha algo tinha. Agora de onde veio são outros 500..
Isso sugere que por exemplo calor é oriundo de uma reação química etc., qual é o preconceito com relação ao nada para que não se sustente a afirmação que o  calor se transforma em nada?
É que, no nosso meio, nada se perde, nada se cria e tudo se transforma. Logo, nós, seres humanos, não conhecemos nada de que tenha surgido da não-existência, de modo que pode ser possível que, efetivamente, do nada surja algo. Pelo o que eu me lembro é esse o entendimento do colega. Hipótese interesse, aliás.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #101 Online: 13 de Julho de 2011, 11:11:56 »
Acho que ninguem leu o post que publiquei!
De acordo com calculos feitos com a teoria das cordas nunca o universo foi contraido ao nada.
Essa idéia é absolutamente ridicula.
O minimo a que se pode chegar é uma bola do tamanho da distancia de Planck (10-33 cm).
Leiam o meu post:
../forum/topic=25117.75.html#msg619214

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #102 Online: 13 de Julho de 2011, 11:18:43 »
Gente, a minha atual hipótese é que o nada absoluto (nada, nada, nada MESMO) é impossível. Algo que deu origem a esta inflação do big bang sempre existiu, na minha humilde opinião. Talvez o que deu origem ao que deu origem (outro universo?) ao big bang é que tenha sempre existido, e assim por diante... Algo vindo do nada ABSOLUTO é muita viagem, até pra religiosos :D

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #103 Online: 13 de Julho de 2011, 11:19:48 »
Existe também a possibilidade de que nosso universo é fruto da criação de alguma outra espécie, que na verdade ele está dentro de um iô iô de uma criança (ser extrauniverso ?), daqueles que brilham, cheios de luzinhas dentro...

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #104 Online: 13 de Julho de 2011, 11:20:14 »
De acordo com calculos feitos com a teoria das cordas nunca o universo foi contraido ao nada.
Essa idéia é absolutamente ridicula.
O não ser não é algo contraído.
 :ok:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #105 Online: 13 de Julho de 2011, 11:23:53 »
Tenho uma teoria de que as coisas seguem um padrão infinito, tanto para o micro como para o macro: são sempre elementos girando em torno de um núcleo central. Isto vai desde o átomo, com elétrons girandom e torno do núcleo, até planetas girando em torno da sua estrela e a estrela girando em torno do centro da galaxia, provavelmente as galaxias girando em torno de outra coisas. Este padrão existe até nas células e tabém no ovo frito, com a clara entorno da gema :D

Talvez isto seja infinito para dentro do átomo e infinito para fora do universo, ou até se conectem em algum extremo e seja algo circular. Vai saber!!!

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #106 Online: 13 de Julho de 2011, 12:20:22 »
Ola Trudeau,

Eu li seu post. Junto com universos cíclicos , a  TC é uma teoria que não tem o problema do nada absoluto, coisa que o Big-bang, em sua forma mais aceita, possui (acho que a discussão era essa).

Abs
Felipe

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #107 Online: 13 de Julho de 2011, 12:25:56 »
[modo engraçadinho on]
O que havia antes do big bang?

Um little bang. (puts)[off]

Podem voltar pra discussão.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #108 Online: 13 de Julho de 2011, 12:39:19 »
[modo engraçadinho on]

Agora eu não quero mais... :birra:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #109 Online: 13 de Julho de 2011, 13:04:40 »
O nada absoluto nada mais é que o contrário do tudo absoluto. Então teríamos o "algo" relativo ao nada ou "não algo". Oque há dentro do que que define a distância de Planck?

Trudeau

• Visitante
« Resposta #110 Online: 13 de Julho de 2011, 14:59:10 »
O que há dentro do que que define a distância de Planck?
Boa pergunta que vou responder assim que achar um pouco de tempo.
Aguarde que responderei com detalhes.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #111 Online: 13 de Julho de 2011, 23:57:47 »
A primeira parte da resposta à pergunta: o que havia dentro do que podemos chamar de Planck-Size Nugget?
Citação de: Brian Greene, "The Elegant Universe"
In the beginning, all of the spatial dimensions of string theory are tightly curled up to their smallest possible extent, which is roughly the Planck length. The temperature and energy are high, but not infinite, since string theory has avoided the conundrums of an infinitely compressed zero-size starting point. At this beginning moment of the universe, all the spatial dimensions of string theory are on completely equal footing—they are completely symmetric—all curled up into a multidimensional, Planck-sized nugget. Then, according to Brandenberger and Vafa, the universe goes through its first stage of symmetry reduction when, at about the Planck time, three of the spatial dimensions are singled out for expansion, while all others retain their initial Planck-scale size. These three space dimensions are then identified with those in the inflationary cosmological scenario, the post-Planck-time evolution ... takes over, and these three dimensions expand to their currently observed form.

Ou seja, todas as dimensões geométricas previstas na teoria das cordas estão enroladas no tamanho de uma corda (Planck Size). No tempo de Planck (10-43 s) algumas (3) se expandem e irão constituir o universo como conhecemos. As outras continuam enroladas até hoje, presas provavelmente  por string circulares no instante inicial.
Todo o universo contido dentro da bolinha era constituido de cordas de energia que se expandiram nas dimensões geométricas que conhecemos hoje.
Essa teoria é, matemáticamente muito bonita e demonstrável, porem falta a demonstração prática. De acordo com os teóricos da "string theory" o Hadron Collider poderá trazer alguma validação dessa teoria.
Por enquanto é só matemática. Talvez seja filosofia tambem!
« Última modificação: 14 de Julho de 2011, 00:35:40 por Trudeau »

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #112 Online: 14 de Julho de 2011, 14:02:31 »
[modo engraçadinho on]

Tava procurando um trocadilho desse para fazer piada aqui ... não tive a sua imaginação fértil

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #113 Online: 14 de Julho de 2011, 17:22:00 »
Ola Trudeau,

E a distância de planck aparece tb na teoria da gravidade quantica, onde o espaço é atomizado, e a dist^Çancia mínima é a de planck, e tb nos buracos negros, gerando uma possibilidade estranha, e já explorada pelo David Bhom, de um universo holográfico.

Pergunta : estas dimenões que estão enroladas podem vir a se expandir tb ? e o que aconteceria se isto fosse possível ?

Abs
Felipe

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #114 Online: 11 de Agosto de 2011, 14:48:55 »
Teoria dos Multiversos: dados não confirmam e nem descartam

Colisões entre universos

Se você observar o modelo do Big Bang, que procura explicar o surgimento do Universo, vai se deparar com a questão da "fronteira do universo", onde estariam os resquícios que primeiro se afastaram da explosão inicial.

Muitos físicos lidam com a questão falando não "do Universo", mas do "nosso universo". Para eles, existem inúmeros outros universos, cada um existindo dentro de sua própria "bolha cósmica".

Cada um desses universos poderá ter físicas distintas, ou seja, diferentes constantes fundamentais e diferentes leis da física.

Uma decorrência imediata dessa teoria é que as bolhas necessariamente tocam umas nas outras. E, se tocam, deve haver alguma forma de detectar sinais dessas "colisões universais".

Como procurar por outros universos

Agora, pela primeira vez, uma equipe de cientistas está tentando testar experimentalmente essa teoria.

Dois artigos publicados nas principais revistas de física do mundo detalharam propostas de como procurar assinaturas de outros universos, diferentes da ainda controversa teoria do fluxo escuro.

Os pesquisadores estão procurando padrões em formato de disco, que se formariam pelo contato entre duas bolhas.

Para eles, esses padrões deveriam aparecer na radiação cósmica de fundo, uma radiação na faixa de micro-ondas que permeia todo o universo, e que os cientistas acreditam ser o eco do Big Bang.

Além da dificuldade de rastrear todo o céu, é necessário identificar padrões em formato de disco e demonstrar que eles não são apenas padrões aleatórios, do tipo "você vê o quer ver se olhar tempo suficiente" para alguma coisa - lembre-se das figuras que se formam nas nuvens ou do "rosto" na superfície de Marte.

Uma equipe britânica acredita ter encontrado uma solução segura para fazer isso.

Marcas na radiação cósmica de fundo

"Procurar por marcas de colisão, de todos os raios possíveis, em qualquer lugar do céu, é um problema estatístico e computacional muito difícil," comenta a Dra. Hiranya Peiris, da Universidade College London. "Mas foi isto que capturou minha curiosidade."

Em vez de confiar nos facilmente enganáveis olhos humanos, eles desenvolveram um algoritmo com regras muito estritas, que procura padrões em uma imagem, eliminando aqueles que se devem ao mero acaso.

A imagem analisada é a da radiação cósmica de fundo, feita pela sonda espacial WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe), que fez o primeiro mapa do Universo primitivo.

Pistas não conclusivas

Os resultados não foram conclusivos: eles encontraram quatro possíveis sinais de colisão com outros universos, quatro formações esféricas no céu que, segundo seus modelos matemáticos, não podem ser atribuídos ao acaso.

Estatisticamente, os resultados não são consistentes o suficiente nem para confirmar a teoria dos multiversos e nem para descartá-la.

Mas, segundo eles, a sonda WMAP da NASA não é a última palavra em termos de radiação cósmica de fundo.

O telescópio espacial Planck, da agência espacial europeia, já está rastreando o céu, e deverá gerar um mapa muito mais preciso.

Os cientistas planejam esperar por esse mapa e então rodar seus programas sobre seus dados. Só então, afirmam eles, algo "definitivo" poderá ser dito sobre a teoria dos outros universos.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=teoria-multiversos&id=010130110804

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #115 Online: 11 de Agosto de 2011, 21:08:30 »
Uma interpretação do BigBang, que me parece clara...mesmo que seja contra-intuitiva.(e que dá nó na minha cabeça)

Se aceleramos uma partícula, com toda a energia do universo(infinita?), ela vai aumentar de massa(infinita?), e o intervalo de tempo que passará para essa partícula enquanto se desloca no espaço seria o que?? Zero(?)!
Energia infinita + Massa infinita + Tempo Zero = BigBang(?)

Sendo assim, por analogia, pode-se voltar eternamente no tempo que não se chegaria nunca ao T < 0.
Concluindo que "não existe" antes!

Uma alternativa seria, num momento extremo, o tempo simplesmente deixar de existir...o que resulta por eliminar também a massa e energia. Seguindo essa idéia, se energia/massa/tempo podem deixar de existir, podem surgir do nada também. (ainda assim...nadinha de T < 0)

Meu palpite pessoal: "Essa resposta jamais será definitivamene respondida!"
:)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #116 Online: 12 de Agosto de 2011, 07:46:57 »
E se T < 0 = Outro universo ?

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #117 Online: 12 de Agosto de 2011, 08:15:27 »
E se T < 0 = Outro universo ?
Bem...permaneço com a idéia de que T < 0 é uma impossibilidade semelhante a T > "Infinito".
Acho notável que é mais intuitivo aceitar a impossibilidade de "T > infinito" do que a impossibilidade de "T < 0". Assim como é muito mais fácil "imaginar" o "0" do que o "infinito"!
:)

Trudeau

• Visitante
« Resposta #118 Online: 13 de Agosto de 2011, 13:32:29 »
De acordo (de novo) com os cálculos feitos com a "string theory" o big-bang começou a partir de um "Planck-Size Nugget" que por sua vez foi o resultado da contração do mesmo universo, se quiserem em T<0, considerando-se como tempo zero o inicio do big-bang. Pela teoria das cordas não faz sentido um tempo zero. O tempo nunca começou.
Por falar em tempo, a beleza do desenvolvimento teórico de Einstein, para mim, sempre foi a matemática que ele usou: o cálculo tensorial. Se considerarmos o tempo como a quarta dimensão, Einstein postulou uma métrica onde o tempo passa a ser uma dimensão geométrica (ct), usando a velocidade da luz.
Seria como se todos nós viajássemos com a velocidade da luz nessa dimensão. Dai, como ele postulou tambem que a velocidade da luz é absoluta, qualquer um que viaje com uma velocidade relativa nas outras dimensões teria que ser limitado, tensorialmente, à velocidade da luz, ou seja, viajaria na dimensão temporal com uma velocidade menor que a da luz, o que seria como se o tempo decorrido fosse menor relativamente.
Esse conceito elimina a idéia de tempo como conhecemos e nos trás o conceito real da quarta dimensão.
Por isso eu considero essa idéia de tempo zero ou como alguns dizem, inicio do tempo no big-bang uma incompreensão do que é o tempo no conceito de Einstein.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2011, 01:09:17 por Trudeau »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re:O que havia antes do Big Bang?
« Resposta #119 Online: 18 de Janeiro de 2012, 01:28:34 »
Como o assunto é recorrente no fórum, não abri outro tópico.

Esse post é apenas para uma indicação de uma ótima palestra do físico norte-americano Lawrence Krauss, patrocinada pelo Instituto Richard Dawkins.

Um Universo a partir do Nada
http://astropt.org/blog/2012/01/18/um-universo-a-partir-do-nada/

Legendas em português.

A cosmología é um campo de fronteira fascinante da ciência.  :ok:

Tem uma frase dele muito engraçada: "Esqueçam Jesus, foram as estrelas que morreram para que você estivesse aqui!".  :)
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2012, 01:33:29 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 18 de Janeiro de 2012, 21:46:23 »
[...]
Tem uma frase dele muito engraçada: "Esqueçam Jesus, foram as estrelas que morreram para que você estivesse aqui!".  :)

Fantástica.
Foto USGS

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #122 Online: 19 de Janeiro de 2012, 07:48:28 »
Um Universo a partir do Nada

Um Universo não a partir do Nada mas sim do Nada dito físico... que afinal não á nada mas sim Algo com o extraordinário poder de gerar Tudo... :?

Uns gostam do termo Deus e não o conseguem ou querem abandonar, outros gostam do termo Nada e não o conseguem ou querem abandonar... :)

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 19 de Janeiro de 2012, 08:34:31 »
Você está confundindo uma entidade mitológica dotada de consciência e de outras características humanas com um conceito físico fundamentado por um modelo rigoroso e falseável capaz de prever resultados de experimentos e observações.

Alem disso, nao existe esse extraordinário poder de gerar tudo. Sempre há uma contrapartida para obedecer  às leis de conservação. A abundância de matéria perante antimateria é um mistério que nenhum cientirsta tem vergonha de responder "Não sei"
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #124 Online: 19 de Janeiro de 2012, 09:24:40 »
Se  não existe um nada, então só existe um tudo sem descontinuidade. O que fosse considerado descontinuidade, como o espaço entre uma parede e a geladeira ou entre a terra e a lua ou entre um e outro átomo de chumbo ou entre um e outro eletron ou entre subpartículas de um proton seria algo. Um pacote de energia viajaria então numa continuidade (esse próprio pacote de energia seria continuidade manifestando variedades) ou seja seria um fenômeno que modificaria um estado particular intrínseco dessa continuidade. Há que se pensar a continuidade como algo que seria a singularidade de tudo, onde a percepção de diferenças que tornasse um átomo, ou um planeta ou uma geladeira algo, fosse na verdade diferentes manifestações dessa continuidade. Por que essa continuidade produz variedades dela mesma ?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!