Autor Tópico: A reencarnação poderá ser comprovada algum dia ?  (Lida 14122 vezes)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
Re: A reencarnação poderá ser comprovada algum dia ?
« Resposta #100 Online: 06 de Agosto de 2011, 18:10:36 »
Geotecton - escreveu:

Opppsss.

Quais são as evidências que voce relacionaria para mostrar que os pensamentos existem de modo autônomo em relação a um corpo?

Relatos de milhares de pessoas - contados por projectores de consciência - no portal, <voadores@yahoogrupos.com.br>
Caríssimo lusitano, por quem tenho tão grande estima. Você já fez tão melhor que isso. Liquidou-me com uma só evidência. Mudou radicalmente toda uma estrutura do meu pensar. Mas nem todas as evidências que se pode desejar existem porque nem tudo o que se deseja existe. Eu desejo, para ti, que despertes para a realidade tão bela da inconsciente vida. Será que sonho eu tanto com isso quanto você com aquilo?...

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #101 Online: 06 de Agosto de 2011, 18:34:29 »
Admito, que o que acaba de expôr, é impecavelmente lógico
Na verdade não, não é. Tanto que você resiste. Por que resiste? Porque tem uma outra lógica que conflita em sua mente. Toda lógica constrói-se pela vivência, torna-se uma construção casuística de análises. A linguagem modifica-se e adapata-se às evidências de que não se pode mais fugir dentro de uma lógica anterior. Depois disso, o que antes parecia ilógico, torna-se lógico e vice-versa. Fora da mente não existe lógica, só existe realidade. E é esta realidade que está fora da mente a única coisa que pode interessar. Construamos nossas linguagens conforme a mesma.

Todavia pergunto-lhe, porque é que o cérebro, nos engana dessa forma, iludindo-nos a ponto de sentir-mos experiências fora do corpo?

artur
O cérebro não engana nada, lusitano. Cuidado com as palavras. Ele só funciona do modo como funciona. Não é nem mesmo o eu ilusório que engana a si mesmo porque, se assim fosse, já haveria uma duplicidade. Não existe nada enganando alguém ou alguma coisa. A consciência é enganação pura, como, a propósito, fica uma vez mais evidente neste post excelentíssimo do Gigaview, aliás, como é costumeiro. Tirando a parte que diz "Like nature, brains abhor a vacuum", não tenho significativa crítica negativa a fazer. O experimento feito com os gêmeos e os simplesmente fraternos chama a atenção para a evidência de que o modo de pensar, os padrões básicos de pensamento estão muito mais relacionados à genética do que os adeptos do culturismo certamente gostarão de admitir.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 06 de Agosto de 2011, 19:45:12 »
Se não é uma brincadeira sua - essa história que acaba de relatar - e de facto realizou o mesmo tipo de experiência, que eu efectuei, só tenho de dar-lhe os parabéns pela sua habilidade mental... Então conjecturo, que você experienciou uma exteriorização de consciência fora do corpo, mesmo que isso seja apenas uma ilusão, como você pretende demonstrar e na realidade, isso nunca aconteceu mesmo... :)

Lusa,

Não é brincadeira minha e nem precisa dar parabéns porque não existe habilidade mental envolvida nessa experiência. Qualquer pessoa pode ter esse tipo de ilusão mas alguns gurus, seitas e instituições cobram caro para ensinar como obter o marasmo sensorial necessário para "deslocar" a mente do corpo.

O fato de ter sentido abandonar o meu corpo não significa que tenha saído dele, afinal, ainda fica a pergunta: sair de onde? Entretanto, foi como ter sentido uma martelada na mão de borracha do experimento acima. Aconteceu, mas foi apenas uma ilusão.

Veja a experiência fantástica vivida por Susan Blackmore que dedicou parte de sua vida na busca de uma explicação e que abandonou a parapsicologia após 25 anos de estudo sem encontrar coisa alguma de sobrenatural. Nossas experiências, assim como a de Susan são fortes motivos para sustentar uma desconfiança de que existe alguma coisa ainda não investigada, uma falha na ciência em admitir algo que parece óbvio para quem experimentou uma viagem astral, mas isso também é parte da ilusão. Daí envolver o assunto com misticismo e espiritualismo é um passo fácil e perigoso.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2011, 21:11:54 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 06 de Agosto de 2011, 19:47:37 »
Cientista,

Thanks.  :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #104 Online: 06 de Agosto de 2011, 20:22:15 »
Salazar - escreveu:

Todavia pergunto-lhe, porque é que o cérebro, nos engana dessa forma, iludindo-nos a ponto de sentir-mos experiências fora do corpo?

artur

Porque o cérebro tem falhas, dezenas delas.

Se calhar, é mesmo isso... :(
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #105 Online: 06 de Agosto de 2011, 20:54:27 »

Cientista - escreveu:

Admito, que o que acaba de expôr, é impecavelmente lógico...

Na verdade não, não é. Tanto que você resiste. Por que resiste? Porque tem uma outra lógica que conflita em sua mente. Toda lógica constrói-se pela vivência, torna-se uma construção casuística de análises. A linguagem modifica-se e adapata-se às evidências de que não se pode mais fugir dentro de uma lógica anterior. Depois disso, o que antes parecia ilógico, torna-se lógico e vice-versa. Fora da mente não existe lógica, só existe realidade. E é esta realidade que está fora da mente a única coisa que pode interessar. Construamos nossas linguagens conforme a mesma.

Resisto - porque o meu cérebro - interpreta as minhas impressões, de forma diferente. Mas nem por isso, deixo de perceber a lógica da explicação científica, apresentada pelo Gigaview.

artur
« Última modificação: 06 de Agosto de 2011, 22:19:06 por lusitano »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #106 Online: 06 de Agosto de 2011, 21:06:00 »
Seu cérebro não interpreta as impressões, lusitano, apenas interage com elas. "Você", que é a ilusão sediada, não *no cérebro*, mas no funcionamento do mesmo, é que interpreta de acordo com as diversas linguagens que seu cérebro processa em muitas traduções. Muitas vezes, impressões que não vêm do exterior são interpretadas como vindas de. Não existe seu cérebro E você; existe seu cérebro, o funcionamento dele e uma ilusão que dimana desse processo como todas as evidências não cessam de demonstrar.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #107 Online: 06 de Agosto de 2011, 21:08:03 »
Cientista - escreveu:

O cérebro não engana nada, lusitano. Cuidado com as palavras. Ele só funciona do modo como funciona. Não é nem mesmo o eu ilusório que engana a si mesmo porque, se assim fosse, já haveria uma duplicidade. Não existe nada enganando alguém ou alguma coisa. A consciência é enganação pura, como, a propósito, fica uma vez mais evidente neste post excelentíssimo do Gigaview

Você tem inteira razão... A lógica não é tão impecável, como eu disse.

artur

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #108 Online: 06 de Agosto de 2011, 21:15:39 »
"Alguma coisa" (oh, meu proteus! o que será?!) sempre me "disse" que eu podia ter fé em você. Estarão minhas preces sendo atendidas?

Depois descubrirei pois cheguei ao limite do meu tempo aqui, por ora. Tenho que sair.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #109 Online: 06 de Agosto de 2011, 22:15:54 »
Gigaview - escreveu:

Lusa,

Não é brincadeira minha e nem precisa dar parabéns porque não existe habilidade mental envolvida nessa experiência. Qualquer pessoa pode ter esse tipo de ilusão mas alguns gurus, seitas e instituições cobram caro para ensinar como obter o marasmo sensorial necessário para "deslocar" a mente do corpo.

Acredito e agradeço a sua sinceridade: considero esse fenómeno uma habilidade, porque aquela experiência foi única; nunca mais a consegui repetir. E saiba, que tenho treinado com persistência.

Entretanto, já "sonhei" diversas vezes, que me veêm buscar à cama, puxando-me pela mão... E a ilusória sensação de me desprender do corpo, e ir com eles, é tão fantasticamente real, que me espanto, com a sua informação, que estive sempre cá dentro. :|

Mas o mais extraordinário mesmo, são as conversas incríveis, que eu já tive em "sonho lúcido" sobre este mesmo tema, que estamos a debater.

O fato de ter sentido abandonar o meu corpo não significa que tenha saído dele, afinal, ainda fica a pergunta: sair de onde? Entretanto, foi como ter sentido uma martelada na mão de borracha do experimento acima. Aconteceu, mas foi apenas uma ilusão.

Se você tem a inabalável convicção, que a sua auto-percepção consciente, nunca sai do seu cérebro, ou do seu corpo e que a ciência o apoia totalmente, então você, tem a mais absoluta das razões :!: :arrow: :ok:

artur

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #110 Online: 06 de Agosto de 2011, 22:38:52 »
Cientista - escreveu:

Seu cérebro não interpreta as impressões, lusitano, apenas interage com elas. "Você", que é a ilusão sediada, não *no cérebro*, mas no funcionamento do mesmo, é que interpreta de acordo com as diversas linguagens que seu cérebro processa em muitas traduções. Muitas vezes, impressões que não vêm do exterior são interpretadas como vindas de. Não existe seu cérebro E você; existe seu cérebro, o funcionamento dele e uma ilusão que dimana desse processo como todas as evidências não cessam de demonstrar.

Portanto - aparentemente - "eu" sou apenas o funcionamento do meu cérebro :!: :arrow: :ok:

artur

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 06 de Agosto de 2011, 22:39:38 »
O procedimento abaixo foi extraído do livro "Paranormality" de Richard Wiseman, um psicólogo conceituado, pesquisador do paranormal, ilusionista e cético.

É essencialmente a mesma receita "vendida" pelos rosacruzes da AMORC (projeção da consciência) e pela projeciologia (Adriano, me corrija se estiver errado).

Você está certo quando mencionou que existe uma habilidade envolvida. Erro meu. Como estamos lidando com ilusões, o paciente deve desenvolver a habilidade de visualizar situações e objetos. Diria que a visualização é essencial para desenvolver e se lembrar de sonhos lúcidos que incluem a ilusão da viagem astral.

Tente a receita e conte aqui os resultados.

HOW TO LEAVE YOUR BODY

Understanding the real causes of out-of-body experiences can help you become a frequent flyer. The first part of the process involves developing three key psychological skills: relaxation, visualization and concentration. Let's examine each in turn.

Relaxation

'Progressive Muscle Relaxation' involves deliberately tensing various muscle groups and then releasing the tension. To try the technique, remove your shoes, loosen any tight clothing and sit in a comfortable chair in a quiet room. Focus your attention on your right foot. Gently inhale and clench the muscles in your foot as hard as possible for about five seconds. Next, exhale and release all of the tension, allowing the muscles to become loose and limp. Work your way around your body performing the procedure in the following order:

1. Right foot
2. Right lower leg
3. Entire right leg
4. Left foot
5. Left lower leg
6. Entire left leg
7. Right hand
8. Right forearm
9. Entire right arm
10. Left hand
11. Left forearm
12. Entire left arm
13. Abdomen
14. Chest
15. Neck and shoulders
16. Face

Each time, tense the appropriate body part for about five seconds and then release the tension.

Visualization

Inducing an out-of-body experience requires good visualization skills. If you are naturally good at imagining scenes and pictures in your head then that is great. If not, try the following exercise.

Imagine walking into your kitchen, taking an orange out of the cupboard and placing it on a green plate. Next, think about digging your nails into the smooth skin of the orange and starting to peel it. Think about how the orange would feel and smell. Visualize the juice coming out of the orange and onto your fingers. Imagine pulling all of the peel away and placing it on the plate. In your mind's eye, separate each of the segments and place them on the plate as well. Now look at the juicy segments. Are you salivating? Are the colours bright and sharp? Was each stage of the process vivid and did it involve all of your senses?

Repeat the exercise once every few days, trying to make it seem more realistic each time.

Concentration

The ability to focus your thoughts is also key to creating an out-of-body experience. This simple exercise will help assess and, if necessary, improve your concentration skills.

Try to count from 1 to 20 in your mind, moving onto each new number after a few seconds. However, the moment that any other thought or image enters your mind, start the count again. Initially, you will probably find this simple task surprisingly difficult, but over time you will learn how to focus your thoughts and will soon find yourself counting to 20 with no distractions.

Putting it all together

OK, it's time to try and induce an out-of-body experience. Sit in the most comfortable chair in your house. Next, stand up and take a look around. How does the room look from this perspective? Remember as many details as possible including, for example, the position of any furniture, the scene outside the window, and any pictures on the walls. Next, slowly make your way to another room. Once again, notice as much as possible on the way, including the colour of the walls, the
furniture and objects that you encounter, and the type of flooring that you are walking on. To help with the process, choose four key points along the route and remember them in as much detail as possible.

Now return to the original room and sit down in the chair. Carry out the 'Progressive Relaxation Exercise'. When you feel completely relaxed, imagine a duplicate of yourself standing in front of you. To avoid the difficult (and for many, unpleasant) task of visualizing your face, imagine that your doppelganger is standing with their back to you. Try to form an image of their clothes and the way they are standing. Now, think back to what you saw when you were actually standing in that position, and imagine moving from your body into theirs. Don't worry if you don't succeed at first. This is tricky stuff and usually requires some practice.

Once you manage to feel as though you have left your own body and entered the mind of your imaginary doppelganger, try to take a few steps along the route that you mapped out, stopping at each of the four points to admire the view. If you are struggling with the movement, some researchers recommend increasing your motivation by not drinking any liquid for a few hours before the experience, and placing a glass of water in the room that you intend to visit. Also, don't be afraid of the experience - remember, you can snap back into your body at any point. After you have got the hang of inducing an out-of- body experience, you should be able to fly around the world at will, limited only by your imagination and without feeling guilty about your carbon footprint.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #112 Online: 07 de Agosto de 2011, 00:11:26 »
Técnica da Concentração Mental

Essa técnica se baseia na concentração fixa em um objeto simples, que leva a consciência (a pessoa) a se desligar de tudo à sua volta até que o seu psicossoma, seu outro corpo de manifestação, se desencaixe do corpo físico.

Técnica Projetiva - Concentração Mental.
O objeto sugerido é uma vela acesa, pela sua simplicidade e capacidade de fixar a nossa atenção.

As etapas da técnica são:

Isole-se em um ambiente fechado onde não será perturbado durante a prática.
Coloque uma vela acesa em um prato grande, sobre uma mesa, longe de cortinas ou outro objetos (a fim de evitar acidentes), em um dos cantos do ambiente.
Feche as janelas para evitar o vento.
Sente-se em uma poltrona ou cadeira confortável no outro extremo do ambiente, há aproximadamente 3 metros da vela.
Escureça completamente o ambiente, deixando apenas a luz da vela.
Fixe a sua atenção na chama da vela, afastando outros pensamentos até que chegue ao ponto em que, para si mesmo, só existam você e a vela.
Durante a técnica, evite devaneios, pois os mesmos distrairão sua atenção e prejudicarão a sua saída.
Ao perceber um estado de leveza, de descoincidência, busque dirigir-se até a vela com o seu outro corpo, o psicossoma, deixando seu corpo físico na poltrona.
Ao atingir a projeção, busque manter a lucidez e sair para outro ambiente.
Após a experiência, registre todas as suas percepções e vivências.
http://www.iipc.org/ciencias/tecnicas.php
Fica fácil identificar o trabalho de desenvolvimento cognitivo destes estados mentais característicos que indicam as pesquisas postadas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #113 Online: 07 de Agosto de 2011, 05:29:36 »
Gigaview - disse:

Você está certo quando mencionou que existe uma habilidade envolvida. Erro meu. Como estamos lidando com ilusões, o paciente deve desenvolver a habilidade de visualizar situações e objetos. Diria que a visualização é essencial para desenvolver e se lembrar de sonhos lúcidos que incluem a ilusão da viagem astral.

Eu já tentei a visualização - mas até à data presente, ainda não consegui resultados satisfatórios nesse sentido. É certo que consigo relaxar relativamente bem, mas não mais do que isso; o mais que me ocorre, são imagens espontâneas e não intencionais, sem relação com o experimento.

Cheguei a ter a ilusão, de tropeçar em degraus de escada e a receber choques eléctricos, com curto-circuitos à mistura. :stunned:

Incluso, já contratei os serviços d'um hipnoterapeuta, para me ajudar nesse sentido, sem qualquer resultado... Continuo com fraquíssima imaginação visual. :vergonha:

Sempre que "sofri" a ilusão de saída do corpo, foi sempre com a ajuda de pessoas "exteriores"... A minha falecida avó, foi uma delas, até me lembro dos pensamentos que tive nesse momento: então, não tenho dúvidas, que o meu corpo e o meu cérebro, estão ali naquela cama... E eu, estou aqui a afastar-me deles, pela mão da vovó.

Mesmo em relação aos sonhos lúcidos - quase sempre - sou despertado para o facto de estar no "plano astral", por intervenção doutros habitantes do meu sonho. Não por mim mesmo.

artur 

Offline lalmy

• Nível 02
  • *
Re:A reencarnação poderá ser comprovada algum dia ?
« Resposta #114 Online: 10 de Agosto de 2012, 18:39:55 »
Seria bom se continuassem o assunto  :sleepy:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!