Autor Tópico: A reencarnação poderá ser comprovada algum dia ?  (Lida 14119 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Re: A reencarnação poderá ser comprovada algum dia ?
« Resposta #25 Online: 19 de Julho de 2011, 07:53:12 »
Falando sério,agora... :) Creio que vou parar de postar tópicos de assuntos relacionados à espiritismo/kardecismo e correlatos.Os espíritas praticamente sumiram do fórum !!
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #26 Online: 19 de Julho de 2011, 09:48:59 »
Falando sério,agora... :) Creio que vou parar de postar tópicos de assuntos relacionados à espiritismo/kardecismo e correlatos.Os espíritas praticamente sumiram do fórum !!

Como somos eficiêntes! :hehe:

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #27 Online: 25 de Julho de 2011, 20:29:23 »
Não acredito que os espíritas sumiram do fórum. Eles continuam lendo sim, só cansaram de tentar argumentar.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 25 de Julho de 2011, 20:36:00 »
Não acredito que os espíritas sumiram do fórum. Eles continuam lendo sim, só cansaram de tentar argumentar.

O Leafar virou um espectro incomunicável tão sombrio quanto os espíritos que ele tanto defende...

:hihi:

Vai ver, virou um ateu enclausurado no armário da vergonha de admitir o óbvio.  :vergonha:
« Última modificação: 25 de Julho de 2011, 20:38:07 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #29 Online: 26 de Julho de 2011, 10:46:18 »
Exatamente...
Com o tempo a experiência nos ensina que Kardec tinha toda razão:

Os incrédulos não podem ver para se convencerem

Visitante – São os fatos positivos que os incrédulos querem ver, que eles pedem e, na maioria das vezes, não se pode lhes fornecer. Se todo mundo pudesse testemunhar esses fatos, a dúvida não seria mais permitida. Como ocorre, pois, que tanta gente nada tenha podido ver, malgrado sua boa vontade? Se os contesta dizendo faltar-lhes fé, a isso respondem, com razão, que não podem ter uma fé antecipada, e que se quer que eles creiam é preciso dar-lhes os meios de crerem.

A.K. – A razão é bem simples. Eles querem os fatos sob seu comando e os Espíritos não obedecem a ele; é preciso esperar sua boa vontade. Não basta, pois, dizer: mostre-me tal fato e eu crerei; é preciso ter vontade e perseverança, deixar os fatos se produzirem espontaneamente, sem pretender forçá-los ou dirigi-los. Aquele que desejais, talvez seja precisamente o que não obtereis; mas se apresentarão outros, e aquele que quereis virá no momento em que menos esperais. Aos olhos do observador atento e assíduo, os fatos se somam e se corroboram uns aos outros, mas aquele que crê bastar virar uma manivela para mover a máquina, se engana extraordinariamente. Que faz o naturalista que quer estudar os costumes de um animal? Leva-o a fazer tal ou tal coisa para ter todo o tempo de observação à sua vontade? Não, porque sabe bem que não será obedecido; ele espreita as manifestações espontâneas do seu instinto; espera-as e as apreende quando ocorrem. O simples bom-senso mostra que, por mais forte razão, deve ocorrer o mesmo com os Espíritos, que são inteligências com independência bem diversa da dos animais.

É um erro crer que a fé seja necessária; mas a boa fé é outra coisa. Ora, há cépticos que negam até a evidência, e que os prodígios não poderiam convencer. Quantos há que, depois de terem visto, não persistem menos em explicar os fatos à sua maneira, dizendo que isso não prova nada! Essas pessoas não servem senão para levar a perturbação às reuniões, sem proveito para elas mesmas; é por isso que as repelimos e não queremos perder tempo com elas. Ocorre mesmo que ficariam bem irritadas de serem forçadas a crer, porque seu amor próprio sofreria em concordar que estavam enganadas. Que responder a essas pessoas que não vêem por toda parte senão a ilusão e o charlatanismo? Nada; é preciso deixá-las tranqüilas e dizer, tanto como querem, que elas nada viram, e mesmo que não se pôde ou não se quis fazê-las ver.

Ao lado desses cépticos endurecidos, há aqueles que querem ver à sua maneira; que tendo formado uma opinião, querem com ela tudo relacionar: eles não compreendem que os fenômenos não possam obedecer à sua vontade; eles não sabem, ou não querem, se colocar nas condições necessárias. Aquele que quer observar de boa-fé deve – não digo crer sob palavra, mas se despojar de toda idéia preconcebida – não querer comparar coisas incompatíveis. Deve esperar, continuar, observar com uma paciência infatigável; esta condição mesma está a favor dos adeptos, uma vez que ela prova que sua convicção não se formou levianamente. Tendes essa paciência? Não, dizeis, eu não tenho tempo. Então não vos ocupeis com os fenômenos, nem deles faleis; ninguém a isso vos obriga.

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 26 de Julho de 2011, 11:14:05 »
Eu tenho paciência, Micro! Não estou com a menor pressa de ser convencido da existência de espíritos, espero aqui, calmamente. Os espíritos bem devem sabre que a demonstração suficiente para eu me convencer que eles existem é a mesma que convenceu Kardec: mesas girando. Mas tem que ser de preferência aqui em casa e sem nenhum espírita por perto. Estou olhando para uma que se qualifica agora mesmo, quando ela flutuar um metro sobre o chão e der uns dois ou três rodopios eu darei meu braço a torcer.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 26 de Julho de 2011, 11:25:13 »
Há de se demonstrar cabalmente (cientificamente) a existência e a atuação de espíritos.

Depois podemos continuar a conversa.
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #32 Online: 26 de Julho de 2011, 11:29:19 »
Engraçado alguém postar uma resposta de Kardec onde o mesmo diz que não se deve perder tempo com os incrédulos e mais de um século depois, seus adeptos jamais a seguiram.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Julho de 2011, 11:57:38 »
Há de se demonstrar cabalmente (cientificamente) a existência e a atuação de espíritos.

Depois podemos continuar a conversa.

Mas Geo, o Micro acabou de explicar justamente que os espíritos não participam de experimento porque não querem, e mesmo que quisessem esses "cépticos endurecidos" que negam até as evidências não acreditariam... ::)

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #34 Online: 26 de Julho de 2011, 12:09:19 »
A coisa mais respeitável que já vi sobre estudos de reencarnação são as pesquisas do psiquiatra Ian Stevenson. Parece que ele defende uma espécie de reencarnação sem necessariamente haver a existência de espiritos, mas apenas um fenômeno natural ainda desconhecido pela ciência. Havendo isto que ele sugere em seus estudos, não haveria nenhuma ligação de tal fenômeno natural com "mundos espirituais", nem deuses, nem sistemas divinos de evolução espiritual.

Parece que ele concluiu que tal fenômeno ocorre somente dentro de certo raio de ação (algumas dezenas de quilometros) da onde a pessoa morreu, podendo demorar muitos anos para haver a "reencarnação".

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #35 Online: 26 de Julho de 2011, 12:59:17 »
Engraçado alguém postar uma resposta de Kardec onde o mesmo diz que não se deve perder tempo com os incrédulos e mais de um século depois, seus adeptos jamais a seguiram.
Se vc fizer um estudo melhor nos posts dos espíritas que frequentaram este forum, perceberá que não estamos preocupados em "arrebatar fieis" ou provar alguma coisas para vocês. Na maioria das vezes tomamos uma postura defenciva ou esclarecedora da qual preocupamos mais com o que vcs estão passando de falso para os espectadores, que com alguns foristas em particular.

Esse post anterior, por exemplo, não teve outro fim além deste. E este também. Claro que não conseguimos manter esta postura sempre e, as vezes, caimos em tentação de arrebatar alguns :D... Assim como vcs, quando entra um forista duvidoso no forum.

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 26 de Julho de 2011, 13:33:04 »
[...]
Na maioria das vezes tomamos uma postura defenciva ou esclarecedora da qual preocupamos mais com o que vcs estão passando de falso para os espectadores, que com alguns foristas em particular.
[...]

Caro forista.

Exatamente o quê os céticos deste fórum estão "passando de falso" para visitantes?

Além de relacionar as falsidades, urge, também, demonstrá-las, pois tal afirmação (acusação!) é muito, muito grave.
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #37 Online: 26 de Julho de 2011, 13:42:25 »
Saída pela esquerda.

Tentar esclarecer uma doutrina que se toma como verdadeira, sem evidências, é só proselitismo.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #38 Online: 26 de Julho de 2011, 13:55:02 »
[...]
Na maioria das vezes tomamos uma postura defenciva ou esclarecedora da qual preocupamos mais com o que vcs estão passando de falso para os espectadores, que com alguns foristas em particular.
[...]

Caro forista.

Exatamente o quê os céticos deste fórum estão "passando de falso" para visitantes?

Além de relacionar as falsidades, urge, também, demonstrá-las, pois tal afirmação (acusação!) é muito, muito grave.
Retórica, meu caro!

Logo o que vcs falam sobre o espiritismo é 100% verdade?  ::)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #39 Online: 26 de Julho de 2011, 14:01:24 »

Refutamos os argumentos espíritas.
Quem os detém como 100% verdadeiros são os espíritas.

Se alguém confunde, certamente são os espíritas e suas afirmações fantásticas.
Um espectador de bom senso percebe isto.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 26 de Julho de 2011, 14:17:50 »
Eu não entendo porque as revelações divinas sobre a realidade do mundo sempre são tão limitadas geograficamente. Não estou falando só do espiritismo claro, mas já que o assunto em particular é ele, a questão que fica é: por que esses maravilhosos fenômenos espirituais de comunicação com os mortos e o meu exemplo favorito das mesas que giram se limitaram a somente uns poucos europeus do século XIX? Claro, o Micrômegas poderia mencionar que eles acontecem o tempo inteiro em muitos centros espíritas por aí quando não tem nenhum cético olhando, mas o que me intriga não é isso. É que eu fico imaginando o que afinal esses espíritos que se comunicaram com Kardec queriam e eu só posso concluir que o que eles queriam eram fazê-lo parecer um tonto. Porque se a intenção desses espíritos era comunicar ao mundo a realidade espiritual, eles são muito incompetentes. Se eles quisessem fazer uma revelação ao mundo, eu esperaria que eles aparecessem simultaneamente a outros médiuns no planeta inteiro e lhes passassem os mesmos fundamentos. Por que não houve um Kardec na China, na Índia, em Uganda? Existem mesas em todos esses lugares! Qual é o sentido de privilegiar só uns franceses e ingleses, que já são tão privilegiados? Por que o espiritismo teve que ser trazido de barco para o Brasil, em vez de ter surgido aqui mesmo de forma independente? Que revelação chulé é essa, que atinge 0,01% da população mundial e deixa o restante na ignorância? Esse aí é o tal período de grandes demonstrações que já passou?

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #41 Online: 26 de Julho de 2011, 14:20:46 »

Refutamos os argumentos espíritas.
Quem os detém como 100% verdadeiros são os espíritas.

Se alguém confunde, certamente são os espíritas e suas afirmações fantásticas.
Um espectador de bom senso percebe isto.
Refuntam somente em suas cabeças, ou para vcs próprios.

Refutar é apresentar evidências. E até agora suas evidências não são outra coisa senão uma regra baseada numa lista de falácias que serve para vcs como "método científico" ou evidências. Ou seja, se algum espírita não conseguir provar o que dizem... é falácia, portanto, uma evidência de que eles estão errados. 

Além disso, acreditam que a ciência é exclusivamente para os fins dos céticos e CIA - "Nada que os crentes disserem tem valor científico pois a ciência não pertence à eles"

E depois quem vive no mundo de fantasia são os crentes...  :)

« Última modificação: 26 de Julho de 2011, 15:55:13 por Micrômegas »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #42 Online: 26 de Julho de 2011, 14:26:41 »
E depois quem vive no mundo de fantasias são os crentes...  :)

Desculpe-me Micro,

Esta sua postura Troll não melhora seus argumentos.

Se o Gigaview e/ou o Contini já não te apresentaram evidências satisfatórias e aceitas pela maioria, logo eu entendo que nem se seu ao trabalho de ler.

Deixe de lado o mimimi e:

"Nada que os crentes disserem tem valor científico pois a ciência não pertence à eles"

Sim, dogmas não são científicos e a ciência pertence a todos. A ciência é feitas por pessoas, não por uma entidade.

Não abuse das falácias, elas não agregam nada ao debate.

Offline Micrômegas

• Nível 16
  • *
« Resposta #43 Online: 26 de Julho de 2011, 14:29:29 »

O Leafar virou um espectro incomunicável tão sombrio quanto os espíritos que ele tanto defende...

:hihi:

Vai ver, virou um ateu enclausurado no armário da vergonha de admitir o óbvio.  :vergonha:
Giga, esta saudade pelo Leafar está ficando meio estranha.

Assim como todos ateus livres do pensamento? Eu acho cômico essa liberdade de pensar e de viver que os ateus se dizem ter. Não podem nem admitir que são ateus e se acham livres pensadores... Quanto aos relacionamentos são mil questões que os oprimem, como mostra vários tópicos nesse forum. Só se forem livres na net, pois fora dela andam com correntes presas aos pés e mascaras na cabeça.

Poderia mudar isso aqui para: "Ateísmo não lhe dar liberdade de pensamento, muito menos de vida, apenas lhe da uma bolha para serem livres dentro dela (tal bolha é a internet) ."
« Última modificação: 26 de Julho de 2011, 17:45:03 por Micrômegas »

Offline Mahul

• Nível 17
  • *
« Resposta #44 Online: 26 de Julho de 2011, 18:13:55 »
Eu não entendo porque as revelações divinas sobre a realidade do mundo sempre são tão limitadas geograficamente. Não estou falando só do espiritismo claro, mas já que o assunto em particular é ele, a questão que fica é: por que esses maravilhosos fenômenos espirituais de comunicação com os mortos e o meu exemplo favorito das mesas que giram se limitaram a somente uns poucos europeus do século XIX? Claro, o Micrômegas poderia mencionar que eles acontecem o tempo inteiro em muitos centros espíritas por aí quando não tem nenhum cético olhando, mas o que me intriga não é isso. É que eu fico imaginando o que afinal esses espíritos que se comunicaram com Kardec queriam e eu só posso concluir que o que eles queriam eram fazê-lo parecer um tonto. Porque se a intenção desses espíritos era comunicar ao mundo a realidade espiritual, eles são muito incompetentes. Se eles quisessem fazer uma revelação ao mundo, eu esperaria que eles aparecessem simultaneamente a outros médiuns no planeta inteiro e lhes passassem os mesmos fundamentos. Por que não houve um Kardec na China, na Índia, em Uganda? Existem mesas em todos esses lugares! Qual é o sentido de privilegiar só uns franceses e ingleses, que já são tão privilegiados? Por que o espiritismo teve que ser trazido de barco para o Brasil, em vez de ter surgido aqui mesmo de forma independente? Que revelação chulé é essa, que atinge 0,01% da população mundial e deixa o restante na ignorância? Esse aí é o tal período de grandes demonstrações que já passou?
Eu também me pegunto sobre tudo isso. :umm:

Não gosto da direita porque ela é de direita e não gosto da esquerda porque ela também é de direita - Mestre Millôr

Deus seria reprovado em qualquer escola de engenharia - Paulo Francis

Só vou acreditar em socialismo no dia em que todo mundo puder morar em Ipanema - Grande Tom Jobim

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 26 de Julho de 2011, 20:04:47 »
Algumas observações:

1. Os "fenômenos espirituais de comunicação com os mortos" não são uma exclusividade espírita. Todos os povos e em quase todos os cantos do mundo em todas as eras registram bullshits desse tipo porque eles parecem inerentes ao wishfull thinking da perpetuação da vida e do comportamento humano diante da morte.

2. As mesas girantes não ficaram limitadas a uns poucos europeus do sec. XIX/XX. Na verdade as mesas giraram em praticamente todos os países europeus e chegaram a ter status de passatempo favorito durante uma época em que não havia rádio, tv e iluminação elétrica. Existem relatos que essa mania atingiu intensamente a Alemanha. O principio básico de funcionamento das "mesas girantes", conforme demonstrado por Faraday é o efeito ideomotor e elas também não foram exclusividade espírita. Desde a antiguidade as pessoas já utilizavam pêndulos e varas guiados pelo mesmo princípio. As mesas girantes foram uma adaptação da aplicação do princípio nas sessões espíritas, cedendo lugar mais tarde para as tábuas de OiJa e em terras tupiniquins à famosa brincadeira do copo.

3. O efeito ideomotor independe da vontade consciente e pode ser útil a fraudes inconscientes. As mesas, de fato, se movem, mas não se movem sozinhas, mas guiadas pelas pessoas presentes e o resultado poderia ser impressionante principalmente quando aconteciam em ambientes preparados para um gerar um efeito sobrenatural. Quero dizer que no início, até a demonstração do efeito por Faraday, os envolvidos em sessões de mesas girantes não eram necessariamente picaretas, apesar de existirem muitos deles em ação, mas pessoas sinceras que testemunhavam algo que era atribuído aos espíritos. O problema é que os espiritualistas, dentre eles os espíritas (Kardec included), continuaram a utilizar o efeito ideomotor numa clara demonstração de desonestidade.

4. Já foi discutido aqui o caráter racista da doutrina espírita que coloca negros e amarelos na categoria de "raças" inferiores. Isso explica a preferência espírita pelos caucasianos europeus. Somos propensos a imaginar que segundo a doutrina, não há lugar para a revelação da "verdade" espiritual num meio inferior pois seria perda de tempo. A febre espírita só chegou ao Brasil porque foi importada pelos bacanas brasileiros que passeavam em Paris. Um país de maioria indígena, negra, mameluca e mulata, segundo a DE,  estava fora das intenções dos "espiritos superiores", isto é, se não fosse importata, jamais brotaria aqui, como não brotou na África e na Ásia.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 26 de Julho de 2011, 20:14:28 »
1. Os "fenômenos espirituais de comunicação com os mortos" não são uma exclusividade espírita. Todos os povos e em quase todos os cantos do mundo em todas as eras registram bullshits desse tipo porque eles parecem inerentes ao wishfull thinking da perpetuação da vida e do comportamento humano diante da morte.

Sim, claro... isso só levanta a questão de por que eles não concordam entre si, seria de esperar que a revelação recebida por todas as culturas fosse a mesma. A não ser que cada uma estivesse inventando a própria mitologia...

2. As mesas girantes não ficaram limitadas a uns poucos europeus do sec. XIX/XX. Na verdade as mesas giraram em praticamente todos os países europeus e chegaram a ter status de passatempo favorito durante uma época em que não havia rádio, tv e iluminação elétrica. Existem relatos que essa mania atingiu intensamente a Alemanha. O principio básico de funcionamento das "mesas girantes", conforme demonstrado por Faraday é o efeito ideomotor e elas também não foram exclusividade espírita. Desde a antiguidade as pessoas já utilizavam pêndulos e varas guiados pelo mesmo princípio. As mesas girantes foram uma adaptação da aplicação do princípio nas sessões espíritas, cedendo lugar mais tarde para as tábuas de OiJa e em terras tupiniquins à famosa brincadeira do copo.

3. O efeito ideomotor independe da vontade consciente e pode ser útil a fraudes inconscientes. As mesas, de fato, se movem, mas não se movem sozinhas, mas guiadas pelas pessoas presentes e o resultado poderia ser impressionante principalmente quando aconteciam em ambientes preparados para um gerar um efeito sobrenatural. Quero dizer que no início, até a demonstração do efeito por Faraday, os envolvidos em sessões de mesas girantes não eram necessariamente picaretas, apesar de existirem muitos deles em ação, mas pessoas sinceras que testemunhavam algo que era atribuído aos espíritos. O problema é que os espiritualistas, dentre eles os espíritas (Kardec included), continuaram a utilizar o efeito ideomotor numa clara demonstração de desonestidade.

Há um artigo muito bom no Projeto Occam. Claro que quando eu me referia a mesas girantes eu fiz a ressalva de não haver nenhum espírita por perto, muito menos alguém sentado à mesa ::) É quero ver é uma mesa levantar a meio metro de altura e dar uns rodopios.

4. Já foi discutido aqui o caráter racista da doutrina espírita que coloca negros e amarelos na categoria de "raças" inferiores. Isso explica a preferência espírita pelos caucasianos europeus. Somos propensos a imaginar que segundo a doutrina, não há lugar para a revelação da "verdade" espiritual num meio inferior pois seria perda de tempo. A febre espírita só chegou ao Brasil porque foi importada pelos bacanas brasileiros que passeavam em Paris. Um país de maioria indígena, negra, mameluca e mulata, segundo a DE,  estava fora das intenções dos "espiritos superiores", isto é, se não fosse importata, jamais brotaria aqui, como não brotou na África e na Ásia.

Verdade, eu tinha esquecido que Kardec já tinha "explicado" porque a Doutrina Espírita não apareceu entre "raças menos evoluídas"... Isso até explica os fenômenos de comunicação com mortos que existem em outras culturas: é a mesma doutrina sendo revelada, mas os nativos são "estúpidos" demais para entendê-la  :umm:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 26 de Julho de 2011, 20:29:17 »
Há um artigo muito bom no Projeto Occam. Claro que quando eu me referia a mesas girantes eu fiz a ressalva de não haver nenhum espírita por perto, muito menos alguém sentado à mesa ::) É quero ver é uma mesa levantar a meio metro de altura e dar uns rodopios.

Muitos cientistas fizeram ressalvas semelhantes e foram enganados por fraudes e até se converteram por conta disso. Sugiro que você esteja acompanhado de um bom mágico de confiança.

Dê uma olhada na demonstração do ilusionista David Berglas abaixo a apartir de 1' 56''

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #48 Online: 26 de Julho de 2011, 20:52:16 »
O diálogo entre espíritas e céticos é meio surreal exatamente por causa das posturas radicalmente diferentes que temos em relação às discussões e debates. Como eu já fui espírita e hoje sou cético posso testemunhar isso. Os céticos discutem no paradigma dos fatos, onde as opiniões e a autoridade dos debatedores nunca se sobrepõem (pelo menos, na teoria) à certeza dos fatos. Talvez isso decorra de grande parte dos céticos estarem ligados a Universidades, onde as discussões são frequentemente hostis, e até mesmo violentas. Mesmo um medalhão acadêmico pode ser esculachado desde que os seus argumentos estejam em contradição com os fatos (ou com a interpretação que a maioria deles têm). Já os espíritas discutem no paradigma da autoridade, uma vez que a suprema autoridade está com os "espíritos superiores", devidamente interpretados pelo Professor Rivail. Essa autoridade tem uma hierarquia, que termina nos doutrinadores espirituais, dos quais provém a maioria dos debatedores espíritas do fórum. Nas casas espíritas o "debate" é uma falácia: a margem de discordância das opiniões padrão dos doutrinadores é muito, mas muito pequena. Qualquer excursão fora dessa margem é mal-vista. A reincidência aciona o mecanismo maquiavélico de insinuar que o discordante encontra-se obsecado (ou, como eles dizem, "obsediado") por espíritos "inferiores". Essa reação consegue a proeza de domar intelectualmente pessoas inteligentes. O problema é que, nesse fórum, ninguém liga amínima pra esses argumentos ridículos de autoridade. Queremos (os céticos) que o Professor Rivail, o Espírito da Verdade, o Leon Denis, o Emmanuel e o Chico vão lamber sabão, e conosco não tem essa de esperar a verdade vir a tona: como dizia Keynes, "no futuro estaremos todos mortos". Ou os fatos são apresentados aqui e agora ou não tem conversa. É pau puro.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #49 Online: 31 de Julho de 2011, 07:33:22 »
4 Ton Mantis escreveu:

A existência da reencarnação poderá algum dia ser comprovada pela ciência,ou se trata de uma idéia abstrata demais para ser testada por métodos científicos ?

Na minha opinião - creio eu - que depende do contexto sócio-político-religioso ou místico, em questão: dado que me parece plausível, que estamos a lidar com ambiguidades linguísticas, sujeitas a inflação semântica, temporária.

Especulativamente - artur.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!