Autor Tópico: A reencarnação poderá ser comprovada algum dia ?  (Lida 14120 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: A reencarnação poderá ser comprovada algum dia ?
« Resposta #50 Online: 31 de Julho de 2011, 09:48:29 »
4 Ton Mantis escreveu:

A existência da reencarnação poderá algum dia ser comprovada pela ciência,ou se trata de uma idéia abstrata demais para ser testada por métodos científicos ?

Na minha opinião - creio eu - que depende do contexto sócio-político-religioso ou místico, em questão: dado que me parece plausível, que estamos a lidar com ambiguidades linguísticas, sujeitas a inflação semântica, temporária.

Especulativamente - artur.

Diria, sujeitas a deflação lusitana definitiva. :histeria:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #51 Online: 31 de Julho de 2011, 16:09:45 »
Gigaview - disse:

Ahhh, pois claro... Concerteza, que também é isso, de facto :ok: :arrow: :hihi:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #52 Online: 31 de Julho de 2011, 16:16:47 »
Geotecton - disse:

A existência da reencarnação poderá algum dia ser comprovada pela ciência no futuro,ou se trata de uma idéia abstrata demais para ser testada por métodos científicos ?

Ficaria melhor se fosse escrito a hipótese da reencarnação....

Também acho  :!:

« Última modificação: 31 de Julho de 2011, 16:22:01 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #53 Online: 31 de Julho de 2011, 16:21:28 »
Gigaview - disse:

Um ponto de vista interessante que coloco em discussão - A reencarnação sem "alma" ou "espírito". Isso poderia ser possível?

O Luís Dantas - diria rigorosamente - que se trata de renascimento!

Especulativamente - artur

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #54 Online: 31 de Julho de 2011, 16:32:09 »
Geotecton - disse:

Os dois parágrafos supra resumem bem a questão. Nós somos considerados, pelos religiosos, como entes extra-Universo, colocados aqui pela entidade máxima que atende pela alcunha de "deus".

Nem todos os religiosos dizem isso... determinados hereges, afirmam, que somos nós mesmos, que queremos estar aqui!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #55 Online: 31 de Julho de 2011, 17:00:47 »
Gigaview - disse:

Um ponto de vista interessante que coloco em discussão - A reencarnação sem "alma" ou "espírito". Isso poderia ser possível?

:hein:
Poderia se dizer que possessão é uma instancia de reencarnação.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #56 Online: 31 de Julho de 2011, 17:12:18 »
Porem, aí se conformam situações em que pensamentos recorrentes tenham a conotação de possessão, inclusive( o que seria um eufemismo pra estados maníacos da psiquê., ou mesmo simples posturas obstinadas de alguem que persegue insistentemente seus objetivos).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 31 de Julho de 2011, 17:32:31 »
Gigaview - disse:

Dessa forma você estaria admitindo que existem espíritos e pessoas podem ser possuídas por eles.

Os espiritóides costumam raciocinar dessa forma.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #58 Online: 31 de Julho de 2011, 18:30:50 »
Gigaview - disse:

Dessa forma você estaria admitindo que existem espíritos e pessoas podem ser possuídas por eles.

Os espiritóides costumam raciocinar dessa forma.
Há que se esclarecer o que são espíritos. Depois conduzir com base nesse esclarecimento a hipótese de que espíritos encarnam, por possuirem autonomia extra corpo ou se no mínimo, admitindo-se que não se trata de eufemismo "para idéia fixa" os espíritos não passam de vibrações em que em algum nível se perpetuam e mesmo se possa dizer que "possuam"  (reencarnem) um indivíduo. O que sugeriria investigação científica todavia.

Se é raciocínio espiritóide...Parabens eles instam em boa via.

Edite-se pensamentos, para, espíritos, mais por esmero que por clareza.
« Última modificação: 31 de Julho de 2011, 20:16:22 por sergiomgbr »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 31 de Julho de 2011, 18:43:52 »
Há que se esclarecer o que são espíritos.

Os que neles creem os definem como entidades imateriais dotados de "personalidade e consciência" extra corpo.

Depois conduzir com base nesse esclarecimento a hipótese de que pensamentos encarnam, por possuirem autonomia extra corpo ou se no mínimo,...

Opppsss.

Quais são as evidências que voce relacionaria para mostrar que os pensamentos existem de modo autônomo em relação a um corpo?

...admitindo-se que não se trata de eufemismo "para idéia fixa" os espíritos não passam de vibrações em que em algum nível se perpetuam e mesmo se possa dizer que "possuam"  (reencarnem) um indivíduo. O que sugeriria investigação científica todavia.

Todas as investigações feitas sob condições controladas até o momento não resultaram em um só indício de que espíritos existam.

Há muito material no fórum postado pelo forista Gigaview que suportam a minha afirmação supra.

Não, não estão em "boa-via". Pelo menos, não sob o crivo da Ciência.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #60 Online: 31 de Julho de 2011, 19:25:09 »
Há que se esclarecer o que são espíritos.

Os que neles creem os definem como entidades imateriais dotados de "personalidade e consciência" extra corpo.

Depois conduzir com base nesse esclarecimento a hipótese de que pensamentos encarnam, por possuirem autonomia extra corpo ou se no mínimo,...

Opppsss.

Quais são as evidências que voce relacionaria para mostrar que os pensamentos existem de modo autônomo em relação a um corpo?

...admitindo-se que não se trata de eufemismo "para idéia fixa" os espíritos não passam de vibrações em que em algum nível se perpetuam e mesmo se possa dizer que "possuam"  (reencarnem) um indivíduo. O que sugeriria investigação científica todavia.

Todas as investigações feitas sob condições controladas até o momento não resultaram em um só indício de que espíritos existam.

Há muito material no fórum postado pelo forista Gigaview que suportam a minha afirmação supra.

Não, não estão em "boa-via". Pelo menos, não sob o crivo da Ciência.
Os termos em negrito talvez sugiram o cerne da questão.

Há uma máxima hermética que diz que "tudo vibra" e é com base nela que eu suponho que ao menos um diapasão vibre :P,
note que pela sua natureza o som que se extrai dele se faz presente por um período de tempo. Por analogia a isso em suma que eu proponho que pensamentos são formados de códigos que são enviados por meios biológicos, mecânicos e até mesmo via ondas de rádio, fazendo macacos operar robôs a grandes distâncias, por que não poderiam vibrar livremente por aí, mesmo que por um atmo, sendo "captado por alguém?

São perguntas, merecem ampla consideração por mais de uma abordagem! Não me interessa o que trocentos experimentos com trilhocentas equipes de pesquisas por quinqualhocentas vezes dizem, se no contexto dela houver a possibilidade de que possa prevalecer a dúvida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 31 de Julho de 2011, 19:47:39 »

Um deles tem problemas pois já foram feitas pesquisas em que nenhum indício das alegações espíritas foi observado.

Há uma máxima hermética que diz que "tudo vibra" e é com base nela que eu suponho que ao menos um diapasão vibre :P,

O que voce define como "a vibração que tudo afeta"? Se voce, com isto, quer dizer que há sempre um grau energético mínimo em todas as coisas eu posso concordar.

note que pela sua natureza o som que se extrai dele se faz presente por um período de tempo. Por analogia a isso em suma que eu proponho que pensamentos são formados de códigos que são enviados por meios biológicos, mecânicos e até mesmo via ondas de rádio, fazendo macacos operar robôs a grandes distâncias, por que não poderiam vibrar livremente por aí, mesmo que por um atmo, sendo "captado por alguém?

A operação remota de qualquer equipamento ocorre por meios que a Física explica e demonstra, mas o mesmo não pode ser dito de sua hipótese de que os "pensamentos estão por aí 'vibrando' e levando mensagens".

São perguntas, merecem ampla consideração por mais de uma abordagem!

Sem dúvida que são perguntas e que, no meu entender, ensejam uma outra, mais importante: Qual é o grau de plausibilidade de tais hipóteses?

Não me interessa o que trocentos experimentos com trilhocentas equipes de pesquisas por quinqualhocentas vezes dizem, se no contexto dela houver a possibilidade de que possa prevalecer a dúvida.

O que voce está pedindo, subliminarmente, é que se demonstre a não-existência de espíritos e isto é, lógica e cientificamente impossível.
« Última modificação: 31 de Julho de 2011, 20:11:33 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #62 Online: 31 de Julho de 2011, 20:01:18 »

Um deles tem problemas pois já foram feitas pesquisas em que nenhum indício das alegações espíritas foi observado.

O que voce define como "a vibração que tudo afeta"? Se voce, com isto, quer dizer que há sempre um grau energético mínimo em todas as coisas eu posso concordar.

A operação remota de qualquer equipamento ocorre por meios que a Física explica e demonstra, mas o mesmo não pode ser dito de sua hipótese de que os "pensamentos estão por aí 'vibrando' e levando mensagens".

São perguntas, merecem ampla consideração por mais de uma abordagem!

Sem dúvida que são perguntas e que, no meu entender, ensejam uma outra, mais importante: Qual é o grau de plausibilidade de tais hipóteses?

Não me interessa o que trocentos experimentos com trilhocentas equipes de pesquisas por quinqualhocentas vezes dizem, se no contexto dela houver a possibilidade de que possa prevalecer a dúvida.

O que voce está pedido, subliminarmente, é que se demonstre a não-existência de espíritos e isto é, lógica e cientificamente impossível.
Subliminarmente é ótimo... :P
Quanto a existência de espíritos, nem é o caso, mas ainda que fosse (em se admitindo que aí espírito fosse apenas e não mais um pensamento que se apoderasse de alguém pela sua natureza vibratória etc....) dizer que é lógica, e ainda, científicamente impossível, é uma afirmação e tanto!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 31 de Julho de 2011, 20:04:06 »
Por analogia a isso em suma que eu proponho que pensamentos são formados de códigos que são enviados por meios biológicos, mecânicos e até mesmo via ondas de rádio, fazendo macacos operar robôs a grandes distâncias, por que não poderiam vibrar livremente por aí, mesmo que por um atmo, sendo "captado por alguém?

Tudo que não tinha uma explicação científica ou pertencente ao universo das possibilidades que poderiam se tornar possíveis era explicado pela vibração. Depois que o homem varreu os espectros sonoro e eletromagnético de cabo a rabo sem encontrar qualquer interferência  que pudesse ter origem "espiritual", as explicações começaram a ter fundamentos quânticos.

:)
« Última modificação: 31 de Julho de 2011, 20:06:25 por Gigaview »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #64 Online: 31 de Julho de 2011, 20:07:32 »
Por analogia a isso em suma que eu proponho que pensamentos são formados de códigos que são enviados por meios biológicos, mecânicos e até mesmo via ondas de rádio, fazendo macacos operar robôs a grandes distâncias, por que não poderiam vibrar livremente por aí, mesmo que por um atmo, sendo "captado por alguém?

Tudo que não tinha uma explicação científica ou pertencente ao universo das possibilidades que poderiam se tornar possíveis era explicado pela vibração. Depois que o homem varreu os espectros sonoro e eletromagnético de cabo a rabo sem encontrar qualquer interferência do que pudesse ter origem "espiritual", as explicações começaram a ter fundamentos quânticos.

:)
Poi Zé! :P
O buraco é mais embaixo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 31 de Julho de 2011, 20:15:40 »

Eu também gostei! :P

Quanto a existência de espíritos, nem é o caso, mas ainda que fosse (em se admitindo que aí espírito fosse apenas e não mais um pensamento que se apoderasse de alguém pela sua natureza vibratória etc....) dizer que é lógica, e ainda, científicamente impossível, é uma afirmação e tanto!

Eu acho que não fui claro.

Eu apenas escrevi que é impossível demonstrar a não-existência de algo, ainda mais quando este "algo" é repleto de alegações extraordinárias e ad hocs.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #66 Online: 31 de Julho de 2011, 20:35:06 »

Eu também gostei! :P

Eu acho que não fui claro.

Eu apenas escrevi que é impossível demonstrar a não-existência de algo, ainda mais quando este "algo" é repleto de alegações extraordinárias e ad hocs.
Assim fica muito vago. Em qual contexto se refere?

É possivel provar (corroborar) a não existência de algo, como por exemplo a não presença de dois indivíduos dentro de um fusca vazio!

Trata-se de perguntar,  mais que alegar. E em se tratando de a pergunta ser extraordinária ou não, o importante é  que ela remeta à duvida a que ela diz respeito!
« Última modificação: 31 de Julho de 2011, 20:42:43 por sergiomgbr »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 31 de Julho de 2011, 22:55:09 »
[...]
É possivel provar (corroborar) a não existência de algo,...

Voce consegue demonstrar que não existe uma penteadeira de mogno na cratera lunar Dedalus?

como por exemplo a não presença de dois indivíduos dentro de um fusca vazio!
[...]

O seu argumento está equivocado porque "dentro de um fusca vazio" não é uma premissa e sim a conclusão daquilo que voce queria demonstrar ("a não-presença de dois indivíduos").

De qualquer modo, aqueles que argumentam pela defesa da existência de espíritos sempre usam de elementos ad hocs para explicá-la.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 31 de Julho de 2011, 22:59:50 »
Voce consegue demonstrar que não existe uma penteadeira de mogno na cratera lunar Dedalus?

:histeria:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #69 Online: 01 de Agosto de 2011, 00:21:30 »
[...]

[...]

O seu argumento está equivocado porque "dentro de um fusca vazio" não é uma premissa e sim a conclusão daquilo que voce queria demonstrar ("a não-presença de dois indivíduos").

De qualquer modo, aqueles que argumentam pela defesa da existência de espíritos sempre usam de elementos ad hocs para explicá-la.
Para ficar mais claro, eu te peço para corroborar a minha convicção de não há alguém num fusca x porque isso vai servir como prova testemunhal a alguém ,daí, você vai, verifica, e constata o que eu disse, ou seja que realmente não há ninguém dentro do fusca. Elementar!

Pra mim o que interessa  são respostas.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2011, 00:28:29 por sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #70 Online: 01 de Agosto de 2011, 00:24:17 »
Quanto a cratera  Dédalus, é você quem quer saber! ::)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #71 Online: 01 de Agosto de 2011, 00:31:21 »
Voce quer provar a não existência de energia num fio de cobre?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #72 Online: 01 de Agosto de 2011, 01:21:19 »
Há sucos gástricos em um estômago vazio? Sim, significa que vazio é  um valor relativizável. Não? Isso significa que vazio não admite que hajam sucos gástricos no estômago. Portanto vazio é um valor absoluto.

Offline Mahul

• Nível 17
  • *
« Resposta #73 Online: 02 de Agosto de 2011, 19:38:06 »
4 Ton Mantis escreveu:

A existência da reencarnação poderá algum dia ser comprovada pela ciência,ou se trata de uma idéia abstrata demais para ser testada por métodos científicos ?

Na minha opinião - creio eu - que depende do contexto sócio-político-religioso ou místico, em questão: dado que me parece plausível, que estamos a lidar com ambiguidades linguísticas, sujeitas a inflação semântica, temporária.

Confesso que já estava sentindo falta do nosso bom lusitano. :ok: Parece que ele andou meio sumido por uns tempos, mas para a alegria nossa e, particularmente, do Giga, eis que o gajo retorna. :biglol: E, por falar nos irmãos d'além-mar, e o brilhante PedroAC, por onde andas? :umm:
Não gosto da direita porque ela é de direita e não gosto da esquerda porque ela também é de direita - Mestre Millôr

Deus seria reprovado em qualquer escola de engenharia - Paulo Francis

Só vou acreditar em socialismo no dia em que todo mundo puder morar em Ipanema - Grande Tom Jobim

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #74 Online: 02 de Agosto de 2011, 20:25:51 »
[...]

[...]

E pra que fique bem claro...Não há equívoco algum em usar essa tautologia. Ela é um ótimo exemplo, enquanto não admite resultados contrarios ao que ela afirma, assim como em E = mc2 ou  F = ma. Corroborá-la implicaria em investigar e em sequência constatar o que ela já sugere por sí. Que há a não presença de dois indivíduos num fusca vazio.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2011, 20:29:55 por sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!