Os termos em negrito talvez sugiram o cerne da questão.
Um deles tem problemas pois já foram feitas pesquisas em que nenhum indício das alegações espíritas foi observado.
Há uma máxima hermética que diz que "tudo vibra" e é com base nela que eu suponho que ao menos um diapasão vibre ,
O que voce define como "a vibração que tudo afeta"? Se voce, com isto, quer dizer que há sempre um grau energético mínimo em todas as coisas eu posso concordar.
note que pela sua natureza o som que se extrai dele se faz presente por um período de tempo. Por analogia a isso em suma que eu proponho que pensamentos são formados de códigos que são enviados por meios biológicos, mecânicos e até mesmo via ondas de rádio, fazendo macacos operar robôs a grandes distâncias, por que não poderiam vibrar livremente por aí, mesmo que por um atmo, sendo "captado por alguém?
A operação remota de qualquer equipamento ocorre por meios que a Física explica e demonstra, mas o mesmo não pode ser dito de sua hipótese de que os "pensamentos estão por aí 'vibrando' e levando mensagens".
São perguntas, merecem ampla consideração por mais de uma abordagem!
Sem dúvida que são perguntas e que, no meu entender, ensejam uma outra, mais importante: Qual é o grau de plausibilidade de tais hipóteses?
Não me interessa o que trocentos experimentos com trilhocentas equipes de pesquisas por quinqualhocentas vezes dizem, se no contexto dela houver a possibilidade de que possa prevalecer a dúvida.
O que voce está pedindo, subliminarmente, é que se demonstre a não-existência de espíritos e isto é, lógica e cientificamente impossível.