Caro Luiz Fabris
Eu entendo que as postagens do forista Russell carregam, muitas vezes, uma carga muito grande de opinião e não de análise, permeadas com ad hominens e que irritam os seus interlocutores.
Mas eu acho que não há necessidade de se usar o mesmo instrumento nas respostas. Por isto eu recomendo um pouco mais de comedimento no uso das palavras, para evitar agressões desnecessárias.
Caro Geotecton
Inicialmente, se me permite, gostaria de lhe dar uma sugestão, com base na experiência que adquiri ao longo dos quase 25 anos em que posto em fóruns ateus ou de ciência, vário dos quais tive o privilégio e a responsabilidade de ser moderador: a maneira mais adequada de corrigir atitudes de foristas é a MP, evitando-se tornar públicas as eventuais "censuras" aos mesmos. Isso evita constrangimentos e justificativas desnecessárias.
Entretanto, como sua recomendação foi pública, sinto-me obrigado a respondê-la publicamente.
Desde os primórdios da STR, cansei de ver
trolls invadindo fóruns e chats de discussão, sem qualquer intenção de discutir, que é a funcão precípua desses espaços. O único objetivo desses indivíduos é, simplesmente, tumultuar e ofender os participantes, que é o caso visto aqui.
Como
trolls sequer consideram a argumentação contrária, não há uma fórmula capaz de transformar as discussões que os mesmos participam em algo racional, o que, via de regra, gera desinteresse nos tópicos em que há participação desses sujeitos, por parte dos demais foristas.
Não há, portanto, em minha opinião, nenhuma maneira racional de se lidar com
trolls, a menos que se os expulse da discussão - coisa que sou contra, por princípio.
Minha opção é uma só: mostrar o que esses trolls realmente são, ou seja, indivíduos ridículos e desprovidos de qualquer capacidade de argumentação embasada. A opção, portanto, para mim, é simplesmente ridicularizá-los.
Também não vejo a agressão como desnecessária, uma vez que é sempre uma reação provocada pelos próprios trolls. Como eu não sigo a máxima cristã de oferecer a outra face, não espere de mim leniência com esses perturbadores.
Obviamente, o Sr. tem a autoridade de banir-me do fórum. É seu direito e privilégio. Mas não é seu direito esperar que as pessoas apanhem caladas.
Atenciosamente