Uso de práticas espirituais em instituição para portadores de deficiência mental http://www.ameinternational.org/site/br/artigos/teseFred.pdf - Defendida na USP.
Eu li, muito rapidamente, a dissertação. Ela parte da premissa que existe alma ou espírito, mas não apresenta nenhuma evidência de que exista alma ou espírito. Ou seja, ela se centra em uma petição de princípio.
Além disto, o autor parece que confunde propositalmente o ato de crer dos pacientes no sobrenatural com uma ação efetiva de "entidades espirituais". Em outras palavras, o efeito placebo está sendo substituído por um wishful thinking religioso sob a alegação de que o "fenômeno" não pode ser descrito pelo ferramental científico clássico e por isto deve ser complementado por outras "técnicas".
Fora do tópico:
O padrão de formatação de dissertação das universidades paulistas mudou nos últimos 15 anos? Eu acho que sim, pois se tal trabalho fosse publicado nos anos 90, eu estimo que ele teria menos que 40 páginas, tão grande é o tamanho do fonte e o espaçamento entre as linhas e parágrafos. Alguém sabe me dizer algo sobre isto?
Não estou por dentro dos padrões da ABNT, já quanto ao trabalho, o grupo de controle bem como o grupo experienciado tinham as mesmas condições de melhora, e não foi informado ao segundo grupo que estes estavam sendo analisados, nem os avaliadores sabiam quais eram os que estavam sendo "tratados espiritualmente".
"Os avaliadores não têm conhecimento de quais foram os sujeitos que supostamente participaram, o que caracteriza um estudo do tipo duplo cego."
Leia o trabalho inteiro, para então dizer o que pensa.
`
Procurei na internet e parece que a formatação está correta..
FORMATO (TIPO DE PAPEL, TAMANHO DE FONTE, MARGENS)
- Formato A4 (21,0 x 29,7 cm)
- Texto cor preta
- Ilustração pode ser colorida
- Fonte tamanho 12 para o texto
- Fonte tamanho 10 para citação longa, nota de rodapé, legenda e paginação;
- Fontes (Times New Roman ou Arial)
- Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm;
- Parágrafo com recuo de 2cm;
- Citação longa (+ 3 linhas) com recuo de 4 cm;
ESPACEJAMENTO:
- Espaço 1,5 - todo o texto;
- Dois espaços de 1,5 - separando cada título e subtítulos do texto que os precede e os que sucedem;
- Espaço simples para - citação longa, nota de rodapé, referências, legendas.
- Dois espaço simples - entre uma referência e outra.
PAGINAÇÃO:
- As folhas do trabalho devem ser numeradas seqüencialmente, em algarismos arábicos. A contagem será feita a partir da folha de rosto. A numeração, no entanto, deve aparecer somente a partir da primeira folha textual (introdução) e sendo consecutiva até o final do trabalho.
- De acordo com a NBR 14724 o número da página deve aparecer no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior. (ABNT, 2005, p.8),
RESUMO
- Usaremos a NBR 6028 da ABNT, titulo centralizado, em letra maiúscula e negrito, alinhamento justificado, sem recuo de parágrafo e espacejamento 1,5cm, contendo de 150 a 500 palavras.
SUMÁRIO
- Usaremos a NBR 6027, da ABNT.
REFERENCIAS
- Será usada a NBR 6023 da ABNT.
CITAÇÕES
-Citações diretas, indiretas, citação de citação, será usada a NBR 10520 da ABNT (2002)
NORMAS USADAS: NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028 de (2003); NBR 6029 de (2006); NBR 6034 de (2004); NBR 10520 de (2002) e NBR 14724 de (2005) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)