O futebol americano não usa mais indumentárias por nada. Pelo que eu li, o rugby tem muito mais restrições sobre a forma de atacar o adversário. Parece que apenas quem tem a bola pode ser agarrado, e a única forma de agarrá-lo é da cintura pra baixo, sendo proibidas as obstruções bruscas e jogada de corpo sobre o adversário.
Já o futebol americano parece que proibe apenas esmurrar e chutar o adversário.
a única coisa que realmente faz diferença de um esporte para o outro são as ombradas defensivas (ofensivamente voce pode ombrar) mas o rugby tem muito mais contato, ele é mais frequente. O contato é apenas do pescoço pra baixo para o portador da bola. mas o tackleador muitas vezes leva joelhadas, cotoveladas, cabeçadas no rosto (e ainda é falta dele se ele levar a cabeçada) além do tradicional hand-off no rosto (mãozada na cara que o portador da bola etm o direito de fazer para se defender).
Quanto à aparente ausência de "frescuras" de jogadores contundidos, a exlicação é simples: no rugby não é corrente o uso de chutes, socos ou qualquer tipo de golpe com os membros, consistindo as jogadas apenas em agarrões com os braços envolvendo o corpo do alvo e choques de corpo acidentais. Já no futebol o que temos são 44 pernas se encontrando aos chutes o tempo todo.
Um esporte que tem potencial altíssimo de contusões é o hóquei, que felizmente conta com uma indumentária generosa para evitá-las.
Nada, os dois esportes tem muitas lesões, a cabeça no rugby é o equivalente da canela no futebol. e tu toma porrada toda hora a cada lance de contato. o que diferencia os dois esportes é que a filosofia do rugby não aceita que se simule lesões. isso é simplesmente inadimissível para um jogador.
Acho que a questão não é nem a ausência de chutes e socos, é que o jogo não para quando o jogador se machuca, se ele fica caído no meio do campo o time dele fica é com um a menos até ele se recuperar ou ser substituído. Enquanto no futebol contato físico pode ser falta e servir para iniciar uma jogada perigosa ou ganhar tempo, no rugby esse contato não apenas é normal, como é o próprio jogo.
bem isso também.
Na verdade essa história de que no rugby os atletas não usam nenhuma proteção não é bem verdade. Opcionalmente você pode usar ombreiras, boqueira e capacete.
Isso não ajuda em nada, não é por tanto que poucos jogadores usam. é uma espuma flexivel e fina.
Eu uso por motivos que não são evitar lesões graves: o body armour ajuda a evitar os hematomas do impacto, mas não evitam que voce quebre uma costela ou luxe um ombro.
o scrum cap (capacete) protege virtualmente só as orelhas nas formações de scrum para os segundas linhas e um pouco para o Oitavo.
o protetor bucal sim é um item fundamental na minha opinião. mas que nas regras não é obrigatório.
porém em diversos campeonatos apesar de não ser obrigatório na regras é obrigatório no regulamento do torneio, especialemente no rugby M19 (menores de 19) pra baixo.