[..]
Logicamente como bons rugbiers eles te quebram e se quebram da forma mais leal possivel.
[...]
Logicamente?
Há "lógica" nisto?
O rugby é um esporte leal, devido a sua filosofia. obviamente as regras permitem que você machuque e se machuque bastante no jogo, mas sua intenção não é machucar ou machucar-se, mas sim vencer o jogo, se divertir e fazer amigos.
dentro da nossa filosofia nem vencer importa, o que acontece em campo fica em campo. até a deslealdade, cansei de beber cerveja no terceiro tempo com alguém que me deu um soco escondido do árbitro ou apertou meu saco em um maul (e teve isso revidado, em jogadas completamente legais).
È um esporte cria amizade e companheirismo, curiosamente por ser um esporte de alto contato e não, como muitos pensam, apesar de ser um esporte de contato.
Eu pratiquei, em priscas eras, esportes coletivos de contato como handebol, basquetebol (que era e é o meu preferido) e futebol e digo que a questão da lealdade no jogo é comum em todos eles, assim como as jogadas e artimanhas mais viris.
E, sinceramente, nunca vi nada de especial, de espetacular nisto, pois os esportes são (ou deveriam ser) disputas em espaços controlados entre seres civilizados.
É totalmente diferente, a filosofia por trás do rugby é absurdamente diferente, o respeito que se tem ao adversário, ao jogador do próprio time que a torcida tem pelos jogadores.
é normal a torcida vaiar o jogador do proprio time que faz uma jogada desleal, é comum a torcida aplaudir o try bonito do time adversário.
além do tratamento entre os jogadores, obrigatoriamene de forma cordial, a disciplina, respeito a capitão do time, ao árbitro.
não se simula lesão, não se finge faltas, raramente se vê faltas "profissionais", ou seja, para matar o jogo e quando acontece normalmente é punido com cartão.
na argentina há alguns anos um jogador xingou o árbitro durante um jogo e foi suspenso por 99 anos.
no japão, na liga profissional, um jogador foi pego no antidoping e o time, em respeito aos demais, se retirou do campeonato!!!
brian o'driscoll maior jogador da irlanda e celebridade no reino unido se absteve de ir no casamento do pricipe william, o motivo? o casamento era no mesmo horário do TREINO do time dele, o leinster.
são exemplo que se vê muito raramente em outros esportes, mas são comuns no rugby.
É uma questão semântica, pois, por exemplo, em uma jogada de um ala-pivô ou um pivô na posição de garrafão baixo, há um elevado contato entre este atacante e o(s) seu(s) defensor(es) pois o corpo é usado como barreira.
Mas eu concordo que, via de regra, o contato no basquete é muito menor do que no rugby, pois ele é um esporte onde agilidade e velocidade são ingredientes decisivos, embora os jogadores hoje sejam muito mais fortes do que eram há 30 anos. Basta ver a mudança no corpo do Michael Jordan entre o seu ano como novato (1984) e o do seu sexto título (1998).
A propósito. Há exame de doping no rugby?
no rugby todos os ingredientes são decisivos, por isso ele é mais universal, e também por isso que qualquer pessoa de qualquer biotipo pode jogá-lo.
O rugby parece ser um esporte onde as posições requerem uma especificidade grande nas habilidades.
Porque voce diz que o australiano é um dos "melhores jogadores do mundo disparado"?
você está certo, é bem dificil dizer qual jogador é o melhor do mundo. normalmente os critérios são comparativos, quando um cara está muito acima dos demais da mesma posição costuma-se dizer que é o melhor do mundo.
mas é meio relativo falar sobre habilidades, há um biotipo, mas todos os jogadores tem uma lista básica de habilidades que deve ter: passe, tackle e ruck são os 3 fundamentais.
Ele é abertura, ele praticamente comanda toda a ação do time.
Ele é otimo em passes, tanto de mão quanto de chutes, é otimo em dribles, em chutes aos paus. Ele cria otimas jogadas quando você menos espera.
E confie em mim quando digo, deixar um filho da puta desses sem marcação e ainda por cima com vagabundos igual O Barbie O'Connor e Digby Ioane no time é pedi para tomar try que nem japones.
Eu discordo que ele seja um bom abertura. especialmente porque o abertura é importante na defesa também e deve ser bom defendendo para ser considerado world class. no rugby é assim todo mundo ataca, todo mundo defende. espeficicamente o cooper é um dos melhores aberturas ofensivamente.
no geral eu considero o wilkirson melhor pois chuta, distribui, tackleia igual um asa e ainda tem explosão. o carter também é bom mas não tackleia tão bem.