Olá, Pessoal.
Recentemente descobri que uma parente minha, para a minha desgraça, se tornou uma cristã ultra-conservadora radical (à la Olavo de Carvalho, que inclusive é o ídolo dela). Pelo pouco que conversei com ela sobre esse assunto, pude perceber que ela acredita fortemente em uma espécie de teoria da conspiração, que possui mais ou menos os seguintes aspectos:
- Todos os movimentos sociais (feminismo, socialismo/comunismo, LGBT, Ecologia e afins) e os seus ideais são parte de um esquema criado pelos Illuminatti para desestabilizar a sociedade atual e deixá-la vulnerável a mudanças que culminarão na dominação mundial.
- Mesmo que as pessoas envolvidas com esses grupos não saibam, elas estão colaborando para que a meta dos Illuminatti seja cumprida. Eu lembro que a minha parente em questão fez a seguinte analogia para explicar isso: Se você trabalha em uma empresa que supostamente fabrica fogões, mesmo que eles fabriquem bombas atômicas lá dentro, você vai continuar achando que eles estão fabricando fogões.
- A ditadura militar que ocorreu no Brasil foi uma medida extrema para defender a liberdade dos brasileiros, impedindo um suposto golpe comunista que estava em vias de ocorrer. Pessoalmente eu acho que defender a liberdade com uma ditadura é o mesmo que defender a dieta com uma bela pizza
- O esquerdismo tem ganho força no mundo todo. Em todos os países (incluindo o Brasil), políticos da direita têm saído para dar lugar a políticos de esquerda. Isso é uma das medidas dos Illuminatti para a tal dominação.
- A única salvação para combater os ideais prejudiciais disseminados pelos Illuminatti é se apegar fervorosamente ao conservadorismo (e à religião, como conseqüência), mantendo intactas a moral e os bons costumes cristãos.
- A União Soviética não acabou. Segundo a minha parente, ela foi empurrada para baixo do tapete para que os seus passos não ficassem muito evidentes.
- Ela me indicou um livro (que eu estou enrolando para ler, por pura preguiça

),
A Verdadeira História do Clube Bilderberg (fácil de encontrar em sites de compartilhamento) onde o autor ,um ex-agente da KGB, detalha todas as ações do Clube Bilderberg (que, pelo que eu entendi, é uma afiliada dos Illuminatti) passo a passo para conseguir a dominação mundial, baseando-se no plano de ação da URSS durante o seu período de expansão antes da guerra fria.
Enfim, essas são só as coisas que eu já ouvi ela dizer, e que eu não quis argumentar por falta de uma opinião formada sobre esse assunto. Mas pelo que eu já pude perceber, essa teoria consiste no que parece ser um novelo de verdades e meias-verdades para apoiar a idéia de que o cristianismo é a solução para os problemas do mundo.
Eu pude perceber também que essa teoria toda não é nada falseável. Sempre que surge alguma evidência em contrário, ela é encoberta com mais teorias. Na ocasião, eu perguntei para a minha parente se, segundo os conhecimentos privilegiados dos conspiracionistas, seria possível prever com exatidão algum acontecimento em escala global (como o 11 de setembro que, segundo ele, foi obra do próprio governo americano). Ela enrolou e disse que as datas não eram definidas, que eram feitas várias tentativas ao longo do tempo e que não havia uma data definida para os eventos. Ou seja, eles esperam acontecer para depois dizer: "Eu já sabia".
Enfim, eu ainda não tive um debate direto com ela, para refutar todas essas idéias absurdas, mas eu acho que isso vai ser inevitável, no futuro. Por isso gostaria da opinião do pessoal daqui, sobre o que acham dessas teorias e suas possíveis refutações.