Não gosto muito de criar topicos, Talvez por achar que as minhas questões geralmente não são relevantes o suficiente para dar origem a uma debate. Mas eu vou colocar aqui uma questão que talvez merecesse um tópico separado, por fugir um pouco do propósito deste.
É uma pergunta a quem interessar possa:
Vocês já devem ter visto algum filme americano abordando a temática de sociedades secretas. Em alguns desses filmes ( já vi uns dois ou três ) jovens de universidades muito tradicionais como Harvard e Yale, são cooptados - sempre em função de suas seletas origens - para sociedades veladas que seriam capazes de garantir a seus membros, sempre integrantes de famílias tradicionais e poderosas, uma carreira facilitada e muitos privilégios, além de influência e acesso facilitado a posições de proeminência.
Essa é uma temática recorrente em Holywood.
Sinceramente, não me lembro assim de cara de nenhum filme com esse tipo de tema como argumento ou sequer citação.
Vocês acham que pode haver algum fundo de verdade nisso, que sociedades secretas, cujos membros são cooptados ainda nos tempo de "college", podem estar gerando as lideranças políticas, judiciárias e empresariais dos EUA, e exercendo um insidiosa porém determinada influência sobre a sociedade?
Acho. 100,17%.
Como acabo de dizer: "DEPOISSSSS da do MAGNÍFICO Cientista". Porque, caro mi chefian, volta e meia sais com umas dessas... Tente olhar algo melhor para o mundo à tua volta... Está vendo?!
Estou vendo completamente isso tudo que vê sem tirar nem por, exceto que esteja eu discordando de vós...Mi... Capitan!
E o Cientista discordando de ti, mi Chefian?
Então foi somenos uma xúmbrega de assoberbamento.
Ah, só tu mesmo, mi Chefian, só tu! Eita sabedoria trem bão!!! hahahahahahahahahahahah...
Salve, salve, "Cientista".
O Cientista não precisa de ninguém para salvá-lo, pelo que ele nem agradece.
Bom, então, pra você, estas associações podem até existir, mas delas pouco se beneficiam os associados,
'xe-me ver se o Cientista disse algo confundível com isso...
...não, disse não, mas a "interpretabilidade" da máquina humana exeste pra quÊ, afinal?! Né meis?!
Vejamos o que ele teria DITO, de FA-TO...
...ah sim... o que ele disse é que os "associados" não seriam tão "associados" assim, algo nas linhas do "todos iguais mas uns mais iguais que os outros" guardada a aplicação 'às avessas' da ideia.
Máquinas humanas 'morrem' em muito pouco tempo e, frequentemente, deterioram ainda em tempo menor antes de morrer. Tais "teorias" demandam máquinas desse tipo mais lôngevas e mais estáveis, mais que instituições, as quais, mesmas elas por suas vezes, podem durar mais e até menos que um humano médio, tanto quanto esse último, também deteriorando-se e desfigurando-se. Diante dessa conjuntura de restritas possibilidades, a diferença entre "conspirações de sociedades secretas (de longa permanência)" e planejamentos de submundo, como um mero plano de assalto a banco, é uma questão, mais que de tempo de duração, do quanto de emoção pode causar nos "inspirados perceptivos dos sinais".
porque no final das contas é a peneira darwiniana do mérito
De um modo geral.
( mérito com a conotação equivocada de capacidade que vocês costumam dar )
Como assim, "conotação equivocada"? "Vocês", quem?
O mérito é de quem tem capacidade. Ou a quem se reconhecerá mérito? A quem não possui capacidade?
que define quem chega e quem fica pelo caminho.
Que define quem entra (e quem sai), que por sua vez determina o que NÃO continua.
Mas ao mesmo tempo, aparentemente desacreditando que conluios desse tipo possam ser forjados,
Que IN-CRÍ-VEL! Juro que consigo ler ali, ao final do post 250 do MEGAULTRA Cientista:
"Conspirações de mesas redondas e salas fechadas
podem ser empreendidas, mas são como formas não selecionáveis na evolução."
Consegui até copiar e colar! Mas deve ser alucinação minha, já que o Pedrinho afirma que "aparentemente (pelo menos...) o SUPERFEDERUNIVERSAL Cientista desacredita que se possam forjar"... ...muito embora esse mesmíssimo jovem Pedrito diga, nesse exato mesmo comentário: "Bom, então, pra você, estas associações podem até existir", para o MEGAMASTER Cientista!!! É, sempre reconheço que o SUPERULTRAUNIVERSAL faz esse mal aos que tremem diante da presença dele...
o "Cientista" negritou "Esta é uma temática recorrente nos filmes de Holywood".
Eu também jurava que quem tinha negritado tal parte tinha sido o mi Chefian Serjãomgbrão... Que coisa, hein?! Devo estar precisando de alguns remédios...
Como já conheço seu estilo
Juras mesmo?! Quanta HURRA!!!
esse grifo denota: "Ora, só esta observação já mostra o quanto de fantasia há nisso."
De fato, nem eu nem o SUPERULTRA demos sequer atenção a esse "detalhe".
Teu grifo destacou a provocação, no bom sentido, que eu pretendi quando coloquei a questão para apreciação dos leitores ( e dos criticos ). Provocação porque imaginei que alguns iriam dizer "ah, pára com isso, é viagem, coisa de filme americano".
O interessante é que já vi sim, olha, uma boa meia dúzia de filmes que, de um jeito ou
de outro, exploram esse tema. Coisa de filme americano, daqueles ruins pra canal a cabo.
Mas eis que estou eu, dia desses, em algum lugar tranquilo na Região dos Lagos e pego em um livro com um depoimento do extinto Carlos Lacerda, colhido no longinguo ano de 1977, quando nenhum destes filmes tinha sido ainda produzido, e me deparo com essa história fantástica sobre a Bucha.
Dai a minha provocação antes de introduzir à incredulidade de muitos, essa história incrível da Bucha.
O fato é que a Bucha existiu mesmo. O Lacerda conheceu muitos de seus membros, foi inclusive muito íntimo dos Mesquita, e o Estadão funcionava como uma espécie de "circular" velada dessa sociedade. O Afonso Arinos, que também era bucheiro, menciona esta sociedade secreta na biografia que escreveu de um dos presidentes da república ( também bucheiro ).
O túmulo do fundador, um alemão, está até hoje lá - todo suntuoso - no pátio da Faculdade de Direito de São Paulo. E é até tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, muito embora quase ninguém saiba quem está enterrado ali, e, mais curioso ainda, não há nenhum registro na História Nacional desse personagem.
É o único túmulo de um desconhecido tombado pelo PHN, e ainda por cima um desconhecido que nem brasileiro era. E o insólito não acaba ai, este sujeito jamais teve vínculo algum com a Faculdade de Direito, mas é a única pessoa enterrada lá.
Portanto, quando o sergiomgbr disse "acredito 100,17%", ele estava 100,18% certo!
Aqui jaz Julius Frank, alemão, que jamais foi advogado ou juiz de Direito, nunca foi desembargador ou ministro do Supremo, que jamais foi professor nesta escola, que jamais estudou nessa escola, que nunca foi funcionário aqui. Descanse em paz.

Quando é dito "o único túmulo de desconhecido tombado pelo..." (não era IPHAN essa porcaria?!... ...pelo visto, instituições se deterioram mesmo, indo pelos nomes, às vezes...), fica claro que tais "instituições secretas" são superiores às "não secretas", subsistindo a elas... (...?...) Deve ser isso, então... Do contrário, só restaria o velho argumento de "autoridade" furada, ...como o Lattes falando todo tipo de asneira, o Newton literaturizando esoterices bestas, o Carrel dando avais a curandeiros...
O super mi Chefian Sergio tem o direito de errar, não sendo ele perfeito como o Capitán Cientista. Mas até o erro dele é mais acerto que os "acertos" de muita gente por aí...