Autor Tópico: Conspiracionismo - Por que não acreditar?  (Lida 27747 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Conspiracionismo - Por que não acreditar?
« Resposta #50 Online: 18 de Agosto de 2011, 14:04:03 »
Eu acho a ideia do diabo ter sido um anjo algo extremamente interessante, mas também a maior furada de toda a Bíblia.
Se o diabo quer derrubar Deus, o que ele ganha com a existência do inferno (da forma como a Bíblia diz q o inferno é)?? Faria imensamente mais sentido que o inferno fosse MELHOR do que céu de forma a conseguir recrutar o maior número possível de soldados.

Coisa similar a isso faz o governo americano nos EUA, fazendo belas propagandas e dando assistência especial aos soldados/ ex-soldados. Isso obviamente não compensa perder uma perna ou viver traumas inesquecíveis! Mas isso os americanos só descobrem APOS servirem o exército. Eh de uma burrice tão gigantesca se vender como algo ruim, que o diabo teria que ser um verdadeiro retardado pra fazer e, dessa forma, ele NUNCA ofereceria perigo real algum para o reinado de Deus, como a Bíblia prega.
Ah pára, o diabo não tem nada a ver com a criação do inferno. O capeta não está lá sentado em seu trono no meio do inferno não meu filho. Pelo menos não é isso que a bíblia diz.

Uma das estratégias do capeta é parecer não existir. Logo, se ele não existe, nada relativo a punição eterna faz sentido. É mais ou menos por aí.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2011, 14:08:31 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #51 Online: 18 de Agosto de 2011, 14:07:37 »
Então sinto muito, mas a sua afirmação de independencia total, de que não pede ajuda pra ninguém é FALSA.
Mas eu estava afirmando isso somente com relação a dinheiro, bens materiais, posições de confiança, essas coisas.

E este seu post também deixa claro por que o ser humano costuma acreditar em deuses, pois tem medo daquilo que não pode controlar, das forças destrutivas da natureza, das doenças e da morte (sua e de seus parentes).
Pois é, e vc não tem? Como se safa em uma hora dessas? Ou não se safa?

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #52 Online: 18 de Agosto de 2011, 14:36:59 »
E este seu post também deixa claro por que o ser humano costuma acreditar em deuses, pois tem medo daquilo que não pode controlar, das forças destrutivas da natureza, das doenças e da morte (sua e de seus parentes).

Pois é, e vc não tem? Como se safa em uma hora dessas? Ou não se safa?

Eu, como qualquer outro ser humano, também tenho medo de muitas coisas que não posso controlar. Não chego a ter medo da minha morte, apenas da morte de alguém que eu ame. Tenho mais é medo de sofrer demais antes de morrer ou durante o processo da morte.

Mas pode ter certeza que não apelo pra coisas irreais para aliviar meu temores sobre a existência, procuro manter minha integridade intelectual e o apego à realidade mesmo nos momentos difíceis, pois sentimentos e emoções só servem para vivenciar os problemas, não para solucioná-los. Para solucionar problemas, utilizar a razão é imensamente mais eficiente do que se apegar a mitologias e produtos mentais originados de emoções e sentimentos pessoais sobre a existência de um ser ultra poderoso e cheio de compaixão cuidando de mim e dos meus.

Certamente a fé e a esperança no futuro e na prórpia capacidade humana são necessários para superar problemas e preocupações. Mas fé num ser mágico pra me proteger é puramente perder tempo, além de poder piorar os problemas a medida que tais crenças podem fazer as pessoas demorarem a agir efetivamente diante da situação, esperando a ação milagrosa de um ser mágico.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #53 Online: 18 de Agosto de 2011, 15:07:08 »
Pô, que vida difícil. Experimenta fazer uma oraçãozinha na ora do desespero, que alivia um pouco. Nao seja tão duro consigo mesmo. Se não fizer bem, mal tb não fará.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #54 Online: 18 de Agosto de 2011, 15:13:08 »
Já fiz muita oração na minha vida, que não adiantaram muito. Pode ter certeza que o meu atual modo de viver e de ver vida é bem mais leve e interessante do que no tempo em que falava com seres invisíveis, além de imensamente mais prático e pragmático. :D

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #55 Online: 18 de Agosto de 2011, 15:17:13 »
Famado, ainda estou esperando a sua resposta pra isto:

Voltando à questão da conspiração do Diabo para com a humanidade, eu vejo os cristãos entre os maiores consumidores e promotores de teorias da conspiração do mundo. A própria bíblia afirma que a porcaria toda na Terra começou quando o diabo conspirou contra deus, querendo ocupar o lugar dele. Pra isto ele corrompeu Eva e depois Adão, formando um rebelião com outros anjos que conseguiu manipular. Depois disto toda a conspiração continuou a aumentar e em níveis cada vez mais complexos e sutis, a ponto do diabo armar situações em que a pessoa será tentada a ser corrupta, seja por querer seguir o sistema materialista do mundo e ter prestigio social, seja por ganância pura mesmo. Faz as novelas, por meio de seus autores, mostrarem formas modernozas de se viver que levam marido e mulher a traírem uns aos outros e assim vai...

Veja bem que conspiração não envolve imposição por força, mas sim ataques mais sutis, tal como sabotagens pontuais, indução, plantar falsas informações etc. E não seria exatamente isto que o diabo faz?
Além disto tudo, a própria biblia afirma que deus irá acabar com todo este levante conspiratório contra ele, quando Jesus voltar e varrer os iniquos com o armagedom.

Sinto muito, mas você, como cirstão, está metido em uma das maiores histórias (ficcionais) de conspiração já inventadas no mundo.

Offline jpsouzamatos

• Nível 05
  • *
« Resposta #56 Online: 18 de Agosto de 2011, 17:13:08 »
Tem um cara que trabalha comigo que é conspiracionista. Ele não tem razões oriundas de alguma fé,  mas acha que as empresas estão todas em conluio. Ele acha que elas têm informações privilegiadas e estão todas unidas contra o poder público e blá-blá-blá. Aff...
Infelizmente isso é mentira, seria muito bom viver em uma sociedade anarcocapitalista.

Offline jpsouzamatos

• Nível 05
  • *
« Resposta #57 Online: 18 de Agosto de 2011, 17:22:12 »
Realmente há excelentes programas nos dois canais, mas é uma pena que documentários científicos não dão tanta audiência como dão os que falam sobre espíritos, alienígenas, teorias da conspiração, etc.
Não que não devam tratar sobre esses assuntos, mas deveriam tratá-los de forma cética e não dando crédito. O Discovery está sempre voltado para os espíritos e o History é voltado para criptozoologia e extraterrestres.
Infelizmente essas merdas são extremamente populares.

Offline jpsouzamatos

• Nível 05
  • *
« Resposta #58 Online: 18 de Agosto de 2011, 17:23:52 »
Pô, que vida difícil. Experimenta fazer uma oraçãozinha na ora do desespero, que alivia um pouco. Nao seja tão duro consigo mesmo. Se não fizer bem, mal tb não fará.
Famado muitas pessoas não creem em superstições como oração e afins.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #59 Online: 19 de Agosto de 2011, 02:04:38 »
De quando em vez aparecem depoimentos de algumas pessoas que ao experimentarem cargos no legislativo, relatam sempre a mesma história. Que ficam isolados ao tentarem representar aos que os elegeram sem dobrar-se aos "acertos" e conluios tramados pelos grupelhos que se formam a cada eleição e tem seus projetos sempre arquivados e como voto vencido.

Seria mesmo melhor que fosse mera teoria da conspiração, chegar-se a supor que tais vias sejam regra no sistema.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2011, 02:08:53 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Luiz Otávio

• Nível 16
  • *
  • Amat victoria curam.
« Resposta #60 Online: 19 de Agosto de 2011, 02:25:21 »
De quando em vez aparecem depoimentos de algumas pessoas que ao experimentarem cargos no legislativo, relatam sempre a mesma história. Que ficam isolados ao tentarem representar aos que os elegeram sem dobrar-se aos "acertos" e conluios tramados pelos grupelhos que se formam a cada eleição e tem seus projetos sempre arquivados e como voto vencido.

Seria mesmo melhor que fosse mera teoria da conspiração, chegar-se a supor que tais vias sejam regra no sistema.

Não acho que isso possa ser chamado de teoria da conspiração por quê:
1) Isso realmente acontece;
2) Teorias da conspiração, geralmente, referem-se a dominação mundial, nova ordem mundial, governo único, etc.;
3) Isso é mais briga de partido, quando um é maioria, geralmente não aprovam projetos da oposição, principalmente quando estes são minoria.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #61 Online: 19 de Agosto de 2011, 12:46:03 »

Mas isso não é conspiração, é corrupção generalizada. São coisas diferentes

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #62 Online: 19 de Agosto de 2011, 12:46:57 »

Sério?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #63 Online: 19 de Agosto de 2011, 13:15:27 »
Sério?

Hehehehehehehe.
Foto USGS

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #64 Online: 19 de Agosto de 2011, 13:24:40 »
Famado, ainda estou esperando a sua resposta pra isto:

Voltando à questão da conspiração do Diabo para com a humanidade, eu vejo os cristãos entre os maiores consumidores e promotores de teorias da conspiração do mundo. A própria bíblia afirma que a porcaria toda na Terra começou quando o diabo conspirou contra deus, querendo ocupar o lugar dele. Pra isto ele corrompeu Eva e depois Adão, formando um rebelião com outros anjos que conseguiu manipular. Depois disto toda a conspiração continuou a aumentar e em níveis cada vez mais complexos e sutis, a ponto do diabo armar situações em que a pessoa será tentada a ser corrupta, seja por querer seguir o sistema materialista do mundo e ter prestigio social, seja por ganância pura mesmo. Faz as novelas, por meio de seus autores, mostrarem formas modernozas de se viver que levam marido e mulher a traírem uns aos outros e assim vai...

Veja bem que conspiração não envolve imposição por força, mas sim ataques mais sutis, tal como sabotagens pontuais, indução, plantar falsas informações etc. E não seria exatamente isto que o diabo faz?
Além disto tudo, a própria biblia afirma que deus irá acabar com todo este levante conspiratório contra ele, quando Jesus voltar e varrer os iniquos com o armagedom.

Sinto muito, mas você, como cirstão, está metido em uma das maiores histórias (ficcionais) de conspiração já inventadas no mundo.

Conspiração não é bem isso. Conspiração universal seria um conluio de entidades controlando informações, comércio, produtos, etc. Dirigindo o mundo, controlando as pessoas e coisa e tal.  Teorias conspiracionistas são estas que envolvem NOM, Illuminatis, enfim, coisas como "Umbrella" e "Matrix".

A história que a bíblia conta sobre satanás nada tem a ver com teorias conspiracionistas. O que diz é que ele era um anjo que se rebelou e foi expulso das miríades celestiais, tendo levado outros consigo. Agora ele fica por aí atormentando alguns e coisa e tal, mas isso não é teoria da conspiração. Todo o mal que os homens fazem não tem necessariamente a ver com o capeta. O homem tem uma natureza que o impele a fazer coisas que nem sempre são boas. Não que seja impelido por uma influência externa. Não é bem assim.

O conspiracionimo tem traços de esquisofrenia, achando que tudo acontece por obra de uma entidade maior,  a serviço de interesses próprios, sejam eles quais forem.

Reveja seu conceito de teoria da conspiração.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #65 Online: 19 de Agosto de 2011, 19:45:23 »
Eu preferiria um anarquismo baseado numa economia de recursos, não capitalismo.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #66 Online: 19 de Agosto de 2011, 19:47:59 »
Eu gosto do jeito que está.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 19 de Agosto de 2011, 22:00:32 »
"Deus prefere os ateus"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #68 Online: 19 de Agosto de 2011, 23:27:30 »
Conspiracionismo - Por que não acreditar?

Há um ditado que diz: De grão em grão a galinha enche o papo...

Talvez haja a todo momento pequenas conspirações ocorrendo a todo momento. O que as faz imperceptíveis mas não menos operantes. O fato de elas parecerem pouco importantes é o que as torna mais possíveis. Toda conspiração é uma subversão de um sistema ou regra. Corrupção é uma delas. Os interesses podem ser os mais diversos, muitas vezes são de viés econômico ou ideológico.

Teoria da conspiração remete a outro ditado: Onde há fumaça, há fogo. Numa teoria da conspiração, eventos ocorridos aparentemente ao acaso até, são intuídos de forma a correlacionarem-se a numa linha de suspeitas que sugerem a ação de alguém ou um grupo específico agindo para alcançar objetivos de forma privilegiada e geralmente secretamente. . Seja do tipo "Paul Macartney é um sósia do outro Paul", ou relacionada a ida do homem à lua ou "Ordem dos Cavaleiros Templários", uma teoria da conspiração sugere que há a manipulação de alguma informação diante da versão oficial dos fatos que é a amplamente divugada pelos meios de comunicação/sistema. http://www.discoverybrasil.com/guia_conspiracao/teoria/conspiracao_teoria_que_e/index.shtmlxxxxx  http://pessoas.hsw.uol.com.br/teorias-da-conspiracao.htm  xxxxxxhttp://www.mdig.com.br/itemid=2979
Até onde eu sei eu não sei.

Offline jpsouzamatos

• Nível 05
  • *
« Resposta #69 Online: 20 de Agosto de 2011, 11:22:41 »

Sério?
Sério :)

Offline jpsouzamatos

• Nível 05
  • *
« Resposta #70 Online: 20 de Agosto de 2011, 11:29:25 »
Eu preferiria um anarquismo baseado numa economia de recursos, não capitalismo.
Enio, economia de recursos é piada, os comerciantes antigos começaram a cunhar moedas de ouro porque naquela época isto era muito problemático... isso só é bonitinho na teoria de alguns utopistas (e ainda com defeitos teóricos que alguns leitores leigos não percebem) na pratica isso não presta, a primeira coisa que a historia do pensamento econômico nos ensino é o fracasso disso.

Offline Zam

• Nível 01
  • *
« Resposta #71 Online: 20 de Agosto de 2011, 11:37:04 »
Uma conspiração aos moldes dessa descrita nas teorias da Nova Ordem Mundial seria extremamente improvável, pelo simples fato de ela demandar uma estrutura gigantesca e comprometimento total dos envolvidos em cada suposa fraude.

Eu só acho estranho eu não ter encontrado ninguém na internet que se dedique a desmistificar os factóides wue compõe essas teorias.
"Quando se culpa os outros, renuncia-se à capacidade de mudar" (Douglas Adams)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, 10:05:55 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #74 Online: 21 de Agosto de 2011, 01:15:40 »
Que isso, Geo? Virou profeta do apocalipse, agora? :lol:

Eu apostaria minha alma, se eu tivesse uma, que o capitalismo vai continuar aí por muitas e muitas gerações ainda. Não existe, ainda, nenhum sistema melhor, ou menos pior, para substituí-lo.

Me lembrei de uma música do Iron Maiden

Another prophet of disaster
Who says the ship is lost
Another prophet of disaster
Leaving you to count the cost
Taunting us with visions
Afflicting us with fear
Predicting war for millions
In the hope that one appears
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!