Famado, ainda estou esperando a sua resposta pra isto:
Voltando à questão da conspiração do Diabo para com a humanidade, eu vejo os cristãos entre os maiores consumidores e promotores de teorias da conspiração do mundo. A própria bíblia afirma que a porcaria toda na Terra começou quando o diabo conspirou contra deus, querendo ocupar o lugar dele. Pra isto ele corrompeu Eva e depois Adão, formando um rebelião com outros anjos que conseguiu manipular. Depois disto toda a conspiração continuou a aumentar e em níveis cada vez mais complexos e sutis, a ponto do diabo armar situações em que a pessoa será tentada a ser corrupta, seja por querer seguir o sistema materialista do mundo e ter prestigio social, seja por ganância pura mesmo. Faz as novelas, por meio de seus autores, mostrarem formas modernozas de se viver que levam marido e mulher a traírem uns aos outros e assim vai...
Veja bem que conspiração não envolve imposição por força, mas sim ataques mais sutis, tal como sabotagens pontuais, indução, plantar falsas informações etc. E não seria exatamente isto que o diabo faz?
Além disto tudo, a própria biblia afirma que deus irá acabar com todo este levante conspiratório contra ele, quando Jesus voltar e varrer os iniquos com o armagedom.
Sinto muito, mas você, como cirstão, está metido em uma das maiores histórias (ficcionais) de conspiração já inventadas no mundo.
Conspiração não é bem isso. Conspiração universal seria um conluio de entidades controlando informações, comércio, produtos, etc. Dirigindo o mundo, controlando as pessoas e coisa e tal. Teorias conspiracionistas são estas que envolvem NOM, Illuminatis, enfim, coisas como "Umbrella" e "Matrix".
A história que a bíblia conta sobre satanás nada tem a ver com teorias conspiracionistas. O que diz é que ele era um anjo que se rebelou e foi expulso das miríades celestiais, tendo levado outros consigo. Agora ele fica por aí atormentando alguns e coisa e tal, mas isso não é teoria da conspiração. Todo o mal que os homens fazem não tem necessariamente a ver com o capeta. O homem tem uma natureza que o impele a fazer coisas que nem sempre são boas. Não que seja impelido por uma influência externa. Não é bem assim.
O conspiracionimo tem traços de esquisofrenia, achando que tudo acontece por obra de uma entidade maior, a serviço de interesses próprios, sejam eles quais forem.
Reveja seu conceito de teoria da conspiração.