Isso do 11/09 é tão ridículo e tão escrutinado que nem li os trechos dos sites conspiracionistas, aquele flood de BS.
Se esta foi a razão para não ter lido, e não preguiça, então leia, nem que seja por mera curiosidade.
Pois:
1 - Não é um flood. Trata-se de um único artigo escrito por um único autor. Intitulado "O Inimigo Interno"
2 - Não veio de nenhum site "conspiracionista", apesar da sua obsessão. Este artigo deu origem a um livro de mesmo nome, que todas as editoras norte-americanas se recusaram a publicar, naquele país democrático onde supostamente existe liberdade de expressão. O livro foi bloqueado por uma censura corporativa, enquanto autênticas teorias da conspiração, as mais malucas, eram disseminadas às centenas, como que a desacreditar questionamentos mais embaraçosos e muito mais embasados.
3 - O autor é o escritor e historiador Gore Vidal. Este homem nasceu em West Point e cresceu em Washington D.C. em uma família de políticos norte-americanos muito influente. Foi um dos escritores mais respeitados do último século e alguém que respirou o ambiente político desde que nasceu. Se tornou um critico mordaz do sistema americano porque conheceu como poucos os bastidores deste sistema.
4 - No site original você pode checar todas as fontes referenciadas pelo autor.
5 - Se ler, você vai ver que o episódio não foi tão escrutinado quanto imagina. Muito ao contrário, essa é uma das coisas que o artigo bem documenta, com todas as referências necessárias.
6 - Se você acha impossível que duas indústrias trilionárias ( petróleo e o complexo industrial-militar ) não possuem os meios para induzir e/ou facilitar algo desse tipo, então você é a pessoa ideal para explicar dezenas de fatos inexplicáveis citados pelo autor, e desmontar seus argumentos.
Como eu disse, de um lado temos um historiador respeitadíssimo que faz uma reflexão fundamentada em fatos e que indica suas fontes. Um cara que conhece profundamente, por experiência até pessoal, a cena política dos Estados Unidos. De outro tem alguém que simplesmente escreve "BS" como argumento padrão.
Por enquanto, nesse debate, Gore Vidal está ganhando.