O problema da psicologia e desse tipo de coisa está na psicanálise, que apesar de nāo ter nada de ciência, é tratada como tal, se deixassem ela de fora poderiam se enganar bem menos na hora de desenvolver métodos de ensino. Esses dias tive que fazer um troço de psicologia baseado quase totalmente nisso, é um verdadeiro show de achismos dos mais estúpidos possíveis.
A psicanálise é uma das grandes escolas de psicologia, o que podemos chamar de programas de pesquisa, devido a terminologia específica de cada uma. É claro que o entendimento restrito ao senso comum, ainda mais baseado numa interação ao debate epistemológico levado a cabo por Popper, onde tanto Marx quanto Freud são desconsiderados da atividade científica, deixa-nos influenciar por isto.
Porém, assim como acontece com Marx, que é um componente obrigatório da grade curricular dos cursos de economia, o mesmo acontece com Freud em relação a psicologia. E a psicologia econômica brasileira tem o seu início através da contribuição psicanalítica.
Vera Rita de Mello Ferreira - Psicanalista, Consultora, Doutora (PUC-SP), com tese sobre Psicologia Econômica, representante no Brasil da IAREP (International Association for Research in Economic Psychology) e autora dos livros Psicologia Econômica – estudo do comportamento econômico e da tomada de decisão e Decisões Econômicas – você já parou para pensar?
http://www.fipecafi.org/extensao/extensao-introducao-psicologia-economica.aspx
Além disso temos uma grande produção acadêmica na área psicanalítica e até mesmo sobre a interação entre Freud e Vigostsky.
Contribuições da Psicanálise e Psicologia da Arte para o Campo Educacional: Freud e Vygotsky em Discussão
Na atualidade,o mundo das idéias pedagógicas é marcado pelo pensamento de dois grandes teóricos do século passado: o psicanalista Judeu Sigmund Freud (1856-1939) e o psicólogo russo Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934). O campo de investigação dessa pesquisa refere-se à análise do objeto arte nas teorias de Freud e Vygotsky - área do conhecimento pouco discutida nos meios acadêmicos - e as contribuições advindas dessas reflexões da psicanálise e da psicologia social sobre o conteúdo e a formo artísticas, respectivamente, para o campo educacional, que está imerso em reflexões superficiais sobre as complexas relações entre homem e arte. Partindo da possibilidade de superação da dicotomia clássica entre sujeito/objeto, corpo/alma, objetividade/subjetividade, razão/pulsão, consciência/inconsciência, o exercício científico deste trabalho caraerterizou-se por estabelecer um constante diálogo entre os escritos freudianos sobre a estética, estruturados a partir das reflexões a respeito das representações das experiências sexuais infantis e outros eventos trágicos na vida do artista e a tese vygotskyana da arte como um cosntrueto social, com amplos fundamentos no materialismo histórico e dialético de Marx e Engels, o que certamente servirá de substrato epistemológico para o campo da pedagogia - ciência da educação - e demais áreas onde esse saber se aplica, considerando sempre o processo filo e ontogenético da história humana. A conseqüência desta pesquisa sobre a ciência da arte, o mecanismo de sublimação como gênese das criações artísticas, a catarsis nos processos de apreciação e identificação das belas artes, a natureza e função da beleza na vida humana com raízes na exjcítação social e sexual, amplamente estudadas por Freud e Vygotsky, nos permite inferir, nas análises pedagógicas da arte, concepções que permeiam o sujeito estético e que servirá de referencial para outros pesquisadores interessados por esta área do conhecimento humano.
Dissertação apresentada a Universite du Québec à Chicoutimi como exigência parcial do mestrado de educação em pesquisa oferecido como exigência parcial do mestrado de educação em pesquisa oferecido pela Universidade do Québec à Chicoutimi, em virtude do convênio com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB
http://theses.uqac.ca/resume_these.php?idnotice=17846516&lang=pt
A psicanálise é uma teoria psicossexual, que mantem a ligação entre a replicação humana, seja através do instinto sexual, ou chegando até a sua transformação em elementos valiosos a cultura, caracterizada no conceito de sublimação:
Sublimação, ato criativo e sujeito na psicanálise
A tese, fruto de pesquisa teórica de orientação freudo-lacaniana, objetivou analisar os enlaces entre sublimação, ato criativo e sujeito e afirmar a presença do sujeito no ato criativo via sublimação. O método da releitura foi aplicado sobre os textos de Freud e Lacan que tratam dos conceitos em causa e as publicações de mesma orientação e tema semelhante. Partindo da noção de sujeito na psicanálise e de suas especificidades na contemporaneidade, fez-se uma retomada conceitual da sublimação em Freud e Lacan, seguida da discussão sobre o ato criativo. O percurso afirmou o sujeito na sublimação e no ato criativo, quando ocorre o afastamento do lugar de objeto e o reconhecimento e lide com o Real; quando o vazio da Coisa é contemplado. Considerou-se as possibilidades e os efeitos da sublimação nos dias de hoje, numa análise da relevância clínica do conceito de sublimação na contemporaneidade. Identificou-se uma aproximação entre o campo sublimatório e os efeitos do trabalho analítico. Sublimar não impede o adoecer e não tem compromisso com o aceitável, desejável ou elogiável socialmente, mas o valor da sublimação não pode ser negado, ainda mais em tempos tão funestos, quando reina a apatia e a dessubjetivação, quando o ato criativo sobrevive às minguas, à sombra de outras modalidades de ato, marcadas por condutas violentas, delirantes, transgressoras ou depressivas.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=187032
Sou um apaixonado pela psicanálise, sendo a escola da psicologia que mais estudei, e quem queimou o filme da mesma, apesar de suas contribuições, foi o demente do
Wilhelm Reich