Pode ser útil colocar os seres humanos como seres superiores, pois atualmente podemos nos considerar como grandes responsáveis pelos cursos da natureza. Podemos talvez dar fim à todas as espécies do planeta (talvez até mesmo das bactérias), o que nos confere um grande poder sobre o destino de outras espécies. E, se formos capazes de viver em outro planeta e encontrar outras alternativas de alimentos poderíamos acabar com tudo e continuarmos sobrevivendo.
Claro que os seres vivos representam uma ótima fonte de estudos sobre a vida, geologia, geografia, psicologia... Tudo que corresponde à nossas origens possuem seus fragmentos em várias outras espécies que, em algum nível, são todas nossas primas.
Mas é inegável que o ser humano está caminhando para a total independência e controle sobre todos os outros seres.
E é por isso que não acho um absurdo taxar o homem como a espécie mais evoluída e superior de todas.
Mas pode acontecer de nós nos extinguirmos com alguma catástrofe, ou mesmo nós nos matarmos em alguma louca grande guerra...
Eu ainda acho precipitado estabelecer esta certeza da superioridade humana sobre as demais espécies. Competindo com outras espécies eu tenho muito medo dos seres marinhos e bactérias, que podem nos superar se a gente fizer merda.