[...]
Mas eles não deverão ser punidos pela omissão por que existe uma Portaria Interministerial do Ministério da Justiça que proíbe que policiais prestem socorro a vítimas de arma de fogo sob pena de prisão em flagrante por desfazer o local do crime.
Mesmo em situações-limite onde há risco claro de vida para a vítima, mesmo que seja somente um suspeito?
Sim. E se você parar pra pensar friamente na situação, também vai concordar.
Nós prestamos muito socorros de emergência, mas geralmente são grávidas, acidentados em ocorrências de trânsito, pessoas de idade e semelhantes onde não há o risco de haver a possibilidade de ter se desfeito a cena do crime.
Claro, além dos motivos óbvios, o policial não recebe equipamento de risco biológico. EU não ponho a mão em bandido que tá sangrando. Como já disse aqui, amigo meu tomou cusparada na cara de um camarada que mordeu a língua e tem 6 meses que tá com o c... na mão esperando pra não ter HIV como o cara não tinha. 6 meses tomando coquetel e fazendo acompanhamento mensal, além de estar receoso de se aproximar da mulher e dos filhos.
Em MG, uma Instrução da Corregedoria desse ano diz que será preso por desfazer o local do crime qualquer policial que tocar em feridos com armas de fogo com a intenção de levá-los ao hospital.
Como disse, os comentários dos policiais foram infelizes e a imprensa fazendo "mimimi" sem conhecer esse tipo de legislação não ajuda. Mas punidos por omissão eles não serão mesmo. A NÃO SER que eles não tenham acionado o serviço de emergência. Isso a reportagem não observa.
Juiz: Por que vocês não ajudaram?
Policial: Não são fornecidos pelo Estado meios para socorro de vítimas com risco biológico para os agentes. Além de haver uma portaria Federal que veta o socorro a vítimas de arma de fogo onde policiais ou agentes públicos possam estar envolvidos.
Juiz: E os comentários?
Policial: Não mudam o fato de que não são fornecidos meios...
EDIT: Ah sim, tinha me esquecido. Que se f... os bandidos. Quem estiver com dó, pega e leva pra casa.