Só eu mesmo sei o quanto minha vida é um festival de decepções. É minha experiência "pessoal e intransferível"(?... bobagem!, nada é intransferível ou, melhor, 'incopiável'). Aqui mesmo, muitas decepções de desanimar profundamente.
Mas, quando vejo atitudes humanas como a desses policiais, pelo menos uma ponta de esperança na espécie humana se revigora em mim (afinal, se um homem, um humano, pode reconhecer os valores e os desvalores, as diferenças entre indivíduos, talvez as máquinas também possam... ...não resisti).
Parabéns a esses policiais que manifestam toda a sua humanidade com total dignidade e, ainda assim, cumprem com o acordo social a que anuiram no engajamento à função que exercem. Não há dúvida de que seus desejos pessoais eram de executar os criminosos. Qualquer pessoa que respeita a vida do próximo como norma de conduta, deseja o mesmo. Mas, acima disso, respeitaram o acordo. Para quem não respeita o acordo, o acordo não vale mais; NÃO DEVE VALER MAIS. Marginais perdem o direito à cidadania porque cidadania é exercício pleno; não é uma coisa que se ganha como dádiva simplesmente por possuir dado genoma, é uma coisa que se conquista com sacrifício, como o que esses policiais fizeram ao não eliminar os vermes (estou considerando-os na hipótese de serem de fato criminosos), indo contra seus desejos pessoais e respeitando a lei. Não há absolutamente nada de infeliz nos comentários deles.
E reitero minhas congratulações aos mesmos por demonstrarem que possuem o sentimento devido que seres humanos devem ter com relação a bandidos e cumprirem seus papéis.