Meu caro, nunca é demais dizer: cuidado com o misticismo a rondar... Vamos por partes, que a síntese é para divindades.
Nenhum cientista quando faz pesquisa se prepara para "usar o método científico".
Exatamente.
Mas... podem os cientistas estarem inconscientemente seguindo um método?
Não. Só estão funcionando (do modo como chama-se) cientificamente.
Eles teriam sofrido uma "lavagem cerebral" para tal?
Claro que não. São os mais imunes a isso. São os germinadores meméticos de ciência, as mutações que o ambiente seleciona (ou não...), não os 'contamináveis'.
Minha opinião: ciência é o "senso comum" ao quadrado,
Opinião errada. Ciência é produto abstrato do pensamento mais incomum.
o bom uso das nossas faculdades mentais,
É a própria faculdade mental "boa".
seguindo critérios lógicos (autoconsistencia, simplicidade, generalidade...) e experimentais
Nada disso. Seguir métodos/adotar critérios já não é pensamento científico.
para selecionarmos teorias distintas sobre o mundo.
O problema não é a seleção das teorias (a realidade faz isso, mais cedo ou tarde, de uma forma ou de outra), é a criação delas. Só uma máquina pensadora científica teoriza já em linguagem minimizada o bastante para ser ciência. E só uma máquina tal pode distinguir uma coisa da outra.
Ciência é o tipo de conhecimento que podemos desenvolver em grupo.
"Podemos"... Quem?... pale faced...
Só se for grupo de máquinas pensadoras científicas, que nem precisam ser cotemporais.
Acho que se pode dividir aqui dois tipos de ciência,
Não procurou direito o teu "achado". Esse tipo de dividicionismo é característico do outro tipo de pensador. Qual?...
a ciência daquele que "está ciente de" não empiricamente
Não existe "estar ciente não empiricamente". Não empiria é implementada pela fuga/negação do processo empírico, não por um "não-empirismo de fato".
A questão é sempre se se está falando de uma máquina ou de uma transcendência antropotoMICO*cêntrica. Já falei inúmeras vezes: se você não avalia e considera as análises processuais das análises e pensamentos, está em filosofia.
*Só o que paga quem segue esse trem... hahahahahahaha
e o que "está ciente de" empiricamente.
Única máquina legitimamente chamável científica.
Aquele que "possui" ciência de algo, mas que mantém essa ciência só para si, não a compartilhando com alguém, portanto não constando tal dos anais da ciência
Tipo assim... o magnífico Newton ("pretendia", ou, até mesmo...)?...
tem uma ciência não empírica,
Ah, não, então não pode ser (alguém como) ele... Então, não faria eu ideia do que tentas falar ...não fosse eu macaco veio do mundo, meu caro! hahahahahahahaha
Larga dessa estação ferroviária, meu caro!
diferente daquele que partilha a ciência de algo com outrem perfazendo empirismo.
Processo empírico nada tem que ver com (essa) partilha.
Arrisco a dizer que pode se chamar de atávica também uma "ciência de algo" não empírica, conjecturalmente.
Todas as aquisições integradas às funções 'default' das máquinas foram empíricas. Somos máquinas, meu caro, má-qui-nas, só máquinas! Conheças as fundamentalidades das funcionalidades dos sistemas maquinais e descarte toda a filosofação.