Autor Tópico: Brasil é o 5º em consumo de softwares piratas  (Lida 9329 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Brasil é o 5º em consumo de softwares piratas
« Online: 29 de Agosto de 2011, 18:03:29 »
http://www.diarioonline.com.br/noticia-164127-brasil-e-o-5-em-consumo-de-softwares-piratas.html

Em um levantamento da Business Software Alliance, foi indicado que o Brasil é o quinto maior consumidor de softwares piratas na internet.
Segundo o estudo, foram quase 97 mil downloads não licenciados no primeiro semestre deste ano. O país fica atrás apenas de Estados Unidos, Itália, França e Espanha.
Ainda de acordo com a empresa, o prejuízo causado aos fabricantes de software pela pirataria no Brasil foi de mais de US$ 2, 5 bilhões, marca superior à do levantamento realizado pelo mesmo grupo em 2009.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Brasil é o 5º em consumo de softwares piratas
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2011, 18:32:46 »
Imaginava que o Brasil estaria em uma situação muito pior (talvez em primeiro). Por outro lado, espantou-me ver os EUA, Itália, França e Espanha em primeiro, pensava que seriam países como China, Índia, Paraguai...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2011, 18:47:00 »
Músicas e filmes baixados também contam ou são apenas os programas mesmo?

Estou em dúvida, pois o link é medíocre em quantidade e qualidade de informações.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2011, 19:05:25 »
Como exatamente se calcula o prejuízo causado pela pirataria?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2011, 19:07:04 »
Imagino que  na cabeça deles, todo mundo que fez adquiriu de modo ilegal iria comprar o produto caso não houvesse pirataria.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Temma

• Visitante
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2011, 19:19:32 »
ver vídeos no youtube é pirataria?  ::)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2011, 19:27:48 »
Imagino que  na cabeça deles, todo mundo que fez adquiriu de modo ilegal iria comprar o produto caso não houvesse pirataria.

Como se isso fosse acontecer... :)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2011, 19:29:09 »

Como se isso fosse acontecer... :)
Pode não ser o numero apresentado, mas que houve prejuizo e que existem pessoas se aproveitando de um produto alheio, isso é fato.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2011, 20:51:28 »

Eu ia responder com uma fotopostagem mas desisti.

Então a resposta é... "chute"? :)
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2011, 20:53:36 »

Eu sou um daqueles que procura comprar só produtos originais. Fico sem comprar alguns porque o preço deles é absurdo. Se a margem de lucro e os impostos fossem menores...
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2011, 21:31:14 »

Eu sou um daqueles que procura comprar só produtos originais. Fico sem comprar alguns porque o preço deles é absurdo. Se a margem de lucro e os impostos fossem menores...
2 ,  (mas não xiita, no caso de vídeos do tipo you tube)
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2011, 21:52:48 »
Eu também, com isso demoro um tempão para ver um filme em DVD. Só há pouco tempo pude comprar e assistir ao Homem de Ferro 2, durante uma promoção do Extra. :)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2011, 22:10:19 »
Eu também, com isso demoro um tempão para ver um filme em DVD. Só há pouco tempo pude comprar e assistir ao Homem de Ferro 2, durante uma promoção do Extra. :)
Não tem locadora por ai?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2011, 22:10:57 »
Ditto. Por isso cada jogo de Xbox comprado é um compromisso com o jogo... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2011, 22:27:25 »
Tem mas não posso alugar. Quando se tem dois meninos pequenos e pouco tempo, não dá para pegar um filme com prazo para devolução. :)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #15 Online: 30 de Agosto de 2011, 09:59:31 »
Quinto do mundo é a mais ou menos a média do Brasil nos produtos de consumo de massa, é só o esperado.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #16 Online: 30 de Agosto de 2011, 10:08:45 »
ver vídeos no youtube é pirataria?  ::)
Acho que não, pois o Youtube já tem mecanismos anti-pirataria que considero apropriados.
Agora postar vídeos piratas no Youtube é pirataria, mas os mecanismos geralmente barram isso, mesmo que com um certo delay.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #17 Online: 31 de Agosto de 2011, 20:48:00 »

Eu gosto de comprar jogos originais, acabo dando mais valor ao jogo e zerando diversas vezes e explorando cada cantinho para aproveitar ao maximo.  :hihi:

Mas em relação a filmes/música, pirateio tudo.

Ao menos vou ao cinema ou a shows para dar lucro a alguém da indústria, erm.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 01 de Setembro de 2011, 02:45:13 »
Os Estados Unidos entre os primeiros na pirataria?  :susto:

Eu sou fã do Túlio Vianna que defende a descriminalização da pirataria  :)

<a href="http://www.youtube.com/v/IvFtuMq_DD0&amp;feature=player_embedded" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/IvFtuMq_DD0&amp;feature=player_embedded</a>
« Última modificação: 01 de Setembro de 2011, 03:40:32 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #19 Online: 01 de Setembro de 2011, 08:57:22 »

Eu gosto de comprar jogos originais, acabo dando mais valor ao jogo e zerando diversas vezes e explorando cada cantinho para aproveitar ao maximo.  :hihi:

Mas em relação a filmes/música, pirateio tudo.

Ao menos vou ao cinema ou a shows para dar lucro a alguém da indústria, erm.

O último jogo original que eu comprei foi Baldur's Gate II, lá por 2002.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 01 de Setembro de 2011, 09:33:26 »
Bandido bom é bandido morto.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Setembro de 2011, 09:49:12 »
Nossa Adriano, realmente, tudo o que precisamos é isso, perfeito estímulo para os desemvolvedores de softwares, que investem anos de sua vida para que uns zé ruelas da rua lucrem com a venda desses softwares, genial!
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Setembro de 2011, 23:50:59 »
Parcus,
mas tb tem exageros por parte da indústria de software, e acho que parte por culpa da dificuldade dos legisladores, juízes, etc, para entender das peculiaridades técnicas de uma área tão dinâmica.

Por exemplo, se vc compra um carro, vc pode vender ele se vc não quiser utilizar mais, mas se vc compra a licença de uso de um software vc não pode vender a licença caso vc não a queira mais. Não consigo ver pq tem que ser desse jeito. Uma outra coisa é a fabrica e guerra de patentes de "idéias" que tá virando febre. Tem também o problema gravíssimo da venda casada, que os grandes vendedores de software praticamente obrigam.

Um exemplo prático e simples que considero, são os editores de texto. Se vc produz um trabalho em um editor de texto, o trabalho salvo está em um formato de arquivo geralmente proprietário, por imposição direta ou indireta do software. Logo se vc quiser comprar outro software concorrente para continuar a utilizar o seu trabalho, vc não tem garantias de portabilidade. Mais, pelo formato do arquivo original ser proprietário, uma outra empresa que queira fazer um software para ler o seu documento original só vai poder fazê-lo perante autorização. Hoje em dia a maioria dos editores já não tem esse problema na prática, mas antigamente isso ocorria bastante, e conceitualmente falando, a relação de direitos do desenvolvedor e direitos do usuário de software é bastante assimétrica em muitos casos. Isso tb lesa a concorrência. Eu acho que para todo o formato proprietário deveria ser obrigatório a disponibilidade das informações de conversão para formatos de quaquer concorrente.

Agora, me parece que as noticias enfocam mais os problemas dos piratas, com razão, mas raramente lembram os outros. Conspiratoriamente falando, talvez pq a indústria de software são anunciantes.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Setembro de 2011, 01:37:50 »
Discordo, converter arquivos de texto não é lá a coisa mais difícil de programar que existe. É mais um serviço que outros podem oferecer sem quebrar direitos autorais nenhum. Além disso, não precisa de lei para regular esse tipo de coisa, isso só pioraria a situação, tirando a liberdade dos programadores. Quanto à licensa de uso, é algo intricado, mas não é abusiva.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Setembro de 2011, 02:10:44 »
Discordo, converter arquivos de texto não é lá a coisa mais difícil de programar que existe. É mais um serviço que outros podem oferecer sem quebrar direitos autorais nenhum.
Se eu não me engano, é proibido fazer qualquer software sobre formato proprietário sem autorização, inclusive software de conversão.

Além disso, não precisa de lei para regular esse tipo de coisa, isso só pioraria a situação, tirando a liberdade dos programadores.
Pode ser, mas tb abusos legais para favorecer práticas comerciais podem tirar a "liberdade de desenvovedores".

Quanto à licensa de uso, é algo intricado, mas não é abusiva.
Considero que há casos que pendem para abusos, e outros não. Acontece que a história econômica mostra que abuso por parte de setores dominantes e monopolistas é quase que a regra. E o setor de software vem demonstrando ser muito monopolista, geralmente por curto tempo, mas monopolista.
Vender a licença de um software que eu comprei e não quero mais usar não deveria ser considerado pirataria para mim. Se eu posso revender um carro, o software não deveria ser diferente. Eu acho que a legislação não deveria proteger abusos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!