Autor Tópico: Brasil é o 5º em consumo de softwares piratas  (Lida 9333 vezes)

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
Re: Brasil é o 5º em consumo de softwares piratas
« Resposta #100 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:09:14 »
[...]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_pensamento
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_express%C3%A3o
o mesmo não pode ser dito da propriedade sobre uma área de terra, ainda mais se esta vier por herança?

Depende, de que terra estamos falando? Está sendo usada? Como foi transferida para o herdeiro? Depende...

Para não ficarmos em uma discussão bizantina e em looping:

a) Em quais circunstâncias voce admite que a posse de uma área de terra pode ser contestada ou invalidada?

Acho que se a terra não está em uso, ela pode ser contestada.

b) Quando é que a herança de uma área de terra não é válida?

Por exemplo, se pai de A tem uma terra e abandona a mesma, A não deve ter o direito de reclamar essa terra.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:10:59 »
[...]
A mesma coisa vale para a PI, copiar não é roubar pois uma idéia nunca deveria ter sido propriedade, pois é intangível (além de não ser escassa).

Idéias são intangíveis e não há soma-zero, se A tem uma idéia e B copia, A não perde tal idéia. Elas até podem ser escassas, mas não são bens.

As ideias boas são escassas e elas são bens sim, por definição.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #102 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:13:57 »
Se boas idéias não fossem escassas não haveria a necessidade de copia-las. Pela escasses das mesmas elas tem que ser premiadas e protegidas.

Idéias são intangíveis e não há soma-zero, se A tem uma idéia e B copia, A não perde tal idéia. Elas até podem ser escassas, mas não são bens.
A não perde a idéia, mas perde os dividendos resultantes dessa idéia, no caso de um filme ou musica estamos falando de milhões de dólares de investimentos, num livro são ate décadas de trabalho, num software são milhões de dólares e equipes de até centenas de pessoas.

Se paramos de premiar e manter criadores de boas idéias, de onde vamos obte-las? Ou voce acha que o padeiro faz pão por amor?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #103 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:14:53 »
O mesmo raciocinio vale para o direito de propriedade, se terreno A pertence a fulano, ele esta violando o meu direito de propriedade sobre o terreno A. Se Fulano tem um terreno e eu monto minha empresa nesse terreno e tenho que pagar aluguel, logo o dono do terreno esta espoliando minha empresa.

Se o escravo A pertence a fulano, ele não está violando seu direito de propriedade, na verdade fulano nunca deveria ter direito de possuir um escravo. E fulano estaria violando a auto-propriedade do escravo.

A mesma coisa vale para a PI, copiar não é roubar pois uma idéia nunca deveria ter sido propriedade, pois é intangível (além de não ser escassa).

A sua comparação não é válida, pois esbarra na própria ontologia dos entes. Um ser humano tem uma primazia inata e socialmente aceita sobre objetos inanimados e sobre outros seres vivos.

O fato de que existiu, no passado, a escravidão sob base legalista não serve de argumento favorável à violação de direito intelectual.

Como disse antes, eu usei a escravidão como exemplo de propriedade que fora, outrora, tida como legítima perante a lei. Assim, é pertinente que questionemos a PI, já que ser propriedade legítima ante a "lei humana" não é ser legítima perante a "lei natural".
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:15:18 »
Depende, de que terra estamos falando? Está sendo usada? Como foi transferida para o herdeiro? Depende...

a) Em quais circunstâncias voce admite que a posse de uma área de terra pode ser contestada ou invalidada?

Por favor defina a palavra "uso", porque eu tenho uma propriedade rural que possui cerca de 50,00% de área nativa que eu protejo. Ela está ou não em "uso"?

Por exemplo, se pai de A tem uma terra e abandona a mesma, A não deve ter o direito de reclamar essa terra.

Suponha que A seja menor de idade e não possa, legalmente e na prática, usufruir da terra? Como ficaria a situação dele?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:17:18 »
[...]
Como disse antes, eu usei a escravidão como exemplo de propriedade que fora, outrora, tida como legítima perante a lei. Assim, é pertinente que questionemos a PI, já que ser propriedade legítima ante a "lei humana" não é ser legítima perante a "lei natural".

A "lei natural" permite que se mate outrem para se obter ganhos territoriais, acesso à agua ou fontes de alimento ou fêmeas? Neste caso deve prevalecer a "lei natural" ou a "lei humana"?
Foto USGS

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #106 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:22:28 »
Se boas idéias não fossem escassas não haveria a necessidade de copia-las. Pela escasses das mesmas elas tem que ser premiadas e protegidas.

A não perde a idéia, mas perde os dividendos resultantes dessa idéia, no caso de um filme ou musica estamos falando de milhões de dólares de investimentos, num livro são ate décadas de trabalho, num software são milhões de dólares e equipes de até centenas de pessoas.

Se a Sony não tivesse lançado o play 3, a Microsoft teria lucrado milhões a mais. Foram gastos milhões de dólares e equipes de até centenas de pessoas, é justo que a Sony não pague pelos lucros cessantes?

Se paramos de premiar e manter criadores de boas idéias, de onde vamos obte-las? Ou voce acha que o padeiro faz pão por amor?

Se não me engano (posso estar falando besteira), a Microsoft lucrou bastante por ter permitido a pirateação de seus produtos. Sei lá, mas nesse caso a violação da PI ajudou a empresa.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #107 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:27:02 »
[...]

A "lei natural" permite que se mate outrem para se obter ganhos territoriais, acesso à agua ou fontes de alimento ou fêmeas?

Segundo Lysander Spooner (ok, ele admitia a propriedade intelectual), por exemplo, não.

Neste caso deve prevalecer a "lei natural" ou a "lei humana"?

O que for mais próximo do justo, talvez a "lei natural".

PS:Por lei humana se entende o direito positivo e por "lei natural" se entende a "justiça".
« Última modificação: 13 de Setembro de 2011, 17:40:55 por Liddell Heart »
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #108 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:29:11 »

Se a Sony não tivesse lançado o play 3, a Microsoft teria lucrado milhões a mais. Foram gastos milhões de dólares e equipes de até centenas de pessoas, é justo que a Sony não pague pelos lucros cessantes?

Se não me engano (posso estar falando besteira), a Microsoft lucrou bastante por ter permitido a pirateação de seus produtos. Sei lá, mas nesse caso a violação da PI ajudou a empresa.
Se fosse lucrativo para a Microsoft ela teria colocado aberto mão da PI e colocado seus jogos e softwares para download gratis e não estaria criando programas anti-pirataria e processando quem pirateia seus programas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #109 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:30:53 »

Por favor defina a palavra "uso", porque eu tenho uma propriedade rural que possui cerca de 50,00% de área nativa que eu protejo. Ela está ou não em "uso"?

Talvez sim, por dois motivos, 50%¨está sendo ocupado e proteção é (talvez) uso. Uso é, de grosso modo, trabalhar/haver trabalho sobre a terra.

Suponha que A seja menor de idade e não possa, legalmente e na prática, usufruir da terra? Como ficaria a situação dele?

Se houvesse construções no território, ele estaria em uso.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2011, 17:39:59 por Liddell Heart »
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #110 Online: 13 de Setembro de 2011, 17:31:53 »

Se fosse lucrativo para a Microsoft ela teria colocado aberto mão da PI e colocado seus jogos e softwares para download gratis e não estaria criando programas anti-pirataria e processando quem pirateia seus programas.

Estou falando da época do Windows 95 (época aonde, se não me engano, ela adquire "poderes monopolísticos").
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #111 Online: 13 de Setembro de 2011, 19:21:51 »
[...]
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_pensamento
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_express%C3%A3o
o mesmo não pode ser dito da propriedade sobre uma área de terra, ainda mais se esta vier por herança?

Realmente,  terra teria que ter outra abordagem. Terra não pode ser patrimônio passivo para garantir herança se não for minimamente produtiva ou área de preservação permanente. Terra tem que servir como bem maior de uma sociedade.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 13 de Setembro de 2011, 21:38:33 »
Na verdade o monopólio da Microsoft começou com o MS DOS e o Windows 3.1 (que teve sua ideia, digamos, inspirada na apple). E ela se beneficiou sim da pirataria tanto do seu sistema quanto da que havia com a arquitetura do PC. Isso ocorreu desde o 8080 até o 80486, quando então o padrão estava definido e a intel patenteia o Pentium.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 13 de Setembro de 2011, 22:04:24 »
Na verdade o monopólio da Microsoft começou com o MS DOS e o Windows 3.1 (que teve sua ideia, digamos, inspirada na apple). E ela se beneficiou sim da pirataria tanto do seu sistema quanto da que havia com a arquitetura do PC. Isso ocorreu desde o 8080 até o 80486, quando então o padrão estava definido e a intel patenteia o Pentium.

Ela não foi monopolista mas esteve muito próximo disto, quando Gates conseguiu que a IBM instalasse o MS DOS como o sistema operacional padrão em suas máquinas em um tempo em que eles tinham amplo domínio destes equipamentos.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #114 Online: 19 de Setembro de 2011, 14:31:10 »
Classes A e B compram mais produtos piratas que D e E

SÃO PAULO - Desde que a pesquisa da Fecomércio-RJ e da Ipsos começou a ser realizada em 2006, esta é a primeira edição em que mais da metade - 52% - dos consumidores brasileiros assumiu ter comprado produtos piratas em 2011. Em números absolutos, isso representa cerca de 74,3 milhões de pessoas.

Em relação a 2010, quando 68,4 milhões de brasileiros cometeram esse crime (o que representa 48%), houve um aumento de 6 milhões de brasileiros que passaram a consumir produtos piratas.

Outro dado alarmante do levantamento mostra que houve um aumento expressivo na adesão dos consumidores das classes A e B. Enquanto em 2010, essa camada social representava 47% dos consumidores da pirataria, neste ano esse percentual pulou para 57%.

Outra faixa de renda que elevou o número de consumidores que adquirem mercadorias piratas foi das classes D e E, passando de 39%, em 2010, para 44%, em 2011. Em compensação, a classe C reduziu seu percentual de 53% para 52%, na mesma base comparativa.

Preço continua sendo o principal motivo
A principal justificativa apresentada para a compra dos produtos falsificados continua sendo o preço mais em conta. Já o fato de os produtos serem mais fáceis de se encontrar e de estarem disponíveis antes do original vêm logo em seguida, conforme mostra a tabela abaixo:

Justificativas para o consumo de pirataria em 2011

Motivos    Total    Classe AB    Classe C    Classe DE
Preços mais em conta    96    96    97    95
Mais fácil de se encontrar    14    8    16    19
Está disponível antes do original    9    8    10    7
Alguns produtos podem ser descartáveis    7    10    5    7
Para alcançar um "status" que o produto original traz    2    4    2    3
Não sabe / Não respondeu    0    --    0    1
Fonte: Fecomercio-RJ/Ipsos
Apesar de ter consciência sobre a ilegalidade e os prejuízos da pirataria, os brasileiros não mudam sua atitudes. Para se ter uma ideia, 82% dos consumidores das classes A e B acreditam que a pirataria alimenta a sonegação de impostos.

Para esses consumidores, os produtos falsificados também oferecem prejuízo ao fabricante ou artista (80%) e prejudica o faturamento do comércio (75%). No entanto, etses consumidores acreditam cada vez menos que esses produtos causam desemprego e alimentem o crime organizado.

Produtos piratas mais adquiridos
Entre os produtos piratas mais escolhidos pelos brasileiros, o destaque continua sendo CD/DVD, seguido por brinquedos, artigos de moda (roupa, óculos, relógio, calçado e bolsa), programas de computador e equipamentos eletrônicos. Confira na tabela abaixo:

Produtos     Percentual de consumo
CD    81%
DVD    76%
Roupas    11%
Óculos    10%
- Calçados, Bolsas ou Tênis
- Equipamentos eletrônicos
- Relógios    7%
- Brinquedos
- Programas de computador    5%
- Isqueiros
- Cigarros
- Perfumes

4%
- Telefone celular
- Artigos esportivos
- Canetas    2%
- Aparelhos de barbear
- Acessórios para veículo    1%
Fonte: Fecomercio-RJ/Ipsos

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/09/19/classes-a-e-b-compram-mais-produtos-piratas-que-d-e-e.jhtm
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 19 de Setembro de 2011, 14:56:20 »
O que leva a questão que CD e DVD devam ter suas estratégias de venda redefinidas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!