Autor Tópico: Brasil é o 5º em consumo de softwares piratas  (Lida 9330 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Brasil é o 5º em consumo de softwares piratas
« Resposta #25 Online: 02 de Setembro de 2011, 06:38:57 »
Gilberto, ai rola um engano seu, voce pode vender a licença de um programa que não quer usar, nada proibe isso, o que não pode, e é o que mais acontece, é a venda de uma cópia do programa. Sobre o resto, se eu tive trabalho de criar a plataforma e voce quer fazer um outro programa que se aproveita da minha plataforma é só me pagar por ela. Se eu não quiser vender, azar, eu criei, é meu.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Setembro de 2011, 06:46:26 »
Mas como você vende uma licença sem vender uma cópia do programa?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #27 Online: 02 de Setembro de 2011, 06:53:19 »
Mas como você vende uma licença sem vender uma cópia do programa?
Normalmente existe um numero serial indidual, que é o que importa e não o programa em si. Se mais de uma pessoa ultilizar esse numero se configura pirataria, se voce apenas transferir o numero para outra pessoa, abrindo mão de usa-lo,  não tem problema.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 02 de Setembro de 2011, 08:09:53 »
Eu vou experimentar a NetMovies, na minha região eles não entregam nem DVDs ou BluRays, mas posso assistir filmes online a vontade. Daí eu posto aqui se vale a pena ou não.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2011, 08:14:42 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Darkside

• Nível 09
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Setembro de 2011, 08:19:52 »
Como exatamente se calcula o prejuízo causado pela pirataria?
Imagino que  na cabeça deles, todo mundo que fez adquiriu de modo ilegal iria comprar o produto caso não houvesse pirataria.

Como se isso fosse acontecer... :)
Pode não ser o numero apresentado, mas que houve prejuizo e que existem pessoas se aproveitando de um produto alheio, isso é fato.

E não há como evitar.

Ou as empresas encontram no próprio mercado uma forma de estimular os consumidores a efetivamente comprarem os produtos e serviços, ou continuarão apenas tentando contabilizar o quanto não estão lucrando por causa das peculiaridades da internet.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #30 Online: 02 de Setembro de 2011, 11:15:05 »
Como exatamente se calcula o prejuízo causado pela pirataria?
Imagino que  na cabeça deles, todo mundo que fez adquiriu de modo ilegal iria comprar o produto caso não houvesse pirataria.

Como se isso fosse acontecer... :)
Pode não ser o numero apresentado, mas que houve prejuizo e que existem pessoas se aproveitando de um produto alheio, isso é fato.

E não há como evitar.

Ou as empresas encontram no próprio mercado uma forma de estimular os consumidores a efetivamente comprarem os produtos e serviços, ou continuarão apenas tentando contabilizar o quanto não estão lucrando por causa das peculiaridades da internet.
Infelizmente eu tenho que concordar com voce. Apesar de não concordar com a pirataria e achar que quem faz é desonesto e safado, o unico jeito de evitar seria acabar com a liberdade da intermet, o que é beeeeem pior.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #31 Online: 04 de Setembro de 2011, 12:24:40 »
Não acho a propriedade intelectual válida, por isso uso produtos piratas/ilegais o máximo possível. Contra-economia é o que há.

"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #32 Online: 04 de Setembro de 2011, 12:27:35 »
Não acho propriedade privada valida, por isso furto o maior numero de carteiras possiveis.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #33 Online: 04 de Setembro de 2011, 12:43:07 »
Não acho propriedade privada valida, por isso furto o maior numero de carteiras possiveis.

Embora eu não concorde totalmente com ele, ele não disse isso, e você parece usar uma falsa analogia. Propriedade intelectual e propriedade privada são coisas distintas embora de aspectos parecidos.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Setembro de 2011, 12:48:01 »

Embora eu não concorde totalmente com ele, ele não disse isso, e você parece usar uma falsa analogia. Propriedade intelectual e propriedade privada são coisas distintas embora de aspectos parecidos.

Mas fazer analogia é comparar coisas distintas de aspectos parecidos. Para mim, a analogia é perfeitamente válida.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #35 Online: 04 de Setembro de 2011, 12:55:28 »

Por que você é contra a propriedade privada? Por que você acha legítimo furtar carteiras?

Ps:Alguém poderia, por exemplo, não achar ilegítimo você furtar carteiras de, sei lá, bandidos.
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Setembro de 2011, 12:56:09 »

Não são coisas distintas não. Tanto é que ambas entram como bens na classificação contábil de uma empresa, com a diferença que a propriedade intelectual é considerado um bem intangível.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Setembro de 2011, 12:57:24 »
Por que você é contra a propriedade privada? Por que você acha legítimo furtar carteiras?

Por que voce não é contra a propriedade privada? Por que voce não acha legítimo furtar carteiras? :P
Foto USGS

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #38 Online: 04 de Setembro de 2011, 13:04:50 »

Não são coisas distintas não. Tanto é que ambas entram como bens na classificação contábil de uma empresa, com a diferença que a propriedade intelectual é considerado um bem intangível.

Podem ser profundamente distintas. Depende do que você considera propriedade privada (critério de apropriação) e propriedade intelectual (para alguns, uma receita/fórmula matemática é propriedade intelectual, para outros, um filme seria uma PI).
Enfim, os critérios para definir a propriedade privada (De Locke, Tucker, Proudhon ou Marx) no geral são diferentes daqueles que definem PI. 
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Setembro de 2011, 13:09:21 »

Por que voce não é contra a propriedade privada? Por que voce não acha legítimo furtar carteiras? :P

Acho que ao infringir a propriedade privada/coletiva (baseado no critério da ocupação e/ou uso) você precisa, necessariamente, iniciar agressão. E iniciar agressão é "errado" (ou melhor, há um "contrato involuntário" na civilização aonde ninguém pode iniciar a agressão e quando alguém o faz, está aberto a ser agredido). O mesmo vale para furtar carteiras.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 04 de Setembro de 2011, 13:19:03 »

Podem ser profundamente distintas.

Podem?

Então depende de uma definição?

Então porque voce usa uma em detrimento da outra?

Por conveniência?

Depende do que você considera propriedade privada (critério de apropriação) e propriedade intelectual (para alguns, uma receita/fórmula matemática é propriedade intelectual, para outros, um filme seria uma PI).

Então realmente depende de uma definição. A que eu forneci é aquela adotada pelo IASB/IFRS.

Enfim, os critérios para definir a propriedade privada (De Locke, Tucker, Proudhon ou Marx) no geral são diferentes daqueles que definem PI. 

Então isto não implica em que voce possa usar a definição que mais lhe convém, passando portanto pela necessidade de uma decisão coletiva e, se possível, de natureza técnica.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Setembro de 2011, 13:58:30 »

Mas fazer analogia é comparar coisas distintas de aspectos parecidos. Para mim, a analogia é perfeitamente válida.

Não disse que não é uma analogia. Mas pra mim não é uma analogia totalmente aplicável, pois propriedade intelectual não é exatamente propriedade privada. Propriedade privada é bem tangível nos que se refere ao direito de posse, é ser dono de algo e fim. A propriedade intelectual tem muito mais nuances legais e relações éticas distintas do que a propriedade privada. Por exemplo, Brasil e Índia quebraram patentes de remédios contra Aids para baratear os custos e promover um maciço programa de tratamento público. Alguém ousa contestar o caráter ético de tal empreitada?

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #42 Online: 04 de Setembro de 2011, 14:05:26 »

Podem ser profundamente distintas.

Podem?

Então depende de uma definição?

Então porque voce usa uma em detrimento da outra?

Por conveniência?

Uso a que me aparenta ser mais correta.

Então isto não implica em que voce possa usar a definição que mais lhe convém, passando portanto pela necessidade de uma decisão coletiva e, se possível, de natureza técnica.

Eu usei a definição que eu acredito ser mais correta. Pi = Propriedade de materiais não físicos. Creio que ninguém pode ter direitos sobre propriedades que não são palpáveis (salvo alguma exceção que não me recordo no momento).
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 04 de Setembro de 2011, 14:09:14 »
[...]
Por exemplo, Brasil e Índia quebraram patentes de remédios contra Aids para baratear os custos e promover um maciço programa de tratamento público. Alguém ousa contestar o caráter ético de tal empreitada?

Não é a questão ética que estava em causa e sim a questão se a propriedade intelectual é um bem ou não.

E no caso citado por voce a atitude do Brasil e da Índia foi ilegal, embora explicavel pelo lado ético.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 04 de Setembro de 2011, 15:11:12 »
Não disse que não é uma analogia. Mas pra mim não é uma analogia totalmente aplicável, pois propriedade intelectual não é exatamente propriedade privada. Propriedade privada é bem tangível nos que se refere ao direito de posse, é ser dono de algo e fim. A propriedade intelectual tem muito mais nuances legais e relações éticas distintas do que a propriedade privada. Por exemplo, Brasil e Índia quebraram patentes de remédios contra Aids para baratear os custos e promover um maciço programa de tratamento público. Alguém ousa contestar o caráter ético de tal empreitada?

É uma situação justificável, considerando que há vidas humanas em jogo, mas não deixa de ser ilegal, como disse o Geo. Brasil e Índia pesaram os prós e os contras e assumiram a responsabilidade pela quebra da patente em troca de salvar millhares de vidas.

Mas é uma situação totalmente diferente a dos softwares/filmes. Ninguém vai morrer só porque não tem a última versão do Office instalado ou porque deixou de assistir o último filme do Harry Potter. A única razão para a pirataria nesse caso é que o indivíduo quer ter o programa/filme, mas não pretende pagar por ele o que os seus autores acham justo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 04 de Setembro de 2011, 15:36:21 »
Na verdade, se não me engano, existe uma justificativa legal para quebra de patentes de medicamentos (como no caso da AIDS). Vou dar uma pesquisada depois.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 04 de Setembro de 2011, 18:17:47 »

É uma situação justificável, considerando que há vidas humanas em jogo, mas não deixa de ser ilegal, como disse o Geo. Brasil e Índia pesaram os prós e os contras e assumiram a responsabilidade pela quebra da patente em troca de salvar millhares de vidas.

Mas é uma situação totalmente diferente a dos softwares/filmes. Ninguém vai morrer só porque não tem a última versão do Office instalado ou porque deixou de assistir o último filme do Harry Potter. A única razão para a pirataria nesse caso é que o indivíduo quer ter o programa/filme, mas não pretende pagar por ele o que os seus autores acham justo.

Pois é, e eu concordo com você. Esta aí um dos porquês que a propriedade intelectual não é o mesmo do que a propriedade privada. Outra coisa, é que é muitíssimo difícil que alguém já não tenha quebrado os direitos de propriedade intelectual alguma vez, seja copiando um livro para estudos, seja gravando uma música na internet, seja usando um software pirata, ou de alguma outra pequena forma. Nem por isso, ou até por isso, ninguém sai chamando quem já cometeu um ato desses de criminoso, ou ladrão, em comparando com alguém que furtou uma carteira, por exemplo. Existe diferenças qualitativas importantes nesses atos, porque a propriedade intelectual lida com informação, muitas vezes barrando ela para quem precisa ou quer essa informação, o que é um limite ético importante para o desenvolvimento cultural, embora paradoxalmente eu também ache que é um estímulo à produção de informação.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 04 de Setembro de 2011, 18:55:28 »

Pois é, e eu concordo com você. Esta aí um dos porquês que a propriedade intelectual não é o mesmo do que a propriedade privada.

Ela é um tipo de propriedade, pois é um bem, um ente valorável. Não vejo como contestar isto.

Agora se a posse deste bem resulta em um desconforto ou é prejudicial, seja para um seja para muitos, é outro ponto, outra discussão. E neste caso eu não vejo nenhuma justificativa em poder quebrar uma patente de um remédio e não poder invadir uma fazenda.

Outra coisa, é que é muitíssimo difícil que alguém já não tenha quebrado os direitos de propriedade intelectual alguma vez, seja copiando um livro para estudos, seja gravando uma música na internet, seja usando um software pirata, ou de alguma outra pequena forma.

Sim, é plausível que ninguém passe incólume por um filtro legal desta magnitude.

Nem por isso, ou até por isso, ninguém sai chamando quem já cometeu um ato desses de criminoso, ou ladrão, em comparando com alguém que furtou uma carteira, por exemplo.

E ninguém aqui afirmou que contravenções com o mesmo grau de gravidade. Mas, ainda assim, eles se equivalem no fundamental: São atos ilegais!

Existe diferenças qualitativas importantes nesses atos, porque a propriedade intelectual lida com informação, muitas vezes barrando ela para quem precisa ou quer essa informação, o que é um limite ético importante para o desenvolvimento cultural, embora paradoxalmente eu também ache que é um estímulo à produção de informação.

Se for seguir o seu raciocínio ipsis literis - e eu sei que há mais complexidade nele do que aparenta - a posse de terras com aquíferos por um país também pode justificar a violação da soberania deste se as populações dos países vizinhos, ou pelo menos do entorno, tiverem a necessidade da água para a sua sobrevivência.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 04 de Setembro de 2011, 20:42:38 »
Outra coisa, é que é muitíssimo difícil que alguém já não tenha quebrado os direitos de propriedade intelectual alguma vez, seja copiando um livro para estudos, seja gravando uma música na internet, seja usando um software pirata, ou de alguma outra pequena forma.

Sim, é plausível que ninguém passe incólume por um filtro legal desta magnitude.

A cópia de pequenos trechos de livros para fins de uso individual não é considerada ilegal e é prevista na legislação. Não constitui portanto violação de propriedade intelectual.

E nos outros casos é claro que é difícil que alguém nunca tenha quebrado os direitos de propriedade intelectual. Mas se a pessoa faz isso continuamente, sem qualquer motivo justificável como salvar vidas, apenas porque não quer pagar o valor do software, você pode dizer mesmo que há alguma diferença significativa entre isso e furtar carteiras?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 04 de Setembro de 2011, 20:53:44 »

A cópia de pequenos trechos de livros para fins de uso individual não é considerada ilegal e é prevista na legislação. Não constitui portanto violação de propriedade intelectual.

E nos outros casos é claro que é difícil que alguém nunca tenha quebrado os direitos de propriedade intelectual. Mas se a pessoa faz isso continuamente, sem qualquer motivo justificável como salvar vidas, apenas porque não quer pagar o valor do software, você pode dizer mesmo que há alguma diferença significativa entre isso e furtar carteiras?

Inúmeros estudantes copiam livros inteiros, ou grandes partes deles, e por anos a fio, para estudar e isso constitui uma diferença ética substancial quanto a ato de roubar uma carteira, embora seja ilegal, e sujeito às mesmas penas que aqueles que fazem milhares de cópias de Windows para vender nas barraquinhas estão sujeitos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!