Sobre a discussão sobre eficácia do SUS X culpa dos políticos:
No posto de saúde em que eu trabalho tem um médico (terceirizado) que é contratado para trabalhar 5 dias por semana e trabalha 2 (o ponto para os terceirizados agora é informatizado, colocando dedinho na maquininha, o que complicou muito a vidinha dele porque agora ele tem... que ir todo dia... de manhã e de tarde... 4 vezes por dia... pra passar o cartão... colocar o dedinho... e depois voltar pra sua clínica particular: desperdício de gasolina) todos os outros, que são funcionários públicos, trabalham 2 por cada 3 que deveriam por contrato.
Na maternidade também tem esquema entre os médicos (e
entre os funcionários administrativos também, é claro, mas não na mesma proporção...

) mas não sei qual é a proporção de dias trabalhos por dias contratados porque eles são mais discretos... de qualquer forma a médica que chefia o NIR onde eu trabalho faz plantão de 10 às 15 todo dia quando pelo cargo de chefia deveria cumprir 40h/sem.
Mas quando chegam pacientes reclamando que desde julho (acho) não tem marcação para novas consultas (no PS, para clínico geral que é a especialidade do tal médico do 2 por 5) o coro dos funcionários da marcação é algo como "reclama com o Lula" ou "isso que dá votar no Eduardo Paes"... e não, não ficaria melhor se fosse terceirizado ou privatizado (transporte? telefonia? oi?) , tanto que este único médico que faz 2 por 5 é terceirizado, é de uma das OS tão badaladas pelo Eduardo Paes como sendo o que daria transparência e eficácia na administração da Prefeitura maculada pelos funcionários públicos preguiçosões (e não estou dizendo que me sinto ofendido quando chamam os funcionários públicos de vagabundos, é que o foco não é o funcionalismo público, na Suécia 30% dos trabalhadores são funcionários públicos, no Brasil são só 8%).
Eu acho que é isso que falta entender à galera do "a culpa é do filho da mãe do Lula"... que nós vivemos numa sociedade de corruptos, cúmplices e culpados e que esta culpa não se manifesta só na hora de votar mal, não é só da doença de não saber votar que nós padecemos coletivamente, aliás: acho até que votamos muito bem se pensarmos de acordo com nossos valores medianos, falta compreender que não é a culpa do Lula (nem do ACM ou do Bolsonaro ou de outros políticos mais honestos que o sapo barbudo, no julgamento do Arcanjo), que nós (de nós mesmos, no coletivo e no individual) não somos pobres vítimas indefesas destes políticos malvadões de esquerda ou pilantrões de direita, que alguns políticos até são mesmo mais malvadões do que a média dos políticos e até do que a média da população, o que não me parece mesmo ser o caso do Lula, mas que explodir Brasília ou ficar falando que político de esquerda (ou de direita, se fosse o caso) tem que morrer e se extrepar e se dar mal e se danar e pagar caro pelas diabisses que apronta em cada tópico seja ele sobre o "Campeonato Mundial de Peteca" ou sobre as "Pererecas mais verdinhas que eu já ví" e ficar repetindo insinuações sobre como o
pessoár que vota no Partido dos Trabaliadô é ingnorânti não é exatamente uma postura que eu chamaria de saudável.