Geo, da mesma forma que você conhece pessoas que estão insatisfeitas com o SUS, eu poderia citar outros que estão satisfeitas (e poderia citar inclusive a Veja dessa semana).
Sem dúvida, pois o que eu escrevi sobre descontentamento é essencialmente "anedótico", pois não usei dados de um levantamento estatisticamente significativo.
Mas existe a questão das demandas e expectativas. Conforme as demandas são atendidas, outras são geradas e o seu não atendimento gera insatisfação.
Pode ser. Mas isto não explica o porque que uma mãe tenha que passar 5 horas em uma fila para ver seu filho atendido com um problema de asma, isto depois de já ter ido 4 vezes para se consultar e o médico não estava.
Isto é pura incompetência e desrespeito.
Assim, o usuário pode se sentir insatisfeito porque o seu tratamento não é aquele super-hiper-duca moderno que ele viu na tv, e que o SUS não cobre, ainda que o tratamento proposto seja tão ou mais eficiente que.
Talvez voce não concorde, mas eu duvido que 99% dos usuários do SUS tenham condições de avaliar que "aquele super-hiper-duca moderno (tratamento)" visto na televisão é a resposta no "estado-da-arte" para o problema dele. O que eles querem é serem atendidos de maneira rápida e eficiente.
Da mesma forma, um usuário fica irritadíssimo se seu atendimento implica em 1h de espera, mas suporta 4h de espera em uma clínica que atenda plano de saúde.
Vou citar um caso meu. Há cerca de 10 anos um certo médico se tornou meu cliente. Passados cerca de 7 meses, eu marquei uma consulta, pelo plano de saúde, para as 13 horas e 30 minutos de uma certa data.
Pois bem. Por volta das 13:20 eu cheguei no consultório e fiquei aguardando a minha consulta. Por volta das 13:45, como eu ainda não havia sido atendido, eu comuniquei à secretária dele para que cancelasse a minha consulta, pois eu estava indo embora devido ao não-atendimento no horário combinado. E fui.
Quando eu cheguei ao escritório a minha secretária me avisou que o médico queria conversar comigo, sobre o porque de eu ter ido embora sem fazer a consulta. Eu liguei e expliquei e ele disse que eram muito comuns os atrasos nas consultas médicas dadas as idiossincrasias, ao que eu respondi que aquilo era uma explicação insustentável, pois eu era um não somente um paciente mas também um cliente e que ele deveria saber gerir melhor o tempo de atendimento porque quase todo mundo tem coisas para fazer.
Deste dia em diante, eu sempre fui atendido no horário ou com uma margem de tolerância de até 5 minutos.
Com relação aos recursos, a imensa maioria dos municípios não investem 1 centavo em saúde, ficando todo investimento a cargo das transferências fundo-a-fundo do MS.
Outro erro de gestão estatal, pois certamente a ineficiência fica com alguma porcentagem dos recursos alocados. E nem estou considerando a corrupção. No meu entendimento, os municípios deveriam ser agrupados, para efeito de gestão, em micro-regiões.
E alguns estados também não investem o que deveriam em saúde, apenas o mínimo.
Quais são estes estados?
Quanto à não usar o SUS, acho difícil haver um cidadão do Brasil que não utilize o SUS hoje.
Já fostes para algum rincão no interior de Roraima?