Ao menos em medicina essa classificação é útil, dado que muitas doenças têm altas prevalências em determinadas etnias (Ex: anemia falciforme e hipertensão severa entre os negros, osteoporose entre mulheres brancas, Tay Sach entre judeus Ashkenazi, etc).
Mas não quer dizer que anemia falciforme vai se manifestar somente em negros, e nem que osteoporose só acontece em mulheres brancas. São doenças mais relacionadas ao ambiente.
Por exemplo, onde tem(ou apareceu) anemia falciforme e talassemia são em lugares que tem altos índices de malária. E a fixação do cálcio é feita com o auxilio da vitamina D, e vitamina D é produzida por exposição a raios solares, e na noruega não tem tanto sol quanto na áfrica subsaariana.
Se uma determinada população humana ficasse isolada por milhares de anos ou milhões de anos, aí sim teríamos uma nova espécie. Mas é difícil uma população humana ficar isolada e não cruzar, nossos ancestrais absorveram até os neandertais, tá nos nossos genes esse negócio de cruzar com tudo....