Autor Tópico: Jesus é apenas um plágio ?  (Lida 15232 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Jesus é apenas um plágio ?
« Resposta #50 Online: 26 de Dezembro de 2012, 18:25:15 »
Por que dizem "Tomás" e não "Tomé"? Anglicismos?...

Paulo nunca conheceu o suposto Jesus. Ele era um judeu e cidadão romano que perseguia cristãos como uma seita herética do judaísmo e se converteu após um ataque epiléptico no meio do deserto.

Pelo relato de Paulo, dá a impressão que ele teve um contato imediato com um OVNI. A cegueira temporária teria sido devido à exposição à energia emitida pela nave.

Sim, um contato do segundo grau, sem dúvida e não hesitaria em afirmar que esse encontro não foi por acaso. Hoje sabemos que o "Projeto Cristão" foi um experimento arquitetado por inteligências extraterrestres e que o episódio com Paulo é uma grande evidência disso. A energia emitida pela nave também deve ter provocado algumas queimaduras leves, disfunções metabólicas e exposição perigosa à níveis elevados de radioatividade. Os alienígenas também poderiam ter aproveitado o incidente para "semear" mensagens subliminares convienientes ao Projeto Cristão.

Anjos: pessoas com toga e asinhas? Não, mas entidades muito mais próximas às descrições de objetos voadores não-identificados e entidades biológicas extraterrestres:

Eu acredito que o último é evidência cabal de que os anjos, assim como provavelmente o próprio Jesus, podiam se transformar, eram shape-shifters.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 27 de Dezembro de 2012, 00:08:34 »
Além de shape-shifter, Jesus foi um bullshit-shaper.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Doux Nuit

• Nível 00
  • *
« Resposta #52 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 14:50:39 »
Não acredito que ninguém ainda se tocou que Jesus foi um X-Man...Enfim;
#ON Topic: Como um deus (sim, pra quem já leu a bíblia, "Jesus é deus em carne") que é alegadamente perfeito e possui existência metafísica, aparentemente possui uma mensagem muito importante à humanidade (a "palavra" da salvação", que seria a forma de alcançarmos o "céu") e deduz que a melhor forma de espalhar essa mensagem é em forma de milhares de milhares de centenas de cópias e traduções de textos escritos por autores anônimos e com nenhum rastro ou indício dos textos "originais" senão as próprias alegações dentro dos próprios livros de que foram testemunhas oculares dos milagres que escreveram todos aqueles acontecimentos? Como é que um deus, "perfeito", não pode prever os acontecimentos mundo a fora causados por conflitos religiosos que ele mesmo causou por pensar nessa forma bastante eficaz, aberta à diversas formas de interpretações pessoais, de divulgar sua mensagem, que aliás, irá nos punir com pura desgraça caso nós, seres pensantes e críticos, não acreditemos em sua existência ou sigamos as instruções bíblicas. 
Meu querido, Jesus não é um plágio, e sim a melhor mentira já contada pelo homem. Criada pelo medo da única certeza que temos em nossa existência: a nossa inevitável morte, e tenta nos confortar com uma promessa de um paraíso calmo, aos pés de um "criador" pró-homofobia, pró-escravidão, pró-homicídios (deus só é "bonzinho" no novo testamento). Nunca ví graça no "céu cristão". Pelo menos Alá nos daria 72 virgens.  8-)

Offline Robertkaiser

• Nível 00
  • *
« Resposta #53 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 14:52:00 »
Cara é mais ou menos um plágio; pra você entender se ele é plágio ou não você tem que ver toda a historicidade do mito e não de Jesus. Tem um cara na internet que fez um livro e divulgou pra qualquer um baixar e o livro é muito bom o link é  http://www.4shared.com/office/xx7OuBhF/A_VERDADEIRA_HISTRIA_DE_JESUS_.html

Tem uma linha do tempo muito bem feita mostrando a historia desse mito, falando do Concílio de Nicéia, se estiver interessado da uma olhada.
Principalmente pesquise bem esse Concílio de Niceia que você vai ver umas coisas bem interessantes sobre o cristianismo.
“Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu.”
Stephen Henry Roberts

“Não existe deus senão o homem.”
Raul Seixas

Offline Vasco da gama

• Nível 01
  • *
« Resposta #54 Online: 03 de Março de 2013, 08:54:45 »
É bem provável que Jesus existiu mesmo não existindo um farto registro sobre a sua pessoa em documentos históricos. Quem perde sua identidade não quer dizer que a pesoa não exista mais. A questão é entender quem criou e porque criaram uma seita judaica mistificando o personagem Jesus de nazaré. Isto acabou acarretando uma perseguição judaica e romana.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #55 Online: 03 de Março de 2013, 11:15:28 »
Vou dizer a vocês quem foi Jesus Cristo.

Ele foi “exatamente” igual a esse homem aqui:

Vejam o vídeo atentamente.

Muito antes dessas revelações na net, eu já tinha lido e ouvido falar sobre Sai Baba como sendo o novo “avatar” da nossa época. Homem que diziam fazer exatamente os mesmos milagres que Jesus, e que também era um grande líder carismático.
Acho que isso explica tudo.
A bíblia é um amontoado de histórias onde informações verdadeiras  e falsas (milagres)  se fundem. Nada mais que isso.
Em se tratando de milagres...

Ainda não disse para o pessoal aqui, mas sou mágico-mentalista semi profissional a mais de 20 anos e sei perfeitamente qual é o impacto de um truque na platéia, bem como a transmissão de boca em boca dos efeitos mágicos  para terceiros. As pessoas que assistem meus shows, no desejo de provocar o mesmo espanto que tiveram para os seus ouvintes, tendem, em seus relatos,  naturalmente a “aumentar” e distorcer o que viram. Já ouvi falar de mim mesmo executando números  que eu jamais fiz e jamais conseguiria fazer da forma relatada.

Assim, creio, foi o mesmo caso com Jesus e outros grandes líderes religiosos do passado.
« Última modificação: 03 de Março de 2013, 11:18:34 por Novag »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #56 Online: 04 de Março de 2013, 20:34:29 »
É bem provável que Jesus existiu mesmo não existindo um farto registro sobre a sua pessoa em documentos históricos. Quem perde sua identidade não quer dizer que a pesoa não exista mais. A questão é entender quem criou e porque criaram uma seita judaica mistificando o personagem Jesus de nazaré. Isto acabou acarretando uma perseguição judaica e romana.
Não tem como "entender" isso, as pessoas hoje olham para o cristianismo com os olhares de hoje, e não a realidade daquela época. Eram pessoas miseráveis e escravos, e só começaram a ser perseguidos bem depois, além de que eram um grupo de fanáticos religiosos. Que opções eles tinham?

A história do cristianismo é cheia de furos, mentiras, intrigas, intolerância e muito derramamento de sangue.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 04 de Março de 2013, 21:19:26 »

Muito antes dessas revelações na net, eu já tinha lido e ouvido falar sobre Sai Baba como sendo o novo “avatar” da nossa época. Homem que diziam fazer exatamente os mesmos milagres que Jesus, e que também era um grande líder carismático.
A bíblia é um amontoado de histórias onde informações verdadeiras  e falsas (milagres)  se fundem. Nada mais que isso.

Ainda não disse para o pessoal aqui, mas sou mágico-mentalista semi profissional a mais de 20 anos e sei perfeitamente qual é o impacto de um truque na platéia, bem como a transmissão de boca em boca dos efeitos mágicos  para terceiros. As pessoas que assistem meus shows, no desejo de provocar o mesmo espanto que tiveram para os seus ouvintes, tendem, em seus relatos,  naturalmente a “aumentar” e distorcer o que viram. Já ouvi falar de mim mesmo executando números  que eu jamais fiz e jamais conseguiria fazer da forma relatada.

Assim, creio, foi o mesmo caso com Jesus e outros grandes líderes religiosos do passado.

Talvez nunca saberemos, nem mesmo se o próprio Jesus existiu. Mas supondo que ele existiu e teve alguma habilidade ilusionista, por que um mágico treinaria truques por 33 anos no anonimato para começar a fazer performances fraquinhas e acabar crucificado?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 05 de Março de 2013, 01:57:21 »

Talvez nunca saberemos, nem mesmo se o próprio Jesus existiu. Mas supondo que ele existiu e teve alguma habilidade ilusionista, por que um mágico treinaria truques por 33 anos no anonimato para começar a fazer performances fraquinhas e acabar crucificado?

E porque ele teria 'sumido do mapa' dos 12 aos 33 anos?
Foto USGS

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #59 Online: 05 de Março de 2013, 10:34:02 »
Amigos Gigapower e Geotecton,

No meu  ponto de vista (que naturalmente  pode não corresponder com a realidade) essa fase da vida de Jesus não foi relatada simplesmente porque nada de relevante em sua história na condição de messias  aconteceu. Não que Jesus estivesse se escondido nesse período. A bíblia apenas faz um comentário superficial, dizendo eu Jesus era um homem inteligente (Lucas 2: 40, 47). A história de uma pessoa só começa a partir do ponto em que o seu relatador julga ser necessário.

Sobre os milagres eu ocorreram antes do inicio do seu ministério (estrela guia , no ato do seu nascimento e espírito santo em forma de pomba no seu batismo) provavelmente foram ad hocs mesclados com algum tipo de “aumenta mais não inventa” por parte daqueles que desejaram dar algum tipo de sentido místico para tais eventos.

Mateus 4: 1 a 11 que fala sobre a tentação de Jesus no Deserto é pura evidencia anedótica.

O ministério de Jesus foi um festival de mágicas, tal como Sai Baba,  e sua ressurreição pode ter sido uma armação (Jesus não havia morrido na crucificação ) ou uma falsificação organizada por um ou mais dos seus discípulos.

Evidentemente estou considerando o fato desse homem ter realmente existido.
Jesus foi uma pessoa que quis se passar por "Deus" e acabou se dando mal (Epic fail). 
« Última modificação: 05 de Março de 2013, 10:44:22 por Novag »

Offline Vasco da gama

• Nível 01
  • *
« Resposta #60 Online: 10 de Março de 2013, 21:32:02 »
Esta mitologia deveria falar mais sobre a infancia de Jesus. Porque não falaram...
« Última modificação: 10 de Março de 2013, 21:36:55 por Vasco da gama »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 10 de Março de 2013, 22:04:21 »
Esta mitologia deveria falar mais sobre a infancia de Jesus. Porque não falaram...

Provavelmente porque ele não teve infância.

Offline Vasco da gama

• Nível 01
  • *
« Resposta #62 Online: 14 de Março de 2013, 10:06:30 »
Pode até ser. Foi filho de carpinteiro e morou num pequeno vilarejo pobre.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #63 Online: 14 de Março de 2013, 11:29:32 »
Pode até ser. Foi filho de carpinteiro e morou num pequeno vilarejo pobre.

No tempo de Jesus, um carpinteiro teria um estatuto social mais elevado do que por vezes se julga..., era alguém estabelecido com uma profissão e não um desgraçado qualquer...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 14 de Março de 2013, 21:46:15 »
O livro de Bill Bryson, Em casa-Uma breve história da vida doméstica, mostra que antes do século XVI não havia infância e nem existia esse conceito. Afirma ainda que a infância seria, basicamente, uma invenção vitoriana e que antes desse período as crianças não eram apenas ignoradas, como, na verdade, nem eram muito queridas. A razão para essa indiferença era a elevada taxa de mortalidade infantil que não motivava as mães a desenvolver um apego a um bebê sabendo que a morte poderia leva-lo a qualquer momento. As crianças eram apenas um "produto" que nascia, morria, e outra vinha tomar o seu lugar. Era preciso ter vários filhos para conservar, com sorte, alguns. Cerca de 1/3 morria no primeiro ano de vida e metade não conseguia completar cinco anos. Os primeiros anos de vida eram uma fase de desgraça marcada pelo risco de doenças, epidemias e de morte acidental. Num estudo conduzido por Halley (o mesmo descobridor do cometa) mostrou que e meados do século XVIII em Breslau (cidade próxima a Varsóvia) pouco mais do que 1/4 dos bebês morria no primeiro ano de vida e 44% morriam antes de completar sete anos. Do nascimento aos 17 anos, a proporção de mortes em Breslau chegava a 50%.  Até poucos anos atrás essa era a realidade no sertão nordestino. Agora, imagine como era no tempo da suposta infância de Jesus.

O fator econômico também pode ajudar a explicar a inexistência da infância desde a antiguidade até o início da era moderna, basta perceber que cada pessoa, desde o mais cedo possível, era considerado uma "pequena unidade de produção" e 3 anos de idade já era considerado uma idade aceitável para se iniciar num ofício. Isso significa que provavelmente Jesus, assim como todos os seus contemporâneos, estavam envolvidos desde a tenra idade em trabalhos de pastoreio, carpintaria, artesanato, etc, restando pouco tempo para brincadeiras. Que interesse poderia haver em detalhar a vida do exercício de ofício de um aprendiz de carpinteiro?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 14 de Março de 2013, 22:35:17 »
li uma crítica que essa questão de não haver infância é simplesmente um mito gerado por aquelas pinturas de família onde as crianças também se vestiam de adultas,  só que se vestiam para essas ocasiões pois eram eventos formais.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #66 Online: 15 de Março de 2013, 03:02:21 »
Sabe quem fica fazendo as mesmas perguntas do Vasco da Gama só que com mais agressividade e proselitismo? O Erivelton...

Nessa história de Jesus eu tenho o mesmo pensamento que o Doux Nuit (ali em cima), Jesus foi uma mentira,  uma invenção. Vou listar os motivos:

- Suetônio, o historiador que queria manchar a imagem dos 4 primeiros imperadores depois de Júlio César, nunca falou nada sobre a existência de Jesus, só falou que existiram cristãos e no reinado de Nero lá pelo ano 69 d.C. E só contou o que Nero fez com os cristãos, porque (acreditem ou não) isso pegou mal entre os romanos (que acharam muito brutal o episódio). Mas a saga da crucificação de Jesus narrada nos evangelhos seria muito mais brutal do que cristãos como bode expiatório.

- Jesus não teria sido contemporâneo de Júlio César, como afirma a Bíblia, pois Júlio César morre em 44 a.C . E se puser Jesus Cristo na linha do tempo e considerar a morte dele como a contagem inicial, nós teríamos que somar 33 anos em todos os evangelhos, pois aí a diferença entre o fato e o tal acontecimento seria maior.

- Jesus Cristo seria contemporâneo de Tibério ou Calígula. E não sei quem era pior, Tibério que mandava matar os senadores que discordavam dele, ou Calígula que mandava mantar todos os seus parentes e possíveis sucessores (com medo de ser assassinado por eles). Duas personalidades totalmente neuróticas, que se tivessem ouvido falar de Jesus Cristo nós saberíamos hoje. Além do mais, Calígula mandou derrubar estátuas dos deuses romanos e erguer estátuas dele próprio se declarando um Deus.

- Todos os primeiros 4 imperadores sucessores de Júlio César eram neuróticos e malucos, é estranho que só Nero (69 d.C) tenha ouvido falar de tal seita, considerando os milagres de Cristo e a suposta perseguição aos cristãos no começo dessa seita. Parece que os imperadores só foram se  incomodar com isso 100...150 anos depois. Os romanos não aceitaram muito o que Nero fez com os cristãos.

- É fácil criar um mito do nada, é só ver o Código da Vinci de Dan Brown.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #67 Online: 15 de Março de 2013, 08:02:25 »
Também sou dos que apoiam a tese de Jesus como mito, mas o seu post contém diversos problemas:

- Suetônio, o historiador que queria manchar a imagem dos 4 primeiros imperadores depois de Júlio César, nunca falou nada sobre a existência de Jesus, só falou que existiram cristãos e no reinado de Nero lá pelo ano 69 d.C. E só contou o que Nero fez com os cristãos, porque (acreditem ou não) isso pegou mal entre os romanos (que acharam muito brutal o episódio). Mas a saga da crucificação de Jesus narrada nos evangelhos seria muito mais brutal do que cristãos como bode expiatório.

Na verdade, o suposto suplício e execução de Jesus não estava numa escala muito maior de brutalidade do que o que era considerado normal na época (ou até uns 300 anos atrás, na verdade). Na Inglaterra dos séculos XV a XVIII, os crimes de traição eram punidos com o criminoso sendo "drawn, quartered and hanged", que prefiro não descrever nesta bela manhã de sexta-feira.

- Jesus não teria sido contemporâneo de Júlio César, como afirma a Bíblia, pois Júlio César morre em 44 a.C . E se puser Jesus Cristo na linha do tempo e considerar a morte dele como a contagem inicial, nós teríamos que somar 33 anos em todos os evangelhos, pois aí a diferença entre o fato e o tal acontecimento seria maior.

Não lembro de a bíblia afirmar em qualquer lugar que Jesus teria sido contemporãneo de Júlio César. Se não me engano, ele é citado como tendo nascido durante o governo de Tibério.

- Jesus Cristo seria contemporâneo de Tibério ou Calígula. E não sei quem era pior, Tibério que mandava matar os senadores que discordavam dele, ou Calígula que mandava mantar todos os seus parentes e possíveis sucessores (com medo de ser assassinado por eles). Duas personalidades totalmente neuróticas, que se tivessem ouvido falar de Jesus Cristo nós saberíamos hoje. Além do mais, Calígula mandou derrubar estátuas dos deuses romanos e erguer estátuas dele próprio se declarando um Deus.

Irrelevante. Ao contrário do que alguns pensam, os romanos eram bastante tolerantes com crendices, seitas e novas religiões - contanto que elas não causassem pertubação da paz, nem tentassem se impor à religião oficial, coisa que os cristãos fizeram.

- Todos os primeiros 4 imperadores sucessores de Júlio César eram neuróticos e malucos, é estranho que só Nero (69 d.C) tenha ouvido falar de tal seita, considerando os milagres de Cristo e a suposta perseguição aos cristãos no começo dessa seita. Parece que os imperadores só foram se  incomodar com isso 100...150 anos depois. Os romanos não aceitaram muito o que Nero fez com os cristãos.

Júlio César nunca foi Imperador, no sentido que conhecemos. Não lembro se ele chegou a ter o Imperator ou o título de Pontifex, mas o fato é que ele foi morto porque certos romanos temiam (com razão) que ele desejasse se tornar Rei de Roma. O primeiro imperador foi Otaviano, que foi conhecido como bom governante. Acho natural que o cristianismo tenha demorado a percolar até Roma. Note que essa ignorância do cristianismo em Roma contrasta com os supostos portentos que se seguiram a crucificação do JC.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Vasco da gama

• Nível 01
  • *
« Resposta #68 Online: 15 de Março de 2013, 08:34:04 »
Segundo os evangelho o nazareno andava se encondendo e a maior parte de suas pregações foram nos territíros da Galiléia. O crsitianismo manso só despertou interesse dos judeus porque diziam que Jesus descumpria as leis de moisés. Foi um cristinaismo fracassado que mataram o homem que se dizia Rei dos judeus. O judaísmo não era fácil de ser enganado e pelo jeito quem teria ressucitado um defunto foi muito inteligente para fazer os outros acreditarem numa longa mentira.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #69 Online: 15 de Março de 2013, 17:45:38 »
É claro que existe dados sobre a infância de Jesus.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_Pseudo-Tom%C3%A9

Ele apenas não foi reconhecido pela Igreja. Mas no início do cristianismo tinha o mesmo valor que os evangelhos que entraram no canône. Talvez tenha ficado de fora por mostrar traquinagens não exemplares de Jesus.
Ceticismo é para poucos!

Offline Vasco da gama

• Nível 01
  • *
« Resposta #70 Online: 15 de Março de 2013, 22:45:10 »
Eu acho incrível como em pleno século XXI diante de uma farsa mitológica os judeus considerados messianicos atestam a veracidade deste mito.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 15 de Março de 2013, 23:37:58 »
Eu acho incrível como em pleno século XXI diante de uma farsa mitológica os judeus considerados messianicos atestam a veracidade deste mito.

É óbvio que atestam, pelo mesmo motivo que não questionam a ressurreição e ascensão.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #72 Online: 16 de Março de 2013, 01:22:57 »
Na verdade, o suposto suplício e execução de Jesus não estava numa escala muito maior de brutalidade do que o que era considerado normal na época (ou até uns 300 anos atrás, na verdade). Na Inglaterra dos séculos XV a XVIII, os crimes de traição eram punidos com o criminoso sendo "drawn, quartered and hanged", que prefiro não descrever nesta bela manhã de sexta-feira.
Você tem que separar a Era Cristã do Império Romano, quando essa seita fanática e dissidente judaica conhecida como cristianismo tomou conta o mundo era outro, o império tinha caído, as pessoas voltaram pro campo, a superstição tomou conta, surgiram os reis, senhores feudais e o clero.

Veja que no Império Romano havia um senado, não tinha santa inquisição, as pessoas não eram obrigadas a seguir uma religião específica e tão castradora quanto o cristianismo/islamismo/judaismo. Perceba que você não aceita a punição pra crimes de honra, mas se a gente for pro Irã, onde existe uma religião castradora e cheia de hipocrisia, eles aceitam. Essas punições bárbaras acontecem onde existe um estresse muito grande e as pessoas precisam de uma válvula de escape, é como uma panela de pressão.

Esse mito de que os romanos aceitavam todo tipo de brutalidade sem distinção foi criado pelo cristianismo, que monopolizou a história e o conhecimento.

Mas hoje, os historiadores, olhando o contexto da época, sabem que não era bem assim, os romanos não aceitavam tudo. No primeiro relato que aparece sobre a seita cristã, quando Nero usou eles como bode expiatório e deu uma pena exemplar, os romanos não viram isso com bons olhos, acharam um exagero.

Teve algumas exceções, quando os judeus encheram a paciência dos romanos e do império romano, então eles aceitaram o que o imperador fez com os judeus (fazendo aquele cerco a cidade de Jerusalém, e crucificando alguns). Mas a história do Jesus Mártir não se encaixa nos padrões de aceitação de brutalidade, a Bíblia não diz que Jesus disse que "dai a Cesar o que é de Cesar"?. Praticamente não incomodava muito os romanos (considerando que Jesus existiu), ele supostamente incomodava os judeus, mas os romanos não gostavam dos judeus por causa daquele fanatismo religioso, e os judeus não gostavam dos romanos. Já que Jesus não seria um inimigo comum de roma e dos judeus então não tem porque eles terem sacrificado crucificado Jesus, pra agradar os judeus.  :hein: É a mesma coisa que os EUA irem lá no Irã/Iraque/Afeganistão e matarem um inimigo dos islâmicos radicais... Pôncio Pilatos era um romano.

Não lembro de a bíblia afirmar em qualquer lugar que Jesus teria sido contemporãneo de Júlio César. Se não me engano, ele é citado como tendo nascido durante o governo de Tibério.
É agora eu percebi que todos os imperadores tem esse nome (:tedio:) até Calígula tinha esse nome. Mas o reinado de Herodes (citado na Bíblia) termina antes da data que Jesus supostamente nasceu (ano 0).

Irrelevante. Ao contrário do que alguns pensam, os romanos eram bastante tolerantes com crendices, seitas e novas religiões - contanto que elas não causassem pertubação da paz, nem tentassem se impor à religião oficial, coisa que os cristãos fizeram.
Sim, exceto no reinado de Calígula. Se Tibério foi o imperador da época de Jesus, Calígula foi o que herdou a seita cristã, mas ela não aparece em nenhum relato sobre Calígula.  E Calígula tinha conhecimento sobre o fanatismo dos judeus, tanto que queria por uma estátua dele lá no templo de jerusalém.

E Calígula quebrou essa tradição tolerante com as religiões, porque ele exigiu ser cultuado como um Deus vivo, mandou fechar templos de deuses adorados pelos romanos, substituiu a estátua dos deuses por uma dele. Então é impossível que ele não tenha ouvido falar dos cristãos, principalmente se é sabido que ele foi se meter com os judeus.

Mas estranhamente, o imperador paranóico e louco nunca ouviu falar dos cristãos e nem de Jesus Cristo.

Acho natural que o cristianismo tenha demorado a percolar até Roma. Note que essa ignorância do cristianismo em Roma contrasta com os supostos portentos que se seguiram a crucificação do JC.
Num cenário normal sem Calígula sim. Perceba que os relatos de Jesus só começam a aparecer depois que Jerusalém é cercada pelos romanos. Nero usou os cristãos como bode expiatório em 69 d.C, uma revolta judaica começou em 66 d.C, romanos começam a se organizar para cercar os judeus em 67 d.C, o templo de jerusalem é destruido em 70 d.C. Os primeiros pergaminhos sobre Jesus datam dessa época... Por que será?

Será que não tem a ver com o fato dos judeus precisarem de um messias naquela hora? É o cenário perfeito para o mito de Jesus Cristo ter aparecido, sem que ele precisasse mesmo existir como uma figura carismática. As pessoas começam a inventar uma história porque estão desesperadas, com a ameaça dos exércitos romanos podendo destruir tudo e matar todo mundo, eles precisavam de um messias.

Pra mim todo esse cenário mostra que não houve nenhum Jesus, foi tudo uma invenção que foi ajustada, montada e usada séculos depois.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #73 Online: 16 de Março de 2013, 01:26:54 »
E eu acho incrível que um debate sobre Jesus só pode ser feito com honestidade entre ateus. Cristãos só ficam jogando verde pra converter as pessoas, não se importam muito com a verdade. E eram pra ser o lado bom e honesto da história né?

Offline Vasco da gama

• Nível 01
  • *
« Resposta #74 Online: 16 de Março de 2013, 09:21:25 »
Voces acreditam naquela história que o corpo de jesus foi roubado diante de uma guarda romana?
Então Jesus foi enterrado e o seu túmulo estaria aberto para todos os judeus provarem que le não tinha ressuscitado. Logo como o cristianismo venceu diante de um defunto que não ressuscitou.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!